You are on page 1of 16

1

AS ESTRATGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: CONCEPES DE ALUNOS E PROFESSORES DE CINCIAS CONTBEIS Sady Mazzioni UNIVERSIDADE COMUNITRIA REGIONAL DE CHAPEC RESUMO As diretrizes curriculares nacionais propem ao curso de Cincias Contbeis uma formao que contemple os aspectos especficos da atuao do futuro profissional, mas recomenda tambm a incluso de discusses que permitam a conscincia cidad e o enfrentamento dos problemas sociais. A construo das habilidades e competncias designadas no perfil do egresso desejado se d, em certa medida, no uso de estratgias de ensino-aprendizagem condizentes. O uso de formas e procedimentos de ensino deve considerar que o modo pelo qual o aluno aprende no um ato isolado, escolhido ao acaso, sem anlise dos contedos trabalhados, sem considerar as habilidades necessrias para a execuo e dos objetivos a serem alcanados. O objetivo central da pesquisa compreender as estratgias de ensinoaprendizagem mais significativas a partir das perspectivas dos alunos com aquelas utilizadas pelos professores do curso de graduao em Cincias Contbeis. Os procedimentos metodolgicos utilizados caracterizam o estudo quanto aos objetivos como pesquisa descritiva; quanto aos procedimentos, pesquisa de levantamento; quanto abordagem do problema, a pesquisa apresenta aspectos de natureza qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada com o uso de questionrios com perguntas abertas e fechadas, direcionadas a docentes e discentes do curso de graduao em Cincias Contbeis. Os resultados apontam para uma convergncia de estratgias preferidas pelos universitrios pesquisados com aquelas utilizadas pelos docentes. Palavras-chave: Processo de ensino-aprendizagem. Estratgias. Recursos didticos. 1 Introduo A atividade docente caracterizada pelo desafio permanente dos profissionais da educao em estabelecer relaes interpessoais com os educandos, de modo que o processo de ensino-aprendizagem seja articulado e que os mtodos utilizados cumpram os objetivos a que se propem. No ensino superior nota-se de maneira acentuada que os universitrios, genericamente falando, buscam na formao uma oportunidade de ascenso social. Este fator condiciona a postura do aluno para uma conduta de interesse maior, seno quase exclusivo, nas disciplinas de formao especfica, no compreendendo, muitas vezes, a relevncia das disciplinas de formao bsica e complementar. Desta forma, o discente espera dos professores das disciplinas especficas uma atuao destacada, tendo-o como modelo profissional e do qual espera a transmisso dos conhecimentos e mtodos necessrios para um destaque na sua futura atuao no mercado de trabalho. A maneira pela qual o professor planeja suas atividades de sala de aula determinante para que o grupo de alunos de sua platia reaja com maior ou menor interesse e contribui no modo como a aula transcorre.

A temtica norteadora desta pesquisa a prtica docente de sala aula, de forma especfica, as estratgias de ensino utilizadas pelos professores que ministram disciplinas tratadas no projeto pedaggico do curso vinculadas ao ncleo de fundamentos e contedos tcnicos, especficos do trabalho profissional (disciplinas de formao especfica), vinculadas s Cincias Contbeis e o modo como os alunos avaliam tais estratgias. O objetivo geral estudar as estratgias de ensino-aprendizagem mais significativas na viso dos alunos e as mais utilizadas pelos professores que ministram disciplinas de formao especfica do curso de Cincias Contbeis da Universidade Comunitria Regional de Chapec - Unochapec. Pimenta e Anastasiou (2002) relatam que dados da Unesco demonstram que o nmero de professores universitrios, no perodo de 1950 a 1992, saltou de 25 mil para um milho. Em sua maioria, professores improvisados, no preparados para desenvolver a funo de pesquisadores e sem formao pedaggica. Luckesi (1994, p. 155) ao discutir a respeito dos procedimentos de ensino no cotidiano escolar argumenta:
Ser que ns professores, ao estabelecermos nosso plano de ensino, ou quando vamos decidir o que fazer na aula, nos perguntamos se as tcnicas de ensino que utilizaremos tm articulao coerente com nossa proposta pedaggica? Ou ser que escolhemos os procedimentos de ensino por sua modernidade, ou por sua facilidade, ou pelo fato de dar menor quantidade de trabalho ao professor? Ou, pior ainda, ser que escolhemos os procedimentos de ensino sem nenhum critrio especfico?

Considerando-se o dinamismo do mundo moderno, o profissional docente que atua no curso de Cincias Contbeis sente-se pressionado por um ambiente externo altamente exigente, devendo proporcionar aos estudantes uma educao de elevado nvel e com slida formao. Caso a atualizao didtica dos docentes no tenha acompanhado o ritmo deste novo cenrio, poder haver uma falta de sintonia entre os procedimentos, mtodos e estratgias de ensino e o perfil dos estudantes, prejudicando o processo de ensino-aprendizagem. 2 Estratgias Utilizadas no Processo Ensino-Aprendizagem Para Petrucci e Batiston (2006, p. 263), a palavra estratgia esteve, historicamente, vinculada arte militar no planejamento das aes a serem executadas nas guerras, e, atualmente, largamente utilizada no ambiente empresarial. Porm, os autores admitem que:
[...] a palavra estratgia possui estreita ligao com o ensino. Ensinar requer arte por parte do docente, que precisa envolver o aluno e fazer com ele se encante com o saber. O professor precisa promover a curiosidade, a segurana e a criatividade para que o principal objetivo educacional, a aprendizagem do aluno, seja alcanada.

