You are on page 1of 26

1

Os Fundamentos da Democracia: Anlise das Teorias Democrticas de Aristteles, Kelsen e Bobbio


* Patrcia da Silva Frana

Sumrio. 1. Consideraes Iniciais 2. Aristteles: a democracia deliberativa 3. Hans Kelsen: a democracia procedimental 4. Norberto Bobbio: a democracia minimalista uma anlise do nosso tempo 5. Consideraes Finais - Bibliografia Toda conscincia aspira a colocar-se como sujeito soberano. Toda conscincia tenta realizar-se reduzindo a outra escravido. O drama pode ser resolvido pelo livre reconhecimento de cada indivduo no outro, cada qual pondo, a um tempo, a si e ao outro como objeto e como sujeito em um movimento recproco. Mas a amizade e a generosidade que realizam concretamente esse reconhecimento das liberdades, no so virtudes fceis; so seguramente a mais alta realizao do homem e, desse modo, que ele se encontra em sua verdade: mas essa verdade a de uma luta incessantemente esboada e abolida. Ela exige que o homem se supere a cada instante. Simone de Beauvoir

1. Consideraes Iniciais

O presente trabalho parte da curiosidade acadmica em estudar os fundamentos tericos da democracia, uma vez que, no s o Brasil, mas a maioria dos Estados modernos possui formas de governos democrticas. O funcionamento da democracia moderna, o que se observa na realidade, fruto de um longo debate atravs dos sculos. Os grandes pensadores preocupados em elaborar teorias ideais, construram concepes de democracias baseadas em diferentes vises de mundo, e consequentemente, diferentes vises do ser humano. Atravs da anlise das teorias democrticas de Aristteles, Hans Kelsen e Norberto Bobbio, se tem a possibilidade de observar diferentes propostas para a constituio de uma democracia ideal, elaboradas em pocas e sob circunstncias muito diversas. A partir do estudo possvel visualizar mecanismos e idias que possam vir a contribuir para o aperfeioamento e o desenvolvimento, sempre necessrio, da democracia brasileira. A democracia deliberativa idealizada por Aristteles, a Repblica, nasce da exposio de opinies coletivas, opinies que divergem e convergem instituindo um intenso

dilogo, que almeja o alcance da verdade prtica, a qual orienta toda ao poltica. Assim, o fundamento da democracia a razo prtica (prudncia) que busca uma verdade prtica. A concepo teleolgica de mundo de Aristteles deve ser observada para que se possa entender a democracia deliberativa como uma forma de governo capaz de aproximar o homem da realizao do seu telos (finalidade). A democracia procedimental de Kelsen entendida como um mtodo capaz de criar a ordem social coletiva. A regra da maioria caracterstica essencial da democracia procedimental, esta permite preservar a liberdade do maior nmero de indivduos da sociedade. A viso relativista de mundo justifica a democracia kelseniana, que fundada na liberdade, j que o indivduo livre (autnomo) para criar suas verdades e seus valores. Bobbio parte de uma definio mnima de democracia, como conjunto de regras do jogo. Considera que a regra da maioria simplesmente uma regra para o clculo dos votos, que no pode ser considerada como um ideal no qual se sustenta um sistema democrtico. O ideal que realmente sustenta um sistema democrtico a supremacia do poder ascendente. Este ideal s poder ser realizado onde existir o sufrgio universal. . Bobbio identifica trs espcies de limites do princpio da maioria: o limite de validade, os limites de aplicao e os limites de eficcia. Finalmente, passa-se a observar a lcida anlise feita por Bobbio acerca dos ideais democrticos e a efetiva realizao destes ideais, isto , uma anlise do que foi prometido e do que de fato foi realizado. Entendemos que o estudo deste ponto particular da obra de Bobbio de enorme relevncia prtica, especialmente em pas como o Brasil que est paulatinamente se desenvolvendo e se aperfeioando como um Estado democrtico.

2. Aristteles: a democracia deliberativa

A prudncia (phronesis) ou razo prtica o saber que possibilita orientar-se na busca da ao correta, o saber que encontramos na poltica e na moral, e se preocupa com o que fazer em um determinado momento, aqui e agora. A prudncia o saber que nasce do ensino e da experincia. Lembrando Homero quem delibera no o valente Aquiles, mas o prudente Ulisses 1, a ao poltica deve ser orientada pela prudncia, como ensina Aristteles:

Idem, p. 44.

(...) a sabedoria prtica relaciona-se com as coisas humanas, e coisas que podem ser objeto de deliberao; com efeito, dizemos que deliberar acima de tudo a funo do homem dotado de sabedoria prtica, alis, deliberar bem; no entanto ningum delibera sobre coisas invariveis, nem sobre coisas cujo fim no seja um bem que possa ser obtido pela ao. Delibera bem, no sentido absoluto da palavra, o homem que visa calculadamente ao que h de melhor para os homens, naquilo que atingvel pela ao 2.

A democracia deliberativa encontra seu fundamento na razo prtica ou prudncia, onde os cidados reunidos expem suas opinies, estabelecendo um dilogo racional, para deliberar sobre as aes e as decises coletivas futuras. A deliberao consiste em combinar meios eficazes em vista de fins realizveis. assim, pois, que o futuro se abre para ns 3. A ao poltica para Aristteles a mesma coisa que a razo prtica (prudncia), porm com essncia diferente, assim a prudncia a razo que orienta o agir individual, e a poltica o agir em relao a toda sociedade cvica4. A ao poltica racional deve ser guiada pela prudncia. A concepo teleolgica de mundo de Aristteles deve ser observada para que se possa entender a democracia deliberativa como uma forma de governo capaz de aproximar o homem da realizao do seu telos (finalidade). O homem em sua essncia um animal racional e social, o animal cvico. Como Aristteles refere na obra Poltica:

Assim, o homem um animal cvico, mais social do que as abelhas e os outros animais que vivem juntos. A natureza, que nada faz em vo, concedeu apenas a ele o dom da palavra, que no devemos confundir com os sons da voz. Estes so apenas a expresso de sensaes agradveis ou desagradveis, de que os outros animais so, assim como ns, capazes. A natureza deu-lhes um rgo limitado a este nico efeito; ns, porm, temos a mais, seno o conhecimento desenvolvido, pelo menos o sentimento obscuro do bem e do mal, do til e do nocivo, do justo e do injusto, objetos para a manifestao dos quais nos foi principalmente dado o rgo da fala. Este comrcio da palavra o lao de toda sociedade domstica e civil 5.

A essncia humana o que define o seu telos (finalidade), assim a vida humana tem por objetivo o desenvolvimento do telos. O bem comum o conjunto de condies materiais e morais, que torna possvel a cada membro da coletividade desenvolver plenamente a sua essncia (racionalidade e sociabilidade). Para que a vida humana venha a ser bem sucedida, ela deve estar sempre em busca da realizao do telos. Assim, tambm a prudncia
2 3

Aristteles. tica a Nicmanos. 1141b. Aubenque, Pierre. A Prudncia em Aristteles. 1 ed., So Paulo: Discurso Editorial, 2003, p.182. 4 Barzotto, Luis Fernando. A Democracia na Constituio. 1ed., So Leopoldo: Editora Unisinos, 2003, p.57. 5 Aristteles. Poltica. Traduo de Roberto Leal Ferreira. 3ed., So Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 5.

tem uma contextura teleolgica, ou seja, a busca pela ao correta em um determinado momento, visando o futuro, se d de acordo com a realizao do telos. A ao correta aquela que aproxima o homem realizao da sua finalidade, a eudaimonia, a vida boa para o homem, a vida feliz 6. Conforme o exposto, o ser humano dotado de razo prtica (prudncia), sabe deliberar, e por isso, torna-se cidado na democracia deliberativa, teleolgica, de Aristteles:

Quanto sabedoria prtica, poderemos chegar sua definio considerando as pessoas que so dotadas dessa virtude. Julga-se que seja caracterstica de um homem dotado de sabedoria prtica ser capaz de deliberar bem acerca do que bom e conveniente para ele, no sob um aspecto particular (...), mas sobre espcies de coisas que contribuem para a vida boa de um modo. Isso fica claro pelo fato de atribuirmos sabedoria prtica a um homem, quando ele calculou bem visando a alguma finalidade boa (...) 7.

