You are on page 1of 9

FACULDADE DE CINCIAS, EDUCAO E TEOLOGIA DO NORTE DO BRASIL - FACETEN RAFAEL MARCOS DE SOUZA FERNANDES

Projeto de Pesquisa de Monografia

A ATUAO DOS MISSIONRIOS CRISTOS NO SCULO XXI

BLUMENAU - SC JULHO/2012

RAFAEL MARCOS DE SOUZA FERNANDES

A ATUAO DOS MISSIONRIOS CRISTOS NO SCULO XXI

Trabalho Projeto de Pesquisa, desenvolvido durante disciplina de Metodologia da Pesquisa Cientfica, como parte da avaliao referente ao curso de Teologia Professor: Leopoldo Selenko

BLUMENAU - SC JULHO/2012

Sumrio

1. 2. 3. 4. 5. 6.

TEMA .......................................................................................Pag. 04 DELIMITAO DO TEMA..........................................................Pag. 04 PROBLEMA .............................................................................Pag. 04 HIPTESES DE ESTUDO............................................................Pg. 04 JUSTIFICATIVA..........................................................................Pg. 05 OBJETIVOS DA PESQUISA.........................................................Pg. 05 6.1 Objetivos Gerais............................................................Pg. 05 6.2 Objetivos Especficos....................................................Pg. 05 7. METODOLOGIA....................................................................... Pg. 06 8. FUNDAMENTAO TERICA...................................................Pg. 06 9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS...............................................Pg. 08

1.

TEMA
Os missionrios cristos Bacharelado em Teologia

2.

DELIMITAO DO TEMA

A atuao dos missionrios cristos em pleno sculo XXI.

3.

PROBLEMA

Quais as dificuldades enfrentadas pelos missionrios cristos transculturais ao pregar o Evangelho de Cristo na atual sociedade em que vivemos?

4.

HIPTESES DE ESTUDO

Levando em considerao o longo perodo de tempo transcorrido, acredita-se que os atuais missionrios vivam de forma bem distinta daqueles que atuavam logo aps a morte e ressurreio de Cristo. Os missionrios daquela poca viveram com Jesus Cristo e estiveram lado a lado com Ele. Eles foram ensinados e discipulados pelo prprio Jesus, viram com seus prprios olhos os mais diversos milagres descritos da Bblia Sagrada. Tal fator levou a muitas pessoas na poca a se converterem ao Cristianismo e a entregarem suas vidas para levar aquilo que aprenderam s demais pessoas. Acredita-se que os atuais missionrios enfrentem diversos tipos de barreiras ao decidirem viver a vida missionria. Tais pessoas enfrentam problemas como: Dificuldades financeiras, perseguies, problemas com a adaptao cultura local e etc. Alguns desses problemas assemelham-se aos vividos pelos missionrios da igreja primitiva e outros no.

5.

JUSTIFICATIVA

A relevncia desta pesquisa est em demonstrar a importncia do trabalho missionrio e os problemas e dificuldades enfrentados por aqueles que assumem a responsabilidade de pregar o Evangelho. Nesse sentido, este projeto de pesquisa que ora apresento procura contextualizar o trabalho missionrio cristo contemporneo em face do trabalho missionrio que era realizado na igreja primitiva, buscando contrapor os problemas enfrentados em cada poca pelos missionrios e apresentando possveis solues para tais problemas. Ressalta-se a importncia deste trabalho, tendo em vista a notria atuao desses missionrios em diversos pases, no s no campo religioso, mas atuando tambm no combate pobreza extrema, fome, s doenas e etc. Sendo assim, com a concluso do trabalho proposto, sero apresentadas possveis solues para as dificuldades e barreiras enfrentadas pelos missionrios cristos que atuam em diversas partes do mundo.

6.

OBJETIVOS DA PESQUISA
6.1. Objetivos Gerais Demonstrar quais as dificuldades encontradas pelos missionrios cristos transculturais ao buscar evangelizar os povos ainda noalcanados pela palavra de Cristo e de que forma estes problemas podem ser solucionados.

6.2.

Objetivos Especficos

Abordar o contexto de misses no sculo XXI em face das misses realizadas na igreja primitiva; Verificar quais os problemas enfrentados pelos missionrios em nossa atual sociedade; Apresentar possveis solues para tais problemas.