Desse modo, o uso do termo estratgias de ensino refere-se aos meios utilizados pelos docentes na articulao do processo de ensino, de acordo com cada atividade e os resultados esperados. Anastasiou e Alves (2004, p. 71) advertem que:
As estratgias visam consecuo de objetivos, portanto, h que ter clareza sobre aonde se pretende chegar naquele momento com o processo de ensinagem. Por isso, os objetivos que norteiam devem estar claros para os sujeitos envolvidos professores e alunos e estar presentes no contrato

didtico, registrado no Programa de Aprendizagem correspondente ao mdulo, fase, curso, etc...

Luckesi (1994) considera que os procedimentos de ensino geram conseqncias para a prtica docente: para se definir procedimentos de ensino com certa preciso, necessrio ter clara uma proposta pedaggica; preciso compreender que os procedimentos de ensino selecionados ou construdos so mediaes da proposta pedaggica e metodolgica, devendo estar estreitamente articulados; se a inteno que efetivamente a proposta pedaggica se traduza em resultados concretos, tem-se que selecionar ou construir procedimentos que conduzam a resultados, ainda que parciais, porm complexos com a dinmica do tempo e da histria; ao lado da proposta pedaggica, o educador deve lanar mo dos conhecimentos cientficos disponveis; estar permanentemente alerta para o que se est fazendo, avaliando a atividade e tomando novas e subseqentes decises. No processo de ensino-aprendizagem, vrios so os fatores que interferem nos resultados esperados: as condies estruturais da instituio de ensino, as condies de trabalho dos docentes, as condies sociais dos alunos, os recursos disponveis. Outro fator o de que as estratgias de ensino utilizadas pelos docentes, devem ser capaz de sensibilizar (motivar) e de envolver os alunos ao ofcio do aprendizado, deixando claro o papel que lhe cabe. O relatrio Delors (2006, p. 19) ressalta a atividade docente ao arguir que Cabe ao professor transmitir ao aluno, o que a Humanidade j aprendeu acerca de si mesma e da natureza, tudo o que ela criou e inventou de essencial. Essa misso torna-se mais difcil quando se analisa as precariedades dos sistemas educativos e as mazelas sociais que se avolumam, sobretudo nos pases mais pobres. O avano tecnolgico e a naturalizao das fortes alteraes comportamentais, sobretudo dos jovens, aumentam a tenso na busca de alternativas metodolgicas que possam atrair os estudantes para o mundo do saber, o qual exige certo rigor e disciplina. A habilidade do professor em identificar essas diferenas e escolher os processos de ensinagem que melhor se adapte as caractersticas dos alunos com os quais trabalha e que considere as caractersticas dos contedos em discusso, poder faz-lo mais bem-sucedido no seu ofcio de educar. Luckesi (1994, p. 105) ao analisar a forma como o planejamento de ensino realizado, faz a crtica que a atividade executada como um preenchimento de formulrio e relata:
Comea-se pela coluna de contedos, que mais fcil. Os contedos j esto explcitos e ordenados nos livros didticos. Basta, para tanto, copiar o ndice. A seguir, inventam-se os objetivos que casem com os contedos indicados. De fato, o planejamento exige o contrrio: em primeiro lugar, o estabelecimento dos objetivos e, depois, encontrar os contedos que os operacionalizem. As atividades para efetivar esses contedos j esto definidas desde sempre. Por que pensar nelas? Todo mundo d aulas com exposio, dinmica de grupo etc. o senso comum pedaggico que conduz a essa deciso.

O uso de formas e procedimentos de ensino deve considerar que o modo pelo qual o aluno aprende no um ato isolado, escolhido ao acaso, sem anlise dos contedos trabalhados, sem considerar as habilidades necessrias para a execuo e dos objetivos a serem alcanados. O Quadro 1 apresenta uma lista comparativa de estratgias de ensino (s vezes denominadas mtodos, instrumentos), indicadas por Anastasiou e Alves (2004); Marion e

Marion (2006); e Petrucci e Batiston (2006). Nota-se que as estratgias recomendadas pelos profissionais da pedagogia no diferem substancialmente daquelas recomendadas pelos profissionais docentes da rea das cincias sociais aplicadas. Em alguns casos, h pequenas variaes na nomenclatura da estratgia, guardando idnticas recomendaes quanto utilizao.
ESTRATGIAS DE ENSINO PROPOSTAS ANASTASIOU; ALVES (2004) MARION; MARION (2006) PETRUCCI; BATISTON (2006) Metodologias de ensino Estratgias de ensino e avaliao Estratgias de ensinagem de aprendizagem em aplicveis rea de negcios Contabilidade Aula expositiva dialogada Aula expositiva Aula expositiva Estudo de texto Dissertao Dissertaes ou resumos Portflio Tempestade cerebral Mapa conceitual Estudo dirigido Estudos dirigidos Aulas orientadas Lista de discusso por meios Projeo de fitas Ensino distncia informatizados Soluo de problemas Resoluo de exerccios Ensino em pequenos grupos Philips 66 Grupo de verbalizao e de observao (GO/GV) Dramatizao Role-Play Desempenho de papis Seminrio Seminrio Seminrio Estudo de caso Estudo de caso Estudo de caso Jri simulado Simulaes Simpsio Painel Palestras e entrevistas Palestras Frum Discusso e debates Oficina (laboratrio ou workshop) Laboratrios e oficinas Escritrio, laboratrio ou empresamodelo Estudo do meio Ensino com pesquisa Exposies e visitas Excurses e visitas Jogos de empresa Jogos de empresas Ensino individualizado

Quadro 1 - Estratgias de ensino Fonte: elaborado com base em ANASTASIOU e ALVES (2004, p. 79); MARION e MARION (2006); PETRUCCI e BATISTON (2006).

