You are on page 1of 18

15/07/12

AFIS

AFIS SISTEMAS AUTOMTICOS DE IMPRESSES DIGITAIS


CLEMIL JOS DE ARAJO
BRASLIA DF 2.000

NDICE
1. INTRODUO * 2. A PROBLEMTICA DO ARQUIVO DATILOSCPICO MANUAL.

*
1/18

file:///C:/Users/Denimar/Desktop/afis.html

15/07/12

AFIS

3. HISTRICO DO AFIS

* *

4. COMO FUNCIONA UM AFIS?

I. PROCESSAMENTO DA IMAGEM: * II. PROCESSAMENTO DE BUSCA * III. VERIFICAO : *

5. AFIS NO BRASIL: 6. CONCLUSO:

7. BIBLIOGRAFIA *

1.

INTRODUO

Estamos em final de sculo. Uma fase marcada pelas descobertas cientficas e pelo desenvolvimento tecnolgico que esto mudando o mundo numa velocidade que no conseguimos acompanhar. Entretanto nas polcias as mudanas no se operam de forma to rpida assim. No obstante reconhecer os mritos da prudncia da polcia judiciria de no se deixar levar pela euforia da procura da novidade como um fim em si mesmo em detrimento de sua funo principal - promover a justia em bases seguras e consistentes, por outro lado no devemos ficar a margem do processo de modernizao, pois trata-se de questo de sobrevivncia da prpria instituio. Se a polcia no se moderniza, o crime sim. Portanto, preciso encontrarmos um meio termo para conciliarmos justia e eficincia. Os Papiloscopistas Policiais Federais, so agentes tcnicos da polcia judiciria dedicados rea da identificao. A identificao para a polcia significa dispor de meios que com exatido, e sem a menor margem de dvida, possa dizer que aquele que cometeu o crime o mesmo que est sendo julgado. A identificao que determina as caractersticas do ru, de forma que este no possa ser confundido com outrem, procedimento que sem o qual cairia por terra a aplicao do conceito clssico de justia dar a cada um o que lhe corresponde em conformidade com a sua natureza e os seus atos. A identificao criminal para atingir os seus objetivos, tm-se utilizado da cincia Papiloscpica, e em particular a um de seus ramos, Datiloscopia, considerada como a forma mais exata de identificao tcnica do ser humano. Para aqueles que so vidos pela novidade e pensam que a Papiloscopia coisa do passado, que est totalmente superada por outras formas de identificao aconselho um pouco mais de cautela, e que se informe melhor.
file:///C:/Users/Denimar/Desktop/afis.html 2/18

15/07/12

AFIS

No obstante sabermos que existem outras partes do corpo que podem ser objetos de identificao das pessoas, os pases mais avanados tecnologicamente concluram que o sistema datiloscpico, em relao aplicao criminal, ainda o mais vantajoso por ser de mais fcil execuo, o de maior simplicidade e principalmente pelo fato das impresses papilares serem deixadas em locais de delito, o que permite a identificao precisa do annimo infrator. Mas preciso modernizar a forma de emprego das impresses digitais. Sabe-se que os sistemas de classificao tradicionais Henry e Vucetich, por serem realizados manualmente, no permitem uma identificao sem margem de erro. Ao contrrio observa-se que a medida que o arquivo se expande a alguns milhes as consultas tornam-se muito exaustivas para os tcnicos, expondo-os a falhas. Alm disso o arquivo deixa de ser operacional devido ao longo tempo de resposta das buscas que neles so feitas. A soluo encontrada foi aliar a datiloscopia aos recursos da informtica. Surgiram ento os AFIS "Automatic Fingerprint Identification Sistem", ou seja, Sistemas Automticos de Impresses Digitais. As pesquisas iniciaram na dcada de 60 nos Estados Unidos, espalhou-se rapidamente pelo mundo inteiro e hoje no mais se questiona a viabilidade tcnica das impresses digitais no sistema de identificao datiloscpico e nem da viabilidade econmica de um AFIS. A Agncia de Polcia Internacional - INTERPOL - est realizando encontros com objetivo de uniformizar os meios de comunicao entre os AFIS dos pases membros. O Brasil sediou o ltimo encontro, no ms de novembro deste ano. notria a preocupao da INTERPOL em que o Brasil se modernize e que passe a fazer parte do grupo dos pases que possuam o AFIS. Ainda no chegamos l, infelizmente. Porm as perspectivas nunca foram to concretas como agora, com a implantao do PROMOTEC - Projeto de Modernizao Tcnica da Polcia Federal, a comear no ano de 2001. Acredito que nos prximos anos estaremos ingressando numa nova era da identificao, no Departamento de Polcia Federal. Diante dessa perspectiva pretendo que este trabalho venha servir de alguma ajuda no sentido de que possamos melhor entender essa nova realidade dos sistemas automticos de impresses digitais. O trabalho far uma anlise dos problemas que envolvem arquivamento e pesquisa manual de impresses digitais, far uma investigao do histrico do AFIS. Sero analisados os principais itens que o compe um sistema AFIS. E finalmente analisar a situao atual do AFIS no Brasil.