A prudncia est presente na democracia deliberativa, a Repblica, que o governo dos muitos, portanto, esta a forma de governo que possibilita a maior participao dos cidados nas deliberaes acerca da administrao dos negcios pblicos. Assim, Aristteles enftico em prol dos muitos, que a seu ver, so superiores elite. A maioria a mais indicada ao exerccio do poder soberano, j que individualmente cada um tem uma parcela de bondade e prudncia, e quando reunidos, coletivamente, podem assumir uma s personalidade quanto s faculdades morais e intelectuais. Para concretizar um ideal de democracia deliberativa, esta maioria dever ser a classe mdia, j que a classe que mais facilmente age de acordo com a razo. O que vale ressaltar quanto ao critrio valorativo utilizado por Aristteles para designar os bons e maus governos, que este est diretamente ligado ao conceito de polis. A polis a comunidade criada para buscar o bem comum, em outras palavras, o objetivo dos indivduos ao se reunirem na polis viver bem. Assim, pelas palavras de Aristteles:

obvio, ento que as constituies cujo objetivo o bem comum so corretamente estruturadas, enquanto as que visam apenas o bem dos prprios governantes so todas defeituosas e constituem desvios das constituies corretas; de fato, elas passam a ser despticas, enquanto a cidade deve ser uma comunidade de homens livres 8.

6 7

Barzotto, Luis Fernando. A Democracia na Constituio. 1ed., So Leopoldo: Editora Unisinos, 2003, p.43. Aristteles. tica a Nicmanos. 1140a. 8 Aristteles. Poltica. 1279a.

O que chama a ateno na definio da repblica aristotlica que ela se forma mesclando dois regimes maus 9, a saber, a oligarquia e a democracia. Assim, vale referir que o critrio que distingui a oligarquia da democracia no quantitativo, mas qualitativo, ou seja, o critrio a diferena entre ricos e pobres10. Neste sentido, Aristteles: S os Estados mistos consideram ao mesmo tempo os ricos e os pobres, a opulncia e a liberdade (...) 11.

(...) o que difere a democracia da oligarquia a pobreza e a riqueza; conseqentemente, onde quer que os governantes exeram o poder por causa da riqueza, sejam eles minoria ou maioria, ter-se- uma oligarquia, e onde os pobres governarem ter-se- uma democracia12.

A repblica a mescla entre dois regimes. O homem prudente capaz de deliberar com vista ao bem viver em geral, atravs do discurso poltico, da troca de opinies com seus semelhantes, que alcanar a deciso correta. Somente a forma de governo fundada em concordncia com a natureza humana, ou seja, que possibilite ao homem realizar-se como animal social e racional, com vista ao bem comum, pode oferecer as condies para a vida boa (eudaimonia). A repblica, a democracia deliberativa de classe mdia, o governo dos muitos, assim, proporciona as possibilidades do desenvolvimento da razo prtica, e a forma de governo que visa o bem comum, por isso, fornece as condies para os cidados alcanarem a vida boa. A repblica o governo racional que se pode e se deseja realizar. Segundo o critrio qualitativo, a oligarquia o governo dos ricos, a democracia, o dos pobres, e a repblica, o da classe mdia. A repblica o governo misto inspirado no ideal da tica aristotlica, a mediao, que se funda em um valor elevado e positivo de tudo o que est entre dois extremos13.

(...) se dissemos com razo na tica que a vida feliz a vivida de acordo com os ditames da moralidade e sem impedimentos e que a moralidade um meio termo, segue-se necessariamente que a vida segundo este meio termo a melhor um meio termo acessvel a cada um dos homens 14.

O critrio anteriormente citado (a mediao) utilizado por Aristteles para definir qual a melhor classe de cidados para deliberar, e esta a classe mdia, j que est
9

Bobbio, Norberto. A Teoria das Formas de Governo. Traduo de Srgio Bath. 10ed., Braslia: Editoria Universidade de Braslia, 1997, p.60. 10 Idem, p.60-61. 11 Aristteles. Poltica. Traduo de Roberto Leal Ferreira. 3ed., So Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 114. 12 Aristteles. Poltica. 1280a. 13 Bobbio, Norberto. A Teoria das Formas de Governo. Traduo de Srgio Bath. 10ed., Braslia: Editoria Universidade de Braslia, 1997, p.62. 14 Aristteles. Poltica. 1295 b.

entre os dois extremos (ricos e pobres): igualmente claro que a comunidade poltica administrada pela classe mdia a melhor, e que possvel governar bem as cidades nas quais a classe mdia a mais numerosa (...) 15. Aristteles, ainda constata que os melhores legisladores eram membros da classe mdia: Um poderoso argumento a favor da mediocridade que os melhores legisladores foram cidados de mdia fortuna. Slon declara-se tal em suas poesias (...) 16. A razo prtica o fundamento de toda a ao poltica, neste sentido Aristteles acredita que a classe mdia possui as melhores condies para o exerccio da razo prtica. J que os mesmos possuem a virtude de um bom cidado: virtude de um cidado consiste na capacidade de bem governar e de bem obedecer 17. O cidado da classe mdia sabe ordenar, diferentemente dos pobres que esto sujeitos submisso, e que por isso no se deparam com situaes de tomada de deciso, ou seja, no se utilizam da razo prtica (saber que possibilita orientar-se em busca da ao correta) 18. Ainda, os membros da classe mdia sabem obedecer, diferente dos ricos que s fazem mandar e no esto acostumados a obedecer: Desde a infncia, so tomados por essa arrogncia domstica e a tal ponto corrompidos pelo luxo que desdenham na escola at mesmo escutar o professor
19

. A classe mdia a melhor classe

para governar, pois sabe ordenar e obedecer, utilizando-se melhor da razo:

(...) sem dvida melhor desfrutar moderadamente de todos os bens proporcionados pela sorte, pois nessa condio de vida mais fcil obedecer a razo. (...) a classe mdia menos propensa a fugir ao exerccio de funes pblicas ou busca-las sofregamente, e ambas estas atitudes so prejudiciais cidade20.

A estabilidade gerada pelo governo da classe mdia, a repblica ou democracia deliberativa, o que fundamenta a vantagem do regime21. O cidado medocre no sofre insurreies, j que no cobia as coisas dos outros, como os pobres, e nem mesmo atra inveja, como os ricos. Para Bobbio, o critrio da estabilidade central nas reflexes histricas acerca da forma de governo, e o que permite diferenciar o bom e o mau regime:

15 16

Idem, 1296 a. Aristteles. Poltica. Traduo de Roberto Leal Ferreira. 3ed., So Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 190. 17 Aristteles. Poltica. 1277. 18 Barzotto, Luis Fernando. A Democracia na Constituio. 1ed., So Leopoldo: Editora Unisinos, 2003, p.62. 19 Aristteles. Poltica. Traduo de Roberto Leal Ferreira. 3ed., So Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 188. 20 Aristteles. Poltica. 1295 b. 21 Bobbio, Norberto. A Teoria das Formas de Governo. Traduo de Srgio Bath. 10ed., Braslia: Editoria Universidade de Braslia, 1997, p. 62.

Chamamos a ateno do leitor para este tema: a estabilidade. Um tema verdadeiramente central na histrica das reflexes acerca do bom governo, pois um dos critrios fundamentais que permite distinguir (ainda hoje) o bom governo do mal sua estabilidade. O que faz com que a mistura de democracia e oligarquia seja boa (...) justamente o fato de que est menos sujeita s mutaes rpidas provocadas pelos conflitos sociais os quais, por sua vez, resultam da diviso muito ntida entre classes contrapostas22.