7. METODOLOGIA
A pesquisa bibliogrfica ser a base para o desenvolvimento da fundamentao terica, constitudo principalmente de livros e artigos cientficos. De acordo com os ensinamentos de Marconi e Lakatos:

A pesquisa bibliogrfica um procedimento reflexivo sistemtico,


controlado e crtico, que permite descobrir novos fatos e dados, relaes ou leis, em qualquer campo do conhecimento. De acordo com essa temtica a pesquisa bibliogrfica trata-se de um levantamento da bibliografia j publicada, em forma de livros, revistas cientficas, canais de congressos e imprensa escrita. Os autores corroboram afirmando que a referida tcnica de pesquisa coloca o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi publicado acerca da temtica em questo (LAKATOS, Eva; MARCONI, Maria, Metodologia Cientfica, Editora Atlas, 2006. P. 28).

O tipo de Pesquisa utilizado quanto aos objetivos o de Pesquisa Exploratria, no qual, segundo Antnio Joaquim Severino:

A Pesquisa Exploratria visa proporcionar maior familiaridade com o


problema com vistas a torn-lo explcito ou a construir hipteses. Envolvem levantamento bibliogrfico; entrevistas com pessoas que tiveram experincias prticas com o problema pesquisado; anlise de exemplos que estimulem a compreenso. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliogrficas e Estudos de caso (SEVERINO, Antnio Joaquim, Metodologia do trabalho cientfico. 20.ed. So Paulo: Cortez, 1996. p. 272).

J em relao forma de abordagem, ser utilizada a pesquisa qualitativa.

8.

FUNDAMENTAO TERICA

Evangelho vem do termo grego euanglion, que significa boas novas ou boas notcias. J as palavras evangelismo e evangelizao, traduzem igualmente o termo grego euangelzo e significam o ato de evangelizar. Evangelizar refere-se ao anncio, do grande acontecimento do nascimento, vida, morte, ressurreio e ascenso de Jesus Cristo, obra esta que possibilitou aos seres humanos a salvao e a redeno da criao.

De acordo com Timteo Carriker, o ato de Evangelizar possui as seguintes caractersticas:

NARRATIVO desde o perodo bblico o evangelho foi anunciado de


modo narrativo, ou seja, contado por pessoas, porque tem a ver com a vida de Jesus Cristo e a vida dos seres humanos no mundo. PROMISSRIO porque tanto se refere s promessas do Antigo Testamento realizadas em Jesus Cristo, como s novas promessas que nos foram anunciadas por Jesus Cristo. Tanto aquelas que j se realizam no Reino presente como aquelas futuras. HISTRICO - as notcias a que se refere o evangelho no so fictcias, so fatos que realmente ocorreram. Quem melhor expressa isso Lucas em seu evangelho. Da mesma forma, o efeito dessa mensagem real na histria humana e na histria de cada um (CARIIKER, Timteo, Proclamando as Boas Novas, 2008, P. 17).

Desde que o Brasil um pas democrtico e com liberdade, o Evangelho se expandiu de forma muito mais rpida por todo o pas. Entretanto, o avano do Evangelho est limitado a outros tipos de barreiras como a cultura de cada regio, tradies religiosas, concepes scio-filosficas e etc. O autor Neal Pirolo nos demonstra os problemas enfrentados pelos missionrios, no s no Brasil mas em todo o mundo:

Os missionrios, por sua vez, tero enfrentado seus prprios desafios


o aprendizado de uma nova lngua, a adaptao cultural, a carga por um novo ministrio, o relacionamento com nacionais e colegas missionrios, doenas, violncia, perseguies, falta de sustento muitas vezes, falta de comunicao e por a vai (PIROLO, Neal, Editora Descoberta, Misso de Enviar, p. 19).

Devido a tais barreiras, existem em todo o mundo os povos no-alcanados, povos nos quais o Evangelho de Cristo ainda no foi anunciado ou o foi com pouca intensidade. O Pastor e Escritor Joo Marcos Barreto Soares nos d uma dimenso acerca de tais povos:

Povos No-Alcanados um termo que comeou a ser usado com


mais intensidade na Missiologia moderna na ltima parte do sculo 20. uma referncia para designar povos, naes ou reas geogrficas do mundo com pouca densidade ou influncia crist e evanglica. Em outras palavras, so reas do mundo que compreendem povos, idiomas, culturas e tradies, onde o Evangelho ainda no chegou e a Igreja no existe.