2.

A PROBLEMTICA DO ARQUIVO DATILOSCPICO


3/18

file:///C:/Users/Denimar/Desktop/afis.html

15/07/12

AFIS

MANUAL.
Praticamente todos os mtodos de classificao datiloscpico hoje existes originaram-se do mtodo Vucetich, argentino, ou Henry - Ingls. Os que deles no se originaram pelo menos foram por eles influenciados. Podemos dizer que todos o mtodos de classificao datiloscpicos so dlticos. Isto significa que os desenhos classificam-se quanto a presena, quantidade e localizao dos deltas.

VUCETICH (1893)

HENRY (1897)

OLORIZ (1908)

Arco

Arch

Adelto

Presilha interna

Left Loop

Dextrodelto

Presilha Externa

Right Loop

Sinistrodelto

Verticilo

whorl

bidelto

Tabela 1: Comparao dos tipos fundamentais entre os mtodos de Vucetich, Henry e Oloriz. Este ltimo, espanhol, originou-se daqueles. O sistema datiloscpico, logo aps o seu surgimento, causou grande entusiasmo ao setor de polcia cientfica. O sistema era considerado praticamente perfeito. Era simples e de fcil manuteno e permitia a pesquisa de impresses papilares em locais de crime. Apresentava uma ampla possibilidade de combinaes o que levou a idealizao da identificao de toda a populao civil, originando as nossas carteiras de identidade um antigo sonho de Vucetich.
file:///C:/Users/Denimar/Desktop/afis.html 4/18

15/07/12

AFIS

Quando os arquivos comearam a ficar abarrotados com alguns milhes de fichas, comearam a surgir alguns efeitos colaterais, antes imperceptveis. Se combinados os 4 tipos fundamentais (arco, presilha interna, presilha externa e verticilo) nos dez dedos das mos estaramos diante de um simples problema de anlise combinatria que resultaria em 1.048.576 combinaes possveis (410). Esta cifra de possibilidade de combinaes demonstra que poderamos organizar enormes arquivos com milhes de individuais datiloscpicas. Porm justamente neste ponto que comeam os problemas. Na prtica verifica-se que algumas combinaes incidem muito mais enquanto outras nem sequer existem. As combinaes mais freqentes comearam a crescer em evidente desproporo. Este problema um velho conhecido de qualquer especialista em impresses digitais. Uma investigao deste fato nos remete a algumas constataes muito interessantes. 1 OBSERVAES DO COMPORTAMENTO DAS LINHAS PAPILARES NAS PALMAS DAS MOS E DEDOS. As linhas tanto digitais como palmares tendem a acompanhar o sentido das dobras principais de nossas palmas (transversal distal, transversal proximal e radial longitudinal). Elas so descendentes no sentido do dedo polegar para o mnimo; ou seja, alinham-se para a esquerda, no caso da mo direita, e para a direita, no caso da mo esquerda. Vide figura 1.

Figura 1: Mostra a inclinao natural das linhas nas palmas das mos e dos dedos. 2 A SIMETRIA BILATERAL DAS MOS: Um fenmeno curioso o da simetria bilateral, no qual os desenhos digitais e palmares de uma mo tendem a se repetir na outra, como o efeito de um espelho. Por isso, nas impresses das mos direita e esquerda as posies dos deltas e o fluxo das linhas aparecem invertidas. Uma presilha interna de um dedo tender a corresponder a uma presilha externa, no dedo correspondente da outra mo.
file:///C:/Users/Denimar/Desktop/afis.html 5/18

15/07/12

AFIS

A simetria entretanto no uniforme entre os dedos. Alguns tipos fundamentais so mais sensveis simetria que outros (presilha, verticilo e arco, nesta ordem).

