You are on page 1of 17

Deontologia Jurdica

Unidade I - Aspectos Gerais da Deontologia

NEAD
Ncleo de Educao Distncia

Deontologia Jurdica
Unidade I - Aspectos Gerais da Deontologia

acidruJ aigolotnoeD
sahnil saud omixm amet - I edadinU

Ol, seja bem-vindo Deontologia Jurdica! Nossa disciplina est dividida em 5 unidades, nas quais iremos abordar as principais regras que regem a prestao de servios advocatcios e temas afins.

Objetivo

Analisar os aspectos gerais da Deontologia, atravs de seu conceito e de algumas teorias que lhe do suporte.

Metas

Conceituar Deontologia e apresentar sua evoluo; Compreender a Deontologia como uma teoria de valor das profisses; Diferenciar o mundo do ser e o mundo do dever ser; Distinguir os conceitos de realidade e valor; Analisar a Deontologia como uma lgica dedutiva dos deveres profissionais.

2 NEAD Ncleo de Educao Distncia

Deontologia Jurdica

Unidade I - Aspectos Gerais da Deontologia

1 Introduo
Alm de conhecer os objetivos e metas para esta unidade, observe as atividades que ainda estaremos desenvolvendo: Faremos uma explanao sobre a Epistemologia da tica: Sujeitos e objeto da tica; Exporemos a diferenciao e encontro da tica e da Moral; Estudaremos o conceito e evoluo da Deontologia a partir de suas origens fulcrada no sinnimo de tica, que j era estudada na Grcia clssica, bem como o marco inicial do termo no sculo XIX; Estudaremos ainda a Deontologia em relao aos valores e deveres profissionais.

2 Epistemologia, Sujeito e Objeto da tica


Ao iniciar o estudo da Deontologia Jurdica, necessrio ter em mente quem so os sujeitos e entender qual o objeto da tica. David Lyons, autor utilitarista, parte do pressuposto de que a Lei moralmente falvel e de que os julgamentos morais so passveis de correo. Curiosidade

A palavra utilitarismo indica uma tradio moderna de reflexo filosfica que teria se tornado expressiva no desenvolvimento do pensamento europeu insular a partir de um conjunto de autores que se conheciam e referiam-se mutuamente, comungavam um certo conjunto de teses fundamentais, discutindo problemas comuns, e que atuavam politicamente em favor da implementao, pelo poder pblico, de um acervo de solues e faziam proselitismo em favor de determinadas reformas no contexto social. Isso significa que os utilitaristas constituam a primeira escola filosfica, em sentido moderno, que teria surgido no mundo anglo-americano. Saiba mais sobre o assunto no link: http://limiteseticosdacienciaedatecnologia.
blogspot.com/2010/05/9-utilitarismo-etica-teleologica_25.html

O objeto da tica reside no bem e no mal. Ora, uma lei ser mais efetiva quando possibilitar um bem maior comunidade, que, por sua vez, s possvel pela satisfao individual daqueles que fazem parte da coletividade. 3 NEAD Ncleo de Educao Distncia

Deontologia Jurdica

Unidade I - Aspectos Gerais da Deontologia

Sujeitos ticos so aqueles que buscam justificao s suas aes, poispossuem conscincia do significado de suas atitudes e levam em considerao valores morais para chegarem s decises de seus atos. Alm do sujeito e dos valores morais, a tica engloba ainda os meios para que o sujeito realize os fins. Evidentemente, no caso da tica, nem todos os meios so justificveis, mas apenas aqueles que esto de acordo com os fins da prpria ao. Em outras palavras, fins ticos exigem meios ticos. Podemos, ento, entender a tica como a capacidade humana de ordenar suas relaes em funo do bom e do justo.

