You are on page 1of 12

Verso e Reverso, XXV(59):80-91, maio-agosto 2011 2011 by Unisinos - doi: 10.4013/ver.2011.25.59.

01 ISSN 1806-6925

A tica dos processos comunicativos: discurso, alteridade e espao pblico


The ethics of communicative process: Discourse, otherness, and public space
ngela Cristina Salgueiro Marques
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas. Departamento de Comunicao Social. Av. Antnio Carlos, 6627, Pampulha, 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brasil. angelasalgueiro@gmail.com

Resumo. Este texto pretende reetir sobre questes de ordem tico-moral que esto presentes em diferentes dimenses dos processos comunicativos contemporneos. Em um primeiro momento, explico como Habermas dene, por meio da tica do discurso, o processo capaz de permitir a articulao e a negociao entre a pluralidade de pontos de vista e de sujeitos presentes nas sociedades atuais. Em um segundo momento, conro destaque ao papel que os meios de comunicao desempenham na interconexo de pblicos e discursos dispersos de modo a garantir possibilidades de renovao e atualizao de debates coletivos na esfera pblica. Argumento que a tica da comunicao no pode connarse aos dispositivos e fazeres mediticos, mas deve considerar sua interseo com a prtica concreta e as experincias dos cidados. Palavras-chave: tica do discurso, reconhecimento social, representaes mediticas.

Abstract. The aim of this paper is to reect on ethical-moral questions that are present in dierent dimensions of the contemporary communicative processes. At a rst moment, I explain how Habermas denes the concept of discourse ethics witch is capable to allow the articulation and negotiation among the plurality of points of view and citizens in the current societies. In addition, I confer prominence to the role media play in the interconnection of dierent audiences and dispersed speeches in order to guarantee possibilities of renewal of collective debates in the public sphere. I therefore propose that an ethics of communication instead of be restrained to media devices and its operative dynamics, should consider their connections with citizens concrete practices and experiences. Key words: discourse ethics, social recognition, media representations.

O debate tico-moral acerca dos processos comunicativos perpassa toda a diversidade dos processos de interao mediticos e cotidianos, procurando destacar as diferentes formas de sua articulao (Esteves, 2003). Assim, uma tica associada aos processos comunicativos atuais no se associa somente aos modos operatrios dos meios de comunicao de massa, mas tambm aos modos de difuso e apropriao crtica das mensagens mediticas. Se de um lado os media agem estrategicamente para manter uma performance industrial competitiva, de

outro lado eles permitem que discursos e perspectivas antes enclausurados se tornem amplamente disponveis no tempo e no espao. Nesse sentido, desempenham um papel dbio e ambivalente: ao mesmo tempo em que selecionam e hierarquizam vozes e discursos, democratizam (tornam visveis e disponveis) vises e perspectivas sociais e polticas. Ao reetirmos sobre a tica e a moral no contexto da comunicao, no podemos negligenciar o fato de que os atuais meios de comunicao de massa so estruturas amplamente

ngela Cristina Salgueiro Marques

centralizadas, baseadas em formas hierrquicas e assimtricas de comunicao. A descontinuidade entre os mecanismos de produo e as prticas de interpretao enraizadas nas prticas concretas dos indivduos faz com que a reexo tico-moral sobre a ao dos meios se aglomere unicamente no plo da produo (Stevenson, 1997). Grande parte da reexo terica sobre a tica no campo da Comunicao concentra-se em estudos a respeito de princpios deontolgicos que regem as prticas dos prossionais de comunicao (Esteves, 2003). Contudo, a tica diz respeito tambm aos modos como os media atuam e inuem nas relaes intersubjetivas, fornecendo insumos simblicos no s para a construo das identidades subjetivas, mas tambm para a representao imagtica dos outros. Neste texto, argumento que uma articulao entre a presena dos meios de comunicao nas experincias particulares e coletivas e o desenvolvimento moral das sociedades e dos sujeitos deve levar em conta a construo discursiva de uma esfera pblica articulada em rede (organizada em torno da busca pelo entendimento mutuo e da reexo em torno das regras morais que nos vinculam coletivamente) onde as opinies e identidades podem ser reveladas, testadas e escrutinizadas. Anal, para essa esfera que convergem demandas de validade de proferimentos produzidos em uma variedade de contextos sociais, em busca de legitimao via confrontao discursiva. Lembrando que tais demandas podem tambm adquirir visibilidade nos media massivos e/ou alternativos. Mas antes de investigarmos a atuao dos meios massivos na congurao das relaes intersubjetivas ticas e morais, preciso pensar nos modos por meio dos quais, nas sociedades complexas atuais, torna-se possvel conectar demandas de natureza subjetiva, ligadas a diferentes concepes de bem-viver, a demandas morais que dizem respeito a como nos relacionamos com os outros na busca de reconhecimento social. Se a tica da comunicao est fundada na ampliao dos horizontes ticos individuais tendo em vista a considerao de questes que dizem respeito ao que bom para todos, faz-se necessrio buscar maneiras de conciliar interesses e necessidades particulares, que emergem em esferas pblicas parciais de interao de grupos e indivduos, com preocupaes inerentes a todos aqueles que integram as sociedades atuais altamente complexas, pluralistas e diferenciadas.

Nas sociedades modernas surge um descompasso entre, de um lado, as diferenas rapidamente crescentes que os cidados constatam em suas interaes cotidianas e, de outro, as exigncias impostas a esses mesmos cidados por um sistema jurdico igualitrio, a saber: a exigncia de que ignorem essas diferenas constatadas de maneira sempre mais penetrante. O espectro de diferenas que precisam ser trabalhadas pelos indivduos no plano de simples interaes cresce na dimenso temporal, social e objetiva. [...] Os envolvidos nessas interaes precisam deixar de lado a pergunta sobre que regulamentao melhor para ns, a partir da respectiva viso que consideram nossa; e s ento checar, sob o ponto de vista moral, que regulamentao igualmente boa para todos em vista da reivindicao moral prioritria da coexistncia sob igualdade de direitos (Habermas, 2004, p. 319, 322).