3 O COMPORTAMENTOS DOS TIPOS FUNDAMENTAIS Determinados tipos fundamentais so mais freqentes que outros. Existem algumas combinaes de tipos que so pouco freqentes, enquanto outros so freqentes demais. Alguns tipos fundamentais tem preferncia por determinados dedos, quase no aparecendo em outros. 4 O PERFIL DOS TIPOS FUNDAMENTAIS Nos levantamentos que realizei nos arquivos datiloscpicos do Instituto Nacional de Identificao, no ano de 1987, quando este contava com cerca de 900 mil individuais datiloscpicas pude observar que: As PRESILHAS INTERNAS E EXTERNAS so mais numerosas que os outros tipos, somam 65%, entretanto as presilhas externas tendem a incidir somente na mo direita e as internas na mo esquerda, com exceo dos dedos indicares. As presilhas tm preferncia de ocorrer nos dedos mnimos e mdios e raramente aparecem em outros dedos sem estar combinados com estes dedos. O efeito da simetria bilateral mais sensvel nos dedos mnimos; Os VERTICILOS so menos numerosos do que as presilhas 35% do arquivo. Estes, porm apresentam boa variabilidade, distribuindo-se igualmente na mo direita e esquerda. Por isso responsvel pela maior variedade de frmulas datiloscpicas. Sua apario tem preferncia pelos dedos polegar, indicador e anular. O efeito de simetria bilateral mais sensvel nos dedos polegares. Os ARCOS so poucos freqentes 5% do arquivo. Incidem mais nos dedos indicadores e, em menor quantidade, nos polegares. O efeito da simetria bilateral dos arcos fraco, mais fraco que nos outros tipos. E Combina mais freqentemente com as presilhas do que com verticilos. A observao destes fenmenos muito til na percia papiloscpica para a determinao de mos e dedos. Porm torna-se indesejvel no caso do arquivamento datiloscpico, pois preciso que os tipos se distribuam de forma eqitativa nos dedos de ambas as mos, a fim de que se possa esgotar todas as possibilidades de combinaes. Mas no o que se verifica. Estes fatores reduzem sensivelmente o nmero de frmulas disponveis, tornando a disposio das individuais de forma irregular. Algumas frmulas muito volumosas
file:///C:/Users/Denimar/Desktop/afis.html 6/18

15/07/12

AFIS

tornam a pesquisa datiloscpica muito cansativa e por isso suscetvel de erros. Para fazer frente a esta dificuldade a sada da maioria dos rgos tcnicos de identificao optam pelos desdobramentos das frmulas primrias, ou seja, criam subdivises nos arquivos. O prprio Vucetich chegou mencionar essa possibilidade. A forma mais utilizada a contagem de linhas. Trata-se de um processo de aplicar uma linha imaginria, conhecida como linha de Galton, onde um de seus extremos incide no elemento que caracteriza o delta e a outra no pice da laada mais interna, no caso das presilhas. A aplicao da contagem de linhas dos verticilos realizada pelo nmero de linhas entre o delta da esquerda at o pice da linha curva mais interna. A segunda forma seria aplicada nos verticilos segundo a posio dos respectivos deltas (convergente, divergente direito e divergente esquerdo). Tambm existem as subdivises morfolgicas de eficcia duvidosa, devido ao excesso de margem de interpretao subjetiva do tcnico. No caso do FBI, devido ao seu volumoso arquivo, muito cedo j se depararam com esta dificuldade o que os levou a fazer alteraes no mtodo original Henry e a criar um complexo mtodo de classificao e arquivamento. Tambm foi criado o mtodo de classificao do NCIC (National Criminal Information Center), que realiza a classificao dedo a dedo individualmente. No Instituto Nacional de Identificao, no ano de 1988, quanto o arquivo contava com um pouco mais de 1 milho de individuais datiloscpicas, algumas revises foram feitas. Porm estas alternativas no podem suportar os crescentes aumentos dos volumes dos arquivos. Mais alguns milhes de fichas, que chegam a cada ano, o trabalho manual torna-se impraticvel. Para esses arquivos as impresses latentes, encontradas em locais de delito, de nada servem a no ser que haja suspeitos, indicados por outro tipo de evidncias. preciso mencionar o enorme espao fsico despendido para a instalao desses arquivos, despesas com manuteno mecnica e eltrica e o grande nmero de pessoas envolvidas. Portanto a necessidade de modernizao do processo de identificao datiloscpico no uma questo apenas tcnica mas tambm econmica. E exatamente neste momento que surge o sistema automtico de impresses digitais AFIS - como importante aliado da identificao papiloscpica.