8
Em mdia, entre os povos no alcanados h menos de dois missionrios para cada um milho de pessoas. A ordem de Jesus, para que roguemos ao Senhor da seara por mais obreiros, continua atual (SOARES, Joo Marcos Barreto, Jornal de Misses Mundiais, Ed. fevereiro/2011).

Por sua vez, a professora Jaciara da Silva nos explica o seguinte:

Assim

sendo, desde o incio os cristos atravessaram intencionalmente barreiras nacionais, tnicas e culturais. A extraordinria mobilidade geogrfica dos primeiros cristos foi um dos principais fatores que contriburam para a rpida difuso da f nos primeiros sculos. Como aconteceu no passado, tambm nos dias de hoje o cristianismo continua a atravessar barreiras geogrficas e culturais. Um exemplo bem atual o dos brasileiros que tm ido morar nos Estados Unidos, na Europa e no Japo, e nesses lugares tm plantado igrejas e evangelizado tanto os seus patrcios como os naturais da terra (DA SILVA, Jaciara, Portal Escola Dominical).

Alm das barreiras externas que devem ser enfrentadas por aqueles que pretendem Evangelizar, existem as barreiras internas, que so aquelas existentes dentro das prprias igrejas e tambm na vida de cada Cristo. O autor Ren Padilla nos d uma boa dimenso de tais dificuldades:

Nossa maior necessidade um evangelho mais bblico e uma igreja


mais fiel. Poderemos nos despedir deste congresso com um belo conjunto de papis e declaraes que sero arquivadas e esquecidas, e com lembrana de um grande e impressionante encontro de mbito mundial. Ou poderemos sair daqui com a convico de que temos frmulas mgicas para a converso das pessoas. Eu pessoalmente espero em Deus que possamos sair daqui com uma atitude de arrependimento no que diz respeito nossa escravido ao mundo e ao nosso arrogante triunfalismo, com o senso de nossa incapacidade de sermos libertos dos grilhes a que estamos atados e, apesar disso, com grande confiana em Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em ns, a ele seja a glria, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as geraes, para todo o sempre" (PADILLA, Ren. A Evangelizao e o Mundo, So Paulo e Belo Horizonte: ABU Editora e Viso Mundial, 1982, p. 171).

O autor Samuel Escobar proporciona uma ideia de como deve ser um Evangelho eficaz, segundo a palavra de Deus:

9 O evangelho no um programa social e poltico. No se trata,


entenda-se bem, de que as igrejas evanglicas tenham que propor um programa poltico na Amrica Latina. Essa no sua misso. A mensagem de salvao deve chegar a cada um em sua circunstncia, mostrando como o pecado afeta todas as esferas da vida e as relaes entre os homens. A mensagem tambm deve demonstrar como a entrega pessoal a Jesus Cristo transforma a vida de cada um, de modo que os efeitos da converso sejam visveis na sociedade em que o crente vive (ESCOBAR, Samuel, A responsabilidade social da Igreja, Misso Editora, 1992. p. 34).

10. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


LAKATOS, Eva; MARCONI, Maria, Metodologia Cientfica, Editora Atlas, 2006. P. 28; JOAQUIM, Severino Antnio, Metodologia do trabalho cientfico, 20.ed. So Paulo: Cortez, 1996. p. 272; CARIIKER, Timteo, Proclamando as Boas Novas, 2008, P. 17; PIROLO, Neal, Editora Descoberta, Misso de Enviar, p. 19; SOARES, Joo Marcos Barreto, Jornal de Misses Mundiais, Ed. fevereiro/2011; DA SILVA, Jaciara, Portal Escola Dominical; PADILLA, Ren. A Evangelizao e o Mundo, So Paulo e Belo Horizonte: ABU Editora e Viso Mundial, 1982, p. 171; ESCOBAR, Samuel, A responsabilidade social da Igreja, Misso Editora, 1992, p. 34;

You might also like