You are on page 1of 2

TRF 5 ANALISTA ADM PORTUGUS: Ortografia oficial. Acentuao grfica. Flexo nominal e verbal.

Pronomes: empr ego, formas de tratamento e colocao. Emprego das conjunes e das locues conjuntivas. Em prego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordncia nominal e verbal. Re gncia nominal e verbal. Ocorrncia da crase. Pontuao. Redao. Interpretao de texto. ATOS NORMATIVOS: Cdigo de Conduta do Conselho e da Justia Federal de primeiro e se gundo graus (Resoluo n 147/2011, do Conselho da Justia Federal).

NOES DE ADMINISTRAO: Teorias Administrativas: Principais escolas - caractersticas bsic as e contribuies. Planejamento Estratgico: conceitos. Princpios. Etapas. Nveis. Mtodos . Gesto de Projetos: Conceitos. Fundamentos. Ciclo de vida. Ferramentas. Benefcios . Gesto de Processos: Definies. Componentes. Caractersticas. Benefcios. Objetivos do mapeamento. Cadeia de valor. Nveis de detalhamento dos processos. Notao. Ferramenta s de mapeamento. Projeto de mapeamento. Indicadores. Gesto da qualidade: conceito s, objetivos, mtodos e ferramentas. Comunicao como ferramenta de gesto. Licitaes e Con tratos: Lei n 8.666/1993: Conceito, finalidade, princpios, objeto, obrigatoriedade , dispensa, inexigibilidade e vedaes, modalidades, procedimentos, anulao e revogao, sa nes, prego presencial e eletrnico, sis-tema de registro de preos. Lei n 10.520/2002. C aractersticas do contrato administrativo. Formalizao e fiscalizao do contrato. Aspect os oramentrios e financeiros da execuo do contrato. Sano administrativa. Equilbrio eco ico-financeiro. Garantia contratual. Alterao do objeto. Prorrogao do prazo de vigncia e de execuo.

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA: Princpios Bsicos da Administrao Pblica; Poderes e Dever dministrador Pblico. Papel dos Controles externos e internos da Administrao Pblica. Noes de Direito Constitucional: Administrao Pblica: disposies gerais. Dos Servidores P icos. Da organizao dos poderes: do Poder Legislativo: do Congresso Nacional, das a tribuies do Congresso Nacional, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, dos depu tados e dos senadores. Do processo legislativo; do Poder Judicirio: disposies gerai s, do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justia, dos Tribunais Reg ionais Federais e dos Juzes Federais. Noes de Direito Administrativo: Lei n 8.112/19 90: Do provimento. Da vacncia. Dos direitos e vantagens. Do regime disciplinar. D o processo administrativo disciplinar. Atos administrativos: conceitos, requisit os, atributos, classificao e espcies. Invalidao dos atos administrativos. Revogao e an lao. Efeitos decorrentes. Lei n 9.784/1999: Regula o processo administrativo no mbit o da Administrao Pblica Federal.

NOES DE ADMINISTRAO FINANCEIRA E ORAMENTRIA: Conceitos bsicos de administrao finance Demonstraes financeiras: balano patrimonial; demonstrao dos lucros ou prejuzos acumula dos e demonstrao do resultado do exerccio. Anlise e interpretao das demonstraes cont Noes de Oramento Pblico: Conceito; Instrumentos Bsicos de Planejamento; Princpios Ora entrios; Tcnicas de Elaborao Oramentria; Recursos para execuo dos programas: Exercci anceiro; Crditos Oramentrios e Crditos Adicionais; Descentralizao de Crditos; Orament or Programa; Noes de Contabilidade Pblica; Lei Oramentria Anual - LOA e Plano Plurian ual - PPA. NOES DE GESTO DE PESSOAS: Conceitos. Estratgias de RH. Seleo. Treinamento e desenvolvi mento. Gesto de desempenho: conceitos, objetivos, mtodos. Gesto estratgica de pessoa s por competncias. Cultura Organizacional: Conceitos. Elementos. Clima organizaci onal. Motivao. Liderana. Gesto de conflitos. Aprendizagem organizacional. Educao corpo rativa. Educao a distncia. ----------------------------------------------------------UFS

ANALISTA TI LNGUA PORTUGUESA

1. Leitura e compreenso de texto. Gneros e tipologias textuais. 2. Nveis de linguag em. 3. Elementos de textualidade: coerncia, coeso, e intertextualidade. 4. Mecanis mos de construo do texto: referenciao e argumentao. 5. Semntica: sinonmia, antonmia, nmia e paronmia e polissemia. 6. Processos sintticos: coordenao e subordinao. 7. Sinta e de concordncia, de regncia e de colocao. 8. Classes de palavras: aspectos semntico, sinttico e morfolgico. 9. Ortografia. 10. Pontuao. LEGISLAO 1. Lei 8.112 de 11 de dezembro de 1990 - Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civ is da Unio, das Autarquias e das Fundaes Pblicas Federais. CONHECIMENTOS ESPECFICOS ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAO 1. Engenharia de Requisitos. 2. Desenvolvimento Orientado a Objetos - conceitos sobre a Orientao a Objetos. 3. Linguagem de Modelagem Unificada: UML. Anlise, Proje to e Programao Orientados a Objetos. 4. Reuso de Software (Componentes e Framework s). 5. Padres de Projeto. 6. Testes de Software. 7. Gerenciamento de Projetos de Software. 8. Interao Homem Computador. 9. Programao de Aplicaes para Web (Java e JavaS cript). 10. Banco de Dados - Conceitos gerais sobre Bancos de dados. 11. Arquite turas. 12. Modelagem de Dados usando o Modelo Entidade- Relacionamento. 13. Mode lo Relacional. 14. Projeto de Banco de Dados Relacional. 15. Normalizao. 16. Lingu agem SQL. 17. Banco de Dados XML. 18. Redes de Computadores: Topologias, Arquite turas, Meios Fsicos e Principais Padres. 19. TCP/IP: Arquitetura, Protocolos e Ser vios. 20. Arquitetura Cliente/Servidor. 21. Arquitetura P2P. 22. Equipamentos de Interconexo de Rede (Hub, Switch, Roteadores etc). 23. Gerenciamento e Segurana em Redes de Computadores.

You might also like