3 Diferenciao e Encontro da tica e da Moral


A priori os termos tica e moral j nos remetem a pontos divergentes e convergentes. Reflexo

Analise os aspectos gerais da Deontologia atravs de seu conceito e de algumas teorias que lhe do suporte. A partir dos estudos da fenomenologia e do pragmatismo, Varela1 nos prope o seguinte: Por que haveria de se confundir o comportamento tico com o juzo moral? A resposta ocidental de que haveria a separao estanque, quando na realidade, explica Varela (1995, p. 32), os nossos comportamentos so sempre baseados por nossos valores morais. Nas situaes corriqueiras, o nosso primeiro reflexo sempre guiado pela tica. Para Varela, na viso cartesiana, objetivista e racionalista, h sempre uma tendncia para separao entre tica e moral, quando, na verdade, as cincias cognitivas nos levam a crer que tal viso entrou em colapso e, por isso, est se desenvolvendo rapidamente em uma radical transformao paradigmtica ou epistmica. Varela (1995, p. 33) afirma ainda que no centro deste ponto de vista emergente reside a convico de que as unidades apropriadas de conhecimento so, antes de mais nada, concretas, corporificadas e vvidas, j que o conhecimento contextualizado e a sua unicidade no pode ser afastada por completo. Almeida e Christmann conceituam tica como sendo a que far a eleio das melhores aes tendo como horizonte e universal. J a moral, prosseguem os autores, no se baseia nos costumes de determinada sociedade em especfico lugar, histrico. , portanto, costumeiro, tradicional e no filosfico. cincia ou filosofia o interesse coletivo numa reflexo, mas em um certo tempo

1 Sobre o autor, Francisco Varela, voc poder obter mais sugestes em http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&langpair=en%7Cpt-BR&u=http:/www.enolagaia.com/Varela.html&prev=/search%3Fq%3Dfrancisco%2Bvar ela%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1259%26bih%3D633%26prmd%3Divnsbo) .

4 NEAD Ncleo de Educao Distncia

Deontologia Jurdica

Unidade I - Aspectos Gerais da Deontologia

Resumo

Os referidos autores dizem que a Moral baseia-se no comportamento da sociedade, e que a tica, com a reflexo desse comportamento, criar normas universais com a finalidade de estabelecer as melhores condies.

4 Tbua de Deveres versus Julgamentos Morais


Pesquisa

A Tbua de Deveres, preconizada por Rui Barbosa 2 em sua famosa Orao aos moos 3, deve ser considerada premissa ao Cdigo de tica. Legalidade e liberdade, para Rui Barbosa, representam pedras bases para a conduta do advogado, o qual h de conciliar estes deveres com a moralidade, pois j esto imbricados nos princpios do advogado. Os julgamentos morais, ressalta Lyons (1990, p. 56) , podem ser usados para avaliar no apenas a conduta individual, mas tambm as normas sociais, as leis e as instituies. Afinal, existe pouca dvida de que a Lei interage com as opinies morais. Rodrigues (2007, p. 89) leciona que a semntica do juzo moral envolve dois elementos: Em primeiro lugar, necessrio que se compreenda o que exigido pelo juzo, ou seja, exatamente aquele estado de coisas que afirmado como vigente nas respectivas asseres que consistem em juzos morais no modalizados.

Exemplo

Ao juzo moral Joo no deve mentir, por exemplo, corresponde a assero Joo no mente e exatamente esse estado de coisas, o fato de Joo no mentir, que exigido pelo juzo moral.

2 Para aprofundamento das obras deste grande advogado, voc pode acessar http://www.casaruibarbosa.gov.br/ DOC/ artigos/rui_barbosa/FCRB_RuiBarbosa_Oracao_aos_mocos.pdf

5 NEAD Ncleo de Educao Distncia

Deontologia Jurdica

Unidade I - Aspectos Gerais da Deontologia

Em segundo lugar, necessrio que se compreenda o sentido de exortao presente no juzo moral. Para Rodrigues (2007, p. 89), exatamente em compreender esse sentido que consiste entender de onde o juzo moral retira a sua fora, ou seja, em que se valida o carter de exigncia presente nos juzos morais. A validao do operador deve, independe do cumprimento do juzo moral. O fato de Joo mentir ou no mentir no contribui nem prejudica a validade do juzo moral correspondente.

Dica

Para uma melhor compreenso do tema, leia A estrutura dos juzos morais, de Fernando Rodrigues4.

5 Conceito e Evoluo
Ao iniciarmos o estudo da Deontologia Jurdica como disciplina do curso de Direito, faremos uma anlise mais apurada de suas origens e sua evoluo.