3. HISTRICO DO AFIS
O uso sistemtico das impresses digitas para identificao data de 1902, pela Comisso de Servio Civil de Nova York. Logo em seguida com a rpida aceitao deste novo meio de identificao logo passou a ser prtica corrente no meio policial de todo o pas. A medida que cresciam estes arquivos, logo ficou patente a necessidade de um repositrio central de impresses digitais.
file:///C:/Users/Denimar/Desktop/afis.html 7/18

15/07/12

AFIS

A primeira tentativa ficou por conta da Associao internacional dos Chefes de Polcia (IACP) e da penitenciria de Leavenworth, em 1904. E comeou inicialmente a coletar impresses somente para os crimes federais. Posteriormente comeou a aplicar para diversos casos, tanto criminais como civis. Por ato do congresso americano foi criado em 1 de julho de 1924, a Diviso de Identificao do FBI, nele consolidando os arquivos da Penitenciria de Leavenworth e do Departamento Nacional de Identificao criminal. A Diviso composta dos seguinte setores de trabalho: Seo de Impresses Latentes (para coleta de impresses latentes em locais de crime); Esquadro para desastres (equipe para atuao na identificao de cadveres); Seo de Pesquisa e Automao; Seo de Postagem; Seo de Registros e Trocas de Informaes Internacionais; Seo de ndice; Seo Tcnica; Seo de Correspondncias; Seo de Apoio Logstico. O arquivo crescia rapidamente. Em 1939 contava com 10 milhes de individuais. Os arquivos cresceram vertiginosamente, principalmente na poca da Segunda Guerra Mundial. Com este alto volume de impresses a Diviso de Identificao sempre teve como meta a automao dos processos de identificao. Em 1934, a Diviso tentou uma informatizao mas o processo, ainda utilizando cartes perfurados, mostrou-se impraticvel para um arquivo to dinmico, que na poca chegava a receber 30 mil individuais datiloscpicas, diariamente. Os esforos pareciam ganhar novas perspectivas na dcada de 60. A motivao foi a apario comercial dos computadores eletrnicos digitais. Havia uma esperana de que estes pudessem auxiliar no intenso trabalho de classificao, pesquisa e confronto de impresses digitais. A iniciativa correu por conta do o Agente Especial Corl S.Voelker. Voelker era chefe da Diviso de Identificao. A Diviso contava com 1.300 especialistas em impresses digitais. Esses tcnicos pesquisavam uma mdia de 10.000 novas individuais datiloscpicas, diariamente, nos arquivos que contavam com cerca de 15 milhes de individuais. Voelker entrou em contato com a Diviso de Computao, do Departamento Nacional de Padres (NBS - National Bureal of Standards) procurando ajuda no sentido de ser viabilizado um projeto de automatizao das impresses digitais. Explicada a natureza do problema comearam a estud-lo os Senhores Raymond T. Moore e Joseph H. Wegstein, daquele Departamento. A soluo parecia ser similar ao processo de rastreamento topogrfico computadorizado, j existente. Porm no caso a topologia das impresses digitais tinha algumas particularidades e, mais complexas, que deveriam ser examinadas com mais cuidado. Eles observaram que:

A identificao das impresses digitais est baseada em pequenos detalhes da


file:///C:/Users/Denimar/Desktop/afis.html 8/18

15/07/12

AFIS

estrutura de suas linhas;

Tipicamente estes detalhes, ou mincias, so finais de linha ou bifurcaes;

O relacionamento de cada mincia com as outras e com as linhas topologicamente nico, porm no so invariveis em termos de dimenses. O dedo humano macio e muda ligeiramente o formato conforme rolado ou batido para se fazer a identificao. Em cada diferente impresso do dedo, esta deformao plstica normalmente muda a absoluta distncia entre qualquer par de mincias. Isso no muda a relao topogrfica de umas com as outras ou com as linhas adjacentes; esta no variao topolgica de fundamental importncia para o processo de identificao datiloscpica.

A taxa de sinal de uma impresso entintada pobre. Algumas impresses tm pouca tinta: Aparecem como pontos desconectados que acompanham as linhas retas ou curvas. Outras impresses tem excesso de tinta: As estruturas das linhas (cristas) se unem ou aparecem manchadas, borradas ou outras formas que as tornam ilegveis;

De uma individual datiloscpica para outra existe diferena quanto tonalidade da cor branca do papel ou da cor negra da tinta. E normalmente esses fatores no esto sob o controle dos tcnicos mas pelas pessoas que realizam a coleta das impresses;

Aps um cuidadoso exame desses problemas, os cientistas da NBS e do FBI decidiram que tinham duas questes chaves a serem resolvidas: A primeira era: " possvel criar um dispositivo de processamento que seja capaz de ler pontos caractersticos de uma impresso digital e com suficiente velocidade e preciso para servir de suporte a um processamento automatizado de impresses digitais?" . E a segunda pergunta: " possvel criar um sistema computacional que seja capaz de comparar e identificar impresses digitais automaticamente a partir dos dados da imagem gerada por aquele dispositivo ?". O futuro do projeto dependia das respostas a estas perguntas. A primeira questo refere-se viabilidade tcnica do escaneamento automtico de
file:///C:/Users/Denimar/Desktop/afis.html 9/18