De acordo com a viso de mundo teleolgica de Aristteles, a democracia deliberativa (a repblica) a forma de governo que mais se assemelha natureza humana, por isso a mais natural. Assim, este regime o que melhor se relaciona com a essncia humana, pois tambm, a essncia da polis. O homem por natureza um animal racional e poltico, e somente atravs de um governo dos muitos, vinculado com a razo prtica (prudncia) estabelecida atravs do dilogo democrtico, que se pode garantir um governo que satisfaa o ideal de vida humana que o telos, ou seja, que o bem dos homens, assim: O homem , por natureza, um animal democrtico 23. A democracia deliberativa de classe mdia a melhor forma de governo, j que, proporciona as melhores condies sociais e econmicas para a realizao da razo prtica. Assim, o homem encontra um caminho para a plena realizao de sua essncia, como ser racional e poltico, o que possibilita todas as condies para ele viver bem e feliz.

3. Hans Kelsen: a democracia procedimental

A democracia procedimental entendida como um mtodo capaz de criar a ordem social coletiva, ou seja, esta a forma de governo que prev regras e procedimentos que possibilitam aos cidados tomarem decises. Estas regras no dizem respeito ao contedo das decises, mas operam de forma a estabelecer quem so os cidados aptos a decidir e de que forma se realizam tais decises: (...) a democracia apenas uma forma, apenas um mtodo de criao da ordem social (...) 24. A regra da maioria, assim entendida, caracterstica essencial da democracia procedimental, e ela que preserva a liberdade do maior nmero de indivduos da sociedade. O homem, para Kelsen, um indivduo anti-social e auto-interessado por natureza, assim, naturalmente o homem exige liberdade, querendo impor sua vontade para satisfazer seus

22 23

Idem, p. 62. Barzotto, Luis Fernando. A Democracia na Constituio. 1ed., So Leopoldo: Editora Unisinos, 2003, p.82. 24 Kelsen, Hans. A Democracia. 1 ed., So Paulo: Editora Martins Fontes, 1993, p. 103.

prprios interesses, acaba por se opr ao poder coercitivo do Estado. Entendendo que a vida em sociedade necessria, e que para tal deve haver um poder que regule as relaes humanas, esta liberdade natural deve sofrer uma modificao, assim: A liberdade natural transforma-se em liberdade social ou poltica
25

. A liberdade social entendida como

autodeterminao, ou seja, dispe da liberdade aquele que obedece s leis as quais esto em conformidade com sua vontade. Como impossvel conciliar todas as vontades individuais com a ordem social: (...) a existncia da sociedade ou do Estado pressupem que possa haver discordncia entre a ordem social e a vontade individual26; a regra da maioria procura a maximizao da liberdade27. Vale ressaltar que o valor igualdade est ligado ao valor liberdade, mas entendido como secundrio28: o valor de liberdade e no de igualdade que determina, em primeiro lugar, a idia de democracia
29

. O valor igualdade na

democracia procedimental uma idia formal, ou seja, a igualdade dos direitos polticos: (...) uma vez que todos devem ser livres na maior medida possvel, todos devem participar da formao da vontade do Estado e, consequentemente, em idntico grau 30. Kelsen realiza uma analogia entre teoria poltica e partes da filosofia (a epistemologia e a teoria dos valores). Na teoria de Kelsen, em ltima anlise, existem duas formas de Estado antagnicas: a democracia e a autocracia. E na filosofia, na esfera da epistemologia e da teoria dos valores, existe o antagonismo entre absolutismo filosfico e relativismo filosfico. Assim, segundo Kelsen:

(...) no existe apenas um paralelismo externo, mas uma relao interna entre o antagonismo autocracia/democracia, por um lado, e absolutismo filosfico/relativismo filosfico, por outro; que a autocracia como absolutismo poltico est coordenada com o absolutismo filosfico, enquanto a democracia, como relativismo poltico, est coordenada com o relativismo filosfico 31.

O absolutismo filosfico acredita na existncia de uma realidade absoluta, realidade esta que vai alm das possibilidades de conhecer da mente humana: (...) sua existncia est alm do espao e do tempo, dimenses s quais se restringe o conhecimento

25 26

Kelsen, Hans. A Democracia. 1 ed., So Paulo: Editora Martins Fontes, 1993, p. 28. Idem, p. 30. 27 Bobbio, Norberto. Teoria Geral da Poltica: a filosofia poltica e as lies dos clssicos. 6 ed., Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000, p. 435. 28 Barzotto, Luis Fernando. A Democracia na Constituio. 1ed., So Leopoldo: Editora Unisinos, 2003, p. 133. 29 Kelsen, Hans. A Democracia. 1 ed., So Paulo: Editora Martins Fontes, 1993, p. 99. 30 Idem, p. 99. 31 Idem, p.161.

humano

32

. Uma realidade absoluta pressupe uma verdade absoluta e valores absolutos,

assim, existe uma razo sobre-humana, ou divina, criadora da realidade e detentora da verdade, e para que haja um juzo verdadeiro, no deve apenas existir de um ponto de vista da razo humana, mas remeter a uma existncia absoluta 33. A existncia absoluta idntica autoridade absoluta enquanto fonte de valores absolutos
34

. Desta forma, existem valores

absolutos, que no esto condicionados ao sujeito que julga, mas so estabelecidos por uma autoridade absoluta, sendo estes valores inerentes realidade que entendida como: criao e emanao do bem absoluto 35. Esta posio epistemolgica acaba por subordinar o sujeito ao objeto de conhecimento: (...) a funo do conhecimento simplesmente refletir, como um espelho, os objetos que existem em si mesmos
36

. Os objetos iro sempre existir, assim, o homem,

atravs de sua experincia sensitiva e racional, pode apenas ter uma idia vaga e superficial do objeto, como o refletir de um espelho:
A importncia decisiva desta comparao da cognio humana com um espelho repousa no fato de que o mundo verdadeiro e real est alm do espelho, isto , alm da cognio humana, e que, seja o que for que seja compreendido em sua moldura - o mundo tal como o homem o experimenta com os seus sentidos e a sua razo -, apenas aparncia, apenas o plido reflexo de um mundo superior, transcendente37.

Com isso, possvel identificar a ligao entre a filosofia absolutista e a autocracia, j que nesta os indivduos esto subordinados a uma autoridade que se diz nica detentora da vontade divina, e por isso conhece a verdade absoluta e os valores absolutos:

(...) diante da autoridade do bem absoluto que tudo domina, aos que recebem a salvao desse bem s cabe a obedincia, obedincia incondicional e grata quele que, de posse do bem absoluto, conhece e quer tal bem; uma obedincia que, sem dvida, s pode estar apoiada na crena de que a autoridade do legislador tem posse do bem absoluto do mesmo modo como, em sentido inverso, admite-se que o conhecimento desse bem seja proibido grande massa dos sditos38

32 33

Idem, p. 164. Idem, Ibidem. 34 Idem, Ibidem. 35 Idem, Ibidem. 36 Idem, p.165. 37 Kelsen, Hans. Teoria Geral do Direito e do Estado. 3 ed. So Paulo: Editora Martins Fontes, 1998, p. 600. 38 Kelsen, Hans. A Democracia. 1 ed., So Paulo: Martins Fontes, 1993, p. 104.

10

O relativismo filosfico acredita que a realidade pode ser conhecida pelo homem, e vai alm, dizendo que a realidade somente existe na esfera do conhecimento humano
39

. Assim, a realidade cognoscvel relativa ao sujeito cognoscente, portanto, o

homem atravs de seu conhecimento cria seu mundo. Ora se o homem criador de seu mundo, no se pode falar em verdade absoluta e valores absolutos, mas somente, em verdades relativas e valores relativos:

(...) a opinio de que o conhecimento humano s tem acesso a verdades relativas, a valores relativos, e, por conseguinte, qualquer verdade e qualquer valor assim como o indivduo que descobre devem estar prontos para se retirar a qualquer momento e deixar lugar a outros valores e outras verdades, leva a concepo criticista e positivista do mundo, entendendo-se com isso aquela direo da filosofia e da cincia que parte do positivismo, ou seja, do dado, do perceptvel, da experincia, que pode sempre mudar e que muda incessantemente, e recusa, portanto, a idia de um absoluto transcendente a essa experincia40.