A definio do uso de determinada estratgia de ensino-apredizagem considera os objetivos que o docente estabelece e as habilidades a serem desenvolvidas em cada srie de contedos. No entender de Pimenta e Anastasiou (2002, p. 195) a respeito do mtodo de ensinar e fazer aprender (ensinagem) pode-se dizer que ele depende, inicialmente, da viso de cincia, de conhecimento e de saber escolar do professor. Considerando os objetivos deste estudo, o Quadro 2 apresenta uma breve transcrio individualizada das estratgias, a partir do entendimento das autoras Anastasiou e Alves

(2004), acrescidas das recomendaes de Marion e Marion (2006), aplicveis rea de negcios e Petrucci e Batiston (2006), recomendadas para o ensino da contabilidade.
Estratgia Aula expositiva dialogada Estudo de texto Portflio Descrio uma exposio do contedo, com a participao ativa dos estudantes, cujo conhecimento prvio deve ser considerado e pode ser tomado como ponto de partida. O professor leva os estudantes a questionarem, interpretarem e discutirem o objeto de estudo, a partir do reconhecimento e do confronto com a realidade. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 79). a explorao de idias de um autor a partir do estudo crtico de um texto e/ou a busca de informaes e explorao de idias dos autores estudados. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 80) a identificao e a construo de registro, anlise, seleo e reflexo das produes mais significativas ou identificao dos maiores desafios/dificuldades em relao ao objeto de estudo, assim como das formas encontradas para superao. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 81). uma possibilidade de estimular a gerao de novas idias de forma espontnea e natural, deixando funcionar a imaginao. No h certo ou errado. Tudo o que for levantado ser considerado, solicitando-se, se necessrio, uma explicao posterior do estudante. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 82). Consiste na construo de um diagrama que indica a relao de conceitos em uma perspectiva bidimensional, procurando mostrar as relaes hierrquicas entre os conceitos pertinentes estrutura do contedo. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 83). o ato de estudar sob a orientao e diretividade do professor, visando sanar dificuldades especficas. preciso ter claro: o que a sesso, para que e como preparada. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 84). Permite ao aluno situar-se criticamente, extrapolar o texto para a realidade vivida, compreender e interpretar os problemas propostos, sanar dificuldades de entendimento e propor alternativas de soluo; Exercita no aluno a habilidade de escrever o que foi lido e interpret-lo; Prtica dinmica, criativa e crtica da leitura. (MARION; MARION, 2006, p. 42); (PETRUCCI; BATISTON, 2006, p. 279-280). a oportunidade de um grupo de pessoas poder debater, distncia, um tema sobre o qual sejam especialistas ou tenham realizado um estudo prvio, ou queiram aprofund-lo por meio eletrnico. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 85). As ferramentas usadas no ensino distncia vo das mais simples, como o ensino por correspondncia sem apoio ou tutoria, pela comunicao apenas entre educador e educando, at os mtodos mais sofisticados, que incluem esquemas interativos de comunicao no presencial via satlite, ou por redes de computadores. (PETRUCCI; BATISTON, 2006, p. 289-294). o enfrentamento de uma situao nova, exigindo pensamento reflexivo, crtico e criativo a partir dos dados expressos na descrio do problema; demanda a aplicao de princpios, leis que podem ou no ser expressas em frmulas matemticas. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 86). O estudo por meio de tarefas concretas e prticas tem por finalidade a assimilao de conhecimentos, habilidades e hbitos sob a orientao do professor. (MARION; MARION, 2006, p. 46). uma estratgia particularmente vlida em grandes turmas, pois consiste em separar a turma em pequenos grupos, para facilitar a discusso. Assim, despertar no aluno a iniciativa de pesquisar, de descobrir aquilo que precisa aprender. (PETRUCCI; BATISTON, 2006, p. 278279). uma atividade grupal em que so feitas uma anlise e uma discusso sobre temas / problemas do contexto dos estudantes. Pode tambm ser til para obteno de informao rpida sobre interesses, problemas, sugestes e perguntas. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 87). a anlise de tema/problemas sob a coordenao do professor, que divide os estudantes em dois grupos: um de verbalizao (GV) e outro de observao (GO). uma estratgia aplicada com sucesso ao longo do processo de construo do conhecimento e requer leituras, estudos preliminares, enfim, um contato inicial com o tema. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 88). uma apresentao teatral, a partir de um foco, problema, tema etc. Pode conter explicitao de idias, conceitos, argumentos e ser tambm um jeito particular de estudo de casos, j que a teatralizao de um problema ou situao perante os estudantes equivale a apresentar-lhes um caso de relaes humanas. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 89).

