You are on page 1of 33

Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro

MANUAL DE INSTRUES DE PREENCHIMENTO Portaria SUACIEF n 18/2011

Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-1-

1 INTRODUO ........................................................................................................ 3 1.1 DECLAN ............................................................................................................................ 3 1.2 Programa gerador e forma de entrega ............................................................................ 3 1.3 Observaes quanto ao Simples Nacional ....................................................................... 3 2 PREENCHIMENTO POR PROGRAMA GERADOR ............................................... 4 2.1 TELA PRINCIPAL ........................................................................................................... 4 2.2 - MENU ARQUIVOS ........................................................................................................... 4 2.2.1- Cadastro de Contribuintes Declarantes .......................................................................... 5 2.2.2 Cadastro de Representantes Legais .............................................................................. 6 2.2.3 Cadastro de Contabilista ............................................................................................... 7 2.2.4 Consulta de Distribuies ............................................................................................. 7 2.2.5 - Consulta de Municpios do Rio de Janeiro ................................................................... 8 2.3 MENU DECLARAO ................................................................................................... 8 2.3.1 Incluso de uma nova declarao ................................................................................. 9 2.3.2 Alterao de dados da Declarao .............................................................................. 28 2.3.3 Excluso da Declarao .............................................................................................. 28 2.3.4 Retificao da declarao ........................................................................................... 28 2.3.5 Validao da Declarao ............................................................................................ 30 2.3.6 Filtrar a Declarao .................................................................................................... 31 2.3.7 Imprimir a Declarao ................................................................................................ 31 2.4 MENU TRANSMISSO................................................................................................. 31 2.5 MENU FERRAMENTAS ............................................................................................... 32 2.6 MENU SAIR .................................................................................................................... 33 3 - PREENCHIMENTO POR PROGRAMA PRPRIO ............................................... 33

Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-2-

1 INTRODUO
O presente Manual tem como objetivo principal fornecer orientaes, aos contribuintes do ICMS enquadrados nos regimes tributrios Normal, Estimativa e Outros acerca do preenchimento da DECLAN-IPM ano-base 2010.

1.1 DECLAN
Este Manual de Instrues tambm ser utilizado para o preenchimento da DECLAN-IPM de Baixa 2011 e, a partir de janeiro de 2012, para a entrega da declarao normal ano-base 2011 e da de Baixa 2012, desde que no tenham sido alteradas as normas vigentes de preenchimento da declarao e enquanto no estiver disponvel uma nova verso do Manual de Instrues de Preenchimento da DECLAN. As instrues aqui contidas ainda se aplicaro apresentao de declaraes relativas a anos-base anteriores.

1.2 Programa gerador e forma de entrega


A DECLAN-IPM dever ser entregue pela Internet, no endereo eletrnico www.fazenda.rj.gov.br, da Secretaria de Estado de Fazenda - SEFAZ-RJ, e ser preenchida exclusivamente por meio de programa gerador (verso 3.1.0.0 ou por verses posteriores) disponibilizado para download pela prpria SEFAZ-RJ. As verses anteriores de programa gerador no podero mais ser utilizadas. As declaraes preenchidas a partir de programa do prprio contribuinte devem obedecer ao leiaute encontrado no atalho DECLARAES>DECLAN-IPM>LAYOUT DA DECLARAO e tambm s orientaes deste Manual. A disponibilizao de nova verso do programa gerador, com alterao apenas do ltimo dgito, no acarretar em atualizao da verso do Manual de Instrues de Preenchimento.

1.3 Observaes quanto ao Simples Nacional


Por fora do disposto no artigo 4 da Resoluo CGSN n 10/2007, a partir do ano-base 2009 os contribuintes optantes pelo regime tributrio do Simples Nacional devero utilizar a DASN (Declarao Anual do Simples Nacional) para apresentar as informaes econmico-fiscais no lugar da DECLAN-IPM. Caso o contribuinte, optante pelo Simples Nacional, tenha sido desenquadrado do regime no meio do ano-base, dever apresentar tambm a DECLAN-IPM com os valores relativos ao perodo em que se enquadrou no regime normal, estimativa, ou outros.

Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-3-

Obs.: a legislao do Simples Nacional prev a hiptese (excepcional) de a Receita Federal desenquadrar o contribuinte no meio do ano. Se essa situao ocorreu com o contribuinte no ano-base 2010, ele dever preencher tanto a DASN como a DECLAN com as informaes relativas aos perodos em que ficou enquadrado respectivamente em cada regime tributrio.

2 PREENCHIMENTO POR PROGRAMA GERADOR


2.1 TELA PRINCIPAL

Na tela principal do programa encontram-se disponveis os seguintes menus de acesso: Arquivos incluso e/ou atualizao de dados para fins de preenchimento de declarao e consulta das tabelas utilizadas no programa gerador; Declarao funes associadas ao preenchimento da declarao; Transmisso gerao e/ou transmisso do arquivo da declarao pela Internet; Ferramentas parmetros do sistema e cpia de segurana para gerao e restaurao dos dados armazenados no computador;

2.2 - MENU ARQUIVOS


-4-

Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

Por meio deste menu podero ser realizadas incluses e/ou atualizaes de dados relativos aos Cadastros de Contribuintes Declarantes, de Representantes Legais e de Contabilistas bem como consultas s tabelas de Distribuio e de Municpios.

2.2.1- Cadastro de Contribuintes Declarantes

Destina-se ao cadastramento do contribuinte declarante. Para acess-lo no menu Arquivos, basta clicar na opo Contribuinte. A barra de ferramentas composta pelos botes de edio e de navegao abaixo especificados: Incluir incluso dos dados (n de inscrio, seja pessoa jurdica e/ou pessoa fsica; CNPJ/CPF; nome e/ou razo social; DDD e telefone; Municpio; a indicao se o estabelecimento principal ou nico no Estado e se o estabelecimento nico no territrio nacional) do contribuinte declarante; Alterar altera qualquer dos dados do contribuinte exibidos na tela; Excluir exclui da tela os dados do contribuinte; Pesquisar faz a pesquisa, por inscrio, dos contribuintes declarantes j cadastrados/includos; Imprimir imprime relatrio de contribuintes declarantes j cadastrados/includos; Sair possibilita a sada da tela em exibio; Botes de navegao possibilitam a navegao entre as informaes que esto sendo editadas. Seguindo a ordem da esquerda para direita, temos quatro botes, a saber: 1) Retorna ao primeiro contribuinte declarante j cadastrado; 2) Retorna ao contribuinte declarante anterior; 3) Avana para o prximo contribuinte declarante; 4) Avana para o ltimo contribuinte declarante. Preenchimento da Tela: N de inscrio digitar a Inscrio Estadual do contribuinte; Tipo de pessoa indicar se o contribuinte pessoa fsica ou pessoa jurdica;
Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-5-