Segundo Bizatto (2000, p. 15), a palavra Deontologia deriva do grego dentos (dever, necessidade) e logos (tratado, estudo), assim, Deontologia significa algo como: a cincia dos deveres no mbito de cada classe profissional. De acordo com Langaro (2008, p. 3), o filsofo Jeremias Bentham (1748-1832), autor de obras ligadas moral do indivduo, escreveu a intitulada Deonthologie or science of the morality, datada de 1834, ou seja, uma obra pstuma, que em nosso portugus pode ser traduzida como Deontologia ou cincia da moral. Curiosidade

Esta foi, segundo o autor, a primeira vez que o termo Deontologia foi utilizado.

3 RODRIGUES. Fernando. A estrutura dos juzos morais. in: BRITO, Adriano Naves de. (Org.) tica: Questes de fundamentao. Braslia: Universidade de Braslia, 2007.

6 NEAD Ncleo de Educao Distncia

Deontologia Jurdica

Unidade I - Aspectos Gerais da Deontologia

Entretanto, muito antes deste pensador ingls, a Deontologia como cincia dos deveres era vista como tica, tambm de origem grega (thos) que significa comportamento. Pode-se dizer, na esteira de Langaro (2008, p. 3), que etimologicamente o conceito de Deontologia a cincia dos deveres ou tratado dos deveres. Consequentemente, Deontologia Jurdica, segundo o autor, a disciplina que trata dos deveres e dos direitos dos agentes do direito, tais como advogados, promotores, juzes etc. Hodiernamente, a Deontologia passou a ser um vocbulo mais utilizado e adequado para o estudo da tica, do comportamento dos indivduos de um modo geral, mas com uma importncia muito superior no campo profissional. Para Bizatto, Deontologia se refere a normas de uma profisso, j a tica diz respeito aos valores.

6 A Deontologia como uma Teoria de Valores das Profisses


Da origem de seu termo, donde se extrai que a Deontologia a cincia dos deveres, cada atividade profissional possui sua deontologia. Existe, portanto, uma deontologia do psiclogo, do mdico, do engenheiro, do profissional de Direito etc. Nesse ltimo caso, tratamos da Deontologia Jurdica, ou seja, do estudo dos valores ticos relacionados aos operadores do Direito, como advogados, juzes e promotores de justia. Na rea jurdica, Bizatto (2000, p.17) enumera os assuntos que devem ser tratados num Cdigo de tica Profissional: Dos deveres fundamentais; Das relaes com o cliente; Da aceitao ou rejeio da causa; Do exerccio da advocacia; Das relaes pessoais com o cliente; Das relaes em juzo; Do exerccio de cargos pblicos; Das relaes com a administrao pblica; Da desistncia do mandato; Do substabelecimento do mandato; Dos honorrios profissionais; Das relaes com a seo ou a subsseo. 7 NEAD Ncleo de Educao Distncia

Deontologia Jurdica

Unidade I - Aspectos Gerais da Deontologia

Ateno

Como ficar demonstrado nas aulas seguintes, o operador do Direito dever observar os Cdigos de Processo Penal e Civil. Todo profissional possui uma tica no desempenho de suas atividades. Os Cdigos de tica e Disciplina estabelecem regras norteadoras das condutas a serem seguidas, com o objetivo de que as mesmas sejam sempre pautadas nos padres de moralidade e legalidade da conjuntura em que vivem.

7 O Mundo do Ser e o Mundo do Dever Ser


Sob o prisma cientfico podemos dividir as Cincias em duas partes que, dada a sua amplitude, preferimos qualificar de mundo. Assim, temos: Mundo do ser ligado s Cincias exatas como a Matemtica e a Fsica. Mundo do dever ser ligado outras Cincias, como o Direito, por exemplo. Almeida e Christmann (2002, p. 23) apresentam um exemplo para diferenciar o plano do ser do plano do dever ser, com a dicotomia entre a realidade brasileira e o disposto no art. 3 da Constituio de 1988, o qual elenca como objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I. construir uma sociedade livre, justa e solidria; II. garantir o desenvolvimento nacional; III. erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais. Ateno

Esses objetivos no so nossa realidade. Desse modo, enumera Almeida e Christmann que: O Brasil no uma sociedade livre, nem justa, nem solidria; Nosso desenvolvimento social no est garantido; A pobreza e a marginalizao contribuem para o agravamento das desigualdades sociais e regionais. 8 NEAD Ncleo de Educao Distncia

Deontologia Jurdica

Unidade I - Aspectos Gerais da Deontologia

Os autores apontam que o nico caminho possvel para uma aproximao entre o ser e o dever ser a ao individual, o que exige um comportamento tico profissional.