15/07/12

AFIS

impresses entintadas e deteco das mincias fim de linha e bifurcaes (ganchos). Se a mincia puder ser detectada, suas posies relativas e orientaes podem ser registradas. E para respond-la o FBI celebrou contratos para pesquisa da viabilidade da deteco automtica das mincias. As empresas contratadas poderiam escanear um pequeno nmero de impresses, descrever a tecnologia de escaneamento, a forma de deteco de mincias, nvel de performance e apresentar ainda uma lista de posio e orientao das mincias. Como resultado foram recebidas dez propostas, sendo que duas delas foram julgadas como as melhores: Uma da "Autonetics Division of Noth American Aviation", e a outra da "Cornell Aeronautics Laboratory, Inc." . Ambas propuseram o escaneamento das impresses digitais, por meio de um escaner de luz mvel. Aps o escaneamento da impresso eles propuseram processar os dados da imagem digitalizada de formas totalmente diferentes, porm eficientes. Sendo ambas as formas consideradas promissoras os contratos foram celebrados com as duas as empresas. Enquanto os laboratrios da Autonetics e Cornell trabalhavam no problema do escaneamento e deteco de mincias, os tcnicos da NBS, se encarregavam da segunda questo, que se referia viabilidade de duas de tais listas e determinar se vieram de impresses de um mesmo dedo. Eles comearam pelo desenvolvimento de programas de computador para identificao automtica das impresses digitais. Seus primeiros esforos foram empregados no desenvolvimento de programas comparadores de mincias. Estas mincias seriam criadas automaticamente pelo programa e seriam processadas quanto a sua posio e orientao no campo digital. Porm este programa funcionaria a apartir das imagens escaneadas, cuja viabilidade ainda teria que ser demonstrada pelos laboratrios contratados. Como essas mincias ainda no estavam disponveis tiveram que simul-las manualmente. O trabalho foi por isso extremamente lento. Em 1969, a fim de partilhar conhecimentos e se evitar esforos duplicados o FBI, procurou os pases que haviam projetos de automatizao do processo datiloscpico. Eles se resumiam Frana e ao Reino Unido. Na Frana, o projeto foi apresentado na Polcia da Prefeitura de Paris, pelo Senhor M. R. Thiebault. No Reino Unido, as pesquisas estavam sendo conduzidas pelo Home Office, do Departamento de Assessoramento Cientfico. O Home Office estava mais interessado em manter em segredo a fim de resguardar uma futura explorao comercial do produto. Por esse motivo praticamente nada se aproveitou dessa visita. O Senhor Thiebault entretanto mostrou o projeto francs em detalhes. Ambos os pases, ao contrrio dos Estados Unidos, estavam mais interessados na questo das impresses latentes encontradas em locais de crimes, e os seus projetos eram carreados para este fim. O centro de suas atenes eram as impresses de baixa qualidade e fragmentrias. Entretanto as dificuldades pareciam ser as mesmas e praticamente todos estavam no mesmo patamar tecnolgico, com grandes desafios a enfrentar. Neste projeto, o FBI gastou cerca de USD $ 1,25 milhes no desenvolvimento de um dispositivo de leitura de impresso digital que, em 1970, ficou a encargo da Cornell
file:///C:/Users/Denimar/Desktop/afis.html 10/18

15/07/12

AFIS

Aeronaltics Laboratory, o prottipo foi entregue em 1972, com o nome de FINDER ("Fingerprint Reader"). Em 1974, a empresa Rockwell foi contratada para a fabricao de cinco diferentes modelos de leitoras FINDER. Elas foram entregues em 1975, j com alguns melhoramentos em relao ao prottipo original. Em 1977, iniciou o processo de converso de 15 milhes de individuais datiloscpicas do FBI, que foi concludo nos trs anos seguintes.