CNPJ/CPF digitar o CNPJ ou CPF sem colocar pontos ou traos entre os algarismos digitados, respectivamente para pessoa jurdica ou pessoa fsica; Razo social digitar o nome e/ou razo social; Correio eletrnico digitar o e-mail do contribuinte, se houver (opcional); DDD / n de Fax digitar um n do fax vlido com respectivo DDD (opcional); DDD / telefone digitar o DDD (mnimo de dois dgitos ex: 21 ou 021) e o telefone (com oito dgitos) do contribuinte. Indicao do Municpio onde est sediado o estabelecimento; Indicao da opo se o estabelecimento for principal e/ou nico no Estado; Indicao da opo se o estabelecimento nico em todo o territrio nacional. Aps o preenchimento, podero ser acionados na barra de ferramentas os seguintes botes: Confirmar confirma os dados digitados; Cancelar apaga os dados j digitados. Para mudar os campos de preenchimento utilize a tecla TAB ou posicione o cursor no campo desejado. Tal procedimento dever ser adotado para todas as telas de preenchimento do programa que integram a declarao.

2.2.2 Cadastro de Representantes Legais

Destina-se ao cadastramento do representante legal do contribuinte declarante. Para acess-lo no menu Arquivos, basta clicar na opo Representante Legal. A barra de ferramentas contm os mesmos botes com as mesmas funes que foram definidas na tela Cadastro de Contribuintes Declarantes. Preenchimento da Tela: Nome indicar o nome do representante legal; DDD/Telefone indicar o DDD (mnimo dois dgitos - ex.: 21 ou 021) e o telefone (com 8 dgitos) do representante para eventual contato. Aps o preenchimento, podero ser acionados na barra de ferramenta os seguintes botes: Confirmar confirma os dados digitados; Cancelar apaga os dados j digitados.

Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-6-

2.2.3 Cadastro de Contabilista

Destina-se ao cadastramento do contabilista do contribuinte declarante. Para acess-lo no menu Arquivos, basta clicar na opo Contabilista. A barra de ferramentas contm os mesmos botes (com as mesmas funes) que foram definidos nas telas anteriores. Preenchimento da Tela: Nome indicar o nome do contabilista; DDD/Telefone indicar o DDD (mnimo 2 dgitos ex. : 21 ou 021) e o telefone (com 8 dgitos) do contabilista para eventual contato. Aps o preenchimento, dever selecionar as opes confirmar ou cancelar com as respectivas funes anteriormente especificadas nas telas anteriores.

2.2.4 Consulta de Distribuies

Destina-se exclusivamente consulta das descries das operaes e prestaes (de servios com incidncia do ICMS) realizadas pelo contribuinte, que devero ser preenchidas no quadro da declarao denominado Distribuio do Valor Adicionado por Municpio para fins de rateio daquele valor s municipalidades. Para acess-la no menu Arquivos, basta clicar na opo Distribuio. A barra de ferramentas composta pelas seguintes opes:
Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-7-

Pesquisar pesquisa a descrio das operaes e das prestaes realizadas pelo contribuinte; Imprimir imprime o relatrio que contm a descrio das operaes e das prestaes. Ao clicar no boto Pesquisar, o sistema exibir uma janela para consultar as descries das operaes e das prestaes. A consulta ser feita colocando-se o cursor no campo prprio (retngulo) e digitando-se a descrio que se quer consultar. para Para facilitar a consulta basta clicar no boto com smbolo de um raio que a janela mostre todas as descries. No rodap da janela h um boto OK para selecionar a descrio solicitada e outro para cancelar a operao de consulta.

A tela Consulta de Distribuio apresenta quatro botes de navegao, a saber: 1) Retorna para a primeira descrio de distribuio; 2) Retorna para a descrio anterior; 3) Avana para a prxima descrio; 4) Avana para a ltima descrio.

2.2.5 - Consulta de Municpios do Rio de Janeiro


Destina-se exclusivamente consulta dos Municpios do Estado do Rio de Janeiro para fins de repasse do produto da arrecadao do ICMS (IPM) quelas entidades. Para acess-la no menu Arquivos, basta clicar na opo Municpios. A barra de ferramentas contm as mesmas opes conforme definio no item 2.2.4.

2.3 MENU DECLARAO


Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-8-

Permite a realizao das operaes associadas ao preenchimento da DECLAN-IPM ano-base 2010 (exceto as inscries de empresas que operaram no regime do Simples Nacional em todo ano-base 2010), da declarao de baixa 2011, das declaraes de anos-base anteriores e de eventuais declaraes retificadoras. So permitidas operaes com declaraes a partir do ano-base 1990. Para acess-lo basta clicar com o mouse em Declarao e o sistema exibir uma tela denominada Controle das Declaraes.

A tela Controle das Declaraes exibir os dados para identificao do contribuinte e da declarao, a saber: ano-base, inscrio estadual, nome e/ou razo social, o tipo da declarao (Normal ou Retificadora), o regime tributrio (Normal) e informaes relativas declarao, tais como: se foi validada; validada com erro ou gerada. Clicando-se duas vezes na linha da declarao, o sistema exibir a tela denominada quadro de Identificao da Declarao, cujas especificaes esto abaixo. A barra de ferramentas do Menu Declarao composta das seguintes opes: Incluir incluso de declarao do contribuinte declarante j cadastrado; Alterar altera qualquer informao da declarao relativa ao contribuinte declarante; Excluir exclui a totalidade dos dados da declarao do contribuinte declarante j cadastrado; Retificar cria uma declarao retificadora da anterior previamente selecionada; Validar verifica a consistncia dos dados da declarao; Imprimir imprime o espelho da DECLAN-IPM j preenchida; Filtrar facilita a localizao e a seleo de declaraes j preenchidas.