No mundo do ser, quando indagamos a soma de dois mais dois, o resultado quatro, algo exato, definido. Da mesma forma, podemos afirmar que a gua, obedecendo as condies de altitude (nvel do mar) e presso, entra em ebulio a 100 C. Diante de tais afirmaes, podemos chegar a um resultado exato, previsto em relao ao que fora proposto. De outro lado, temos o mundo do dever ser, onde se busca um resultado no exato, mas apenas previsvel de uma indagao ou de uma preposio. Como aqui tratamos da disciplina de Deontologia Jurdica, podemos citar a Cincia do Direito como uma das que melhor exemplificam o universo do dever ser.

Exemplo

Diante da afirmao de que Joo matou Paulo, no podemos afirmar que Joo ser preso, ou mesmo condenado pelo crime que praticou. Existem inmeras circunstncias na prtica desse ato, como a legtima defesa, ou mesmo a prescrio penal que o isentariam de uma condenao. Alm disso, mesmo tendo cometido tal ato de forma dolosa, talvez a autoria deste crime no seja descoberta e, portanto, Joo sequer seria processado. imperioso salientar que as normas jurdicas, por sua natureza, possibilitam pessoa a prtica ou no de uma conduta (seria a prestao e a no prestao), sendo que nesse ltimo caso existem as sanes no ordenamento queles que no cumprirem com seus atos na forma que cada ordenamento jurdico determina como sendo a correta.

Lembrando

Cabe-nos ainda, nesta unidade, fazer um breve comentrio a respeito da questo da realidade e dos valores. Quando falamos sobre realidade, fazemos meno a algo que existe, algo concreto; uma vez que tomamos por base algo real, certo, justo. Os fatos, sejam eles fenmenos da natureza ou mesmo jurdicos (negcios jurdicos), quando efetivamente ocorrem so acontecimentos reais, concretos, de existncia comprovada. 9 NEAD Ncleo de Educao Distncia

Deontologia Jurdica

Unidade I - Aspectos Gerais da Deontologia

No campo do Direito tambm existe a prtica de atos, como o casamento, a assinatura de um contrato ou a prtica de um ato ilcito (homicdio, leso corporal etc.). Contudo, esses atos passam a ser valorados por todos, onde cada um opina ou confere maior ou menor relevncia quele ato praticado. Essa anlise feita pelas pessoas sobre fatos, ou mesmo sobre coisas e pessoas, possui uma carga valorativa onde h uma oscilao maior ou menor, dependendo dos critrios morais de formao do indivduo, associados a fatores religiosos, culturais, dentre outros, de forma que as pessoas passam a formar um juzo de valor sobre coisas, outras pessoas e fatos.

8 Deontologia como uma Lgica Dedutiva dos Deveres Profissionais


Conforme j salientado, todas as profisses possuem suas regras ticas, muitas delas j codificadas e inseridas at mesmo nos currculos universitrios, como no caso do curso de Direito. Mesmo possuindo um Cdigo de tica e Disciplina, suas regras no so suficientes para resolver todas as situaes dos profissionais, no importando em qual rea atuem. Se confrontarmos critrios ticos estabelecidos nos cdigos com critrios valorativos de carter pessoal, mesmo que estes estejam amparados pela Lei. Bizatto (2000, p. 59) esclarece que os deveres do profissional so bsicos para o exerccio da advocacia. O conhecimento e exerccio dos mesmos proporciona desenvolvimento pessoal e econmico. O advogado, para Bizatto (2000, p. 59), deve ser um agente de transformao no meio social e um elo entre o cliente e o Poder Judicirio. O advogado tem deveres para consigo, para com a clientela, para com os colegas, para com o Poder Judicirio e em relao ao Estado.