Tempestade cerebral Mapa conceitual Estudo dirigido Estudo dirigido e aulas orientadas

Lista de discusso por meios informatizados Ensino distncia

Soluo de problemas Resoluo de exerccios Ensino em pequenos grupos Phillips 66

Grupo de verbalizao e de observao (GV/GO) Dramatizao

Seminrio Estudo de caso Jri simulado

Simpsio

Painel

Palestras

Frum

Discusso e debate Oficina (laboratrio ou worshop) Escritrio, laboratrio ou empresa modelo Estudo do meio

Ensino com pesquisa

Exposies, excurses e visitas Jogos de empresas

Ensino individualizado

um espao em que as idias devem germinar ou ser semeadas. Portanto, espao, onde um grupo discuta ou debata temas ou problemas que so colocados em discusso. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 90). a anlise minuciosa e objetiva de uma situao real que necessita ser investigada e desafiadora para os envolvidos. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 91). uma simulao de um jri em que, a partir de um problema, so apresentados argumentos de defesa e de acusao. Pode levar o grupo anlise e avaliao de um fato proposto com objetividade e realismo, crtica construtiva de uma situao e dinamizao do grupo para estudar profundamente um tema real. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 92). a reunio de palestras e prelees breves apresentada por vrias pessoas (duas a cinco) sobre um assunto ou sobre diversos aspectos de um assunto. Possibilita o desenvolvimento de habilidades sociais, de investigao, amplia experincias sobre um contedo especfico, desenvolve habilidades de estabelecer relaes. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 93). a discusso informal de um grupo de estudantes, indicados pelo professor (que j estudaram a matria em anlise, interessados ou afetados pelo problema em questo), em que apresentam pontos de vista antagnicos na presena de outros. Podem ser convidados estudantes de outras fases, cursos ou mesmo especialistas na rea. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 94). Possibilidade de discusso com a pessoa externa ao ambiente universitrio sobre um assunto de interesse coletivo, de acordo com um novo enfoque; Discusso, perguntas, levantamento de dados, aplicao do tema na prtica, partindo da realidade do palestrante. (MARION; MARION, 2006, p. 42); (PETRUCCI; BATISTON, 2006, p. 288-289) Consiste num espao do tipo reunio, no qual todos os membros do grupo tm a oportunidade de participar do debate de um tema ou problema determinado. Pode ser utilizado aps a apresentao teatral, palestra, projeo de um filme, para discutir um livro que tenha sido lido pelo grupo, um problema ou fato histrico, um artigo de jornal, uma visita ou uma excurso. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 95). Sugere aos educandos a reflexo acerca de conhecimentos obtidos aps uma leitura ou exposio, dando oportunidade aos alunos para formular princpios com suas prprias palavras, sugerindo a aplicao desses princpios. (MARION; MARION, 2006, p. 42-44). a reunio de um pequeno nmero de pessoas com interesses comuns, a fim de estudar e trabalhar para o conhecimento ou aprofundamento de um tema, sob orientao de um especialista. Possibilita o aprender a fazer melhor algo, mediante a aplicao de conceitos e conhecimentos previamente adquiridos. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 96). Proporciona ao aluno contato com a tecnologia da informao, os reflexos de m informao gerada, as inmeras possibilidades de erros e os conseqentes acertos. (PETRUCCI; BATISTON, 2006, p. 286-288). um estudo direto do contexto natural e social no qual o estudante se insere, visando a uma determinada problemtica de forma interdisciplinar. Cria condies para o contato com a realidade, propicia a aquisio de conhecimentos de forma direta, por meio da experincia vivida. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 97). a utilizao dos princpios do ensino associados aos da pesquisa: Concepo de conhecimento e cincia em que a dvida e a crtica sejam elementos fundamentais; assumir o estudo como situao construtiva e significativa, com concentrao e autonomia crescente; fazer a passagem da simples reproduo para um equilbrio entre reproduo e anlise. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 98). Participao dos alunos na elaborao do plano de trabalho de campo; Possibilidade de integrar diversas reas de conhecimento; Integrao do aluno, atravs da escola, com a sociedade, atravs das empresas; Visualizao, por parte do aluno, da teoria na prtica; Desenvolvimento do pensamento criativo do aluno e viso crtica da realidade em que ele se insere. (MARION; MARION, 2006, p. 37-38); (PETRUCCI; BATISTON, 2006, p. 276-277 Os alunos tornam-se agentes do processo; So desenvolvidas habilidades na tomada de decises no nvel administrativo, vivenciando-se aes interligadas em ambientes de incerteza; Permite a tomada de decises estratgicas e tticas no gerenciamento dos recursos da empresa, sejam eles materiais ou humanos; (MARION; MARION, 2006, p. 50); (PETRUCCI e BATISTON (2006, p. 281-283). O ensino individualizado a estratgia que procura ajustar o processo de ensinoaprendizagem s reais necessidades e caractersticas do discente. (PETRUCCI; BATISTON, 2006, p. 294-298).

Quadro 2 Definio das estratgias de ensino

Fonte: elaborado com base em ANASTASIOU e ALVES (2004, p. 79); MARION e MARION (2006); PETRUCCI e BATISTON (2006).