De modo a revelar como, por meio da interao discursiva na esfera pblica, os indivduos poderiam chegar a um entendimento acerca de seus interesses e necessidades, Habermas procurou esboar uma teoria (a tica do discurso) capaz de evidenciar como o uso da linguagem capaz de promover o entendimento mtuo e um acordo provisrio entre os participantes de discusses prticas. Mas, para desenvolver sua abordagem, esse autor teve que explicar como indivduos e grupos, partindo dos princpios ticos ligados a seu auto-entendimento e concepes de bem-viver, podem se engajar em debates para entender e/ou solucionar questes e problemas que abrangem um horizonte de interesse coletivamente partilhado. Primeiro, para que a linguagem seja o medium capaz de conduzir sujeitos plurais ao entendimento, preciso distinguir entre duas formas de ao discursiva:
Existe uma diferena entre a ao comunicativa e a estratgica. Enquanto na ao estratgica um ator procura inuenciar o comportamento de outro ameaando-o com sanes ou seduzindo-o com graticaes, a m de fazer com que a interao prossiga de acordo com os desejos do primeiro ator; na ao comunicativa um ator procura motivar racionalmente o outro apoiando-se em um efeito ilocucionrio do tipo binding/bonding derivado da oferta contida em seu ato de fala (Habermas, 1995, p. 63).

A ao comunicativa, voltada para o entendimento recproco dos sujeitos acerca de algo que pertence aos mundos objetivo, social e subjetivo, aponta para o modo como o discurso se transforma em elemento central da construo de decises capazes de, a partir da

Verso e Reverso, vol. XXV, n. 59, maio-agosto 2011

81

A tica dos processos comunicativos: discurso, alteridade e espao pblico

considerao pblica de argumentos particulares, constituir no s uma base comum para acordos rmados em torno de elementos generalizveis identicados, interpretativamente, a partir da avaliao coletiva de necessidades e interesses particulares. Segundo, para compreender como a ao comunicativa est ligada discusso de questes poltico-morais na esfera pblica preciso ter em mente uma segunda diferenciao estabelecida pelo autor. Para ele, questes ticas e morais possuem naturezas diferentes, apesar de estarem intimamente imbricadas:
A teoria do discurso introduz a distino entre questes ticas e morais de maneira que a lgica das questes relativas justia passe a exigir a dinmica de uma ampliao progressiva do horizonte de interpretao. A partir do horizonte de suas respectivas auto-compreenses e compreenses de mundo, as diversas partes em dilogo referem-se a um ponto de vista moral pretensamente partilhado, que induz a uma descentralizao sempre crescente das diversas perspectivas, sob as condies simtricas do discurso (e do aprender com o outro) (Habermas, 2004, p. 316).

Baseando-me nas diferenciaes entre ao comunicativa/ao estratgica; e questes ticas/questes morais, pretendo, em um primeiro momento, explicar como Habermas dene, por meio da tica do discurso, o processo capaz de criar oportunidades de negociao entre indivduos e grupos, cada um deles caracterizado por uma pluralidade de concepes de bem-viver. Para ele, o discurso prtico capaz de conectar o privado e o pblico, a moral e a justia, os interesses particulares e os interesses generalizveis. O discurso prtico seria, no contexto das sociedades pluralistas, a nica maneira de interpretar coletivamente nossas necessidades e interesses, a m de descobrir ou criar, apesar de nossas diferenas, algo em comum (Cohen e Arato, 1992, p. 368). Assim, como pista inicial, podemos ter em mente que o discurso prtico uma maneira ideal de se deliberar sobre interesses e necessidades, exigindo que os participantes percebam seus interlocutores no como obstculos a serem driblados para a conquista de objetivos particulares (ao estratgica), mas como parceiros dignos de respeito e agentes autnomos com capacidade moral para elaborar e defender publicamente as prprias posies com base em argumentos e razes (Chambers, 1996). Embora muitos dos argumentos aqui apresentados sejam bem conhecidos, quero

concentrar-me de modo mais geral na idia de tica do discurso. Em um segundo momento, conro destaque ao papel que a mdia desempenha na interconexo de pblicos e discursos dispersos, garantindo possibilidades de renovao e atualizao de modos de sociabilidade e da rede de debates coletivos, assim como de dar continuidade aos discursos sobre o bem-comum. Esses ltimos necessitam da constante reviso e aprimoramento das bases e quadros de sentido compartilhados os quais nos permitem julgar o que bom para todos. Argumento que a mdia atualmente uma das grandes responsveis pelo contato reexivo dos sujeitos com os outros e com a sociedade. A reexo sobre uma tica da comunicao nos leva a indagar sobre quais condies de interveno dos media seriam capazes de enriquecer processos simblicos presentes na experincia concreta dos indivduos. Anal, os media tanto podem construir e difundir representaes problematizantes quanto podem esvaziar e empobrecer formas de expresso e de sociabilidade. Sob esse aspecto, o sentido assumido hoje pela questo ticomoral no pode connar-se aos media em si (ou a princpios de deontologia prossional ligados a constrangimentos originados de presses de poder). Pensar uma tica da comunicao exige considerar os pontos de conexo entre os meios e a prtica concreta dos cidados. Estes, ao interpretarem e reelaborarem os discursos mediticos, e ao se engajarem em dinmicas de negociao na esfera pblica, so instados a assumir a responsabilidade de seus atos e juzos diante de seus pares.

Esfera pblica e tica do discurso


Ao longo de suas obras, Habermas (1984, 1992, 1996, 2006) vem reelaborando o conceito de esfera pblica ou mesmo ressaltando alguns de seus aspectos que antes pareciam confusos ou opacos. Em seus textos mais atuais, ele a dene como uma rede adequada para a comunicao de informaes e pontos de vista; nela os uxos comunicacionais so ltrados e sintetizados, a ponto de se condensarem em opinies pblicas enfeixadas em temas especcos (1996, p. 360). Nessa perspectiva, a multiplicidade de pblicos formados espontaneamente, engajados em discusses informais sobre questes de interesse pblico que consiste no ncleo da esfera pblica democrtica (McCarthy, 1995, p. 475). Segundo

