You are on page 1of 7

Psicologia da educao

dado o nome de Psicologia da Educao ao segmento de estudos e pesquisas que visam descrever os processos psicolgicos presentes na educao. Tericos como Sigmund Freud, Jean Piaget, Burrhus Frederic Skinner, Carl Rogers, Lev Vygotsky e Alexander Luria, so tidos como precursores dos estudos em Psicologia da Educao. So referenciais comuns aos cursos de Pedagogia, Normal Superior e demais licenciaturas, representando, cada um, vertentes do pensamento psicolgico educacional. comum na Psicologia da Educao referir-se educao da criana e do adolescente, mas tambm educao do adulto (Pedagogia e Andragogia).

[editar] Freud e Educao


A psicanlise surge com Freud como possibilidade de compreender o fenmeno educativo atravs da noo de inconsciente, oferecendo as bases para pensar em uma educao que vise diminuir os efeitos patognicos da represso e oferecer um modo de profilaxia s neuroses. "Freud acreditava inicialmente que um dos meios para evitar o aparecimento de sintomas neurticos seria oferecer uma educao no-repressiva que respondesse aos questionamentos da criana medida que eles fossem surgindo. Ele tambm percebia como os sintomas neurticos poderiam resultar em certa inibio intelectual. inquestionvel que a pura liberdade no educa e no cria indivduos saudveis; pelo contrrio, cria inadaptados, narcsicos que acreditam que o mundo gira sua volta e que nada existe alm de suas necessidades individuais." (SOUZA, 2003, p.144) Neste sistema de pensamento, pode-se compreender que a educao no ocorre sem estar vinculada represso; que a educao relaciona-se com a questo do controle dos impulsos atravs do processo civilizatrio.

[editar] Piaget e Educao


Jean Piaget, com o construtivismo, formula a ideia de que o conhecimento resultado do processo de interao entre o sujeito e o ambiente circundante. Ele dedicou-se a pesquisas que resultaram na criao da Epistemologia Gentica. "(...) Para explicar a interao construtiva da criana com o ambiente, utilizou os conceitos de assimilao, acomodao e adaptao. A assimilao a incorporao de um novo objeto ou idia que existia anteriormente, ou seja, ao esquema que a criana possui. A acomodao implica na transformao do organismo para poder lidar com o ambiente; diante de um objeto ou nova idia a criana modifica e aprimora esquemas adquiridos anteriormente. A adaptao representa a maneira pela qual o organismo estabelece um equilbrio entre assimilao e acomodao, adaptando-se continuamente s imposies feitas pelo ambiente mas tambm sendo um sujeito ativo e modificando este mesmo ambiente." (GOULART, 2001, p.134)

Bibliografia
Bibliografia Consultada:

GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da Educao: fundamentos tericos, aplicaes prtica pedaggica. Petrpolis: Vozes, 2001

SOUZA, Audrey Setton Lopes de. Psicanlise e Educao: lugares e fronteiras. In.: OLIVEIRA, Maria Lcia de (org.). Educao e Psicanlise: histria, atualidade e perspectivas. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2003.

Ligaes externas
Psicologia da Educao (em portugus) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Psicologia_da_educao&oldid=29654387"