Petrucci e Batiston (2006) ressaltam que as estratgias apresentadas no so absolutas, nem imutveis, constituindo-se em ferramentas que podem ser adaptadas, modificadas, ou combinadas pelo docente, conforme julgar conveniente ou necessrio. Pimenta e Anastasiou (2002, p. 214) concebem que ao aprender um contedo, apreende-se tambm determinada forma de pens-lo e de elabor-lo, motivo pelo qual cada rea exige formas de ensinar e de aprender especficas, que explicitem as respectivas lgicas. Para Luckesi (1994, p. 155) os procedimentos de ensino articulam-se em cada pedagogia tanto com a tica terica quanto com a tica tcnica do mtodo. Os procedimentos operacionalizam resultados desejados dentro de uma determinada tica terica. De posse dessas informaes, os professores deveriam estruturar sua didtica, de modo a contemplar as diversas possibilidades que facilitem e elevem os resultados do processo de ensino-aprendizagem. 3 Mtodo e Tcnicas de Pesquisa A pesquisa se caracteriza quanto aos objetivos como descritiva; quanto aos procedimentos, pesquisa de levantamento; e quanto abordagem do problema, possui caractersticas qualitativas e quantitativas. O estudo foi realizado no Campus Chapec da Universidade Comunitria Regional de Chapec Unochapec, no Curso de Graduao em Cincias Contbeis. De acordo com o Projeto Pedaggico, o Curso foi autorizado pelo Decreto 73.625 de 12 de fevereiro de 1974 e reconhecido pelo Decreto n 81.496, de 30 de maro de 1978. Os sujeitos sociais que efetivamente responderam aos questionrios correspondem a nove docentes (de um total de dezesseis) e de oitenta e trs universitrios (de um total de cento e seis) do stimo e oitavo perodos, os ltimos dois semestres do curso, conforme amostra intencional. A escolha dos sujeitos sociais da pesquisa recaiu nos perodos finais, em razo destes universitrios j terem percorrido o maior perodo de integralizao do curso, convivido com um maior nmero de docentes e acompanhado as estratgias mais utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Os dados primrios foram colhidos durante os meses de maro e abril de 2008 e foram analisados com agrupamento de respostas similares por meio de anlises descritivas, apresentadas e ilustradas em tabelas e quadros. 4 Anlise e Interpretao dos Resultados Neste tpico relatam-se os resultados obtidos na aplicao dos questionrios aos sujeitos sociais pesquisados. 4.1 Pesquisa com os discentes

- Descreva de forma detalhada o tipo de aula que voc considera mais eficaz para sua aprendizagem nas disciplinas de Cincias Contbeis, ou seja, com o qual/que modalidade voc aprende melhor (aula expositiva, seminrios, resoluo de exerccios, etc...): Nota-se pela Tabela 1 que foram obtidas 157 indicaes do tipo de aula mais eficaz. A preferncia pela aula que apresenta resoluo de exerccios com 40,76% de citaes, seguida pela aula expositiva com 27,39% das menes e seminrios com 14,01% de indicaes. Os trs tipos de estratgias de ensino somam no conjunto 82,17% de todas as menes realizadas pelos pesquisados.
Tabela 1 Tipo de aula mais eficaz
Tipo de aula mais eficaz Resoluo de exerccios Aula expositiva (data show / retroprojetor) Seminrios Diversificada (terica e prtica) Aulas prticas Trabalhos que permitam a aplicao da contabilidade Debates em sala (filmes, vdeos) Uso de Laboratrios Estudos de caso Visitas s empresas Pesquisas Total Freqncia absoluta 64 43 22 6 6 5 4 3 2 1 1 157 Freqncia relativa 40,76% 27,39% 14,01% 3,82% 3,82% 3,18% 2,55% 1,91% 1,27% 0,64% 0,64% 100%

Fonte: elaborado pelo autor

Denota-se pelas respostas obtidas, que os estudantes pesquisados compreendem de modo efetivo de que no centro do processo de conhecimento deve estar o aluno e que para aprender preciso estar em atividade intelectual. importante destacar que quase a totalidade dos pesquisados indicaram mais de uma estratgia em conjunto, de modo capital a resoluo de exerccios, seguidos pelas aulas expositivas e dos seminrios. Percebe-se uma preferncia majoritria em torno de poucas estratgias de ensino, contrastando com a ampla lista verificada na literatura consultada. - Descreva as estratgias de ensino mais utilizados pelos professores de Contabilidade, ou seja, descreva o tipo de aula frequentemente desenvolvida pelos professores? (aula expositiva, seminrios, resoluo de exerccios, etc...): A Tabela 2 apresenta o resultado das manifestaes dos alunos pesquisados em relao s estratgias de ensino utilizadas pelos docentes. Os resultados indicam que os 83 alunos entrevistados apresentaram 156 indicaes.
Tabela 2 Estratgias de ensino utilizadas
Estratgias de ensino utilizadas Aulas expositivas (com uso de quadro, retroprojetor, data show) Resoluo de exerccios Seminrios Aulas prticas (com uso de laboratrios) Explicao dos contedos Freqncia absoluta 64 60 22 3 2 Freqncia relativa 41,03% 38,46% 14,10% 1,92% 1,28%

Trabalhos acadmicos (extra-classe) Provas Debates Total

2 2 1 156

1,28% 1,28% 0,64% 100%

Fonte: elaborado pelo autor

A indicao dos pesquisados de que os docentes se valem das aulas expositivas, representando 41,03% de todas as citaes, seguida pela resoluo de exerccios com 38,46% de menes, e os seminrios com 14,10% de indicaes. Os trs tipos de estratgias de ensino somam no conjunto 93,59% de todas as menes realizadas pelos pesquisados. importante destacar que quase a totalidade dos pesquisados indicaram o uso pelos docentes de mais de uma estratgia em conjunto, de modo capital as aulas expositivas seguidas de resoluo de exerccios e dos seminrios. Essas manifestaes indicam a compreenso dos docentes em adotar uma abordagem construtivista e considera importante a efetividade da atividade intelectual do educando no processo de aprendizagem. A preferncia dos alunos em torno destas, parece lgica. Porm, cruzando-se os resultados contidos na Tabela 2 com a Tabela 4, nota-se que h uma discrepncia entre as indicaes dos alunos e dos docentes quanto frequncia de uso das trs estratgias de ensino mais citadas. - Quais os recursos didticos utilizados com maior freqncia pelos professores de Contabilidade (quadro branco, laboratrio, data show, etc...)?
Tabela 3 Recursos didticos
Recursos didticos utilizados Data show Quadro branco Laboratrio de informtica Retroprojetor Apostilas Artigos Visitas as empresas Auditrios Trabalhos extra-classe Total Freqncia Absoluta 65 60 31 10 9 3 1 1 1 181 Freqncia relativa 35,91% 33,15% 17,13% 5,52% 4,97% 1,66% 0,55% 0,55% 0,55% 100%