82

Verso e Reverso, vol. XXV, n. 59, maio-agosto 2011

ngela Cristina Salgueiro Marques

Habermas, tal esfera no se dene pelos contedos temticos em discusso, mas constitui principalmente uma estrutura comunicacional do agir orientado pelo entendimento, a qual tem a ver com o espao social gerado no agir comunicativo, no com as funes nem com os contedos da comunicao cotidiana (Habermas, 1996, p. 360). Discursos de diferentes naturezas fundamentam o agir comunicativo, entre os quais podem ser citados: as conversaes cotidianas na sociedade civil, o discurso pblico, os uxos de comunicao mediada e os discursos institucionalizados no centro do sistema poltico (Habermas, 2006, p. 415). Quando Habermas privilegia as circunstncias sociais de comunicao nas quais os agentes buscam, cooperativamente e sem qualquer forma de coero ou constrangimento, chegar a um entendimento, parece que nenhuma forma estratgica de ao pode fazer parte dessa esfera. Contudo, um erro excluir da esfera pblica a dimenso estratgica das aes, ou seja, aquela baseada na disposio de um sujeito em alcanar o sucesso de seus intentos inuenciando coercitivamente os outros e percebendo-os como meros meios que limitam ou facilitam sua busca por objetivos particulares (Habermas, 1991, p. 241-242). Assim, na esfera pblica, sujeitos capazes de fala e ao usam a linguagem e o conhecimento intuitivo de como proceder em determinadas situaes (adquirido no processo de socializao) de forma racional para que possam chegar ao entendimento, intersubjetivamente, sobre algo no mundo. A importncia da linguagem na teoria habermasiana no se encontra somente nas caractersticas semnticas que ela adquire quando toma a forma de um proferimento, ou expresso. Alm de entender o que o outro diz, os parceiros precisam empenharse em um confronto discursivo que exige que os indivduos escutem uns aos outros, respondam crticas e justiquem suas posies reciprocamente, colocando-se sempre no lugar do outro (Chambers, 1996, p. 100).
O esboo do agir comunicativo um desdobramento da intuio segundo a qual o telos do entendimento habita na linguagem. O conceito de entendimento possui contedo normativo, que ultrapassa o nvel da compreenso de uma expresso gramatical. Um falante entende-se com outro sobre uma determinada coisa. E ambos s podem visar tal consenso se aceitarem os proferimentos por serem vlidos, isto , por serem conformes coisa. O consenso sobre algo mede-se

pelo reconhecimento intersubjetivo da validade de um proferimento fundamentalmente aberto crtica. Existe certamente uma diferena entre compreender o signicado de uma expresso lingustica e entender-se com algum sobre algo com o auxlio de uma expresso tida como vlida (Habermas, 2002, p. 77).

A linguagem deve transformar um argumento que subjetivo em um argumento que possa ser compreendido universalmente. A racionalidade dos atores (adquirida intersubjetivamente), portanto, no tem tanto a ver com a posse do saber do que com o modo como os sujeitos capazes de falar e de agir empregam o saber (Habermas, 2002, p. 69). Quando os atores esto socialmente integrados e sua motivao para a fala e a ao racional, ou seja, baseada na disputa entre argumentos e em processos no coercitivos de entendimento, isso lhes permite uma postura reexiva com relao linguagem e ao outro. Ao buscarem o entendimento recproco de forma, ao mesmo tempo, conitual e cooperativa, os atores tomam contato com a histria de vida e com o mundo dos outros, ou seja, seus parceiros de interao. Esse contato permite que os atores reproduzam e renovem suas tradies e modelos culturais de entendimento e interpretao. Permite ainda que desenvolvam e armem suas identidades pessoais e coletivas. Portanto, quando em interao dialgica, os atores podem desenvolver suas identidades por meio da troca argumentativa que realizam uns com outros. Mas nem s argumentos racionais so trocados na interao comunicativa voltada para a busca de entendimento. Constantemente, as pessoas oferecem a seus interlocutores testemunhos e narrativas relacionados aos eventos marcantes de sua histria de vida. Assim, a prtica narrativa supre no s as necessidades triviais que levam ao entendimento mtuo entre os participantes da interao (os quais coordenam suas aes em direo a objetivos comuns), mas desempenha tambm um importante papel no processo de construo das identidades.
A prtica narrativa no serve somente a necessidades triviais para o mtuo entendimento entre membros que tentam coordenar seus interesses comuns; ela tambm funciona no auto-entendimento das pessoas. As pessoas tm que objetivar seu pertencimento ao mundo da vida ao qual, em seus papis atuais como participantes em comunicao, elas fazem parte. Somente podem desenvolver identidades pessoais se reconhecerem que as seqncias de suas prprias aes formam

Verso e Reverso, vol. XXV, n. 59, maio-agosto 2011

83

A tica dos processos comunicativos: discurso, alteridade e espao pblico

histrias de vida apresentveis narrativamente; elas podem desenvolver identidades sociais somente se reconhecerem que mantm seu pertencimento em grupos sociais atravs da participao em interaes, e que essas pessoas esto presas em histrias de coletividades apresentadas por meio da narrativa (Habermas, 1987, p. 136).

Por meio dos conceitos ideais de esfera pblica e ao comunicativa, Habermas salienta, ento, a importncia da criao e manuteno de uma dinmica argumentativa na sociedade, pois somente por meio dela que passamos a dialogar, debater e negociar continuamente normas, valores e necessidades. O discurso nos possibilita expressar nossos desejos, sentimentos e necessidades de modo a reconhecer quais so aqueles que pertencem ao domnio da reexo tica autnoma (julgamento pessoal) e quais so aqueles que deveriam ser compartilhados e entendidos como pertencentes ao mbito coletivo da justia, das normas e dos direitos. Sob esse vis, uma das preocupaes centrais de Habermas consiste em encontrar um princpio formal para a legitimidade das normas em uma sociedade que plural e composta por indivduos com distintas concepes de bem-viver (Cohen e Arato, 1992, p. 357). Na tentativa de articular uma resposta a esse dilema, Habermas elabora a tica do discurso. Para explicar o funcionamento da tica do discurso preciso primeiro retomar a distino que Habermas estabelece entre questes ticas e questes morais. Para esse autor, questes ticas so aquelas que se colocam do ponto de vista da primeira pessoa (do singular ou do plural). Elas dizem respeito a indagaes que buscam dar respostas a quem sou eu e quem gostaria de ser, ou como deveria levar minha vida,1 ou ainda como os membros de uma comunidade se entendem, quais os critrios segundo os quais deveriam orientar suas vidas, o que seria melhor para todos a longo prazo, etc. (Habermas, 2004, p. 40). J as questes morais referem-se busca de normas e regras capazes de permitir a coexistncia em sociedades pluralistas, pautada pela busca do interesse de todos e no pelo que melhor para todos. Assim, enquanto as questes ticas esto voltadas para o auto-entendimento e para o que bom para mim ou para ns, as questes morais se destinam a descobrir qual