Psiclogo na Escola

Psiclogo na Escola
Regina Clia de Souza (...) sou a favor dos psiclogos prticos, a favor do trabalho prtico e, portanto, em sentido amplo, a favor da ousadia e do aprofundamento de nosso ramo da cincia na prpria vida.(Vygotsky,1968) O que consiste este trabalho prtico do psiclogo na educao? Num primeiro momento, relacionar os conhecimentos especficos da Psicologia com os conhecimentos educativos. Para isso necessrio conhecer os temas da educao e o funcionamento da escola enquanto instituio caracterstica para que estes conhecimentos possam ser articulados. Cabe ressaltar que o trabalho prtico, a que se refere Vygotsky, no um trabalho afastado da teoria, nem uma superposio do campo psicolgico sobre o educacional, e sim um trabalho de reflexo da prtica a partir da teoria. Assim, apoiado em seus pressupostos tericos e estes, por sua vez, j articulado ao conhecimento educativo, a grande contribuio do psiclogo escolar reside nos bastidores da instituio, isto , sua ao deve desenvolver-se prioritariamente com os professores e no com os alunos, contribuindo para que eles estejam cada vez mais fortalecidos e instrumentalizados para uma atuao de qualidade junto ao alunado. Hoje no temos dvidas de que o trabalho mais importante que um psiclogo possa desenvolver nas instituies de educao a formao em servio de seus educadores. Neste sentido, sua contribuio pode apontar algumas direes: Ajudar o educador a refletir sobre sua infncia, para melhor compreender a infncia de seus alunos; Contribuir para que o educador infantil possa rever sua identidade enquanto profissional, encontrando um sentido cada mais significativo par seu fazer pedaggico; Auxiliar o educador no convvio das relaes grupais; - nas relaes de equipe e na construo da turma enquanto grupo; Ajudar o educador a refletir sobre sua famlia para melhor compreender a dinmica familiar de seus alunos e novo perfil familiar ; Ajudar o educador a refletir e conhecer sobre o desenvolvimento humano e os processos ensino/aprendizagem com base nos fundamentos tericos que sustentam sua prtica, possibilitando que ele possa compreender e encaminhar, com clareza, o percurso de escolarizao de seus alunos evitando os excessivos encaminhamentos a sesses psicopedaggicas. Alm disso, no se deve perder de vista algumas questes ticas e polticas:

preciso que o psiclogo compreenda que no cenrio escolar, da mesma forma que outros tcnicos presentes na escola, ele no o protagonista da cena. Seu trabalho nos bastidores, buscando promover o educador em suas necessidades de reflexo e de construo de conhecimento. Para isso fundamental que tenha uma viso integrada desse educador-sujeito, pois seu trabalho ajud-lo a se descobrir, a se desvelar, alcanando segurana, autonomia na sala de aula. E isso s possvel atravs do respeito respeito por um conhecimento que o professor construiu referente ao cotidiano da sala de aula e que o objetivo primeiro da escola; e respeito pela pessoa do educador, no lhe lanando interpretaes que no est preparado para ouvir a escola no espao para clnica psicolgica. Mas, alm disso o que pode fazer o psiclogo escolar? Pode: desenvolver trabalhos de Orientao Vocacional e Profissional com os alunos; desenvolver aes preventivas junto com o corpo docente no que se refere uso de drogas ; desenvolver aes esclarecedoras junto com o corpo docente para os alunos sobre sexualidade, tica, agressividade... desenvolver aes esclarecedoras junto com o corpo docente para as famlias sobe desenvolvimento humano, preveno do uso de drogas, sexualidade, agressividade, tica... desenvolver aes esclarecedoras junto com o corpo docente para as famlias sobre o desenvolvimento acadmico dos alunos; desenvolver aes esclarecedoras junto com o corpo docente para famlias e alunos sobre a metodologia e os objetivos da escola; participar com toda equipe da escola da construo de seu projeto poltico pedaggico; desenvolver trabalho de relaes grupais para que a equipe da escola possa cada dia melhorar suas relaes interpessoais. * artigo adaptado do texto: O psiclogo e a educao uma relao possvel publicado no livro A prxis na formao de educadores infantis da mesma autora. Ed. DP&A. 2002. RJ. Psicologia - Brasil Escola

A Psicologia Escolar teve seu surgimento a partir da Psicometria de Galton, desenvolvendo por mais de meio sculo um conjunto de atividades, onde se destacavam os testes psicolgicos e de avaliaes de prontido, organizaes de classes e diagnstico e encaminhamento das crianas problemas (Leite, 1991). Segundo Leite (1991), naquela poca os pesquisadores europeus da rea estudavam questes relacionadas com as chamadas diferenas individuais e principalmente aplicando testes psicolgicos para identificar o desenvolvimento da inteligncia e testes de personalidade. De acordo com Mansini (1981), na mesma poca em que tudo acontecia como novo, surgia tambm uma forte crtica a respeito dos testes de inteligncia e personalidade, pois estes tinham a finalidade de rotular os alunos alm de utilizarem uma linguagem incompreensvel para os professores. Segundo Gonalves (1999) os programas atuais de formao do psiclogo determinam papis e funes para o Psiclogo Escolar que o mesmo poder desempenhar em sua atuao tais como: Psiclogo Escolar como Especialista Educacional indicado para aplicar conhecimentos psicolgicos no que se refere ao processo ensino-aprendizagem e as relaes interpessoais na escola.