Fonte: elaborado pelo autor

A Tabela 3 demonstra a indicao por parte dos alunos de quais recursos didticos so mais utilizados pelos docentes das disciplinas especficas da rea contbil. Percebe-se que o recurso mais utilizado o data show, seguido do quadro branco e vrias indicaes ao retroprojetor, o que ajuda a ressaltar o uso da aula expositiva. O uso do laboratrio de informtica pode estar vinculado resoluo de exerccios. Cruzando-se os resultados da Tabela 2 com os da Tabela 3, em que se confrontam as estratgias de ensino com os recursos didticos utilizados, percebe-se alguns pontos que podem denotar contradio, como por exemplo, a frequncia do uso do laboratrio de informtica.

10

- Na sua opinio, de modo geral, de que forma as aulas desenvolvidas pelos professores de Cincias Contbeis conseguem desenvolver as habilidades esperadas dos profissionais da Contabilidade? Percebe-se que o desejo dos alunos de que o curso possa prepar-los para o desafio profissional, que desenvolva as habilidades de gerenciamento das informaes contbeis, de interpretao e aplicao da legislao contbil/fiscal/tributria. Estas habilidades esto em sintonia com as perspectivas das diretrizes curriculares nacionais e com o projeto pedaggico do curso. Porm, os entrevistados no conseguem externalizar quais as estratgias de ensino deveriam ser utilizadas para atingir tal desiderato. O Quadro 3 apresenta um resumo de estratgias citadas pelos alunos entrevistados e das habilidades que entendem serem desenvolvidas.
Estratgias Incentivar o estudo e a pesquisa Aulas prticas Seminrios Exerccios Trabalhos acadmicos Uso de laboratrio Debates Leitura Trabalhos em grupo Habilidades A contabilidade uma rea bastante extensa no sendo possvel aprofundar-se em quatro anos. Faz com que os alunos se mantenham atualizados e conheam detalhadamente o assunto estudado. O professor usando exemplos prticos do dia-a-dia do profissional contbil para melhorar o aprendizado. Aproximar da realidade profissional. Estimula os alunos a dar suas opinies. Desenvolve a comunicao. Ajudam a compreenso e aproximao da realidade. Colocam o aluno a desenvolver na prtica, percebendo a realidade em que esto inseridas as empresas. Agregao constante de conhecimento. Traz conhecimento tcnico para analisar cada situao, mostra um pouco da vida do profissional. Faz com que os alunos se envolvam e se interessem mais pelo assunto Ir alm da explicao do professor, despertar a curiosidade. Trabalha a comunicao com pessoas, liderana, responsabilidade, agilidade. Nmero de citaes 16 15 5 5 4 2 2 2 2

Quadro 3 Estratgias x habilidades Fonte: elaborado pelo autor

De modo geral, nota-se que no h compreenso suficiente por parte dos alunos em relao ao processo de desenvolvimento das habilidades necessrias ao profissional contbil e das estratgias de ensino adotadas pelos docentes para que tais habilidades sejam estimuladas e promovidas ao longo do curso. Isso pode decorrer da falta de clareza no desenvolvimento das atividades docentes ou do uso de estratgias de ensino sem o devido posicionamento conceitual e da importncia de cada estratgia no desenvolvimento do discente. 4.2 Pesquisa com os Docentes As disciplinas lecionadas pelos sujeitos sociais pesquisados so: Anlise das Demonstraes Contbeis, Anlise de Investimentos, Anlise de Projetos, Auditoria Contbil, Contabilidade de Custos, Contabilidade de Entidades No Industriais, Contabilidade de Negcios Agroindustriais, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Internacional, Contabilidade Pblica, Gesto de Negcios, Laboratrio Contbil, Planejamento Financeiro e Teoria da Contabilidade.

11

Apenas as disciplinas de Contabilidade de Custos e Contabilidade Internacional, foram citadas mais de uma vez. Nota-se que h uma tendncia majoritria de no repetio de disciplinas ministradas pelos vrios docentes. Isso se d pelo fato de haver apenas uma turma por perodo no curso analisado. Outro fato a se destacar que, em mdia, cada professor pesquisado trabalha duas disciplinas no curso, o que proporciona ao estudante o contato com uma diversidade maior de experincias docentes. Os dados coletados permitem identificar que todos os docentes pesquisados exercem outras atividades profissionais alm da docncia. Por um lado, o trabalho adicional sem dedicao exclusiva docncia, causa sobrecarga, desgaste na execuo das atividades, compromete parcialmente o planejamento das atividades docentes, prejudica a dedicao pesquisa, no motiva para a produo cientifica. Por outro lado, o fato de desenvolver outras atividades profissionais proporciona a possibilidade de maior interao com as demandas sociais vigentes, contato com as tecnologias utilizadas pelas entidades, maior vinculao com o dinamismo do mundo atual e de estabelecer vinculaes prticas aos enunciados tericos. Evidentemente, que a presena dos dois grupos na academia se faz salutar, de modo que a formao seja atual, dinmica e associada s necessidades das organizaes, sem desprezar as bases tericas e cientficas, para que novas solues sejam pensadas paras as necessidades sociais que se constituem cada vez mais rpidas. - Quais as estratgias que voc utiliza com maior freqncia no processo de ensinoaprendizagem em sala de aula (aula expositiva, seminrios...)?
Tabela 4 Estratgias de ensino aprendizagem utilizadas
Estratgias mais utilizadas Aulas expositivas (com uso de quadro, retroprojetor, data show) Resoluo de exerccios Seminrios Estudo de caso (casos prticos) Simulao (computacional, de casos reais) Visitas s empresas Trabalhos acadmicos (prticos, extra-classe) Representao de situaes Problematizao Pesquisa Debates (discusso em grupo) Aulas prticas (com uso de laboratrios) Total Freqncia Absoluta 8 6 5 3 2 1 1 1 1 1 1 1 31 Freqncia relativa 25,81% 19,35% 16,13% 9,68% 6,45% 3,23% 3,23% 3,23% 3,23% 3,23% 3,23% 3,23% 100%