A epistemologia relativista kelseniana claramente influenciada pelo pensamento de Kant, inclusive, Kelsen deixa isso expresso em sua obra: (...) a epistemologia relativista, na apresentao mais consistente que dela faz Kant, interpreta o processo de conhecimento como criao do objeto 41. O relativismo filosfico separa definitivamente realidade e valor. Entendendo que, qualquer opinio valorativa baseada em sentimentos, em fatores emocionais, por isso, carece de objetividade. Assim, toda opinio valorativa no pode ser baseada em um conhecimento racional da realidade. Se todo juzo de valor subjetivo, ningum poder se dizer detentor de valores absolutos, da mesma forma, que ningum poder considerar seus valores superiores aos de outrem. O que irradia desta concepo axiolgica que a opinio individual no sendo a nica possvel, determina que se leve em considerao, e que se respeite, tambm a opinio alheia, da o sei estreito vnculo com a democracia:

A democracia julga da mesma maneira a vontade poltica de cada um, assim como respeita igualmente cada credo poltico, cada opinio poltica, cuja expresso, a vontade poltica. Por isso a democracia d a cada convico poltica a mesma possibilidade de exprimir-se e de buscar conquistar o nimo dos homens atravs da livre concorrncia 42.

39 40

Idem, p. 164. Idem, p. 105. 41 Idem, p. 165. 42 Idem, p.105.

11

O que pode parecer que uma concepo relativista de valores acaba por ser amoral, ou at mesmo imoral. Kelsen responde: O princpio moral que fundamenta ou do qual se pode deduzir uma doutrina relativista de valores o princpio da tolerncia (...) 43. Tolerncia existe no campo de ao do ordenamento jurdico positivo, o qual no permite o uso da violncia, devendo possibilitar a discusso intensa e pacfica. Se a democracia uma forma de governo justa, ela s o por significar liberdade, e liberdade significa tolerncia
44

. Afirmar que alguma coisa justa ou injusta sempre um juzo de valor, e como

todo o juzo de valor subjetivo, no ser possvel que a justia seja entendida como absoluta. Kelsen ao responder a questo sobre o que justia, deixa expresso que s existe uma justia relativa, e assim responde o que ele entende por justia:

Uma vez que a cincia minha profisso e, portanto, a coisa mais importante em minha vida, trata-se daquela justia sob cuja proteo a cincia pode prosperar e, ao lado dela, a verdade e a sinceridade. a justia da liberdade, da paz, da democracia, da tolerncia45.

A realidade vira objeto de conhecimento atravs de um processo racional de conhecimento, o qual determinado por normas que emanam da mente humana. O sujeito cognoscitivo livre para conhecer e se autodetermina no processo racional. Atravs do processo racional de conhecimento, o homem cria enunciados sobre a realidade verificveis por fatos objetivos, diferente de um juzo de valor que baseado em sentimentos:

O enunciado de que a gua mais pesada que a madeira pode ser verificado pela experincia, que demonstra que o enunciado conforma-se com os fatos. Enunciados sobre fatos baseiam-se, verdade, na percepo de nossos sentidos, controlados por nossa razo, e, portanto, tambm so subjetivos, em certo sentido. Mas as percepes de nossos sentidos esto sob o controle de nossa razo em um grau muito maior do que esto nossos sentimentos e, na verdade, ningum duvida que a gua mais pesada que a madeira46.

A democracia procedimental entendida como um mtodo que cria a ordem social. A regra da maioria, que est na essncia do funcionamento da democracia, responsvel por garantir a liberdade do maior nmero possvel de indivduos, esta liberdade a liberdade social, a qual possibilita ao indivduo participar da criao da ordem social a qual
43 44

Kelsen, Hans. O que Justia?. 3 ed., So Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 24. Idem, Ibidem. 45 Idem, p.25. 46 Idem, p. 293.

12

se submete. A cosmoviso que serve para justificar a democracia kelseniana a relativista, tambm fundada na liberdade, j que o indivduo livre (autnomo) para criar suas verdades e seus valores 47. Assim, o cidado da democracia procedimental est protegido da submisso vontade de um indivduo ou grupo que se diga detentor da verdade absoluta e de valores absolutos, est protegido de ideologias irracionais, as quais sustentam o poder do governante autocrata. A democracia procedimental essencialmente racionalista, antimetafsica, positivista e relativista. Na democracia representativa os membros que representam os rgos especializados so nomeados por eleio popular, a autodeterminao do indivduo limita-se ao processo de eleio dos membros. O rgo especializado que exerce a funo legislativa o parlamento eleito pelo povo, a funo administrativa e a funo judiciria so exercidas por funcionrios igualmente eleitos pelo voto popular. Estes funcionrios tm responsabilidade poltica e judicial perante o eleitorado. Da que para Kelsen, os Estados modernos que se dizem democracias representativas, na realidade no funcionam como tal. O que se pode observar nos Estado modernos que os membros do judicirio e da administrao jamais so nomeados pelo mtodo da eleio popular. O parlamento o nico rgo eleito pelo povo, porm seus membros no possuem qualquer vnculo jurdico com seu eleitorado:

Para se estabelecer uma verdadeira relao de representao, no basta que o representante seja nomeado ou eleito pelos representados. necessrio que o representante seja juridicamente obrigado a executar a vontade dos representados, e que o cumprimento dessa obrigao seja juridicamente garantido. A garantia tpica o poder dos representados de cassar o mandato do representante caso a atividade deste no se conforme aos seus desejos48.

Os indivduos que participam do processo eleitoral possuem o direito de sufrgio, que um dever jurdico de exercer a funo de votar, o direito de sufrgio deve ser o mais universal e igualitrio possvel: especialmente incompatvel com a idia de sufrgio universal excluir mulheres ou indivduos pertencentes a certas profisses (...) 49. No entanto, um indivduo sozinho tem pouca influncia sobre a organizao do Estado, e para que obtenha mais influncia, deve se reunir com outros indivduos que compartilhem sua viso poltica, da surgem os partidos polticos.

47

Barzotto, Luis Fernando. A Democracia na Constituio. 1ed., So Leopoldo: Editora Unisinos, 2003, p. 137. 48 Idem, p. 414. 49 Idem, p. 420.

13

O parlamento que forma a vontade do Estado fundado sobre o sistema eleitoral proporcional. De acordo com Kelsen o sistema eleitoral proporcional impede o domnio da vontade da maioria sobre a vontade da minoria. Pressupondo a organizao dos cidados em partidos. Um partido poltico deve ter um mnimo de eleitores para eleger seus representantes, e quanto maior este nmero, mais representantes ter no parlamento: Para ser eleito no necessrio realmente obter maioria de votos, mas suficiente obter um mnimo, cujo clculo constitui a caracterstica da tcnica proporcional 50. Kelsen prega uma reforma do parlamentarismo, entendo ser possvel mesclar elementos da democracia direta com a democracia representativa (indireta), com isso seria possvel que o povo participasse em grau maior da criao da ordem estatal. Os mecanismos para concretizar esta participao popular seriam o referendo, o plebiscito e a iniciativa popular de leis51. Para impedir que a democracia da maioria se torne uma autocracia da maioria, se pressupe a existncia de uma minoria que no pode ser anulada, nem desrespeitada pela maioria. Assim, um Estado verdadeiramente democrtico aquele em que a ordem social criada atravs da permanente discusso entre maioria e minoria, onde existe liberdade de opinio:

Essa discusso tem lugar no apenas no parlamento, mas tambm, e em primeiro lugar, em encontros polticos, jornais, livros e outros veculos de opinio. Uma democracia sem opinio pblica uma contradio em termos 52.