Psiclogo Escolar no Sistema Educacional caracterizado por atuar no nvel de macro-sistema

educacional, com a funo de se mediar os conflitos de natureza social em relao ao sistema de ensino e ao nvel de planejamento curricular geral.
Psiclogo Escolar como Consultor prestador de servios diretos e indiretos equipe educacional, orientando os mesmos, programas de apoio nas reas administrativas e educacionais no processo de ensino aprendizagem. Psiclogo Escolar como Ergonomista caracterizado por desenvolver estudos e analisar as influncias existentes no ambiente fsico e material no processo de ensinoaprendizagem. Psiclogo Escolar como Eclogo desenvolve programas que fornea subsdios para a qualidade de vida e cuidados simples indispensveis as atividades escolares. Psiclogo Escolar como Modificador de Comportamento utiliza-se dos princpios de anlise experimental do comportamento, a propsito de alterar comportamentos indesejveis ou maus adaptados ao contexto escola e desenvolver habilidades requeridas no processo de aquisio de conhecimento e do desenvolvimento humano. Psiclogo Escolar como Psicometrista utiliza testes psicolgicos e instrumentos semelhantes como um elemento de avaliao, desenvolvendo assim, estudo sobre adaptao e validao de instrumentos necessrios ao exerccio profissional desenvolvendo novos instrumentos de medida compatveis com a realidade em que atua. Psiclogo Escolar como Avaliador caracterizado em fornecer dados de apoio para o replanejamento e reformulao do plano administrativo para os demais membros da escola, avaliando a eficcia da atuao dos membros da mesma e a eficincia existente nos programas educacionais. Psiclogo Escolar e a Comunidade caracterizado pela prestao de servios assistncias aos familiares dos alunos e coletividade, promovendo assim sade, higiene e bem estar dos indivduos, com o objetivo de integrar a comunidade com a escola. Psiclogo Escolar como Pesquisador pesquisar dados sobre a realidade da escola em todos os seu aspectos, buscando contribuir para o desenvolvimento dessa rea. E um papel que deve ser desenvolvido em paralelo com todos os demais dentro do enfoque de profissional-pesquisador, garantindo assim uma produo de saber cientfico associado a um fazer profissional. Na prtica esses papis iro depender da realidade e solicitaes da instituio, incentivando com nfase o papel de pesquisador e sua importncia.

O que faz um Psiclogo Educacional?


Atua no mbito da educao, nas instituies formais ou informais. Colabora para a compreenso e para a mudana do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem, nas relaes interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre as dimenses poltica, econmica, social e cultural. Realiza pesquisa, diagnstico e interveno psicopedaggica individual ou em grupo. Participa tambm da elaborao de planos e polticas referentes ao Sistema Educacional, visando promover a qualidade, a valorizao e a democratizao do ensino.

Descrio de ocupao:

1- Colabora com a adequao, por parte dos educadores, de conhecimentos da Psicologia que lhes sejam teis na consecuo crtica e reflexiva de seus papis.

2- Desenvolve trabalhos com educadores e alunos, visando a explicitao e a superao de entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes.

3- Desenvolve, com os participantes do trabalho escolar (pais, alunos, diretores, professores, tcnicos, pessoal administrativo), atividades visando a prevenir, identificar e resolver problemas psicossociais que possam bloquear, na escola, o desenvolvimento de potencialidades, a autorealizao e o exerccio da cidadania consciente.

