You are on page 1of 12

TENOLOGIAS DA INFORMAO E COMUNICAO: PROMOVENDO A AUTONOMIA

Giovanna Marget Menezes Cardoso1 Resumo:


Neste artigo reflete-se sobre o uso das tecnologias da informao e da comunicao - TIC, na educao, seus limites e possibilidades. E o papel do educador e da escola diante dos desafios da sociedade da informao. Evidenciando que o uso das TIC aliado a um trabalho metodolgico que contemple a interao pode contribuir para a reconstruo e construo do conhecimento, promovendo a autonomia do educando. Analisando as relaes entre TIC e escola, e prtica pedaggica, considerando o uso das mesmas como uma realidade social. Para tanto se discute o papel atribudo a educao na sociedade, buscando compreender a possibilidade de o uso das TIC como um recurso que pode potencializar os processos de ensino e aprendizagem, e consequentemente desenvolver no educando a sua autonomia favorecendo a tomada de conscincia , a partir da possibilidade do educador se permitir conhecer novos espaos e novas formas de aprendizagem.

Palavras chaves: Papel do Educador, Educando, Nativo Digital, Tecnologias da informao e Comunicao, Informao, Conhecimento, Autonomia Abstract
This article aims to reflect the use of new information technologies and communication TIC in education, its limits and possibilities. And the role of educator in front of the challenges of the information society. Putting the evidence that the use of TIC combined with a methodological work that addresses the interaction may contribute to the reconstruction and construction of knowledge, promoting the autonomy of the learner. Analyzing the relationship between TIC and school, practice and teaching, taking into consideration the use of them as a social reality.For both discusses the role of education in society, seeking to understand the possibility of the use of TICs as a resource that can enhance the process of teaching and learning, and thus develop in educating their autonomy by encouraging awareness, from the ability of the educator is known allow new spaces and new ways of learning Keywords: Role of Educator, Educating, Native Digital, new technologies in information and communication, information, knowledge, Autonomy

Resumen
Este artculo tiene por objeto reflejar el uso de nuevas tecnologas de la informacin y comunicacin - TIC en la educacin, sus lmites y posibilidades. Y el papel de educador frente a los retos de la sociedad de la informacin. Evidenciando que el uso de las TIC en combinacin con un trabajo metodolgico que se aborda la interaccin puede contribuir a la reconstruccin y construccin de conocimientos, la promocin de la autonoma del alumno. Analizar la relacin entre las TIC y la escuela, la prctica y la enseanza, teniendo
1

CPF: 473609335-87; Professora da rede pblica municipal do Municpio de Feira de Santana /Ba ; Coordenadora de Sistema da rede pblica municipal de Feira de Santana /Ba; Professora da Universidade do Estado da Bahia UNEB /Campus XI, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana Ba, Especialista em Superviso Escolar pela UNIVERSO Universidade Salgado de Oliveira RJ, Especialista em Metodologia do Ensino da Pesquisa em Educao pela UNEB Campus XI, Aluna do Mestrado em Inovao Pedaggica pela Universidade de Madeira Portugal, Endereo eletrnico margett@ig.com.br

en cuenta el uso de ellos como una realidad social. Se examina el papel de la educacin en la sociedad, tratando de entender la posibilidad de que el uso de las TIC como un recurso que puede mejorar el proceso de enseanza y aprendizaje, y, por tanto, desarrollar en la educacin de su autonoma mediante el fomento de la conciencia, de la capacidad del educador es conocido permitir nuevos espacios y nuevas formas de aprendizaje. Las palabras - claves: El papel de educador, educando, los nativos digitales, TIC, la informacin, el conocimiento, la Autonoma

Introduo: Chegamos ao sculo XXI. Um sculo em que mudanas significativas nas formas de se relacionar, construir conhecimento, elaborar pensamento e produzir, vem se modificando vertiginosamente. Estamos vivenciando momento de transformao onde assistimos perplexos a formao de uma nova cultura, de uma nova forma de pensar, que se manifestam por intermdio das Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC). Diante desse quadro uma questo se faz contundente: Qual o papel da escola neste novo contexto? Contexto de transformaes, de mudanas constantes e velozes, ambientes novos de aprendizagem surgiram, os processos de construo do conhecimento esto mais dinmicos e as prticas tradicionais de ensinar esto sendo alteradas, e aos poucos, suprimidas do meio educacional. Refletindo sobre o papel da escola A concepo liberal de educao atribua escola o papel de redentora dos excludos e injustiados, onde a mesma permitiria a estes a possibilidade de ascenso social, desde que fizessem sua parte. Em oposio a esta idia, intelectuais como Althusser conferia a escola o papel de reprodutora, segundo o mesmo, a escola no oferecia possibilidade para que os excludos da sociedade ultrapassassem tal condio. Utilizava o termo Aparelho Ideolgico do Estado para definir o papel atribudo escola no Estado capitalista.
Afirmamos que o aparelho ideolgico de Estado que assumiu a posio dominante nas formaes capitalistas maduras, aps uma violenta luta de classe poltica e ideolgica contra o antigo aparelho ideolgico do Estado dominante, o aparelho ideolgico escolar. (ALTHUSSER, 1985.p. 77)