2.3.1 Incluso de uma nova declarao

Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-9-

2.3.1.1 Incluindo uma nova declarao

Ao selecionar a opo Incluir, ser exibida a janela com ttulo Incluindo Declarao. Dever ser digitada a inscrio do contribuinte e o correspondente ano-base da declarao. Com a digitao da inscrio, o prprio sistema mostrar na tela o nome e/ou razo social correspondente quela inscrio. Depois da incluso, o contribuinte poder confirm-la ou cancel-la clicando com o mouse respectivamente nos botes Confirmar ou Cancelar. Se preferir, o contribuinte tambm poder clicar no boto de edio com formato de lupa para executar pesquisa por inscrio na tela de Pesquisa. A referida tela de pesquisa mostrar as inscries anteriormente cadastradas no menu Arquivos (ver item 2.2) ao clicar no boto em formato de raio. Aps a marcao do boto OK, o programa exibir novamente a tela Incluindo Declarao para fins de preenchimento do ano-base. O questionrio da supracitada tela foi mantido nesta verso para permitir aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional entregarem DECLAN(s) intempestivas relativas aos anos-base 2007 e 2008. A nova verso do programa contm crtica que impede o contribuinte do Simples Nacional de apresentar DECLAN a partir do ano-base 2009. O contribuinte, que durante todo o ano-base 2010 ficou enquadrado nos regimes tributrios Normal, Estimativa e Outros, dever selecionar a 3 opo do referido questionrio.
Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-10-

A seqncia de quadros da DECLAN ano-base 2010 para os contribuintes enquadrados nos regimes tributrios Normal, Estimativa e Outros est prevista no item 2.3.1.2 do presente Manual. 2.3.1.2 - Estrutura dos quadros da DECLAN De acordo com o ano-base informado pelo contribuinte na tela Incluindo Declarao, a nova verso do programa da DECLAN-IPM disponibilizar, para fins de preenchimento, a estrutura da declarao (com os seus dados e os respectivos quadros) em conformidade com o regime tributrio relativo a cada perodo. Para o contribuinte do Simples Nacional, que deixou de entregar as DECLAN(s) anos-base 2007 e 2008, o programa disponibilizar as telas necessrias ao preenchimento da declarao. QUADRO IDENTIFICAO DA DECLARAO

O preenchimento desse quadro obrigatrio para os contribuintes pessoa fsica ou jurdica enquadrados nos regimes tributrios Normal, Estimativa e Outros e tem a finalidade de identificar se a declarao normal, retificadora ou de baixa (com a respectiva data de encerramento das atividades: dd/mm/aaaa); o ano-base; o contribuinte declarante (com inscrio, CNPJ/CPF, Municpio, nome/razo social, DDD e telefone), o representante legal e o contabilista (com respectivos nomes e telefones). Para exibir nesta tela os nomes do Representante Legal e do Contabilista, previamente cadastrados, basta clicar no boto em formato de lupa e em seguida no boto com formato de raio e confirmar.

Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-11-

QUESTIONRIO

Para o preenchimento deste quadro deve-se levar em considerao a natureza do contribuinte, as atividades exercidas e as situaes especiais. De acordo com as opes/marcaes feitas neste questionrio, o programa habilitar os quadros da declarao que devero ser preenchidos. As opes relativas aos itens ATIVIDADES EXERCIDAS e SITUAES ESPECIAIS do Questionrio s podero ser indicadas se a primeira opo, referente ao item OPERAES e PRESTAES, for previamente marcada. Observao quanto declarao sem movimento: Quando o campo correspondente primeira opo Operaes e Prestaes no for indicado, o contribuinte estar expressamente declarando que no houve movimento no ano-base (declarao sem movimento), mas ainda assim ter que continuar o preenchimento da declarao a fim de informar o quadro relativo Receita Bruta Mensal. O contribuinte pessoa fsica est dispensado de preencher o quadro referente receita bruta. Todavia, caso haja necessidade de informar os estoques (inicial e final), mesmo no apresentando movimento de entradas e sadas de mercadorias, o declarante dever preencher to-somente os valores relativos aos estoques no quadro Ajustes do Valor Adicionado (VA), o qual s estar disponvel para preenchimento mediante marcao das opes Operaes e Prestaes e Atividades Exercidas. Observao: os contribuintes que marcaram a 1 opo do questionrio (Apresentou movimento de operaes com mercadorias ou prestao de servios) e que no se enquadrarem nas atividades econmicas relacionadas na opo Atividades Exercidas, tais como: empresas de construo civil, unidades
Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-12-

administrativas de empresas e outras, tambm devero marcar o 1 item das Atividades Exercidas para fins de preenchimento da DECLAN.

QUADRO RESUMO GERAL DAS OPERAES E PRESTAES

Quadro de preenchimento obrigatrio pelos contribuintes (pessoa fsica ou jurdica) que tiveram movimento de operaes e prestaes (de servio com incidncia do ICMS) a declarar no ano-base. Sero preenchidos os valores de entradas e de sadas, registrados na coluna Valor Contbil do Livro Registro de Apurao do ICMS - RAICMS ou equivalente, relativos s operaes internas (dentro do Estado), interestaduais (para outra UF) e para o exterior, correspondentes ao somatrio dos valores escriturados em cada perodo de apurao do ano-base da declarao para o regime tributrio em questo (mesmo que as operaes sejam imunes, diferidas, isentas). O contribuinte que estiver dispensado de escriturar o Livro Registro de Apurao do ICMS, ou equivalente, dever informar os campos pelos totais dos documentos fiscais de entrada e de sada de mercadorias e de prestao/aquisio de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao, separadamente por origem/destino (Estado, Outras UF e Exterior). O prprio programa far a totalizao dos valores informados. Considerando que o quadro "Resumo Geral de Operaes e Prestaes" ser exibido para contribuinte pessoa fsica ou jurdica que apresentar movimento de operaes e prestaes no ano-base, o programa recusar a declarao quando no tiver sido preenchido valor para pelo menos um dos campos. Ou seja, os campos no podero ter valor zero ou ficar em branco.
Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-13-