a regulamentao mais adequada ao interesse equnime de todos os atingidos (sobre o que bom, em igual medida, para todos) (Habermas, 2004, p. 313). Mas como fazer com que diferentes grupos e indivduos os quais sustentam diferentes vises ticas e concepes de bem-viver se coloquem de acordo a respeito do que considerado justo para todos? A resposta de Habermas a esse dilema (inspirada em Karl-O o Apel, 2002) consite em encontrar um princpio moral do respeito indistinto por toda e qualquer pessoa e da co-responsabilidade pelas consequncias de aes e julgamentos. Segundo tal princpio, leis e normas s podem ser vlidas, no sentido moral, quando forem livremente aceitas por todos os participantes do discurso de modo a reetirem um interesse generalizvel (Herrero, 2002). Sob esse aspecto, a tica do discurso (ou da discusso) exige a mediao argumentativa concreta dos conitos, na qual aprendemos a providenciar razes para sustentar nossos argumentos e a adotar a perspectiva do outro, buscando posies que permitam um acordo racionalmente motivado e aberto futuras revises (Habermas, 1987, 1996). Mas tal acordo s pode ser alcanado por meio de uma discusso prtica e real. O discurso prtico refere-se, assim, a uma forma de comunicao ideal para validar normas morais de modo reexivo. Ele est aberto tematizao e discusso de todos os problemas e conitos sociais e institucionais da sociedade. Seu objetivo resolver uma disputa normativa abrindo espao para a manifestao e considerao de todos (Chambers, 1996, p. 98). Ele tido por Habermas como um processo responsvel por testar a validade das normas que esto sendo propostas e consideradas para adoo (1995, p. 100). Dito de outro modo, o discurso prtico reete o modo como os interlocutores denem e avaliam o contedo das normas que tm por funo regular as chances de verem seus desejos satisfeitos e s quais iro se submeter (Habermas, 1996). Isso requer que atuem como avaliadores crticos de possibilidades, elegendo autonomamente caminhos e alternativas de atuao e de soluo de problemas de modo a construrem argumentos prprios e passveis de serem endereados ao e defendidos no espao pblico ampliado.

A perspectiva da primeira pessoa no significa a limitao egocntrica s preferncias individuais, mas garante a referncia a uma histria de vida que est sempre ligada a tradies e formas de vida intersubjetivamente compartilhadas (Habermas, 2004, p.40).

84

Verso e Reverso, vol. XXV, n. 59, maio-agosto 2011

ngela Cristina Salgueiro Marques

Quando envolvidos no discurso prtico, os interlocutores buscam tornar o que particular em algo pblico e reconhecido por todos. Como sugere Chambers (1996), ao nos engajarmos na prtica discursiva, acreditamos que nossas posies morais possam estar corretas e que podemos demonstr-las e sustent-las por meio de argumentos. Paralelamente, devemos estar envolvidos em uma reviso contnua e reinterpretao de nossos desejos e necessidades, pois o discurso prtico no se refere descoberta de nossos verdadeiros interesses, mas um procedimento que demanda aos participantes que reitam e avaliem suas necessidades e interesses racionalmente do ponto de vista de sua generalidade (Chambers, 1996, p.103). importante salientar que os procedimentos de generalizao de perspectivas e necessidades no impem a supresso de particularidades ou o esquecimento do problema do bem-viver, mas apontam o discurso como um processo moral transformativo que nos permite uma aproximao do universo do outro, possibilitando a emergncia de novos vnculos e de novos interesses. Como arma Habermas, se os atores no trouxerem consigo, dentro de seu discurso, suas histrias de vida individuais, suas identidades, suas necessidades e desejos, tradies e pertencimentos, o discurso prtico ser esvaziado de todo o seu contedo (1982, p. 255) Nesse sentido, os discursos no devem ser entendidos como atividades destinadas a encontrar regras que conectem diferenas isoladas, mas como prticas necessrias compreenso de como as diferenas se sobrepem e se interpenetram (Benhabib, 1996).
O discurso envolve mais do que um tratamento igual queles afetados. O ponto de partida analtico da tica do discurso no uma concepo de soberania desconectada e isenta da individualidade, mas a infra-estrutura comunicativa e intersubjetiva da vida social cotidiana. Os indivduos agem em relaes de reconhecimento mtuo nas quais adquirem e armam sua individualidade e liberdade de forma intersubjetiva. No processo do dilogo, cada participante articula seus pontos de vista e interpretaes de necessidades e desempenha papis ideais em uma discusso prtica e pblica. Isso promove o quadro analtico no qual o entendimento da interpretao das necessidades dos outros se d por meio de um insight moral e no da empatia (Cohen e Arato, 1992, p. 376).

moralmente capazes de elaborar, defender e revisar seus pontos de vista em pblico (Maia, 2001). Para que todos tenham chance de participar desse processo, preciso que, em situaes de discurso prtico, as pessoas formulem razes prprias e passveis de serem compreendidas e aceitas; de iniciar debates e interpretar suas necessidades de maneira reexiva, expondo seus interesses sob uma perspectiva generalizante. O igual tratamento exigido nessa relao tende a procurar formas de incluso no debate que no sejam niveladoras de diferenas, permitindo que o outro seja respeitado em sua alteridade. Diante disso, interessante notar como o contedo dos discursos mediticos passa a fundamentar os discursos prticos nos quais aprendemos a perceber e interpretar o mundo do outro, a adotar o ponto de vista dos outros e a buscar um maior comprometimento com a resoluo coletiva de problemas. Assim, discursos, sejam eles mediticos ou prticos, envolvem um processo reexivo de debate coletivo e de busca de compreenso e entendimento. Tal processo essencial para a tica e para a construo de uma perspectiva colaborativa a partir da qual podemos pensar sobre a questo da democracia e da responsabilidade solidria no mundo contemporneo. Os discursos que perpassam os ambientes mediticos e sociais conguram-se, ento, como uma forma relevante de mostrar que a renovao do vnculo social e normativo que mantemos uns com os outros nas prticas comunicativas cotidianas relevante no s para o fortalecimento dos mecanismos de validao e legitimao de regras, mas tambm para o estabelecimento da solidariedade entre indivduos que buscam reconhecer-se mutuamente como parceiros dialgicos capazes de justicar racionalmente suas aes, suas necessidades e seus desejos.

tica, comunicao e alteridade


A dimenso tica da comunicao encontra-se comumente associada ao funcionamento estratgico dos dispositivos mediticos e performance desempenhada por seus prossionais diante do constrangimento imposto pelos poderes associados ao Mercado e ao Estado. Embora tenhamos que levar em conta as vrias ambivalncias e desigualdades presentes nos modos operatrios dos meios de comunicao e de seus prossionais, preciso considerar tambm que uma tica da comunicao,

A tica do discurso requer que consideremos nossos interlocutores como indivduos que merecem igual considerao e que so