Da se pode observar que a democracia no abandona por completo os ideais do liberalismo poltico: A democracia moderna no pode estar desvinculada do liberalismo poltico 53. O liberalismo poltico parte do princpio da restrio do poder do Estado frente a algumas esferas do interesse individual, o indivduo deve ser protegido por lei contra a interveno estatal, esta a origem dos direitos fundamentais e das liberdades fundamentais. A democracia, para no virar uma tirania da maioria, se vale dos ideais liberais. Porm, no mais com o propsito de proteger o indivduo, mas para proteger a minoria contra a ao arbitrria da maioria.

50 51

Kelsen, Hans. A Democracia. 1 ed., So Paulo: Martins Fontes, 1993, p. 72. Idem, p. 53 -59. 52 Kelsen, Hans. Teoria Geral do Direito e do Estado. 3 ed. So Paulo: Editora Martins Fontes, 1998, p. 410. 53 Kelsen, Hans. A Democracia. 1 ed., So Paulo: Martins Fontes, 1993, p. 183.

14

Tendo em vista que a existncia da minoria essencial para a democracia, esta deve ser protegida, devendo ter a possibilidade de recorrer jurisdio constitucional. No corpo legislativo constitucional de uma democracia procedimental deve ter catalogado o rol de direitos e liberdades fundamentais, indispensvel para proteo da minoria. Para ser criada, modificado ou revogada a lei constitucional preciso um quorum qualificado, assim necessariamente, deve haver um acordo entre maioria e minoria. Esta autolimitao representada pelo princpio da legalidade, onde as regras procedimentais democrticas devem, obrigatoriamente, ser obedecidas:

Essa autolimitao significa que o rol dos direitos fundamentais e das liberdades fundamentais se transforma de instrumento de proteo do indivduo contra o Estado, em instrumento de proteo da minoria (...) contra a maioria puramente absoluta; significa que as disposies referentes a certos interesses nacionais, religiosos, econmicos ou espirituais s podem ser decididos depois da aprovao de uma minoria qualificada, portanto s se maioria e minoria estiverem de acordo 54.

A democracia de Kelsen deve ser entendida como a forma de governo onde os indivduos participam da criao das normas jurdicas, as quais esto subordinados. Isso significa dizer que so os indivduos a partir de atos que so atribudos ao Estado, baseados na ordem jurdica, que criam o Direito, este o Estado de Direito que satisfaz aos requisitos da democracia e da segurana jurdica
55

. no Estado de Direito entendido como ordem

jurdica relativamente centralizada, onde a criao da ordem social estabelecida por um parlamento eleito pelo povo, que a liberdade poltica, os direitos fundamentais e as liberdades fundamentais encontram-se garantidas. A democracia procedimental entendida como forma de governo, ou de Estado, um mtodo capaz de criar a ordem jurdica. Efetivamente, frente a impossibilidade de uma democracia direta, o parlamento o responsvel pela criao de normas, e por isso, tambm o responsvel por criar a vontade do Estado. Uma vez que a regra da maioria um princpio indispensvel para a existncia da democracia, a vontade do Estado deve coincidir com a vontade poltica da maioria. Frente a uma concepo de mundo relativista, no mais possvel evocar o poder dizendo-se detentor de verdades absolutas e valores absolutos, uma vez que os indivduos so livres para criar suas verdades e valores. A vontade do indivduo pretende unicamente realizar seus prprios interesses. Para conciliar estas vontades a melhor forma de
54 55

Idem, p. 68. Kelsen, Hans. Teoria Pura do Direito. 6 ed., So Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 346.

15

governo a democracia procedimental, fundada na regra da maioria, maximiza as liberdades individuais, satisfazendo o maior nmero de vontades.

4. Norberto Bobbio: a democracia minimalista uma anlise do nosso tempo

A democracia, para Bobbio, uma via, que estabelece as regras do jogo, ou seja, estabelece quais so as pessoas responsveis por tomar decises coletivas e quais os procedimentos para a tomada de decises. Estas regras so os chamados universais processuais, que so enumerados resumidamente por Bobbio:

1) todos os cidados que tenham alcanado a maioridade etria sem distino de raa, religio, condio econmica, sexo, devem gozar de direitos polticos, isto , cada um deles deve gozar do direito de expressar sua prpria opinio ou de escolher quem a expresse por ele; 2) o voto de todo o cidado deve ter igual peso; 3) todos aqueles que gozam dos direitos polticos devem ser livres para votar segundo sua prpria opinio formada, ao mximo possvel, livremente, isto , em uma livre disputa entre grupos polticos organizados em concorrncia entre si; 4) devem ser livres tambm no sentido de que devem ser colocados em condies de escolher entre diferentes solues, isto , entre partidos que tenham programas distintos e alternativos; 5) seja para as eleies, seja para as decises coletivas, deve valer a regra da maioria numrica, no sentido de que ser considerado eleito o candidato ou ser considerada vlida a deciso que obtiver o maior nmero de votos; 6) nenhuma deciso tomada por maioria deve limitar os direitos da minoria, particularmente o direito de se tornar por sua vez maioria em igualdade de condies56.

A definio mnima de democracia, como conjunto de regras do jogo, uma destas regras a regra da maioria. Pressupe que indispensvel que os indivduos chamados a decidir, possam fazer exercer seus direitos polticos livremente, e para isso, necessariamente devem existir limites constitucionais, como os direitos individuais inviolveis (direitos de liberdade de opinio, de expresso das prprias opinies, de reunio de associao, etc.). Estes direitos formam a base de um Estado Liberal, da o entendimento que o Estado Liberal o pressuposto histrico e jurdico do Estado democrtico. Bobbio considera que a regra da maioria simplesmente uma regra para o clculo dos votos, no pode ser considerada como um ideal no qual se sustenta um sistema democrtico. Neste ponto, Bobbio diverge de Kelsen, j que, para Kelsen a regra da maioria
56

Bobbio, Norberto. Teoria Geral da Poltica: a filosofia poltica e as lies dos clssicos. 6 ed. Rio de Janeiro: Campos, 2000, p. 427.

16

a regra fundamental da democracia, assim, de acordo com argumentos axiolgicos, justifica a regra da maioria como sendo a sntese das idias de liberdade e igualdade. Bobbio afirma que o princpio da maioria no pressupe a idia de igualdade, e que por isso a igualdade no pode servir para justificar o princpio da maioria, exemplifica que em muitos casos o princpio da maioria pode ser respeitado, no entanto os votos no so igualmente considerados:

(...) uma hipottica votao poltica com voto mltiplo (mas vigora com freqncia a regra de que, em caso de empate de votos, o voto do presidente conta por dois) no contraria o princpio da maioria, embora no respeitando o princpio democrtico do valor igual dos indivduos 57.

O ideal que realmente sustenta um sistema democrtico a supremacia do poder ascendente, que vai da base ao vrtice, sobre o poder dissidente, que sua absoluta oposio. Porm, este ideal s poder ser concretizado onde existir o sufrgio mais universal possvel, ou seja, onde o poder ascendente alargado ao maior nmero de indivduos. Bobbio constata que ao lado da regra da maioria como mecanismo de formao da vontade coletiva, existe tambm, o acordo firmado entre partes independentes visando formao de uma vontade comum, como um contrato ou uma negociao. Seguindo a teoria dos jogos, Bobbio entende que existe uma vontade coletiva formada por um compromisso como tendo um resultado positivo, ou seja, onde ambas as partes acabam ganhando alguma coisa; diferentemente da vontade coletiva formada por maioria, que sempre haver uma parte que ganha e outra que perde: (...) de fato, no que se refere ao que est em jogo, a maioria vence enquanto a minoria perde, e a minoria perde aquilo que a maioria vence
58

. O

princpio da livre contratao, em uma sociedade pluralista como as que constituem os Estados modernos, dever persistir. Afinal, o ideal de democracia est diretamente ligado a idia de acordo entre os indivduos sobre as regras de convivncia, mesmo que se trate de uma nica regra: a da maioria. Assim conclui:

A razo dessa persistncia est no fato de que difcil, seno impossvel, dissociar o ideal de uma sociedade livre da prtica, para alm do princpio de maioria, estendido ao maior nmero, da contratao entre indivduos ou grupos formalmente livres e iguais59.