QUADRO RESUMO ESPECFICO DAS OPERAES COM MERCADORIAS

Este quadro somente dever ser informado pelos contribuintes (pessoas jurdicas) que realizaram no ano-base, simultaneamente, as atividades de operao com mercadoria e de prestao de servio (com incidncia do ICMS) prevista no quadro Distribuio do Valor Adicionado por Municpio. Dentre os contribuintes do ICMS, um percentual pequeno preencher este quadro ao assinalar no Questionrio as opes de preenchimento OPERAES/PRESTAES (1 quadrcula) e simultaneamente as duas quadrculas relativas s ATIVIDADES EXERCIDAS. Neste quadro o contribuinte lanar somente as entradas e as sadas relativas s operaes com mercadorias pela totalidade dos documentos fiscais de entrada e de sada de mercadorias do estabelecimento declarante (pelo valor contbil), separadamente por origem/destino (Estado, Outras UF e Exterior). OBS: Os contribuintes que exercerem atividades de fornecimento de gua natural canalizada e de fornecimento de gs canalizado para consumo final dentro do Estado, por serem equiparados a prestadores de servios do ICMS to-somente para fins de preenchimento da DECLAN, tambm se enquadraro na hiptese supracitada se, simultaneamente, realizarem operaes com mercadorias que no sejam includas nas respectivas distribuies realizadas. Tendo em vista que o quadro em questo representa desdobramento de parte das operaes declaradas no quadro "Resumo Geral das Operaes e Prestaes", os valores nele informados no podero ser superiores aos declarados no primeiro quadro. Uma vez apresentado este quadro para o declarante, conforme opes indicadas no Questionrio, o programa recusar a declarao, quando no tiver sido
Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-14-

preenchido valor para pelo menos um dos campos. Ou seja, os campos deste quadro no podero ter valor zero ou ficar em branco. QUADRO AJUSTES DO VA E OUTRAS INF. ECONOMICO-FISCAIS

Quadro de preenchimento obrigatrio pelos contribuintes (pessoas jurdicas) que tiveram valores a declarar no ano-base em relao aos ajustes nele indicados. Alguns dados aqui declarados so exclusivamente informaes de carter econmico-fiscal. Outros sero utilizados como Ajustes e excludos, pelo prprio programa, do clculo do Valor Adicionado subtraindo-os das operaes informadas no quadro "Resumo Geral das Operaes e Prestaes" ou no quadro "Resumo Especfico das Operaes com Mercadorias". A informao relativa importao de mercadorias destinadas comercializao e industrializao, prevista no item Outras Informaes e Ajustes, obedece deciso judicial proferida no processo judicial 2002.004.01451 e computada no clculo do valor adicionado. O valor das importaes no poder ser maior do que o valor total das entradas oriundas do exterior no ano-base. O valor do estoque inicial em 2010 dever ser igual ao valor do estoque final declarado no ano-base anterior. Ressalta-se que os ajustes e/ou as informaes econmico-fiscais s devero ser informados quando estiverem relacionados s operaes indicadas nos supracitados quadros. Os contribuintes (exceto pessoa fsica) devero informar, nos campos prprios, para o regime tributrio em questo, quando houver: 1. O valor nas entradas das operaes relativas ao Ativo Imobilizado; 2. O valor nas entradas das operaes relativas ao Uso ou Consumo;
Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-15-

3. O valor da parcela do IPI nas entradas de matrias-primas e de outros insumos, desde que associada s sadas ajustadas com o IPI que no integra a base de clculo do ICMS; 4. Os valores nas entradas de operaes com mercadorias, apresentados nos documentos fiscais, que no constituam fato gerador do ICMS ou no sejam considerados na apurao do valor adicionado, de acordo com as descries dos CFOP(s) contidas na Tabela abaixo; 5. O valor nas entradas do ICMS retido por substituio tributria destacado no documento fiscal e includo no valor contbil da operao; 6. O valor nas sadas das operaes relativas ao Ativo Imobilizado; 7. O valor nas sadas das operaes relativas ao Uso ou Consumo; 8. O valor da parcela do IPI que no integra a base de clculo do ICMS nas sadas; 9. O valor da parcela do IPI que integra a base de clculo do ICMS nas sadas; 10.Os valores nas sadas de operaes com mercadorias, apresentados nos documentos fiscais, que no constituam fato gerador do ICMS ou no sejam considerados na apurao do valor adicionado, de acordo com as descries dos CFOP(s) contidas na Tabela abaixo; 11.O valor das sadas do ICMS retido por substituio tributria pelo prprio estabelecimento declarante; 12. O valor dos estoques (inicial e final) de mercadorias, do prprio contribuinte declarante, destinadas industrializao e/ou comercializao; 13. O valor de outro(s) ajuste(s) relativo(s) s importaes de mercadorias destinadas industrializao e/ou comercializao. Os aspectos principais em relao aos itens deste quadro so os seguintes: TABELA I Detalhamento dos ajustes e das informaes econmicofiscais Item 1 Ativo Imobilizado entrada Incluem-se neste item operaes com CFOP: 1.406 e 2.406; 1.551, 2.551 e 3.551; 1.552 e 2.552; 1.553, 2.553 e 3.553; 1.554 e 2.554; 1.555 e 2.555. Incluem-se neste item operaes com CFOP: 1.407 e 2.407; 1.556, 2.556 e 3.556; 1.557 e 2.557. Incluem-se tambm neste item as operaes relativas a gastos com energia eltrica e com comunicao, desde que informados no quadro Resumo Geral das Operaes e Prestaes e relativamente s operaes sem crdito de ICMS. Diz respeito ao valor da parcela do IPI nas entradas de matrias primas e outros insumos desde que associada s sadas ajustadas com o IPI que no integra a base de clculo do ICMS. Inclui-se tambm neste item o valor da parcela do IPI das devolues destas sadas. Caso no seja possvel atribuir a parte da parcela do IPI das entradas que est associada s sadas ajustadas, deve-se obter

na

Item 2 Uso e Consumo na entrada

Item 3 IPI na entrada de matria prima

Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-16-

este valor aplicando-se ao total das parcelas do IPI (das entradas totais de matria prima) o mesmo percentual das parcelas do IPI das sadas ajustadas no quadro Ajustes do VA (no integrantes da base de clculo do ICMS), em relao ao total das parcelas do IPI das sadas no ano-base. No caso de estabelecimentos com sada de produto com incidncia do IPI, que entrou no estabelecimento sem que tenha passado por qualquer processo de modificao, tambm devem ser excludas as parcelas do IPI das entradas associadas s sadas (cujas parcelas do IPI no integram a base de clculo do ICMS) que foram ajustadas no quadro Ajustes do VA. Esta situao comum em estabelecimentos importadores. Item 4 Valores que no constituem fato gerador na entrada ou no so considerados na apurao do valor adicionado (VA) de mercadorias. Somente os relacionados na lista ao lado.

