You are on page 1of 3

ROTEIRO DE PESQUISA: CULTURA POPULAR ESTUDANTE:_________________________________________GRUPO: ______ Objetivo Geral: Compreender que a cultura de um povo pode ser expressa

de diversas formas. Objetivos 1-Perceber a diferena regional na fala. Atividades Ler o texto conversando que a gente se entende, de Carolina Vagher e fazer a atividade 1; Ler o trecho do poema Miudinhas de Elias Jos. Fazer a atividade 2, pesquisar mais palavras diferentes que significam a mesma coisa e registrar no caderno. Ler o texto de Elias Jos. Realizar a atividade 3, e depois responder no caderno a seguinte questo: Para que servem os sinais de pontuao em um texto? Escrever uma frase sem utilizar nenhum sinal de pontuao. Pedir para um colega do seu grupo ler e completar com o sinais necessrios. Ler o texto Onde que eu fui amarrar o meu burro?, de Christiane Gribel; Montar um painel com outros ditados populares e seus significados, deixando no salo para contribuies de outros colegas; Ler o texto Cordel, a arte do Nordeste; Ler os textos sobre literatura de cordel e responder todos os exerccios individualmente; Ler um cordel. Ler o texto sobre a tcnica da XILOGRAVURA e experiment-la, adaptando os materiais utilizados; Materiais necessrios: pratinho de isopor, palitos de dente, tinta e pincel. A partir de tudo que voc aprendeu sobre cordis, produzir o seu individualmente; 4-Diferenciar duas formas de literatura popular (quadrinhas e cordel); Realizar as atividades propostas; Port. 5 P. 47 e 48. Port. 5 P. 37. Referencias bibliogrficas Port 5 P. 24 e 25 Port. 5 P. 25 Port. 5 P. 26 Port. 5, P. 26. Port. 5 P. 27 Assinatura do(a) educador(a)

2-Compreender que os ditados populares so um jeito antigo de se comunicar. 3-Aprender sobre o cordel, um exemplo de literatura popular.

Port. 5 P. 30

Port. 5 P. 44 e 45. Port. 5 P. 34 a 36. Material na mapoteca Port. , P. 39.

5-Entender o que so substantivos e adjetivos

Copiar os textos da atividade 5 no seu caderno, separando as quadrinhas dos cordis e responder: Qual a diferena entre quadrinhas populares e cordel? Fazer a atividade 1 (a) do livro. Fazer as atividades sobre a quarta capa do livro Palavras, palavrinhas e palavres de Ana Maria Machado; Ler o texto de Tatiana Belinki Etimologia e responder toda a atividade 7; Estudar substantivos e seus adjetivos

Port. 5 P. 37 atividade 5. Port. 5 P. 39. Port. 5 P. 40 e 41. (todos os exerccios) Port. 5 P. 43 Port. 5 P. 43 (atividade 8) Port. 5 P. 41. Port. 5, P. 38. ex. a e b Port. 5 P. 49 e 50. Port. 5 P. 42 Atividades 5 e 6.

6-Identificar o Mamulengo como forma de Arte Popular;

Releia o quadrinho do Chico Bento, da pgina 41 e faa uma lista com os substantivos que aparecem. Ler o texto Mestre Saba retoma a arte do Mamulengo e responder as questes em seu caderno. Construir uma marionete Material necessrio: 1 folha de papel carto ou papelo, 1 palito de sorvete, 1 metro de barbante, lpis, tesoura, cola, lpis de cor. Fazer as atividades sobre o trava-lngua.

7-Diferenciar substantivos prprios de comuns;

8-Conhecer as geo regies brasileiras e identificar suas diversidades;

9-Entender o que crendice popular;

10-Pesquisar brincadeiras tradicionais que utilizem somente o nosso corpo;

Fazer em seu caderno uma lista de substantivos comuns e prprios que voc observa na sala de aula; Observao: sua lista deve ter no mnimo 10 palavras de cada tipo. Ler o texto Dividindo o Brasil e responder a questo do final da pgina. Desenhar mapa das regies em folha apropriada, pintar e colar em seu caderno; Material necessrio: Papel vegetal ou papel manteiga Ler as informaes e responder as atividades propostas; Ler o texto As estrelas cadentes e os cometas e registrar em seu caderno a explicao cientfica para a origem destas estrelas. Pensando na crendice popular de que um pedido feito ao ver uma estrela cadente, faa um pedido para melhorar o nosso planeta e o registre no seu caderno. Observao: Ilustre o seu pedido com uma estrela cadente. Realizar a atividade proposta (Em dupla: brincando de queda-de-brao) e fazer relatrio no caderno sobre a brincadeira; Dica: no se esquea de anotar no relatrio quais so as partes do corpo que so mais exigidas nessa brincadeira.

Geo 5 P. 136. Atlas

Geo 5 P. 137. Cincias 5, pgina 175 e 176.

Cincias 5, pgina 62.

Montar um painel de brincadeiras que so conhecidas a muito tempo e que no usamos objetos para brincar, somente o nosso corpo. Materiais necessrios: papel pardo ou cartolina, estojo, cola, tesoura, fita adesiva, etc. 11-Identificar contraste social em uma cantiga popular; 12-Diferenciar festas cvicas, populares e privadas; Cantar cantiga Sou pobre, pobre, pobre e fazer as atividades a, b, c e d. Ler o texto As festas no tempo do imprio Desenhar no caderno uma festa popular e uma festa cvica que acontecem atualmente; Trazer uma foto de festa privada que sua famlia comemore e escrever um texto apresentando tal evento; Fazer as atividades 1 e 2 da pgina 57 e 4 da pgina 61; Desenhar no caderno a festa privada que ocorria nos sales dos palcios e que se tornou popular; Realizar a atividade proposta no caderno de portflio. Hist. 5 P. 131. Hist. 5 P. 56.

Hist 5 P. 57, ex 1 e 2 P. 61, ex 4 Geo 5 P. 164.

13-Portflio

You might also like