57 58

Idem, p. 434. Idem, p. 440. 59 Idem, p. 441.

17

Considerando o exposto, o principio da maioria considerado apenas como um elemento utilizado para o clculo dos votos em uma democracia. Bobbio identifica trs espcies de limites do princpio da maioria: o limite de validade, os limites de aplicao e os limites de eficcia. O limite de validade da regra da maioria coloca o problema de saber se a regra da maioria vale em qualquer caso, ou seja, possui uma validade absoluta, at mesmo se for utilizada para tomar a deciso de abolir o prprio princpio da maioria; ou pelo contrrio, a validade da regra da maioria no absoluta, e assim, est subordinada a uma regra superior, a qual impede a abolio do princpio da maioria. A nica resposta ao problema que Bobbio entende como persuasiva a de considerar a princpio da maioria como meta-regra do jogo. Esta regra em especial devem ser aceitas por unanimidade, seno torna impossvel o desenvolvimento do jogo. Assim quem aceita participar da formao de uma determinada deciso ou eleio, deve aceitar a regra da maioria como um procedimento, que faz parte das regras do jogo:

(...) a maior fora vinculadora das regras do jogo com relao a todas as outras esteja na considerao que cada jogador faz acerca da prevalncia do interesse geral de manter as regras do jogo sobre o interesse partculas de fazer vencer a prpria parte em uma deciso especfica 60.

Os limites da aplicao da regra da maioria deve ser entendido tendo em vista que existem algumas matrias sobre as quais o princpio da maioria no pode ser aplicado na deciso, sob pena de promover uma deciso injusta, ou inadequada. Poderia se tomar como exemplo uma deciso por maioria que violasse os direitos do homem e do cidado, contemplados por quase todas as constituies modernas, seria assim uma deciso injusta, mesmo que decidida por maioria. Aqui se entra no limite do que opinvel, e Bobbio afirma que certas matrias no so passveis de ser opinveis, como o caso dos direitos fundamentais que so postulados ticos. Tambm, no podem ser decidas por maioria questes cientficas e tcnica, no por no serem opinveis, mas por razes objetivas e pela complexidade do procedimento de deciso. Outro limite de aplicao da regra da maioria quanto as questes de credo, ou seja, matrias de foro intimo, assim Bobbio exemplifica: (...) pode-se submeter a referendo a escolha entre monarquia e repblica, no se pode

60

Idem, p. 443.

18

submeter a referendo a escolha entre cristianismo e atesmo, entre a obrigao de adorara a um Deus, a outro, ou a nenhum 61. Os limites de eficcia da regra da maioria so todas aquelas promessas que a aplicao da regra pretendia, mas que acabou no podendo ser cumprido. Uma das promessas no cumpridas seria a possibilidade de reverso das decises tomada, assim, caso a minoria se tornasse maioria, seria possvel esta nova maioria modificar as decises anteriores tomadas por aquela outra. Na prtica, muitas das decises anteriores so irreversveis: (...) so dificilmente reversveis as situaes criadas por grandes reformas, tais como a diviso de latifndios ou a nacionalizao de uma indstria (...) 62. A democracia minimalista um mtodo ou uma via para a tomada de decises coletivas, isto , o conjunto de regras que possibilita a deciso coletiva. Sustentada pelo ideal do poder ascendente, o qual para ser concretizado necessita do sufrgio universal, e mais, necessita de garantias constitucionais que efetivamente possibilitem o exerccio da liberdade poltica e de opinio. Aqui est a medida para um governo ser verdadeiramente democrtico e o que o diferencia de uma oligarquia, ou seja, a constatao de quantas pessoas so chamadas a expressar seu prprio consenso (ou dissenso)
63

. O princpio da maioria

entendido apenas como um dos elementos para o bom funcionamento da democracia, mesmo que tal procedimento possua limites e nem sempre funcione: a regra da maioria resiste a todas as crticas porque ainda no se descobriu nada melhor 64. Bobbio realiza uma das mais lcidas anlises acerca dos ideais democrticos e a efetiva realizao destes ideais, isto , uma anlise do que foi prometido e do que de fato foi realizado. Entendemos que o estudo deste ponto particular da obra de Bobbio de enorme relevncia prtica, especialmente em pas como o Brasil que est paulatinamente se desenvolvendo e se aperfeioando como um Estado democrtico. Em uma bela passagem da obra O Futuro da Democracia, Bobbio citando o poeta russo Boris L. Pasternak, encontra a matria bruta:

(...) um interlocutor chamou minha ateno para as palavras conclusivas que Pasternak pe na boca de Gordon, o amigo do doutor Jivago: Aconteceu mais vezes na histria. O que foi concebido como nobre e elevado tornou-se matria bruta. Assim a Grcia virou Roma, assim o iluminismo russo tornou-se a revoluo russa . Assim, acrescento eu, o pensamento liberal e democrtico de um Locke, de um Rousseau, de um Tocqueville, de um
61 62

Idem, p. 445. Idem, p. 447. 63 Idem, p. 438. 64 Idem, p. 447.

19

Bentham e de um John Stuart Mill tornou-se a ao de... (coloquem vocs o nome que preferirem; tenho certeza de que no tero dificuldade para encontrar mais um) 65.

O primeiro contraste entre o mais nobre e elevado ideal de democracia e a matria bruta resultada, diz respeito concepo individualista da sociedade. Uma concepo individualista pressupe que a sociedade fruto da vontade individual, assim a sociedade poltica, ou qualquer outra sociedade, somente criada porque os indivduos soberanos estando de acordo conciliam as suas vontades, aqui o que se pretende no deixar espao para centros de poder intermedirios. da sociedade idealizada por uma viso de mundo individualista que surge a democracia, porm o que se observa que este ideal de sociedade no foi cumprido: (...) sujeitos politicamente relevantes tornaram-se sempre mais os grupos, grandes organizaes, associaes (...) e sempre menos os indivduos
66

. Na

sociedade moderna no existe um centro especfico de poder, porm vrios. Da a classificao feita pelos estudiosos de que a sociedade moderna policntrica ou polirquica, isto , possui vrios centros de poder. A democracia frente complexidade da sociedade moderna surge como democracia representativa, os representantes eleitos representam vontade da nao, jamais poderiam estar vinculados a interesses particulares, da a proibio de um mandato imperativo. Em uma democracia representativa geralmente a constituio contempla a proibio do mandato imperativo. Porm o que se observa de fato a explcita violao desta norma constitucional. Bobbio com indignao questiona: Mas o que representa a disciplina partidria se no uma aberta violao da proibio de mandatos imperativos?67. Os representantes eleitos por um determinado partido acabam por estar vinculados aos interesses particulares do partido. O neocorporativismo que o sistema tpico de tomada de decises que envolve interesses particulares, estabelecido por uma relao triangular entre grupos de interesses que se opem e o parlamento que representa os interesses nacionais. Tal procedimento se caracteriza por ser a expresso tpica de representao dos interesses representao dos interesses sobre a representao poltica (...) 69.
68

. O

neocorporativismo : Uma confirmao da revanche (ousaria dizer definitiva) da

65 66

Bobbio, Norberto. O Futuro da Democracia. 7 ed., So Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 34. Idem, p. 35. 67 Idem, p. 37. 68 Idem, p. 38. 69 Idem, p. 37.