Verso e Reverso, vol. XXV, n. 59, maio-agosto 2011

85

A tica dos processos comunicativos: discurso, alteridade e espao pblico

envolve as regras, normas e valores que regulam as prticas de interao da vida cotidiana (Esteves, 2003). Assim, a tica da comunicao no se restringe s prticas que implementam e renovam os imperativos de performatividade e eccia dos media, mas deve levar em conta a intercompreenso lingustica: a comunicao organizada a partir da linguagem, pela qual os indivduos se constituem socialmente enquanto sujeitos e a vida comum se torna possvel (Esteves, 2003, p. 146). Compreender a tica dos processos comunicacionais como resultado da reexo sobre nossas prticas coletivas no implica negar uma dimenso individual tica, pois ao mesmo tempo que ela estabelece critrios para a armao pessoal do indivduo, relaciona-se tambm a uma coletividade, a prticas comuns que os sujeitos efetuam, uns em relao aos outros e em relao ao mundo, sujeitos esses pertencentes a uma mesma comunidade de linguagem e de ao, e dispondo de mediaes simblicas compartilhadas (conceitos, jogos de linguagem, formas institudas) (Qur, 1991, p. 70). Todas as nossas prticas, sejam de ordem discursiva, gestuais, sentimentais, tico-polticas, se processam nos espaos de nossa convivncia diria. A multiplicidade de contatos que travamos com os outros (nossos pares) est intrinsecamente ligada nossa ao referenciada em quadros de sentido compartilhados. Construmos posicionamentos e interagimos no mundo sempre levando em considerao, de um lado, nossas intenes primeiras2 e, de outro lado, a receptividade e o entendimento de nossas aes perante os outros. na vida cotidiana que percebemos a fora das interaes comunicativas, como elo vinculante de sujeitos que agem reciprocamente e que devem aceitar o outro como parceiro fundante das relaes sociais. A construo destas ltimas s possvel porque existe um uxo de crenas e idias compartilhadas que se renova constantemente nas relaes intersubjetivas. no cotidiano que a comunicao com o outro se fortalece, se redene e redimensiona os sujeitos e o meio no qual se inserem. Contudo, devemos pensar que os sujeitos que se inserem nas prticas comunicativas do cotidiano desejam ter sua singularidade reconhecida, suas habilidades devidamente respeitadas e seu modo de viver includo na gramtica dos estilos de vida aprovados pela sociedade.

Nesse sentido, os sujeitos elaboram demandas e reivindicaes de reconhecimento social por meio das trocas discursivas e da linguagem. Por isso, nos realizamos atravs da linguagem e do uso que dela fazemos para nos vermos inseridos dentro de uma comunidade de sentidos, na qual negociamos pontos de vista para alm de nossas diferenas. Nessa troca, um parceiro deve ser capaz de dar seu apoio ao mundo do outro (embora suas experincias interiores sejam altamente individuais (Bauman, 1999, p. 212). A individualidade dos sujeitos, suas experincias prprias, crenas e aes s fazem sentido quando expostas ao outro, quando reforadas pelo apoio solidrio vindo da alteridade. O reconhecimento do mundo do outro deve envolver, alm de laos afetivos, ticos e polticos, uma comunicao ligada ao engajamento dos sujeitos sociais na produo de um mundo comum. Nesse mundo partilhado, eu me apresento diante do outro e espero dele compreenso, uma certa abertura ao dilogo, pois atravs dessa relao que as narrativas identitrias se moldam e se expressam, relaes se estreitam ou so cortadas. Aqui podemos nos lembrar da noo de outro generalizado ou outro signicante proposta por Mead. Esta noo foi tambm considerada por Axel Honneth (1995), em seus estudos acerca do reconhecimento. Honneth acredita que na medida em que a conscincia da individualidade dos sujeitos cresce, eles se tornam mais vulnerveis experincia do desrespeito, a qual pode causar srios danos ao relacionamento que cada indivduo mantm com seu respectivo projeto de identidade e com a coletividade. Nessa imagem normativa do self algo que Mead chamou de Me todo indivduo depende da constante inuncia e reconhecimento vindos do Outro. A relao de reconhecimento recproco nos ensina que um indivduo deve aprender a se ver sob a perspectiva dos outros parceiros da interao. O que devemos observar, ento, que a maneira pela qual nos posicionamos frente ao outro, oferecendo nossa individualidade ao perscrutamento alheio, obedece muito menos a regras explcitas, institucionalizadas, do que a convenincias implcitas, acordos tcitos de comportamento subentendidos e tidos como moralmente certos e bons. Tais acordos de convenincia no se separam do mundano, do

Lembrando que muitas de nossas intenes surgem ou se modificam no decurso das interaes das quais participamos.

86

Verso e Reverso, vol. XXV, n. 59, maio-agosto 2011

ngela Cristina Salgueiro Marques

rotineiro, dos signicados compartilhados cotidianamente no mundo da vida3, mas fazem parte do processo de socializao humana. E, se num primeiro momento as regras de convenincia so aprendidas, posteriormente elas se tornam inconscientes, aorando em nossas interrelaes despercebidamente. O que bom para um indivduo ou comunidade est presente nesse cdigo de convenincias e valores constitudos por um ns na prtica cotidiana. Mas, quando a norma se revela incapaz de redimir conitos ou quando a sua prpria aplicao gera conitos, necessrio apelar para a sensibilidade em relao s situaes particulares, ou seja, ao domnio da tica (Esteves, 1998, p. 166). Cdigos de desvalorizao e categorizao inferiorizada do outro muitas vezes so rearmados por essas regras de convenincia que raramente so questionadas em espaos pblicos de discusso. Aqueles (como os homossexuais e as lsbicas) que insistem em manter identidades e cdigos tidos como inconvenientes ou imprprios tendem a ser excludos de todos os mbitos legais, estticos, polticos e afetivos da comunidade. So os estranhos, ou seja, aqueles que, de acordo com Bauman4, lanam dvida sobre as certezas e abalam os cdigos critalizados na comunidade. Deste modo, o estranho, nos impe um desao: o de sacudir formas xas de sociabilidade, principalmente aquelas que os consideram como inimigos, como geradores da desordem e do medo. O encontro, mediado ou face a face, entre diferentes identidades marca a importncia adquirida pela dimenso do reconhecimento social e de um processo de discusso coletiva capaz de apontar alternativas de soluo para conitos e modos de opresso e desrespeito. Aqueles que sofrem injustias simblicas anseiam no s por novas formas de representao, mas pelo reconhecimento de suas diferenas. No entanto, a comunidade resiste em admitir e (re)conhecer aqueles indivduos que no se adeqam s regras implcitas de convenincia que regem a gramtica dos estilos
3

de vida sociais. Este desao requer uma percepo sensvel das diferenas de opinio e de gostos, pois a tica, enquanto reexo crtica acerca de preceitos morais, diz justamente de um questionamento, reformulao e justicao das condutas por ns adotadas em busca do bem-viver. Tal busca no se refere uma posio unicamente individual, mas j pressupe o encontro com o outro. A vida que cada um projeta para si tem considerar necessariamente os outros e os contextos institucionais de armao e delineamento de nossas relaes. Pensar no contexto dos media como espaos de luta simblica vinda de baixo oferece uma tica da resistncia contra a incorporao das pessoas estratgias ideolgicas dominantes (Stevenson, 1997). Essa abordagem no prev uma tica meramente descritiva, mas questionadora das representaes que conferem visibilidade a uma pluralidade de vozes em um local onde tinha-se por pressuposto que existia somente uma.