4- Elabora e executa procedimentos destinados ao conhecimento da relao professor-aluno, em situaes escolares especficas, visando, atravs de uma ao coletiva e interdisciplinar a implementao de uma metodologia de ensino que favorea a aprendizagem e o desenvolvimento.

5- Planeja, executa e/ou participa de pesquisas relacionadas a compreenso de processo ensinoaprendizagem e conhecimento das caractersticas Psicossociais da clientela, visando a atualizao e reconstruo do projeto pedaggico da escola, relevante para o ensino, bem como suas condies de desenvolvimento e aprendizagem, com a finalidade de fundamentar a atuao crtica do Psiclogo, dos professores e usurios e de criar programas educacionais completos, alternativos, ou complementares.

6- Participa do trabalho das equipes de planejamento pedaggico, currculo e polticas educacionais, concentrando sua ao naqueles aspectos que digam respeito aos processos de desenvolvimento humano, de aprendizagem e das relaes interpessoais, bem como participa da constante avaliao e do redirecionamento dos planos, e praticas educacionais implementados.

7- Desenvolve programas de orientao profissional, visando um melhor aproveitamento e desenvolvimento do potencial humano, fundamentados no conhecimento psicolgico e numa viso crtica do trabalho e das relaes do mercado de trabalho.

8- Diagnostica as dificuldades dos alunos dentro do sistema educacional e encaminha, aos servios de atendimento da comunidade, aqueles que requeiram diagnostico e tratamento de problemas psicolgicos especficos, cuja natureza transceda a possibilidade de soluo na escola, buscando sempre a atuao integrada entre escola e a comunidade.

9- Supervisiona, orienta e executa trabalhos na rea de Psicologia Educacional.

[Continua...]

PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS


Psicologia Clnica

Apresentao:

A Psicologia Clnica tem sua especificidade na rea da sade e o psiclogo clnico trabalha com meios que promovem a qualidade de vida e o alvio do sofrimento mental das pessoas, grupos, casais e famlias. Suas aes tm carter de promoo, preveno, diagnstico e tratamento (curativo) em diferentes situaes e contextos. O Psiclogo clnico pode atuar fazendo diagnstico, prognstico, psicoterapia, terapia psicomotora, orientao, entre outras

modalidades de interveno. O seu ambiente de trabalho pode ser tanto em clnicas, consultrio particular quanto em instituies e em equipe multiprofissional. Hoje o Psiclogo clnico tem desenvolvido seu trabalho tambm em contexto hospitalar, no somente em hospital psiquitrico, mas tambm em hospital geral, abrindo assim a oportunidade de que a psicologia clinica chegue a toda a comunidade. Alm destes espaos o psiclogo clnico tem atuado em instituies de sade mental, centros e postos de sade, caps, entre outros servios . Sua atuao tambm abrange diagnstico e prognstico em situaes de crise, problemas do desenvolvimento e quadros psicopatolgicos. Desenvolve e participa de programas de pesquisa, treinamento e desenvolvimento de polticas de sade mental.

Objetivos:

Objetivo Geral: Promover o estudo e a discusso de referncias que sirvam de fatores norteadores para o exerccio do trabalho do Psiclogo Clnico visando, posteriormente, sua divulgao perante a sociedade e a prpria categoria.

Objetivos Especficos: - Criar parmetros que possam gerar conceitos para o melhor aprimoramento da identidade do Psiclogo Clnico. - Fomentar e realizar a interlocuo com os demais grupos de trabalho e discusso do Sistema Conselhos, que de um modo ou de outro promovem o estudo dos temas da Psicologia Clnica. - Fazer um levantamento exploratrio a partir de materiais j existentes nos diferentes grupos de trabalho do CRP/08 com o objetivo de mapear as reas de atuao, com os seus respectivos mtodos e tcnicas utilizadas pelo psiclogo clnico. - Encontrar recursos que subsidiem a categoria dos Psiclogos na sua relao e reivindicaes com os convnios de sade. - Produzir artigos cientficos.

FONTE http://www.crppr.org.br/pagina.php?idF=17&idCat=3#psicologo_clinico

You might also like