You are on page 1of 3

Madalena de Gilberto Gil Fui passear na roa Encontrei Madalena Sentada numa pedra Comendo farinha seca Olhando

o a produo agrcola E a pecuria Madalena chorava Sua me consolava Dizendo assim Pobre no tem valor Pobre sofredor E quem ajuda Senhor do Bonfim Entra em beco sai em beco H um recurso madalena Entra em beco sai em beco H uma santa com seu nome Vai na prxima capela E acende um vela Pra no passar fome.

MADALENA O DIREITO ALIMENTAO Aton Fon Filho A recente outorga do Prmio Campeo do Mundo na Batalha Contra a Fome ao presidente Luiz Incio Lula da Silva, pelo Programa Mundial Alimentar da Organizao das Naes Unidas fez jus ao reconhecimento de avanos no enfrentamento da questo da fome em nosso Pas. De acordo com a diretora Executiva do PMA da ONU, Josette Sheeran, durante a abertura da reunio Dilogo Brasil-frica sobre Segurana Alimentar, Combate Fome e Desenvolvimento Rural, 93% das crianas e 83% dos adultos brasileiros passaram a ter trs refeies por dia, no governo do presidente Lula, atendendo, de certa forma, s expectativas criadas por ele em seu discurso inaugural. Um aspecto, contudo, no pode deixar de ser observado e mantm as preocupaes quanto garantia dos avanos obtidos at agora. Como j fazia ver Gilberto Gil na msica Madalena, a fome das madalenas acontece vista da produo agrcola e a pecuria. O msico e poeta consegue com sua arte, em poucas palavras, exibir uma realidade que mesmo aqueles dedicados a sua anlise no logram muitas vezes, por incapacidade ou desonestidade, descortinar. A fome e desnutrio da populao brasileira tem origem na concentrao da propriedade agrcola, causadora, a um s tempo, de desigualdade na distribuio de renda e de opes produtivas que, ao privilegiarem o carter

de mercadoria do produto, em lugar de seu valor de uso, findam por dedicar imensas extenses de terras produo de eucalipto para a indstria de pasta de celulose cana, para a indstria do etanol, ou pecuria extensiva para ficar em apenas trs exemplos, destinadas ao mercado internacional. O ataque fome pela via da distribuio de renda constituiu, sem dvida, ao louvvel cujos resultados garantem ao Presidente os louros que vem arrecadando. Mas j o relator da ONU para o Direito Alimentao , Olivier De Schutter, em visita ao assentamento Eldorado dos Carajs, do MST, em Una (MG), explicava aos assentados que o direito ao alimento tem a ver em se alimentar, produzindo a prpria comida. E isso significa ter acesso a terra, gua e s sementes1. Pese a tanto, dados produzidos pelo IBGE, em setembro de 2009 apontaram o agravamento da concentrao de terras nos ltimos 10 anos, gerando preocupaes ao Relator da ONU para o Direito Humano Alimentao, para quem, apesar da Constituio de 88 dispor no sentido do progresso na distribuio mais igualitria da terra, o movimento contrrio preocupante: Com a poltica mais recente em particular da produo de cana de acar para bicombustveis, essa tendncia a concentrao de terra s faz crescer2. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica apontou, no Brasil as pequenas propriedades (com menos de 10 hectares) ocupam apenas 2,7% da rea ocupada por estabelecimentos rurais. J as grandes propriedades (com mais de 1000 hectares) ocupam 43% da rea total. No entanto, as pequenas propriedades representam 47% do total de estabelecimentos rurais, enquanto os latifndios correspondem a apenas 0,91% desse total. Esses dados mostram com clareza a realidade de mais gente possuindo pouca terra, e menos gente concentrando a propriedade agrria no Brasil. Avanos obtidos at agora na realizao do Direito Humano Alimentao, portanto, ficam sempre sob o risco do advento de novos gestores poltico-administrativos que restrinjam as polticas de distribuio de renda, aprofundando uma dependncia poltica em relao queles que
1

DE SCHUTTER, Olivier, Para Relator da ONU, direito alimentao significa ter acesso a terra, disponvel em http://www.tribunalpopular.org/node/363, acessado em 26 de junho de 2010. 2 Idem.

as concedem. Excluda a viso da produo agrcola e da pecuria somente restaria imensa horda de madalenas ir prxima capela e acender uma vela, para no passar fome. Substituindo-se, aqui, a capela pela seo eleitoral, vamos ver reproduzida uma vez mais a dependncia em relao aos santos que nos garantem as esmolas que nos possibilitam viver. Fora disso o caminho apontado pelo mesmo Relator da ONU para o direito alimentao, que faz a traduo aos papers da msica de Gilberto Gil: "Eliminar a fome no Brasil exigir a consolidao de polticas sociais, maior igualdade na distribuio da terra, apoio contnuo agricultura familiar e uma reforma tributria progressiva"3.

DE SCHUTTER, Olivier, O direito alimentao no Brasil, disponvel em http://prvl.org.br/noticias/direitos-humanos-noticias/o-direito-a-alimentacao-no-brasil/, acessado em 26 de junho de 2010.

You might also like