Incluem-se neste item os seguintes valores: 4.a) Valor nas entradas oriundo da diferena entre o valor contbil
(VC) e o da base de clculo (BC) referente s operaes escrituradas sob os Cdigos Fiscais de Operaes e Prestaes (CFOP) abaixo (Outras entradas de mercadoria e/ou prestao de servio no especificadas): 1.949, 2.949 e 3.949;

4.b) Valor contbil das operaes escrituradas sob os Cdigos


Fiscais de Operaes e Prestaes (CFOP) abaixo (Compra/Transferncia para utilizao na prestao de servio): 1.126, 2.126 e 3.126; 1.154 e 2.154;

4.c) Valor contbil das operaes escrituradas sob os Cdigos


Fiscais de Operaes e Prestaes (CFOP) abaixo (Retorno de remessa para venda fora do estabelecimento): 1.414 e 2.414; 1.415 e 2.415; 1.904 e 2.904;

4.d) Valor contbil das outras operaes escrituradas sob os


Cdigos Fiscais de Operaes e Prestaes (CFOP) abaixo: 1.505 a 1.506 e 2.505 a 2.506; 1.601; 1.602; 1.604; 1.605; 1.663 a 1.664 e 2.663 a 2.664; 1.901 a 1.903 e 2.901 a 2.903; 1.905 a 1.909 e 2.905 a 2.909; 1.912 a 1.925 e 2.912 a 2.925; 1.926; 1.933 e 2.933; 3.930. Item 5 Esta informao econmico-fiscal diz respeito to-somente ao Imposto retido imposto que est indicado, na nota fiscal de entrada no momento da na entrada aquisio de mercadoria, como imposto retido. Incluem tambm
Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-17-

neste item, pelo valor lanado, as operaes nos CFOP (1.603 e 2.603). Item 6 Incluem-se neste item operaes com CFOP: Ativo 5.412 e 6.412; Imobilizado na 5.551, 6.551 e 7.551; sada 5.552 e 6.552; 5.553, 6.553 e 7.553; 5.554 a 5.555 e 6.554 a 6.555. Item 7 Incluem-se neste item operaes com CFOP: Uso e Consumo 5.413 e 6.413; na sada 5.556, 6.556 e 7.556; 5.557 e 6.557. Item 8 Inclui-se neste item valor da parcela do IPI que no integra a base IPI que no de clculo do ICMS nas sadas das indstrias e estabelecimentos integra a BC do equiparados (incluindo-se os estabelecimentos importadores) bem ICMS na sada como o valor da parcela do IPI das devolues das entradas de matrias-primas acima mencionadas. Item 9 O valor que se constituir em informao de ajuste relativo parcela IPI que integra do IPI que integra a base de clculo do ICMS nas sadas de mercadorias ser considerado como parcela redutora do valor a BC do ICMS adicionado total de cada declarao. na sada Item 10 Incluem-se neste item os seguintes valores: Valores que 10.a) Valor nas sadas oriundo da diferena entre o valor contbil no constituem (VC) e o da base de clculo (BC) referente s operaes fato gerador na escrituradas sob os Cdigos Fiscais de Operaes e Prestaes sada ou no (CFOP) abaixo (Outras sadas de mercadoria e/ou prestao de so servio no especificadas): considerados 5.949, 6.949 e 7.949; na apurao do valor 10.b) Valor contbil das operaes escrituradas sob os Cdigos adicionado (VA) Fiscais de Operaes e Prestaes (CFOP) abaixo (Devoluo de compra para utilizao na prestao de servio): mercadorias. 5.210, 6.210 e 7.210; Somente os relacionados na 10.c) Valor contbil das operaes escrituradas sob os Cdigos lista ao lado. Fiscais de Operaes e Prestaes (CFOP) abaixo (Remessa para venda fora do estabelecimento): 5.414 e 6.414; 5.415 e 6.415; 5.657 e 6.657; 5.904 e 6.904; 10.d) Valor contbil das outras operaes escrituradas sob os Cdigos Fiscais de Operaes e Prestaes (CFOP) abaixo: 5.504 a 5.505 e 6.504 a 6.505; 5.601; 5.602; 5.605; 5.606; 5.663 a 5.666 e 6.663 a 6.666;
Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-18-

5.901 a 5.903 e 6.901 a 6.903; 5.905 a 5.909 e 6.905 a 6.909; 5.912 a 5.925 e 6.912 a 6.925; 5.926; 5.929 e 6.929; 5.933 e 6.933; 7.930. Item 11 Esta informao econmico-fiscal diz respeito to-somente ao Imposto retido imposto que est indicado, na nota fiscal de Sada, como imposto na sada retido e que dever ser excludo do clculo do valor adicionado. Incluem-se tambm neste item, pelo valor lanado, as operaes nos CFOP(s) (5.603 e 6.603). A descrio da situao supracitada no poder ser confundida com aquela em que h no estabelecimento declarante a emisso de cupom fiscal por equipamento ECF, onde a incidncia do ICMS destacada de modo detalhado para cada tipo de operao com mercadoria, seja ela sujeita ou no ao regime de substituio tributria, e que no necessita de fazer ajuste do valor adicionado. Item 12 Em relao aos estoques, o sistema verificar se o valor do Estoque Estoques Inicial declarado pelo contribuinte coincide com o do Estoque Final informado na DECLAN-IPM do ano-base anterior. Caso divergente, o contribuinte dever verificar se o erro est no valor do estoque final da declarao do ano-base anterior ou no estoque inicial informado na declarao que est tentando entregar. Estando incorreto o da DECLAN-IPM anterior, o contribuinte dever, previamente, fazer a entrega de uma declarao retificadora daquele ano-base para corrigir o valor do estoque final; estando incorreto o da declarao que est tentando entregar, deve corrigir o valor pela funo Alterar. Se o contribuinte no entregou declarao (omisso) no ano-base imediatamente anterior ao da declarao, o sistema aceitar o valor do estoque inicial declarado sem que haja a obrigatoriedade de confronto entre o estoque final e o inicial. Da mesma forma, o sistema aceitar o valor do estoque inicial declarado pelo prprio contribuinte no caso de inicio de atividade no ano-base da declarao. Item 13 O valor que se constituir em informao de ajuste relativo Importao p/ operao com importao de mercadorias destinadas industrializao industrializao e/ou comercializao ser considerado como parcela ou a ser acrescida ao valor adicionado total de cada declarao. Este comercializao ajuste s considerado no clculo do VA conforme determina a deciso judicial proferida nos autos do Mandado de Segurana n 2002.004.01451. Para declaraes extemporneas de anos-base anteriores a 2003, considerar as operaes com CFOP 3 dgitos nos itens 1, 2, 4, 5, 6, 7, 10 e 11 acima com a seguinte associao:

Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-19-

TABELA II Detalhamento dos ajustes para CFOP 3 dgitos (anteriores a 2003) Item 1 Referncia do ajuste Ativo Imobilizado na entrada Uso e Consumo na entrada CFOP 3 dgitos 1.73 e 2.73; 1.91, 2.91 e 3.91; 1.92 e 2.92 1.74 e 2.74; 1.97, 2.97 e 3.97; 1.98 e 2.98; Gastos com energia eltrica comunicao sem crdito de ICMS. 5.a: 1.99, 2.99 e 3.99 (Diferena VC e BC); 5.b: 1.14, 2.14 e 3.13; 1.24 e 2.24. 5.c: 1.95 e 2.95; 1.96 e 2.96. 5.d: 1.93 e 2.93; 1.94 e 2.94. Alm do imposto destacado nas NFs de entrada, as operaes nos CFOP 1.79 e 2.79 5.91 e 6.91; 5.92 e 6.92; 5.95 e 6.95. 5.92 e 6.92; 5.95 e 6.95. 11.a e 11.b: 5.99, 6.99 e 7.99 (Diferena VC e BC); 11.c: 5.96 e 6.96; 5.97 e 6.97 11.d: 5.93 e 6.93; 5.94 e 6.94. Alm imposto destacado nas NF de sada, as operaes nos CFOP 5.79 e 6.79

Valores que no constituem fato gerador na entrada ou no so considerados no clculo do va de mercadorias. Somente os relacionados na lista ao lado.

Imposto retido na entrada Ativo Imobilizado na sada Uso e Consumo na sada Valores que no constituem fato gerador na sada ou no so considerados no clculo do va de mercadorias. Somente os relacionados na lista ao lado.

7 10

11

Imposto retido na sada

Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-20-

OBERVAES: (1) Para no prejudicar a apurao do valor adicionado, cada item dos ajustes/informaes s poder ser aplicado se os respectivos valores no estiverem lanados em outro item dos ajustes/informaes. Essa regra tem a finalidade de evitar a duplicidade de ajustes/informaes para um mesmo valor, ou seja, um nico valor no poder ser ajustado mais de uma vez. Um exemplo desta restrio seria a no incluso nos itens 3, 5, 8 ou 11 (da Tabela I), dos ajustes das parcelas do IPI e do ICMS retido das operaes, que faam parte dos ajustes dos itens 4 ou 10, relativos aos valores das operaes com mercadorias que no constituem fato gerador ou no so considerados na apurao do valor adicionado de mercadorias; Os valores ajustados no quadro Ajustes do VA, conforme as Tabelas I ou II acima, devem previamente constar dos valores informados no quadro Resumo Geral das Operaes e Prestaes; H casos em que, apesar de a legislao determinar a no escriturao do valor contbil da operao, ainda assim, para garantir a apurao do valor adicionado, conforme o determinado na Lei Complementar 63/90, estes valores devem ser lanados no quadro Resumo Geral das Operaes e Prestaes. Esta situao ocorre na venda da mercadoria remetida, a ttulo de consignao mercantil, na operao realizada pelo consignante para registrar a ocorrncia da venda da mercadoria e a correspondente entrada no estabelecimento do consignatrio Muito embora os critrios previstos na antiga Resoluo SEF n 6.444/2002 ainda apaream como ajustes no Quadro Ajustes do VA, os valores referentes a tais ajustes no sero levados em considerao para fins de clculo do IPM. Eles subsistem na declarao to-somente como informaes de cunho econmicofiscal.

(2)

(3)

(4)

Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-21-

QUADRO DISTRIBUIO DO VALOR ADICIONADO POR MUNICPIO

Quadro de preenchimento obrigatrio pelos contribuintes (pessoa fsica ou jurdica) que no ano-base realizaram operaes e prestaes especificadas nas instrues de preenchimento desse quadro. Tem por finalidade identificar o valor do fornecimento, da prestao de servios, da aquisio, etc., relativo a cada municpio e que servir para clculo do valor adicionado, por municpio, das seguintes operaes e prestaes realizadas pelo contribuinte: a) Fornecimento de gua natural canalizada no Estado para consumo final. b) Aquisies de produtos agropecurios ou da atividade pesqueira com trnsito acobertado por nota fiscal emitida pelo prprio adquirente e no acompanhados por nota fiscal emitida pelo produtor; c) Prestao onerosa de servio de comunicao casos especiais; d) Prestao onerosa de servio de comunicao; e) Distribuio/Fornecimento de energia eltrica; f) Gerao de energia eltrica; g) Fornecimento de gs canalizado no Estado para consumo final; h) Operaes e prestaes no escrituradas, denunciadas espontaneamente ou apuradas em ao fiscal; i) Prestao de servio de transporte intermunicipal e/ou interestadual; j) Situao especial de inscrio responsvel por revendedor autnomo; k) Situao especial de estabelecimento responsvel por dispensa de inscrio estadual e/ou registro centralizado.

Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-22-

O valor adicionado de cada operao/prestao corresponder: No caso do item "a", ao valor total do fornecimento, sem qualquer reduo, sendo atribudo aos municpios onde foi fornecida a gua natural canalizada; No caso do item b, ao valor da aquisio, sendo atribudo ao municpio onde est localizado o produtor remetente; No caso dos itens c e d, ao valor dos servios, sendo atribudo aos municpios onde foram prestados os servios de comunicao, bem como ao valor dos casos especiais (aprovados em processos administrativos) relativos prestao de servio de comunicao. Ressalvamos que, por fora do disposto no Parecer 301/PE/2010 da AJUR/SEFAZ, os valores decorrentes da veiculao de publicidade na modalidade de radiodifuso no devero ser declarados nos quadros Resumo Geral das Operaes e Distribuio do VA por municpios a fim de que no sejam computados na apurao do valor adicionado; No caso dos itens e e f, em se tratando de gerao, ao valor de sua comercializao, sendo atribudo ao municpio onde foi gerada a energia eltrica e, na hiptese de distribuio, ao valor do fornecimento, sendo atribudo aos municpios onde foi fornecida a energia eltrica; No caso do item g, ao valor total do fornecimento, sem qualquer reduo, sendo atribudo aos municpios onde foi fornecido, para consumo final dentro do Estado, o gs natural canalizado; No caso do item h, ao valor das operaes de sada apuradas ou denunciadas, abatendo-se o valor das operaes de entrada ocorridas nas mesmas hipteses, sendo atribudo, se superior a zero, ao municpio de ocorrncia da operao ou, na impossibilidade de se determin-lo, ao municpio de localizao do contribuinte declarante. Caso no seja possvel identificar o valor adicionado das operaes ou prestaes apuradas, o contribuinte apenas dever declarar os valores do imposto e da mora que constarem do auto de infrao; No caso do item "i", ao valor dos servios, no includos os valores das subcontrataes, sendo atribudo aos municpios onde ocorreram, efetivamente, as partidas das cargas e/ou dos passageiros (incio dos servios de transporte); No caso do item "j", ao valor das operaes de sada realizadas, abatendose, quando houver, o valor da operao de entrada anterior, considerados os ajustes previstos no quadro Ajustes do VA, sendo atribudo, se superior a zero, ao municpio de localizao da inscrio responsvel por revendedor autnomo vinculado; No caso do item "k", ao valor das operaes de sada realizadas, abatendose, quando houver, o valor da operao de entrada anterior, considerados os ajustes previstos no quadro "Ajustes do VA", sendo atribudo, se superior a zero, ao municpio de localizao do estabelecimento responsvel por dispensa de inscrio ou responsvel por centralizao de inscrio; Este quadro contm trs tipos de campo: 1.O destinado descrio da operao ou da prestao,
Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-23-