Fonte: elaborado pelo autor

Os resultados apresentados na Tabela 4 indicam que as estratgias mais utilizadas pelos docentes so as aulas expositivas (dialogadas) com uso de algum recurso auxiliar como quadro, data show ou retroprojetor. Em seguida, aparece a resoluo de exerccios, os seminrios, os estudos de caso e alguma forma de simulao, respectivamente. Confrontando-se os resultados da Tabela 4 com aqueles da Tabela 2, pode-se concluir que h coerncia na indicao das estratgias mais utilizadas, tanto na percepo de alunos quanto dos docentes, e na mesma ordem decrescente: aulas expositivas, resoluo de exerccios e os seminrios.

12

Outra relao importante a ser feita com os resultados da Tabela 6, em que os docentes explicitam que a resoluo de exerccios e as aulas expositivas so tambm as estratgias de maior efetividade no processo de aprendizagem. - Que critrios voc utiliza para definir as estratgias de ensino utilizadas em suas aulas? Pode-se observar pela Tabela 5, que os poucos critrios citados pelos docentes mais de uma vez esto vinculados experincia adquirida pela ao docente ou pela observao de outros docentes.
Tabela 5 Critrios de definio de estratgias
Critrios Experincia adquirida pela atuao docente Replicar modelos observados (de outros professores, leituras) Expositiva exerccios Plano de aula previamente elaborado Tipo de aula (terico x prtico) Relevncia do assunto/tema Condio da turma Perodo no semestre Caractersticas da turma Caractersticas do assunto Objetivos da disciplina Ementa da disciplina Necessidade das empresas Legislao contbil Total Freqncia Absoluta 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 17 Freqncia relativa 11,76% 11,76% 11,76% 5,88% 5,88% 5,88% 5,88% 5,88% 5,88% 5,88% 5,88% 5,88% 5,88% 5,88% 100%

Fonte: elaborado pelo autor

Considera-se que aspectos importantes como o tipo de aula, a relevncia do assunto, os objetivos da disciplina e a ementa da disciplina so fatores determinantes para a escolha da estratgia a ser utilizada. O grupo consultado possui formao na rea especfica, porm no possui convivncia efetiva com leituras e debates sobre a atuao docente no ensino superior. Considerando esta realidade e o fato da necessria formao permanente dos professores, a Unochapec oferece h cinco anos o ciclo de formao pedaggica onde este tema debatido com assiduidade. No entanto, nenhum pesquisado relaciona suas decises com o processo de formao disponibilizada pela instituio. - Das estratgias que voc utiliza, com quais delas, na sua percepo, os alunos tem demonstrado os melhores resultados?
Tabela 6 Estratgias bem sucedidas
Estratgias mais bem sucedidas Resoluo de exerccios Aulas expositivas (com uso de quadro, retroprojetor, data show) Freqncia absoluta 6 4 Freqncia relativa 35,29% 23,53%

13

Simulao (computacional, de casos reais) Visitas s empresas Trabalhos acadmicos (prticos, extra-classe) Problematizao Estudo de caso (casos prticos) Seminrios Total

2 1 1 1 1 1 17

11,76% 5,88% 5,88% 5,88% 5,88% 5,88% 100%

Fonte: elaborado pelo autor

Na Tabela 6 demonstram-se as estratgias caracterizadas pelos docentes como aquelas que apresentam os melhores resultados no aprendizado dos alunos. Os resultados indicam que as estratgias utilizadas pelos docentes apontadas com as mais efetivas so as resolues de exerccios, as aulas expositivas e as simulaes, respectivamente. Confrontando-se os resultados da Tabela 6 com os dados da Tabela 4, pode-se concluir que as estratgias indicadas como as mais utilizadas tambm so as que apresentam os melhores resultados. Ressalta-se que a inteno no de estabelecer padronizao de estratgias, mas verificar se as utilizadas tm efetividade. No entender de um docente pesquisado Para cada grupo os resultados so diferentes, as estratgias so adequadas quando percebe-se que os alunos se envolvem com o assunto, participam ativamente. Todas funcionam, depende da turma. Acredito ainda que a melhor estratgia a variedade. - Ao definir o uso de determinada estratgia de ensino, como voc procura relacionar seu uso com as habilidades e competncias esperadas do profissional contbil? As relaes entre as estratgias de ensino utilizadas e o desenvolvimento das habilidades e competncias do profissional contbil so apresentadas no Quadro 4.
Relao das Estratgias de Ensino x Habilidades e Competncias Facultando o aprendizado tcnico, exigindo que desenvolvam um raciocnio lgico do tema, incentivando a pesquisa extraclasse. Simulando a atuao do futuro profissional no mercado de trabalho. Assim como o professor no sabe tudo, assim tambm o profissional no o sabe. No entanto, imprescindvel vontade e habilidade em buscar novos conhecimentos permanentemente. Aproximando da realidade (o mximo possvel). Ressaltando os aspectos ticos/legais; e justificando os contedos. Sim, via exemplos da importncia ou da utilizao pelas diversas empresas/ou profissionais em cada rea de atuao. Demonstrando as terminologias existentes, relacionadas com a legislao; especificamente nfase a tica por ser uma disciplina da rea pblica. Sim. Por ex.: o profissional necessita informar adequadamente os gestores. Saber interpretar os enunciados dos casos propostos; capacidade de trabalhar em grupo; utilizao do conhecimento obtido para o gerencial. Apontando quais reflexos podem ou acontecem na prtica nas empresas. Quadro 4 Estratgias de ensino x habilidades e competncias Fonte: elaborado pelo autor