Ainda citando Althusser:


Por trs dos jogos de seu aparelho ideolgico de Estado poltico, que ocupava o primeiro plano do palco, a burguesia estabeleceu como seu aparelho ideolgico de estado n. 1, e portanto dominante, o aparelho escolar, que, na realidade, substitui o antigo aparelho ideolgico de Estado dominante, a Igreja, em suas funes. Podemos acrescentar: o par EscolaFamlia substitui o par Igreja-Famlia.

1 Todos os aparelhos ideolgicos de Estado, quaisquer que sejam, concorrem para o mesmo fim: a reproduo das relaes de produo, isto , das relaes de explorao capitalistas.[...] [...] 4 Portanto, neste concerto, um aparelho ideolgico do Estado desempenha o papel dominante, muito embora no escutemos sua msica a tal ponto ela silenciosa! Trata-se da Escola. Ela se encarrega das crianas de todas as classes sociais desde o Maternal. .(ALTHUSSER, 1985. p. 79)

Superando essas duas concepes, surge a concepo dialtica da escola e de suas relaes com a sociedade, bem como de sua funo social. Colocando a escola como determinada e determinante, evidenciando seu carter contraditrio, analisando a sua forma de organizao e os atores que nela se encontram, percebendo-a como espao de possibilidade de construo da hegemonia pelas classes dominadas. Nesta perspectiva temos Gramsci e Paulo Freire, intelectuais que acreditam numa concepo de cultura como elemento importante para a luta hegemnica, que ir possibilitar aos excludos, no uma ascenso social, mas antes uma transformao social, no sentido de tomada de conscincia. Para Gramsci a escola teria como papel formar intelectuais que organizaro e formaro uma nova cultura, a cultura da massa, contribuindo com o processo de criao de uma contra-hegemonia a hegemonia dominante. Segundo ele:
[...] na arena da conscincia que as elites utilizam os seus intelectuais orgnicos para manter a dominao. Entretanto, dado a existncia de desigualdades e injustias torna-se necessrio que as conscincias sejam libertadas da hegemonia burguesa e criem uma nova cultura. E nesse processo, a escola pode ter um papel transformador.(GRAMSCI,1985.p.136)

Gramsci apontava ainda para o fato de que :


A marca social dada pelo fato de que cada grupo social tem um tipo de escola prprio, destinado a perpetuar nestes grupos uma determinada funo tradicional, diretiva ou instrumental. Se se quer destruir esta trama, portanto, devese evitar a multiplicao e graduao dos tipos de escola profissional, criando-se, ao contrrio, um tipo nico de escola preparatria(elementar-mdia) que conduza o jovem at os umbrais da escolha profissional, formando-o entrementes como pessoa capaz de pensar , de estudar, de dirigir ou controlar quem dirige. (GRAMSCI,1985.p.136)

Encontramos em Paulo Freire a mesma viso dialtica sobre o papel da escola na sociedade.

[...] possvel ou no fazer alguma coisa contra a ordem estabelecida dentro da escola?(...) Tenho uma anlise das relaes dialticas e no mecnicas entre o sistema educacional enquanto subsistema e o sistema global da sociedade para mostrar que do ponto de vista das classes dominantes, a tarefa fundamental da escola no pode ser outra seno a reproduo de sua ideologia, a de preservar o status quo, esta tarefa no esgota o que fazer da escola. que h outra a ser cumprida por educadores cujo sonho a transformao da sociedade burguesa : a de desocultar o real ( FREIRE, GADOTTI E GUIMARES,1986,p.37)