Bizatto (2000, p. 59) especifica a natureza de cada um desses deveres: Em relao a si prprio: honestidade, veracidade, dedicao causa e educao; Em relao aos clientes: atender com abnegao todas as causas da assistncia judiciria, analisar todos os aspectos da demanda antes de aceit-la, no se intitular invencvel, no criticar causas j confiadas a outros advogados, no financiar a causa do cliente, no mentir para o cliente, nunca pedir dinheiro ao cliente alegando ter que pagar custos extras, fornecer sempre informaes aos clientes, no entregar o processo ao cliente, no dar consulta nas horas de lazer; Com os colegas: ser atencioso para com os colegas, nunca criticar um colega, atender aos pedidos dos colegas em casos urgentes, no tirar a clientela dos colegas, manter lealdade nos debates orais ou memoriais; 10 NEAD Ncleo de Educao Distncia

Deontologia Jurdica

Unidade I - Aspectos Gerais da Deontologia

Com o magistrados: tratar os juzes com urbanidade, nunca consultar o juiz para saber com que tipo de ao entrar em juzo, no discutir com o juiz sobre o mrito das decises, comparecer s audincias, nunca pedir para assinar termos posteriormente, no criticar as sentenas, usar linguagem moderada em recursos e peas, evitar representar o juiz, conversando antes com ele na soluo de um problema; Em relao ao Estado: prestar o servio militar, atender convocao do Tribunal do Jri, votar nas eleies, pagar os impostos, atender convocao para trabalhar nas eleies, pagar a anuidade da OAB; Do sigilo profissional: nunca comentar sobre processos, no emitir juzo de valor sobre processos, quando perguntado fingir no se lembrar dos autos, ao deixar o escritrio, esquecer o que l aconteceu. No campo do Direito, isso tambm ocorre de forma mais ou menos equivalente. Em determinados casos, alguns profissionais do Direito, como advogados e juzes, lidam com atos praticados por pessoas que, independente de sua culpabilidade, possuem o direito, tambm constitucional, de ampla defesa (muito embora a conduta praticada por elas seja reprovvel pela grande maioria da sociedade). Attulo exemplificativo, temos, nos advogados e juzes que lidam mais especificamente na esfera criminal, como principais vtimas desta problemtica.

Para finalizar esta unidade, leia a seguir dois imprescindveis para embasamento do contedo.

casos

11 NEAD Ncleo de Educao Distncia

Deontologia Jurdica

Unidade I - Aspectos Gerais da Deontologia

Reflexo 1

Para exemplificar o assunto de nossa aula, imaginemos o caso de uma criana que chega a um hospital necessitando de uma transfuso de sangue para sobreviver. Os pais da criana, por convices religiosas, no permitem a transfuso de sangue em seu filho. Como resolver o impasse? A Constituio Federal em seu art. 5, VI, garante liberdade de culto e de crena. Por outro lado, temos o mdico que, por sua postura tico-mdica, assume, inclusive por juramento, a misso de salvar vidas. Vejam o dilema desse profissional que tenta salvar a vida de um paciente agindo conforme seu dever prescreve enquanto garante o direito da famlia de autorizar ou no a transfuso de sangue do filho, tendo o respaldo no somente na Constituio Federal, como j salientado, mas tambm no prprio Cdigo Civil, no captulo que se refere aos Direitos da Personalidade.

12 NEAD Ncleo de Educao Distncia

Deontologia Jurdica

Unidade I - Aspectos Gerais da Deontologia

Reflexo 2

Se Joo estupra uma menor e contrata determinado advogado para atuar em sua defesa, este profissional , mesmo que inconscientemente, taxado pela sociedade como advogado que luta em defesa dos criminosos, dos marginais. Um juiz que concede liberdade provisria ou defere o relaxamento de priso de um acusado, tambm citado nos meios de comunicao e visto com reprovao pelos leigos. Tais profissionais acima citados podem estar agindo com toda tica possvel, sempre pautados nos dados e informaes constantes em cada caso especfico sem utilizarem de qualquer meio ardiloso ou antitico para praticarem tais atos. Estamos diante do impasse dos valores pessoais e morais da sociedade e dos valores ticos profissionais, onde um grupo pode passar a reprovar a conduta de uns, mesmo que esta conduta esteja pautada na mais absoluta tica profissional. O professor Luiz Lima Langaro (1996, p. 21), em sua obra Curso de Deontologia Jurdica, faz as seguintes indagaes: Mas afinal, que valor tem essa conscincia moral para a vida do homem? So procedentes ou verdadeiros os juzos que formulam ou o julgamento que realizam nas vrias situaes particulares e circunstncias concretas em que pode se encontrar? Diante de ambos os questionamentos do Prof. Luiz Lima Langaro, percebe-se que, muito embora haja uma padronizao do dever tico no campo profissional, muitas vezes esses deveres contidos nos textos normativos dos cdigos de conduta no combinam com o resultado pretendido, em virtude do aspecto moral. A moral e a tica possuem o mesmo objetivo, ou seja, uma estabilidade no comportamento da sociedade, mas ambas no se confundem. Conforme diz Guilherme Assis Almeida, a moral tem como fundamento o comportamento social e a tica uma reflexo sobre ele. Da ser de suma importncia o estudo da Deontologia no campo profissional. Em se tratando da Deontologia Jurdica, sua relevncia configura-se ainda maior, pois temos nas figuras do advogado, do promotor de justia e do magistrado as aplicaes concretas dos estudos e reflexes advindos dos currculos acadmicos, uma vez que a universidade no o locus de aprendizado somente das lies doutrinrias e das legislaes aplicveis, mas um espao de construo de profissionais ticos e competentes.