Mdia, moral e tica: (re)denindo as relaes com os outros


Uma grande parte das formas simblicas providas pelos media, ao mesmo tempo em que descortina e revela realidades distantes ou nofamiliares, pode tambm dar origem a representaes estigmatizantes, capazes de prejudicar a auto-realizao moral dos indivduos, seja negando-lhes a estima devida, seja imputandolhes um status subalternizado e indigno. sobre os meios de comunicao que recaem amplas expectativas ligadas ao reconhecimento, pois suas mensagens so amplamente difundidas e incorporadas fala cotidiana, fornecendo assim, material no s para a construo da identidade, mas tambm para alimentar os conitos simblicos. A luta por reconhecimento, alm de ser um processo de aprendizagem social , no contexto meditico, um potencializador de demandas por incluso de identidades desvalorizadas e tidas

O mundo da vida estruturado por tradies culturais e ordens institucionais assim como pelas identidades que originam-se dos processos de socializao. Por esta razo, ele no se constitui como uma organizao qual os indivduos pertencem como membros, nem uma associao na qual eles se encontram, nem um coletivo composto por participantes individuais. Ao invs disso, prticas comunicativas cotidianas nas quais o mundo da vida est centrado so nutridas pelos modos de interao da reproduo cultural, da integrao social e da socializao. Tais prticas, por sua vez, esto enraizadas nesses modos de interao (Habermas, 1998, p. 251). 4 O estranho [...] traz para o crculo ntimo da proximidade o tipo de diferena e alteridade que so previstas e toleradas apenas distncia onde podem ser desprezadas como irrelevantes ou repelidas como hostis. O estranho representa uma sntese incongruente e portanto ressentida da proximidade e da distncia. Sua presena um desafio confiabilidade dos limites ortodoxos e dos instrumentos universais de ordenao (Bauman, 1999, p. 69).

Verso e Reverso, vol. XXV, n. 59, maio-agosto 2011

87

A tica dos processos comunicativos: discurso, alteridade e espao pblico

como desviadas de um padro normativo amplamente aceito.


Pelas imagens passa uma construo visual do social, na qual essa visibilidade recolhe o deslocamento da luta pela representao demanda de reconhecimento. O que os novos movimentos sociais e as minorias como as mulheres, os jovens ou os homossexuais demandam no serem representados, mas reconhecidos: tornar-se visveis socialmente em sua diferena. O que d lugar a um modo novo de exercer politicamente seus direitos (Martn-Barbero, 2000, p. 45).

Os temas presentes nos programas mediticos suscitam questes que no mais se deixam restringir a apelos de aparncia e estilo. Vrios so os temas abordados capazes de suscitar um envolvimento da audincia para alm da mera empatia. No raro, possvel constatar a emergncia de uma solidariedade com os noiguais. Porm, muitas vezes a supercialidade impede um maior grau de envolvimento e responsabilidade dos indivduos que ultrapassem a na pelcula do entretenimento individualista. Contudo, podemos pensar nos recursos discursivos dos media como elementos integrantes de uma espcie de reabilitao da experincia ordinria, na medida em que solicitam aos indivduos um investimento maior em seus relacionamentos e, a partir da, uma constante reviso do modo como avaliam, modicam e recriam seus parmetros de avaliao e julgamento de si mesmos e dos outros. Representaes e elementos simblicos contidos nas narrativas mediticas, alm de difundirem cdigos de convenincia, contribuem para que cada vez mais os indivduos revejam suas posies frente ao julgamento alheio. Desta maneira, produes culturais que renem conhecimentos e saberes partilhados incorporam tambm aspectos de experincias identicadas como injustas, ou seja, prticas percebidas como geradoras de infortnio ou desrespeito. Assim, a visibilidade proporcionada pelos media a narrativas e representaes associadas modos de opresso simblica tem a capacidade de deagrar debates e discusses que evidenciam questes relativas a demandas de grupos marginalizados por reconhecimento. Cdigos mediticos podem tanto perpetuar estigmas quanto question-los por meio da desconstruo de representaes criatalizadas. Os estranhos precisam das re-criaes, re-elaboraes ou mesmo incorporaes de novos cdigos de conduta, novos smbolos que os representem diante dos outros e mais,

que possam auxili-los a acabar com a injustia simblica que sofrem por meio da falta de reconhecimento. Em contrapartida, as pessoas precisam mudar as concepes interpretativas que possuem acerca dos diferentes, seu modo de v-los e de conviver com eles. Somente essa dinmica agonstica (desao e incitao recproca), essa disposio a nos deixarmos questionar em nossas crenas e ideais, a modicarmos nossas opinies atravs do relacionamento com o outro, constituem a base de uma relao de reciprocidade, marcada pela responsabilidade moral e pela tolerncia. Para Qur (1997), a comunicao deve ser pensada como uma prtica direcionada para a modelagem mtua, processual e intersubjetiva de um mundo comum. As subjetividades, juntamente com suas identidades, disposies e sentimentos so reformuladas e construdas na interao, de modo que a construo de um mundo comum considere sempre um campo de visibilidade e de signicados compartilhados. A importncia da comunicao est em no permitir a estagnao de prticas relacionais, ou seja, em impedir sua conduo pelos mesmos signicados tradicionais e cristalizados. A comunicao deve atualizar os cdigos norteadores das prticas dos indivduos em comunidade. por meio dela que posies so revistas, argumentos so considerados e re-considerados, enm, que a comunidade avana em suas formas de representar, interpretar e signicar o mundo tomado em sua complexidade. Assim, novas formas de sociabilidade e de construo dos discursos mediticos no devem desconsiderar o diferente, o estranho, e nem tentar reduzi-los a representaes esquematizantes e pouco complexas. A indstria cultural, que trabalha com a reutilizao incessante de frmulas e padres simblicos (Morin, 1997), no deve temer o risco de investir na novidade, na reabilitao de um estar-juntos movido pelo reconhecimento da pluralidade existente em todos os mbitos sociais. Essa nova forma de sociabilidade (no sentido de uma reelaborao criativa) tem um papel muito importante para uma tica das prticas comunicativas, pois os laos de solidariedade e cooperao recproca fazem ampliar as ligaes entre indivduos, mundo da vida e alteridade. Uma tica da comunicao deve contemplar o desejo e a necessidade de estar com o outro, de aceitar o desao que o outro nos lana por meio de sua singularidade, de sua diferena. O encontro com o outro, seja na