2. o destinado identificao do Municpio beneficirio do valor adicionado e 3. o destinado informao do valor propriamente dito. O usurio dever acionar a tecla BUSCAR para selecionar as descries das operaes/prestaes. A identificao do municpio ser feita no campo prprio.

Para atribuir o valor adicionado, associado a cada municpio, nos itens j e k acima, o declarante agir de acordo com os critrios da Resoluo n 2.670/1996 (instrues abaixo). Utilizar, por municpio, os valores expressos no quadro Resumo Geral das Operaes e Prestaes com os ajustes/informaes previstos no quadro Ajustes do VA, calculando o Valor Adicionado conforme a seguinte orientao: - A subtrao, tanto nas Sadas como nas Entradas, dos ajustes ref. valor das operaes relativas ao Ativo Imobilizado; - A subtrao, tanto nas Sadas como nas Entradas, dos ajustes ref. valor das operaes relativas a material para Uso e Consumo; - A subtrao, nas Sadas, do ajuste do IPI que integra a Base de Clculo e do ajuste do IPI que no integra a Base de Clculo; - A subtrao, tanto nas Sadas como nas Entradas, dos valores apresentados nos documentos fiscais que no constituam fato gerador do ICMS de acordo com as situaes previstas na Tabela I; - A adio do ajuste de Importao localizado no campo Outros Ajustes do Quadro Ajustes do VA; - A subtrao do estoque inicial; - A adio do estoque final. No considerar os valores do imposto retido nas Entradas e nas Sadas e do IPI nas entradas de matrias primas.

Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-24-

QUADRO RECEITA BRUTA MENSAL

O preenchimento deste quadro obrigatrio para o contribuinte (pessoa jurdica) ainda que no tenha havido movimento a declarar nos quadros anteriores. A definio de receita bruta para o contribuinte envolve o conceito de receita bruta adotado pela Receita Federal do Brasil, englobando as receitas operacionais e as no operacionais. Ou seja, receitas de qualquer natureza, decorrentes ou no de operaes sujeitas ao ICMS. A indicao neste quadro se o estabelecimento principal ou nico no Estado indica que este estabelecimento responsvel pela informao dos valores da Receita Bruta da Empresa. Nesta condio o programa tornar o campo, relativo receita bruta da empresa, habilitado para fins de preenchimento. A indicao se o estabelecimento nico em territrio nacional s permitida quando o contribuinte indicou previamente na tela Cadastro de Contribuinte Declarante, no menu Arquivo. Nesta situao o programa busca automaticamente os valores da Receita Bruta do Estabelecimento para facilitar o preenchimento dos valores da Receita Bruta da Empresa (que devem ser os mesmos). A marcao dos indicadores No houve receita do ano-base da p/ o Estabelecimento e No houve receita do ano-base da p/ a Empresa facilita o preenchimento dos valores das Receitas Brutas do Estabelecimento e da Empresa, zerando os valores das mesmas. OBS.: Para as hipteses de apresentao de declaraes de anos-base anteriores a 2007, o programa exibir o layout antigo do Quadro de Receita Bruta para fins

Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-25-

de preenchimento das informaes relativas receita oriunda da venda de mercadorias sujeitas substituio tributria. O contribuinte dever observar as perguntas feitas na referida tela: se o estabelecimento principal ou nico no Estado e se o estabelecimento nico no territrio nacional. Se a primeira resposta for negativa, ento a segunda resposta tambm dever ser obrigatoriamente negativa. Para garantir o correto preenchimento deste quadro no momento da entrega da declarao, o programa apresentar crticas de erro ou de advertncia conforme a situao constatada na base de dados do Sistema de Cadastro (CAD-ICMS) e das Declaraes da SEFAZ. Obs.: Se, excepcionalmente, em parte do ano-base 2010, o contribuinte foi desenquadrado do Simples Nacional pela RFB, ele dever informar neste quadro os meses em que ficou enquadrado naquele regime. QUADRO VALOR ADICIONADO APURADO

Este quadro no ser informado pelo contribuinte declarante, mas preenchido automaticamente pelo prprio programa da DECLAN-IPM ao trmino do preenchimento da declarao, mediante o confronto entre os valores das Sadas e das Entradas - quadro Resumo Geral das Operaes e Prestaes e/ou Resumo Especfico das Operaes com Mercadorias- com os respectivos ajustes previstos no quadro "Ajustes do VA e Outras Informaes Econmico-Fiscais" e tambm os valores correspondentes s situaes previstas nos itens a a k do quadro Distribuio do Valor Adicionado por Municpio. Ele ser exibido no comprovante de entrega da declarao e apresentar o valor adicionado, por municpio, com vistas ao clculo do ndice de Participao dos Municpios na Arrecadao do ICMS - IPM.
Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-26-

A apurao do valor adicionado para os perodos no ano-base em que o contribuinte esteve enquadrado nos regimes tributrios Normal, Estimativa e Outros, corresponder aos critrios previstos no inciso I do 1 do artigo 3 da Lei Complementar n 63/1990. 2.3.1.3 - Quadros da DECLAN-IPM especficos para contribuinte pessoa fsica O presente programa simplificou o preenchimento da declarao para o contribuinte pessoa fsica que dever preencher somente os seguintes quadros: QUADRO QUESTIONRIO

Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-27-

QUADRO RESUMO GERAL DAS OPERAES E PRESTAES

OBS.: Os quadros Identificao da Declarao e Distribuio do Valor Adicionado por Municpio so comuns para os contribuintes (pessoa fsica e pessoa jurdica) enquadrados nos regimes tributrios Normal, Estimativa e Outros. O contribuinte pessoa fsica estar desobrigado de preencher o Quadro relativo receita bruta mensal.