20

Uma outra promessa no cumprida seria o intento de eliminar por completo o poder oligrquico, o poder da elite. Todo o ideal de democracia est fundado no princpio da liberdade entendido como autodeterminao, ou seja, os indivduos so autnomos e assim somente se submetem s leis que eles prprios instituem. Bobbio entende que a democracia representativa por si s renncia ao princpio da liberdade como autodeterminao, uma vez que quem tem a prerrogativa de decidir o representante. A democracia representativa moderna no eliminou as elites, mas ao contrrio, tem por caracterstica a existncia de muitas elites que disputam para conquistar o voto popular. A democracia moderna tambm se mostrou incapaz de preencher todos os espaos de tomada de decises na sociedade. Bobbio defende a passagem da democracia poltica para a democracia social, que caracterizaria uma evoluo da democracia. Para isso o desenvolvimento de uma democracia deve ser medido no pelo aumento do nmero dos que tem direitos de expressar sua opinio mediante o voto na esfera poltica, mas, sobretudo, devem ser observados todos os espaos sociais em que os indivduos podem exercer este direito de votar:

(...) pode-se dizer que, se hoje se deve falar de um desenvolvimento da democracia, ele consiste no tanto, como erroneamente muitas vezes se diz, na substituio da democracia representativa pela democracia direta (substituio que de fato, nas grandes organizaes, impossvel), mas na passagem da democracia na esfera poltica, isto , na esfera em que o indivduo considerado como cidado, para a democracia na esfera social, onde o indivduo considerado na multiplicidade de seus status, por exemplo de pai e de filho, de cnjuge, de empresrio e de trabalhador, de professor e de estudante e at de pai de estudante, de mdico e de doente, de oficial e de soldado, de administrador e de administrado, de produtor e de consumidor, de gestor de servios pblicos e de usurio, etc.; em outras palavras, na extenso das formas de poder ascendente, que at ento havia ocupado quase exclusivamente o campo da grande sociedade poltica (e das pequenas e muitas vezes politicamente irrelevantes associaes voluntrias), ao campo da sociedade civil em suas vrias articulaes, da escola fabrica 70.

Bobbio observa que na democracia ideal oriunda dos grandes pensadores se pretendia eliminar por completo a presena do chamado poder invisvel, para isso este ideal de democracia foi fundado sobre o princpio da mais ampla publicidade dos atos do governo. O princpio da publicidade indispensvel no apenas para que o cidado tome cincia das

70

Bobbio, Norberto. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da poltica. 9 ed., So Paulo: Paz e Terra, 2001, p.155-156.

21

atitudes dos governantes e assim possa fiscalizar, mas principalmente porque o princpio da publicidade exerce naturalmente o poder de distinguir um ato lcito de um ato ilcito:

(...) a democracia nasceu com a perspectiva de eliminar para sempre das sociedades humanas o poder invisvel e de dar vida a um governo cujas aes deveriam ser desenvolvidas publicamente, au grand jour (para usar a expresso de Maurice Joly) 71.

Entendemos ser de grande importncia citar a passagem em que Bobbio identifica a presena do poder invisvel na Itlia. J que seguramente esta passagem poderia ter sido escrita por qualquer cidado brasileiro atento ao desenrolar da poltica de nosso pas, apenas substituindo Itlia por Brasil:

Talvez eu esteja particularmente influenciado por aquilo que acontece na Itlia, onde a presena do poder invisvel (mfia, camorra, lojas manica anmalas, servios secretos incontrolveis e acobertados dos subversivos que deveriam combater) , permitam-me o jogo de palavras, visibilssima 72.

O controle dos atos do governo pelos cidados na democracia real efetivamente necessrio, principalmente pelo fato de que com as novas tecnologias se tornou possvel para os detentores do poder controlar tudo o que fazem os cidados. Este tipo de controle foi sempre o desejo de todo e qualquer governo desptico, agora este temeroso desejo alcanvel. Assim conclui Bobbio:

Nenhum dspota da antiguidade, nenhum monarca absoluto da idade moderna, apesar de cercados por mil espies, jamais conseguiu ter sobre seus sditos todas as informaes que o mais democrtico dos governos atuais pode obter com o uso dos crebros eletrnicos. A velha pergunta que percorre toda a histria do pensamento poltico Quem custodia os custdios? hoje pode ser repetida com esta outra frmula: Quem controla os controladores? Se no conseguir encontrar uma resposta adequada para esta pergunta, a democracia, como advento do governo visvel, est perdida 73.

A ltima promessa no cumprida, segundo a anlise de Bobbio, quanto educao para a cidadania. A democracia ideal quer transformar sditos em cidados e para isso os indivduos recebem direitos que possibilitam a formao de opinio livre e a

71 72

Bobbio, Norberto. O Futuro da Democracia. 7 ed., So Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 41. Idem, Ibidem. 73 Idem, p. 43.

22

participao eleitoral efetiva, esta a forma de exerccio da prtica democrtica, com ela surge a educao para a cidadania. O bom cidado aquele que no est voltado para seus interesses pessoais, ou para as vantagens pessoais que do voto pode tirar, mas um membro consciente de uma comunidade e vota com base em uma opinio poltica. Bobbio constata que na democracia real existe uma apatia poltica, um verdadeiro desinteresse sobre a vida poltica. Entende haver razes para acreditar que o voto por opinio esteja diminuindo, e o que se observa um aumento do voto em troca de favores pessoal. Tendo em vista esta anlise crtica feita por Bobbio sobre a realidade da democracia moderna, e o seu mau funcionamento, se poderia esperar que o autor desacreditasse no futuro da democracia. No entanto, Bobbio defende a democracia com convico em seu futuro. E diz que mesmo com a constatao de promessas no cumpridas, a democracia no se transformou em um regime autocrtico que o seu abominvel oposto, pois o contedo mnimo do Estado democrtico persiste, uma vez que as democracias modernas continuam garantindo os principais direitos de liberdade, o sufrgio universal, os vrios partidos concorrentes, as eleies peridicas e as decises tomadas com base no princpio da maioria antecedidas de um longo debate entre as partes. Bobbio acredita que a democracia necessita de pressupostos ticos. Ento enumera como primeiro ideal o da tolerncia, e afirma: Se hoje existe uma ameaa paz mundial, esta vem ainda uma vez do fanatismo, ou seja, da crena cega na prpria verdade e na fora capaz de imp-la
74

. O segundo ideal o da no-violncia, uma vez que a

democracia estabelece regras, com as quais os conflitos sociais podem ser resolvidos sem o recurso violncia: (...) onde essas regras so respeitadas o adversrio no mais inimigo (que deve ser destrudo), mas um opositor que amanh poder ocupar o nosso lugar
75

.O

terceiro ideal o da renovao gradual da sociedade atravs do livre debate e a possibilidade de mudana de mentalidades e de estilo de vida:

(...) apenas a democracia permite a formao e a expanso das revolues silenciosas, como foi por exemplo nestas ltimas dcadas a transformao das relaes entre os sexos que talvez seja a maior revoluo dos nossos tempos 76.

74 75

Idem, p. 51. Idem, p. 52. 76 Idem, p. 52.

23

O ltimo ideal o ideal da irmandade ou fraternidade. Bobbio conclui chamando a ateno para o futuro que um destino comum aos homens, e pede conscincia para com as conseqncias:

Em nenhum pas do mundo o mtodo democrtico pode perdurar sem tornar-se um costume. Mas pode tornar-se um costume sem o reconhecimento da irmandade que une todos os homens num destino comum? Um reconhecimento ainda mais necessrio hoje, quando nos tornamos a cada dia mais conscientes deste destino comum e deveramos, por aquele pequeno facho de razo que clareia nosso caminho, agir de modo conseqente 77.

Para Bobbio o processo democrtico necessita de pressupostos ticos. E enumera quatro ideais: ideal da tolerncia, ideal da no violncia, ideal da renovao gradual da sociedade atravs do livre debate e da mudana de atitude e o ideal da fraternidade ou irmandade. Neste ponto a democracia minimalista de Bobbio vai absolutamente contra a democracia procedimental de Kelsen, j que para Kelsen a tica um caminho de inveno de valores por parte dos indivduos. Uma vez que Bobbio reconhece a existncia de princpios ticos, uma nova concepo de sociedade deve ser construda sobre esta nova base valorativa.