2. COMO FUNCIONA UM AFIS?


A informtica tem dificuldade ao lidar com a complexidade dos dados de identificao biomtrica em geral. Isso ocorre por causa do grande volume de informaes envolvidas e as variveis ambientais que exigem adaptaes constantes do sistema informtico. No caso das impresses digitais o primeiro obstculo est no fato de que duas "coletas de impresses nunca serem iguais". Existem diferenas quanto quantidade de tinta aplicada, tipos de papis, tcnica de coleta empregada, a presso utilizada sobre o dedo, etc. Partindo deste princpio, a soluo seria a reduo de dados a serem manipulados e reduzidos a valores matemticos seguros e passveis de anlise pelo computador, que permita que possam ser comparados e assim estabelecer um certo grau de igualdade suficiente para se fazer uma identificao. Os elementos vlidos para o computador seria os mesmos que os tcnicos utilizavam a cerca de 100 anos o mtodo da comparao dos pontos caractersticos ou mincias. bom ressaltar que a capacidade de comparao de pontos caractersticos extremamente complexa, envolvendo elementos de anlise que somente o crebro humano pode realizar. Por essa razo a determinao da identidade de uma impresso digital ficar sempre subordinada confirmao do tcnico. Em compensao a mquina tem a capacidade de realizar coisas que um ser humano comum no capaz: a de comparar dados com extrema velocidade e preciso. O problema est em como aplicar esta capacidade nas impresses digitais? Apesar da grande variedade de sistemas automatizados de identificao de impresses digitais, todos eles funcionam com base nos mesmos princpios. A variao est mais por conta dos recursos tecnolgicos empregados e da propriedade dos algoritmos de comparao das impresses. A seguir sero descritos os principais elementos dos processos de um sistema automatizado de impresses digitais. I.

PROCESSAMENTO DA IMAGEM:
11/18

file:///C:/Users/Denimar/Desktop/afis.html

15/07/12

AFIS

O processamento da imagem envolve vrias etapas: 1) ESCANEAMENTO: A resoluo abaixo de 500 dpi (ou 20 pixel/mm) desaconselhvel pois, o sistema automtico de marcao de mincias tem dificuldades nos casos de impresses finas. O tipo da imagem escolhido o tom de cinza em 256 nveis. Resolues altas tendem a ocupar grandes espaos de disco. E para economizar espao utilizado a compresso dos dados no formato WSQ. Estas especificaes tendem a ser atualmente um padro mnimo internacional para utilizao dos AFIS. Para a converso grande volume de impresses dos arquivos datiloscpicos do papel para o digital as empresas especializadas utilizam alimentadores, escaneadores, e leitoras de alta velocidade. O processo tradicional de tinta e papel est aos poucos cedendo espao para o escaneamento, tanto digital como palmar, ao vivo diretamente na mquina escaneadora processo conhecido como "live scan" - o que tem permitido mais velocidade e maximizao da nitidez das impresses coletadas. 2) FILTRAGEM: So utilizados filtros especiais chamado "FILTROS CRISTA-SULCOS, que convertem a imagem original em binria ou em preto e branco. Eles unem as linhas quebradas e preenchem os espaos e falhas provocados por manchas e pelos poros. Veja na Figura 2: Impresso palmar, antes do tratamento da imagem e Figura 3: Impresso palmar, aps o processo de filtragem (filtro sulco-crista) que a impresso palmar original encontra-se cheia de linhas quebradas e aps a filtragem estas linhas defeituosas so preenchidas, a fim de facilitar a etapa posterior de assinalamento dos pontos caractersticos. 3) PRE-EDIO (AUTOMTICA): a edio automtica prvia feita pelo prprio computador. Na pre-edio so feitos testes nas regies de difcil leitura, em que normalmente so encontrados os seguintes problemas:

a. A regio est muito clara, o que normalmente significa a ausncia de impresses;

b. A regio est muito escura, geralmente resultado de borres por excesso de tinta;

file:///C:/Users/Denimar/Desktop/afis.html

12/18

15/07/12

AFIS

c. A estrutura das cristas no oferece contraste suficiente para permitir a deteco de mincias que ser realizada posteriormente.

Havendo um desses casos a regio ser bloqueada e nenhuma mincia ser ali marcada pelo computador.

Figura 2: Impresso palmar, antes do Figura 3: Impresso palmar, aps o tratamento da imagem processo de filtragem (filtro sulcocrista) 4) DIRECIONAMENTO DAS LINHAS: calculada a mdia das direes em cada ponto das linhas da impresso binria. Esta uma fase necessria para que o sistema possa realizar a classificao datiloscpica da impresso, de forma automtica.