88

Verso e Reverso, vol. XXV, n. 59, maio-agosto 2011

ngela Cristina Salgueiro Marques

comunidade ou pela via das representaes mediticas, se expressa sempre de forma agonstica, na qual um indivduo incita o outro por meio da dvida e do estranhamento. A circulao de recursos simblicos mediticos um dos principais fatores por meio dos quais grupos ou indivduos recriam, pacientemente, suas prprias formas de representao, interpretao e comunicao de modo a possibilitar seu reconhecimento diante dos outros. As representaes mediticas tm o potencial de explorar o confronto entre idias j cristalizadas em nosso imaginrio e as idias banidas do imaginrio pelo alto risco de mudanas e rupturas que encerram. No s na identicao que nos percebemos como comunidade, mas sobretudo pela presena da diferena, da pluralidade. Reconhecer o mundo do outro implica tomar contato com novos valores, signicados e modos de conviver eticamente com as diferenas.
A interdependncia entre o indivduo e a comunidade proporciona as bases para os direitos e para uma tica da responsabilidade em um mundo cada vez mais frgil. essencial para nossa sobrevivncia que existam domnios pblicos nos quais nossas vozes e as dos outros possam gentilmente, mas insistentemente, interrogar-se reciprocamente. Claro, em uma era globalmente mediada, isso provavelmente ocorrer em uma multitude de contextos incluindo o local onde trabalhamos, onde cuidamos dos outros e onde descansamos. Contudo, permanecemos dependentes de uma variedade de esferas pblicas que conectam o local e o global, oferecendo continuamente diferentes perspectivas quelas que ns sustentamos habitualmente (Stevenson, 1997, p. 86).

nando uma fuso de horizontes de interpretao. Essa relao entre tica e moral marca a busca da co-responsabilidade de todos, cada um a partir de suas prprias experincias, pelas consequncias das aes que asseguram um ser com os outros e um contexto de vida partilhado.

Consideraes nais
O princpio discursivo desenvolvido por Habermas norteia o ideal de que, nas sociedades complexas atuais, os indivduos coordenam seus assuntos coletivos e legitimam as normas que os vinculam mediante o uso pblico da razo e da troca de argumentos. A perspectiva moral de Habermas estabelece, como vimos, uma diferenciao entre problemas ligados s normas coletivas que asseguram nosso viver-juntos e problemas referentes ao bem-viver de indivduos e grupos particulares (McCarthy, 1995). No entanto, questes ticas e morais se sobrepem quando se trata de estabelecer a solidariedade entre indivduos que buscam e reconhecer mutuamente como parceiros capazes de justicar racionalmente suas aes, falas e desejos (Maia, 2001). Como destacam Cohen e Arato (1992), uma discusso pblica pode nos mostrar que, apesar das discordncias e diferenas, temos algo em comum. Nesse sentido, o conceito de solidariedade associado tica do discurso requer menos a empatia ou a semelhana com o outro, e mais uma habilidade de se identicar com o no-idntico, ou seja, envolve a aceitao do outro como outro, o qual precisa ter a mesma chance de articular necessidades e argumentos (Cohen e Arato, 1992, p. 383) a m de chegar ao entendimento comum. Acredito que em sociedades plurais, ou seja, nas quais vrios grupos e indivduos lutam pelo reconhecimento de suas singularidades e argumentam com base em suas experincias subjetivas, esse processo de esclarecimento recproco fundamental para a reviso e reformulao das representaes simblicas que norteiam as interaes comunicativas, e para a integrao de questes morais coletivas a um amplo debate pblico. Anal, signicados compartilhados no so dados pela imposio de uma tradio, mas so implementados pelos discursos reexivos dos indivduos, pela linguagem e, at mesmo, pelas reapropriaes dos recursos simblicos mediticos. A busca por uma forma tica de sociabilidade deve ser compreendida no como um abando-

Como destaca Herrero (2002), o discurso prtico possibilita a fundamentao de um conceito universal de responsabilidad solidria direcionado para a resoluo de problemas coletivos por meio de processos pblicos de entendimento discursivo entre todos aqueles potencialmente concernidos, em todos os nveis e esferas pblicas parciais em que se colocam os problemas. A tica do discurso, e sua aplicao via discusso prtica, rene os elementos capazes de possibilitar a interconexo dessas diferentes esferas e nveis onde os problemas se manifestam e demandam por solues. A dimenso tica da discusso encontra-se nos princpios de igualdade, cooperao, reciprocidade e no-coero, os quais, nos debates prticos, auxiliam os interlocutores a se colocarem no lugar do outro, ultrapassando a dimenso individual e alca-

Verso e Reverso, vol. XXV, n. 59, maio-agosto 2011

89

A tica dos processos comunicativos: discurso, alteridade e espao pblico

no total das tradies e uma revoluo cultural radical. A sociabilidade contempornea deve incorporar os riscos e os desaos impostos pelos estranhos em sua demanda por reconhecimento. Nesse sentido, o m do medo dos estranhos s se torna possvel por meio da incorporao de prticas relacionais mais abertas, mais aptas a reetir sobre uma mudana das imagens que compem o imaginrio coletivo e o sensus communis responsvel por conduzir a congurao tica e moral de nossas relaes. Nesse processo, gostaria de destacar a importncia das mensagens mediticas como fontes de novas imagens de sociabilidade, assim como de novos esquemas comportamentais que podem at vir a ser incorporados s prticas comunicacionais e identitrias das pessoas (Thompson, 1998). A interpretao e apropriao crtica de recursos simblicos mediticos nos revelam as lutas discursivas que se estabelecem no mbito da recepo e marcam o espao onde se encontra o desao tico e moral da comunicao (Esteves, 2003, p. 164). O poder simblico atribudo queles que detm um acesso privilegiado aos media, ou seja, o poder de impor representaes aos outros desconsiderando valores e interesses coletivos, desaado no mbito da recepo:
Diuturnamente, o telespectador e o texto televisivo se encontram, e o resultado uma espcie de negociao entre os signicados que o texto prope e os signicados que o telespectador atribui ao texto em funo de sua prpria competncia, experincia e expectativa. Trata-se de uma negociao que tambm deve levar em conta processos sociais e culturais mais amplos, principalmente processos de construo social do sentido que caracterizam essa relao (Tesche, 2000, p. 59).

comunicam, se interpelam e buscam recongurar seus valores, princpios e normas morais. O processo tico-moral associado comunicao depende de que esses indivduos faam avanar a tradio por meio da criao e recriao de relaes intersubjetivas pautadas pelo respeito mtuo e voltadas para a promoo dos interesses coletivos, sem desconsiderar as singularidades e as demandas ticas das existncias particulares.