5. Consideraes Finais

A principal semelhana entre os trs pensadores estudados a importncia para a democracia da existncia de um intenso dilogo entre os cidados, seja em busca da verdade prtica orientada pela prudncia (razo prtica) em Aristteles, ou devido a necessidade da discusso entre maioria e minoria nos idias democrticos de Kelsen e Bobbio. A concepo de mundo teleolgica dos antigos, aqui representados por Aristteles e dos modernos relativistas, representados principalmente por Kelsen, uma vez que este pensador defende sua posio de forma profunda e enftica, sem dvida a maior diferena entre os dois pensadores estudados. Para Aristteles o homem em sua essncia um animal racional e social, o animal cvico, e atravs de um governo dos muitos (a democracia deliberativa) encontra condies ideais para desenvolver a razo prtica, e pode garantir um governo que possibilite o ideal da vida humana que o telos (o bem dos homens).

77

Idem, Ibidem.

24

J para Kelsen, o homem um indivduo anti-social e auto-interessado por natureza, o homem exige liberdade e a vontade do indivduo pretende unicamente realizar seus prprios interesses. A forma de governo que possibilita, de certa forma, conciliar estas vontades antagnicas a democracia procedimental que maximiza as liberdades individuais. A regra da maioria, frente complexidade dos Estados modernos e a impossibilidade de uma democracia direta, o que era possvel para os antigos gregos, parte relevante dos estudos da grande maioria dos autores modernos que tratam do tema democracia. Da umas das principais diferenas entre o pensamento de Kelsen e de Bobbio. Para Kelsen a democracia procedimental fundada na regra da maioria, assim a regra da maioria caracterstica essencial para o funcionamento da democracia, ela que preserva a liberdade do maior nmero de indivduos na sociedade. J para Bobbio a regra da maioria mais uma das regras do jogo da democracia, apenas um elemento utilizado para o clculo dos votos, assim acredita que a regra da maioria no pode ser considerada um ideal no qual se sustenta um sistema democrtico. Bobbio defende seu entendimento observando os limites e o mau funcionamento do princpio da maioria nos Estados democrticos atuais. Outro ponto divergente das teorias de Kelsen e Bobbio quanto ao mandato imperativo dos representantes eleitos pelos cidados. Kelsen entende que para uma verdadeira relao de representao necessrio que o representante tenha sido eleito pelos representados, e ainda, que o representante seja juridicamente obrigado a executar a vontade dos representados, desta forma, os representados estariam legitimados a cassar o mandato do representante. Para Kelsen o mandato imperativo fundamental para o bom funcionamento da democracia. Todavia, Bobbio acredita que os representantes eleitos passam a representar vontade da nao, no podem estar vinculados com interesses particulares, ou seja, o mandato imperativo deve ser proibido para o bom funcionamento da democracia. Bobbio constata que esta proibio, que inclusive est contemplada nas constituies modernas, explicitamente violada, principalmente se observarmos que uma vez eleitos, os representantes sempre esto vinculados aos interesses dos partidos aos quais pertencem, no existe nenhuma autonomia para representar a vontade da nao, so sim representantes das vontades dos partidos. Aps a exposio da semelhana e das diferenas entre os trs autores estudados, gostaramos de ressaltar, as observaes feita por Bobbio sobre o mau funcionamento da democracia e suas promessas no cumpridas, ele observa o que na teoria foi concebido como nobre e elevado, e o resultado, a matria bruta: ou a democracia real.

25

Bobbio conclui acreditando que a democracia necessita de pressupostos ticos, e enumera: o ideal da tolerncia, o ideal da no-violncia, o ideal da renovao gradual da sociedade atravs do livre debate, e o ideal da irmandade ou fraternidade. Este ltimo, ressaltamos, a irmandade que une todos os homens em um destino comum. Da vale citar Bobbio ao observar a importncia do reconhecimento desse destino comum para a sociedade moderna: Um reconhecimento ainda mais necessrio hoje, quando nos tornamos a cada dia mais conscientes deste destino comum e deveramos, por aquele pequeno facho de razo que clareia nosso caminho, agir de modo conseqente 78. Por reconhecer a complexidade do tema estudado e os limites que possumos, se conclu o presente trabalho com muitas dvidas e com uma vontade enorme de continuar os estudos sobre a democracia. Tambm, terminamos o trabalho com certo pessimismo, certamente provocado pela lcida constatao de Bobbio sobre o mau funcionamento da democracia italiana, nos parece ser inevitvel a comparao com a democracia brasileira. Assim, limitamos-nos a transcrever uma passagem da obra A Nusea de Sartre, que mistura pessimismo e dvida:

Vejo o futuro. Est ali, pousado na rua, um nadinha mais plido do que o presente. Que necessidade tem de se realizar? Que vantagem lhe trar isso? A velha se afasta coxeando, pra, ajeita uma mecha grisalha que escapou do fichu. Caminha, estava ali, agora est aqui... j me perdi: ser que vejo seus gestos ou os prevejo? J no distingo o presente do futuro e no entanto isso tem uma durao, realiza-se pouco a pouco; a velha avana na rua deserta; desloca seus sapates de homem. isso o tempo, o tempo inteiramente nu, que vem lentamente existncia, que se faz esperar e, quando chega, nos sentimos enfastiados porque percebemos que j estava ali havia muito tempo 79.

Ser que uma definio mnima de democracia, como procedimento capaz de orientar o jogo do poder, completa? As administraes pblicas e privadas controlam e manipulam a vida pessoal, e ainda fazem prevalecer seus interesses particulares? Estaramos diante, novamente, e repetidamente, da onipotncia dos senhores do dinheiro e da informao? Estaramos satisfeitos com o papel de reprodutores de um sistema fechado? So perguntas que ao final do trabalho surgem, gerando angstia, mas que servem para reflexo.

78 79

Bobbio, Norberto. O Futuro da Democracia. 7 ed., So Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 52. Sartre. Jean-Paul. A Nusea. 1 ed., Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006, p. 47.

26

Bibliografia

ARISTTELES. Poltica. Traduo de Roberto Leal Ferreira. 3ed., So Paulo: Martins Fontes, 2006. ARISTTELES. Poltica. Traduo de Mrio da Gama Kury. 3 ed., Braslia: Universidade de Braslia, 1997. ARISTTELES. tica a Nicmanos. Traduo de Pietro Nassetti. 1 ed., So Paulo: Martin Claret, 2003. AUBENQUE, Pierre. A Prudncia em Aristteles. 1 ed., So Paulo: Discurso Editorial, 2003. BARZOTTO, Luis Fernando. A Democracia na Constituio. 1ed., So Leopoldo: Editora Unisinos, 2003. BOBBIO, Norberto. O Futuro da Democracia. 7 ed., So Paulo: Paz e Terra, 2000. BOBBIO, Norberto. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da poltica. 9 ed., So Paulo: Paz e Terra, 2001. BOBBIO, Norberto. Dirio de um Sculo: Autobiografia. 1 ed., Rio de Janeiro: Campus, 1998. BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Poltica: a filosofia poltica e as lies dos clssicos. 6 ed. Rio de Janeiro: Campos, 2000. KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. 6 ed., So Paulo: Martins Fontes, 1998. KELSEN, Hans. Teoria Geral do Direito e do Estado. 3 ed. So Paulo: Editora Martins Fontes, 1998. KELSEN, Hans. A Democracia. 1 ed., So Paulo: Martins Fontes, 1993. KELSEN, Hans. O que Justia?. 3 ed., So Paulo: Martins Fontes, 2001. SARTRE, Jean-Paul. A Nusea. 1 ed., Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

You might also like