Figura 4 - Impresso digital original, Figura 5 - Direcionamento das linhas imagem em tons de cinza. na impresso digital. 5) DETECO DAS MINCIAS So abertas janelas de 16 X 16 pontos que so posicionadas em cada parte da impresso, a fim de determinar a existncia de mincias (apenas as pontas de linhas e bifurcaes). Quando a mincia localizada nele agregada algumas
file:///C:/Users/Denimar/Desktop/afis.html 13/18

15/07/12

AFIS

informaes, como a localizao e orientao (ngulo). A opo de localizar apenas pontas de linhas e bifurcaes me parece bem adequada, pois, estes so justamente os pontos mais comuns nas impresses. Mesmo os pontos caractersticos mais complexos, na realidade, no so mais que combinaes de ganchos e fins de linha. Outras informaes podem ser agregadas a cada ponto caracterstico como a relao em nmero de linhas em relao aos pontos adjacentes. Quanto maior o nmero de informaes agregadas a cada mincia, menor o nmero de mincias necessrias para a busca no arquivo, o que muito positivo para a pesquisa de fragmentos de impresses latentes. Mas tambm ser maior a exigncia de processamento pelo computador. Isso significa que normalmente os processadores devero ser mais potentes, para que o sistema no se torne lento. Veja na figura 6, a seguir, que o cursor (um pequeno crculo) est centrado nas coordenadas x e y que marcam a posio da mincia. A cauda anexa ao cursor indica a direo teta, da mincia. Se as reas marcadas como "A" so os sulcos interpapilares, a mincia mostra uma bifurcao; Se so as cristas papilares, a mincia ser uma ponta de linha. A lista de valores x, y e "teta" de cada mincia um registro para aquela impresso digital. Se existir mais algumas mincias, teremos um registro nico para cada impresso.

5) REGISTRO E CLASSIFICAO AUTOMTICA Chama-se registro a operao lgica para determinar a posio normal da impresso, a fim de evitar distores quanto inclinao da impresso no papel. A classificao realizada em decorrncia do trabalho de direcionamento matricial das linhas que so interpretadas pelo prprio computador. 6) PS EDIO (MANUAL) realizada sob o comando do tcnico que intervir nos casos em que o computador, por problemas de qualidade da impresso, separa as imagens correspondentes para que sejam feitas edies nas imagens e marcao manual de pontos caractersticos pelo prprio tcnico.

I.

PROCESSAMENTO DE BUSCA
a parte mais pesada do processamento do AFIS. Geralmente so utilizados processadores em paralelo e gerenciadores do trabalho desses processadores. Realizado o processamento da imagem, com marcao de mincias e classificao, o sistema est pronto para realizar a pesquisa no banco digital existente a fim de realizar uma identificao.

file:///C:/Users/Denimar/Desktop/afis.html

14/18

15/07/12

AFIS

Os algoritmos de processamento de busca so segredos que as empresas de AFIS mantm e so propriedade exclusivas das mesmas.

II.

VERIFICAO :

Realizada a busca no arquivo digital, o sistema apresentar uma lista daqueles que apresentaram maiores coincidncias de pontos caractersticos. Este o ponto crtico dos AFIS. Os critrios de SELETIVIDADE tero que ser muito bem estudados para que a pessoa que est no arquivo aparea na lista, para que o tcnico possa examin-la. Se no for identificada as impresses do indivduo pesquisado passar a fazer parte do arquivo; e caso seja identificada o tcnico far uma avaliao e deixar no arquivo sempre a de melhor qualidade.

2.
3.

AFIS NO BRASIL:
O Sistema AFIS introduzido no Brasil no final de 1979 - o Printrak, da Thomas de La Rue, nos institutos de identificao da Bahia e de So Paulo, cada um tinha a capacidade para 4 milhes de registros decadactilares e 500 mil registros de impresses monodactilares. Segundo o Senhor Alberto Velho (1987) o sistema deixou de funcionar, na Bahia, por falta de manuteno. A Thomas de La Rua, que prestava servios de manuteno tcnica rescindiu, em 1987 o contrato por falta de pagamento do governo do Estado. Havia problemas como a falta de manuteno do ar condicionado na sala do AFIS, que no podendo ficar na temperatura ambiente, de cerca de 28 C, tinha que ser desligado. Tambm houve problemas com a estabilizao de energia eltrica pelas freqentes queimas de fontes de alimentao. Em So Paulo o Setor de Informtica, instalado na prpria Secretaria de Segurana Pblica, estava sendo mantido por pessoal no treinado para o gerenciamento de sistemas que seria necessrio para a manuteno do AFIS. Em ambos os Institutos de Identificao eram altos os ndice de rejeio de individuais datiloscpicas pelo Sistema AFIS. As impresses eram consideradas de baixa qualidade, o que resultava em: 1 - Erros no arquivamento, impossibilidade de uma classificao correta pelo AFIS; 2 - Deteco de poucos pontos caractersticos; e 3 - queda na velocidade de converso do arquivo de papel para o digital, devido a constante necessidade de edio manual das impresses deficientes (sem delta,