Referncias
APEL, K.-O. 2002. tica do discurso e as coeres sistmicas da poltica, do direito e da economia. In: F.J. HERRERO; M. NIQUET (eds.), tica do Discurso. So Paulo, Loyola, p. 201-223. BAUMAN, Z. 1999. Modernidade e ambivalncia. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 334 p. BENHABIB, S. (ed.). 1996. Democracy and Dierence contesting the boundaries of the political. Princeton, Princeton University Press, 373 p. CHAMBERS, S. 1996. Reasonable Democracy Jrgen Habermas and the Politics of Discourse. London, Cornell University Press, 250 p. COHEN, J.; ARATO, A. 1992. Discourse Ethics and Civil Society. In: J. COHEN; A. ARATO, Civil Society and Political Theory. Cambridge, MIT Press, p. 345-420. ESTEVES, J.P. 2003. Media, Comunicao e Moral Comunicacional. In: J.P. ESTEVES, Espao Pblico e Democracia: comunicao, processos de sentido e identidades sociais. So Leopoldo, Editora Unisinos, p.143-168. ESTEVES, J.P. 1998. A tica da comunicao e os media modernos: legitimidade e poder nas sociedades complexas. Lisboa, Fundao Calouste Gulbenian, 500 p. HABERMAS, J. 1982. A Reply to my Critics. In: J.B. THOMPSON, D. HELD (eds.), Habermas: critical debates. Cambridge, MIT Press, p. 219-283. HABERMAS, J. 1984. Mudana Estrutural da Esfera Pblica. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 398 p. HABERMAS, J. 1987. The Theory of communicative action: vol. II. Lifeworld and system: a critique of functionalism reason. Boston, Beacon Press, 512p. HABERMAS, J. 1991. A Reply. In: A. HONNETH; H. JOAS (eds.), Communicative Action: Essays on Jrgen Habermass The Theory of Communicative Action. Cambridge, MIT Press, p. 214-264. HABERMAS, J. 1992. Further Reections on the Public Sphere. In: C. CALHOUN (ed.), Habermas and the Public Sphere, Cambridge, MIT Press, p. 421-461. HABERMAS, J. 1995. Discourse Ethics: Notes on a Program of Philosophical Justication. In: S. BENHABIB; F. DALLMAYR (eds.), The Communicative Ethics Controversy. Cambridge, MIT Press, p. 60-110. HABERMAS, J. 1996. Between Facts and Norms: contributions to a discourse theory of law and democracy. Cambridge, MIT Press, 636p.

Diante das interaes mediadas, os relacionamentos abafados pela tradio se encontram agora em uma territorialidade de constantes mutaes e desconstrues. Por isso, uma tica dos processos comunicativos deve ser pensada como resultado da experimentao de novas formas de sociabilidade, solidariedade e cooperao constitudas em uma esfera pblica na qual se constituem e se intersectam discursos prticos. Esta forma de sociabilidade estaria apta a incorporar os estranhos em seu processo de luta por reconhecimento simblico. Tal luta requer mudanas culturais e polticas acompanhadas de uma renovao normativa derivada de uma legitimidade constituda na esfera pblica de reexo e debate. Assim, ela s pode ser alcanada por indivduos que compartilham um mundo comum e nele se

90

Verso e Reverso, vol. XXV, n. 59, maio-agosto 2011

ngela Cristina Salgueiro Marques

HABERMAS, J. 1998. Actions, Speech Acts, Linguistically Mediated Interactions, and the Lifeworld. In: M. COOKE (ed.), On the Pragmatics of Communication. Cambridge, MIT Press, p. 215-256. HABERMAS, J. 2002. Pensamento Ps-Metafsico: estudos loscos. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 271 p. HABERMAS, J. 2004. A Incluso do Outro: estudos de teoria poltica. So Paulo, Edies Loyola, 390 p. HABERMAS, J. 2006. Political communication in media society: does democracy still enjoy an epistemic dimension? The impact of normative theory on empirical research. Communication Theory, 16:411-426. HERRERO, F.J. 2002. tica na construo da poltica. In: I. DOMINGUES et al. (orgs.), tica, Poltica e Cultura. Belo Horizonte, Ed. UFMG, p. 69-87. HONNETH, A. 1995. Integrity and disrespect: principles of a conception of morality based on a theory of recognition. In: C.W. WHIGHT (org), The fragmented world of social essays in social and political philosophy. New York, State University of New York Press, p. 247-260. McCARTHY, T. 1995. Practical Discourse and the relation between morality and politics. Revue Internationale de Philosophie, 4(194):461-481. MAIA, R. 2001. Discursos Prticos e a Busca pela tica. In: H. MARI et al. (orgs.), Fundamentos e Dimenses da Anlise do Discurso. Belo Horizonte, Ncleo de Anlise do Discurso FALE/UFMG, p. 73-86.

MARTN-BARBERO, J. 2000. O medo da mdia poltica, televiso e novos modos de representao. In: L. DOWBOR; O. IANNI; P. RESENDE; H. SILVA (orgs), Desaos da Comunicao. Petrpolis, Vozes, p. 28-46. MORIN, E. 1997. Complexidade e tica da solidariedade. In: G. CASTRO, Ensaio de complexidade. Porto Alegre, Sulina, p. 15-24. QUR, L. 1991. Dun modle pistmologique de la communication a un modle praxologique. Rseaux, 46-47:69-90. STEVENSON, N. 1997. Media, ethics and morality. In: J. McGUIGAN (ed.), Cultural methodologies. London, Sage, p. 62-86. TESCHE, A.M. 2000. A construo do texto narrativo em Terra Nostra. In: A. TESCHE; D.F. de SILVA; E.B. DUARTE, Mdias e processos de signicao. So Leopoldo, Editora Unisinos, p. 47-63. THOMPSON, J. 1998. A Mdia e a Modernidade: uma teoria social da mdia. Petrpolis, Vozes, 261 p.

Submetido em: 17/07/2011 Aceito em: 07/08/2011

Verso e Reverso, vol. XXV, n. 59, maio-agosto 2011

91

You might also like