13 NEAD Ncleo de Educao Distncia

Referncias Bibliogrficas
ACQUAVIVA, Marcus Cludio. Dicionrio Jurdico Brasileiro Acquaviva. So Paulo: Jurdica Brasileira, 1999. ALEXY, Robert. Teora de los derechos fundamentales. Madrid: Centro de Estudios Polticos y Constitucionales, 2002. ALMEIDA, Guilherme Assis de; CHISTMANN, Martha Ochsenhofer. tica e Direito: Uma perspectiva integrada. So Paulo: Atlas, 2002. ALMEIDA, Fbio Portela Alves de. Os princpios constitucionais entre deontologia e axiologia: Pressupostos para uma teoria hermenutica democrtica. Disponvel em: <http://www.direitogv.com.br/subportais/ publica%C3%A7%C3%B5e/RD-08_8_493_516_Os%20principios%20 constitucionais%20entre%20deontologia%20e%20axiologia_Fabio%20 Lopes%20de%20Almeida.pdf>. Acesso em: 11 mai. 2011. BIZATTO, Jos Idelfonso. Deontologia jurdica e tica profissional. 2.ed. So Paulo: Direito, 2000. BARBOSA, Rui. Orao aos Moos: Edio popular anotada por Adriano da Gama Kury. 5. ed. Rio de janeiro: Casa de Rui Barbosa Edies, 1999 KELSEN, Hans. O que justia? 3. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2001. LANGARO, Luiz Lima. Curso de Deontologia Jurdica. So Paulo: Saraiva, 1996. MATURANA, Humberto R. Cognio, cincia e vida cotidiana. Org. e Trad. Cristina Magro, Victor Paredes. Belo Horizonte: UFMG, 2001. MATURANA, Humberto R.; VARELA, Francisco J., Autopoiesi e cognizione: La realizzazione del viente. Veneza: Marsili, 1992. LANGARO, Luiz Lima. Curso de deontologia jurdica . 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2008.

NEAD Ncleo de Educao Distncia

LYONS, David. As regras morais e a tica. Campinas: Papirus, 1990. RODRIGUES. Fernando. A estrutura dos juzos morais. IN: BRITO, Adriano Naves de. (Org.) tica: Questes de fundamentao. Braslia: Universidade de Braslia, 2007.) BRITO, Adriano Naves de. Org. tica: Questes de fundamentao. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 2007. VARELA, Francisco. Sobre a competncia tica. Lisboa: Edies 70, 1995

NEAD Ncleo de Educao Distncia

Crditos
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA Ncleo de Educao a Distncia Coordenao Geral: Carlos Alberto Batista Coordenao Administrativa: Graziella Batista de Moura Produo de Contedo Didtico: Ana Paula Araujo de Holanda Vanessa Batista Oliveira Projeto Instrucional: Andra Lopes de Freitas Roteiro de udio e Vdeo: Saulo Rego da Silva Reviso Gramatical: Elane Pereira Produo de udio e Vdeo: Natlia Magalhes Rodrigues Vaneuda Almeida de Paula Identidade Visual: Viviane Cludia Paiva Ramos Arte: Joo Jos Barros Marreiro Srgio Oliveira E. de Souza Programao: Francisco Oliveira Capistrano Diagramao de Material Didtico: Svio Flix Mota

NEAD Ncleo de Educao Distncia

Anotaes

NEAD Ncleo de Educao Distncia

You might also like