14

Observa-se pelos depoimentos transcritos no Quadro 4, a clara preocupao com o uso da terminologia e a linguagem da Contabilidade, a aplicao adequada da legislao inerente s funes contbeis; o domnio das funes contbeis e observncia dos procedimentos ticos. Nota-se uma preocupao mais centrada no desenvolvimento de habilidades e competncias voltadas formao prtica, em detrimento daquelas que contribuem para uma formao mais holstica, prescritas nas diretrizes curriculares do curso e exigidas pela realidade social. - Quais os recursos didticos que voc utiliza para ministrar suas aulas, com maior freqncia? (quadro, data show, livro didtico, etc)
Tabela 7 Recursos didticos utilizados
Recursos didticos utilizados Quadro branco Data show Livro texto Laboratrio de informtica Retroprojetor Apostilas Artigos Exerccios Filmes Leituras complementares Total Freqncia absoluta 8 7 5 3 3 3 2 2 1 1 34 Freqncia relativa 23,53% 20,59% 14,71% 8,82% 8,82% 8,82% 5,88% 5,88% 2,94% 2,94% 100%

Fonte: elaborado pelo autor

Os resultados indicam que os recursos didticos mais utilizados pelos docentes pesquisados so: o quadro branco com 23,53% das citaes e o data show com 20,59%. Confrontando-se esses resultados com a Tabela 3, percebe-se que os recursos didticos mais citados pelos docentes tambm so os dois recursos didticos mais citados pelos alunos pesquisados, porm em ordem inversa. Relacionando-se recursos didticos utilizados, apresentados na Tabela 7, com as estratgias mais utilizadas pelos docentes, demonstradas na Tabela 4, percebe-se coerncia entre os resultados. 5 Concluses O propsito deste artigo foi atender ao objetivo central de compreender as estratgias de ensino-aprendizagem mais significativas a partir das perspectivas dos alunos com aquelas utilizadas pelos professores do curso de graduao em Cincias Contbeis da Unochapec. Buscou-se apresentar uma contribuio ao estudo e debate dos aspectos inerentes s estratgias de ensino mais significativas para os professores e alunos, quanto didtica da aula universitria. A partir do estudo realizado com os discentes, conclui-se que: - 40,76% das respostas apontam a resoluo de exerccios como o tipo de aula mais eficaz;

15

- 41,03% das citaes relatam que a aula expositiva a estratgia de ensino mais utilizada pelos professores; - 35,91% das indicaes revelam que o data show o recurso didtico mais utilizado pelos docentes; A partir do estudo realizado com os docentes, conclui-se que: - Todos os pesquisados exercem outra atividade profissional, alm da docncia; - 25,81% das citaes apontam a aula expositiva como a principal estratgia de ensinoaprendizagem; - 11,76% das indicaes apontam como critrios de escolha das estratgias de ensino utilizadas, de forma igualitria, a experincia adquirida pela atuao docente; a replicao de modelos observados de outros professores e da literatura; e a mescla de aula expositiva para questes tericas e a resoluo de exerccios nos contedos prticos; - 35,29% consideram que a resoluo de exerccio a estratgia mais bem sucedida no processo de ensino-aprendizagem; - 23,53% indicam que o recurso didtico mais utilizado o quadro branco; Os resultados permitem inferir que a aula tpica do Curso de Cincias Contbeis da Unochapec inclui uma exposio oral dialogada, a resoluo de exerccios e a realizao de seminrios. Para sua realizao, o data show, o quadro branco e o laboratrio de informtica so os recursos didticos mais utilizados. Referncias ANASTASIOU, La das Graas Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratgias de ensinagem. In: ANASTASIOU, La das Graas Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratgias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100. DELORS, Jacques (Org.). Educao. Um tesouro a descobrir. Relatrio para a UNESCO da Comisso Internacional sobre a educao para o sculo XXI. 10. ed.. So Paulo: Cortez; Braslia, DF: MEC: UNESCO: 2006. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educao. So Paulo: Cortez, 1994. MARION, Jos Carlos; MARION, Arnaldo Lus Costa. Metodologias de ensino na rea de negcios. Para cursos de administrao, gesto, contabilidade e MBA. So Paulo: Atlas, 2006. PETRUCCI, Valria Bezzera Cavalcanti; BATISTON, Renato Reis. Estratgias de ensino e avaliao de aprendizagem em contabilidade. In: PELEIAS, Ivam Ricardo. (Org.) Didtica do ensino da contabilidade. So Paulo: Saraiva, 2006. PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graas Camargos. Docncia no ensino superior. So Paulo: Cortez, 2002.

16

PROJETO PEDAGGICO DO CURSO DE GRADUAO EM CINCIAS CONTBEIS. Chapec: Unochapec, 2006.

You might also like