file:///C:/Users/Denimar/Desktop/afis.html

15/18

15/07/12

AFIS

manchadas, etc). O ndice de aproveitamento das impresses latentes obtidas locais de crime so extremamente baixos, o que acaba deixando o sistema AFIS subaproveitado quanto ao seu enorme potencial. Devido a baixa produtividade do sistema, a Thomas chegou a sugerir algumas medidas como emitir folhetos, com o auxlio do Instituto Nacional de Identificao, explicando como melhor colher impresses digitais. Tambm sugeriu-se a criao de cadastro de empregadas domsticas e registros de desaparecidos. Mas os resultados no foram animadores. Concluindo, ao contrrio dos sistemas instalados nas polcias norte americanas e canadenses, nos anos de 1978/1979, no Brasil o AFIS no logrou xito. E a causa, segundo o relatrio da Thomas de La Rue, se deve ao baixo nvel de qualidade das nossa impresses digitais, tanto entintadas como as latentes, somada a pouca utilizao das impresses digitais nos casos policiais. Quanto ao sistema AFIS a nvel nacional, trata-se de um projeto a ser implantado na Polcia Federal, que visa ao melhoramento tcnico do aparelho policial. O projeto a partir do ano 2001, comear a sua operacionalizao de fato. O projeto (PROMOTEC), tem como prioridade a instalao do AFIS na Polcia Federal. A lei 9.454 instituiu o CANRIC - Cadastro Nacional de Registro de Identidade Civil, que tambm est em andamento. No h como este projeto funcionar como deve, se no houver um sistema informatizado de impresses digitais. Caso contrrio ficaramos na mesma situao que estamos hoje, com documentos sem nenhuma segurana na sua expedio por falta do controle datiloscpico. No Rio Grande do Sul no Sistema penitencirio, existe um AFIS, sistema ARID, nacional, desenvolvido pelo CEFET/PR - Centro de Educao Tecnolgica do Estado do Paran. Trata-se de um sistema que, segundo reportagens, est atendendo bem as necessidades locais.

4.

CONCLUSO:
Os princpios bsicos da papiloscopia continuam vlidos e sempre sero, como ocorre com toda cincia. Porm a sua aplicao ganhou uma nova dimenso na era do computadores. Isso muda o perfil do profissional das impresses digitais que ter que estar preparado para ingressar neste novo mundo. O Instituto Nacional de Identificao tem uma grande tarefa pela frente. Seus tcnicos sero mais exigidos. De seu desempenho depender o futuro da identificao de nosso pas, em mbito nacional. Muitos desafios nos esperam: A

file:///C:/Users/Denimar/Desktop/afis.html

16/18

15/07/12

AFIS

aquisio de um AFIS requerer muitos estudos e avaliaes de desempenho, caractersticas tcnicas especficas que agora estamos iniciando a conhecer. Novas rotinas sero introduzidas no trabalho dirio, tero que haver treinamentos e adaptaes a uma nova realidade. Mas no podemos retroceder. A marcha do progresso implacvel para com os acomodados. Ento sigamos em frente esperando, pelo menos, evitar os erros do passado e aprender com aqueles que j passaram por aquilo que ainda nos espera.

5. BIBLIOGRAFIA

ARAJO, CLEMIL JOS DE A nossa identificao e o resto do mundo - Revista Impresses, n 07, pag. 25 INI/DPF - Setembro de 2000;

BANNER, CONRAD S. e STOCK ROBERT M. STOCK The aproach to automatic fingerprint identification Law Enforcement Bulletin Jan. 1975;

IDENTIFICAO, INSTITUTO NACIONAL DE Manual de identificao papiloscpica, pginas 107 e 202 DPF/DF - 1987;

LAMBERT, JEAN LOUIS FRANCOIS International ilustrated vocabulary of frenchenglish fingerprint terminology with a sort index in six languages RPMC OTAWA 1990;

LEE, HENRY C. GAENSSLEN, R. E. Advances in fingeprint Technology, Captulos 6 a 9 CRC Press, inc EUA 1994;

OLIVEIRA, EDSON REZENDE DE e CHAVES, ANA LCIA FERREIRA Sistemas AFIS implementados no Brasil Palestra no IV Encontro do Grupo de Especialistas em AFIS da INTERPOL, em Brasla DF , 08/11/2000;

VELHO, ALBERTO Telex n 167/87 - ao INI, informando a respeito do AFIS PRINTRAK, instalado nos institutos de identificao da Bahia e de So Paulo, Thomas de La Rue EUA, 1987.
file:///C:/Users/Denimar/Desktop/afis.html 17/18

15/07/12

AFIS

Voltar?

file:///C:/Users/Denimar/Desktop/afis.html

18/18

You might also like