2.3.2 Alterao de dados da Declarao


Esta funo permite alterar os dados preenchidos incorretamente nos quadros da DECLAN ao se clicar no boto ALTERAR.

2.3.3 Excluso da Declarao


Esta funo permite excluir to-somente a declarao que foi selecionada mediante marcao no boto EXCLUIR. Aps a seleo deste boto, ser exibida uma janela para confirmao da excluso.

2.3.4 Retificao da declarao


Esta funo permite apenas retificar uma declarao j validada, gerada e transmitida mediante a opo no boto RETIFICAR. Ao clicar no referido boto, o programa exibir uma tela denominada Retificando Declarao.

Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-28-

Ao selecionar a opo Confirmar, o programa exibir uma janela denominada Confirmao. A finalidade desta janela perguntar se o contribuinte deseja manter os valores da declarao que se quer retificar com o propsito de apenas alterar os dados incorretos, evitando-se, dessa forma, o desnecessrio preenchimento de todos os dados da declarao retificadora.

A correo dos dados incorretos ser feita mediante a marcao no boto ALTERAR. O clique no referido boto permitir a retificao dos dados a partir da tela que contm o Questionrio.

Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-29-

O contribuinte poder entregar tantas declaraes necessrias; todavia, s haver uma declarao normal.

retificadoras

quantas

2.3.5 Validao da Declarao


Esta funo permite validar uma declarao mediante a opo no boto VALIDAR. Aps clicar o mencionado boto, o programa exibir a tela Resultado da Validao, que mostrar um quadro de mensagens, com a respectiva descrio de erro e/ou de advertncia definido pelo programa. A legenda ERRO diz respeito aos dados preenchidos incorretamente e que impedem o contribuinte declarante de gerar o arquivo da DECLAN-IPM para fins de transmisso. A legenda ADVERTNCIA diz respeito s situaes que no impedem a gerao do arquivo da DECLAN-IPM para a transmisso. Todavia, o contribuinte declarante dever verificar se as mensagens apresentadas esto sendo observadas (ou no) e se dizem respeito sua situao especfica. Ao fechar a tela Resultado da Validao, a tela Controle das Declaraes ser novamente exibida com marcao, na respectiva coluna, da validao realizada. Se a declarao for validada com erro, o contribuinte dever clicar duas vezes na declarao selecionada para exibio da tela Resultado da Validao para visualizar a mensagem e a descrio captadas pelo programa. Aps a descrio do erro, o contribuinte dever corrigi-lo a fim de validar com sucesso a sua declarao.

Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-30-

2.3.6 Filtrar a Declarao


Esta funo permite a identificao, na janela Filtrando as Declaraes, daquelas declaraes que foram validadas, validadas com erro e geradas.

2.3.7 Imprimir a Declarao


Esta funo permite a impresso do espelho da DECLAN-IPM mediante marcao no boto IMPRIMIR.

2.4 MENU TRANSMISSO


Destina-se a gerar o arquivo da DECLAN-IPM para entrega via internet, com a opo de transmisso pelo prprio programa gerador ou por meio do endereo eletrnico disponibilizado no stio www.fazenda.rj.gov.br. Para acess-la basta selecionar a declarao e clicar no boto GERAR E TRANSMITIR ou GERAR ARQUIVO, respectivamente. Se o contribuinte optar pela transmisso da declarao por meio do stio da SEFAZ (opo GERAR ARQUIVO), o programa exibir a tela Gerao do Arquivo para a Transmisso, com a indicao do nome e local do arquivo (com extenso .dcl) a ser gerado, exemplo:

Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-31-

C:\ app\Geradas\75155484 2010 2011 04 14 17 03 51.dcl , onde: 75.155.484 inscrio estadual do contribuinte; 2010 ano-base da declarao; 2011 ano da entrega da declarao; 04 ms da entrega da declarao; 14 dia da entrega da declarao; 17:03:51 horrio que foi gerado o arquivo (hora, minutos e segundos). Para informar a pasta de destino do arquivo basta acionar o boto com o formato de lupa. O programa, em seguida, exibir uma tela de salvar como, a fim de possibilitar o contribuinte gerar o arquivo no diretrio A (em disquete) ou em outro(s) diretrio(s) da sua escolha. Feita a escolha, o contribuinte clicar no boto salvar. Logo aps, ao clicar no boto GERAR, aparecer a informao de que o arquivo foi gerado com sucesso. Se a opo de transmisso da declarao for feita pelo prprio programa declarador, o contribuinte dever selecionar o boto GERAR E TRANSMITIR. Aps a seleo da referida opo, o programa exibir o espelho da declarao (com o protocolo definitivo), que o prprio recibo de entrega.

2.5 MENU FERRAMENTAS


Neste item encontram-se disponveis: Cpia de Segurana, Reparar Base de Dados e Parmetros do Sistema. Ao clicar na funo Cpia de Segurana, o programa exibir as opes GERAR e RESTAURAR. A primeira opo possibilitar ao contribuinte a gerao de arquivo para cpia de segurana no diretrio de sua escolha ou em disquete. Ao clicar em GERAR, o programa exibir a janela Cpia de Segurana onde o contribuinte informar o local onde ser gerado o backup do arquivo em formato ZIP. A segunda opo (RESTAURAR) possibilitar ao contribuinte a restaurao de cpia de segurana caso exista algum problema. Ao clicar em Restaurar, o programa exibir a janela Restaurao onde o contribuinte far a recuperao da cpia de segurana (backup). A funo Parmetro possibilitar ao usurio informar o valor mximo, sem os centavos, a ser digitado na declarao de forma a tornar compatvel com o valor das operaes e prestaes realizadas pelo contribuinte.

Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-32-

2.6 MENU SAIR


Este menu possibilitar a sada do programa.

3 - PREENCHIMENTO POR PROGRAMA PRPRIO


Os contribuintes que optarem pelo preenchimento da DECLAN-IPM por programa prprio, devero obedecer as regras apresentadas nestas instrues de preenchimento e ao LAYOUT da declarao que se encontra disponvel no endereo eletrnico www.fazenda.rj.gov.br, na pgina da DECLAN-IPM.

Instrues de Preenchimento Portaria SUACIEF n 18/2011

-33-

You might also like