A escola defendida por Freire preconizava uma educao que promovesse uma tentativa constante de mudana de atitude no sujeito, substituindo a passividade, pelo hbito da participao e ingerncia. Contudo ele afirmava que nada no modelo educacional contemporneo havia para alcance de tal objetivo.
No seria, porm, quase nada existe em nossa educao, que desenvolva no nosso estudante o gosto da pesquisa, da constatao, da reviso dos achados o que implicaria no desenvolvimento da conscincia transitivo-crtica. Pelo contrrio, a sua conscincia ingnua. A prpria posio da nossa escola, de modo geral acalentada ela mesma pela sonoridade da palavra, pela memorizao dos trechos pela desvinculao da realidade, pela tendncia a reduzir os meios de aprendizagem s formas meramente nacionais, j uma posio caracteristicamente ingnua. Cada vez mais nos convencemos, aliais, de se encontrarem na nossa inexperincia democrtica, as razes deste nosso gosto da palavra oca. Do verbo. Da nfase nos discursos. Do torneio da frase. que toda esta manifestao oratria, quase sempre tambm sem profundidade, revela, antes de tudo, uma atitude mental. Revela ausncia de permeabilidade caracterstica da conscincia crtica. E precisamente a criticidade a nota fundamental da mentalidade democrtica. Quanto menos criticidade em ns, tanto mais ingenuamente tratamos os problemas e discutimos superficialmente os assuntos. Esta nos parecia uma das grandes caractersticas de nossa educao. A de vir enfatizando cada vez mais em ns posies ingnuas, que nos deixam sempre na periferia de tudo o que tratamos. Pouco ou quase nada, que nos leve a posies mais indagadoras, mais inquietas, mais criadoras. Tudo ou quase tudo nos levando, desgraadamente, pelo contrrio, passividade, ao conhecimento, memorizado apenas, que, no exigindo de ns elaborao ou reelaborao, nos deixa em posio de inautntica sabedoria. (FREIRE, 1996,p.102,103 e 104 )

Santos reflete que :


Como em Marx e em Gramsci, tambm, em Paulo Freire encontramos as relaes sociais como elemento gerador da natureza humana. medida que reconstri o meio social em que vive e atua, o homem tambm reconstrudo por essa nova realidade. E somente atravs de suas relaes com outros sujeitos, com outros seres-situados-no-mundo, que se faz possvel a ao humana. (SANTOS,2001, p.32)

Portanto pensar no uso das NTIC como ferramentas que possibilitem aos sujeitos se apropriarem dos aparatos culturais produzidos pela sociedade capitalista como meio de transformar-se e construir sua autonomia e ingerncia. O papel da Escola na sociedade do conhecimento/da informao Segundo Marques, a instituio social escola, em sua significao original, constitui-se em tempo liberado e espao reservado, isento das injunes diretas e imediatas da vida cotidiana bem como das instituies e organizaes conduzidas por interesses e preocupaes outras que as das aprendizagens formais e sistemticas referidas ao homem por inteiro (MARQUES, 1995, p.87). Por ser uma instituio social, onde se desenvolvem e se estabelecem relaes de diversos tipos, de diversas formas, constituindo-se em uma teia de complexas redes de poder-saber que envolve a todos e a tudo. Esse modelo de escola que conhecemos e que foi to bem organizada ao longo de mais de dois sculos, j no responde s necessidades do mundo contemporneo e aos anseios de desenvolvimento/evoluo do homem atual. A Revoluo Industrial iniciada no sc. XX foi ultrapassada por uma outra revoluo, chamada por tericos estudiosos da temtica, da Revoluo da Informao ou do Conhecimento. O mundo mudou desde a Revoluo Industrial, contudo a escola que foi criada justamente neste contexto no acompanhou essa mudana. As relaes mudaram, principalmente a relao de trabalho, a maior parte do trabalho para o qual a escola nos preparava hoje feita por mquinas. A principal caracterstica do mundo moderno a instabilidade, onde no se tm um padro a se seguir, respostas prontas, ou verdades estabelecidas, esse fato tem uma implicao profunda na educao, pois o processo de ensino no pode mais se constituir como mero ato de transmitir conhecimentos, os quais se mantm para a vida inteira de modo intocado, esttico. Diferentemente disso, a contemporaneidade, os sujeitos do sculo XXI, precisa de algo diferente, mais dinmico e complementar sempre, pois a necessidade de desenvolver novas habilidades e competncias primordial para que possa acompanhar a evoluo e as transformaes da sociedade atual, inclusive, da educao contempornea, o desenvolvimento das competncias: Aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a aprender, ou seja, a capacidade de continuar aprendendo ao longo da vida. So na contemporaneidade habilidades necessrias para que 5

o sujeito possa conhecer e dominar os mecanismos, como afirmava Gramsci, da reproduo global da formao econmico-social que o sujeito pretende transformar. Desse modo tem sido fundamental reconstruir o currculo escolar trazendo novas metodologias e estratgias de aprendizagem. Se os alunos no se envolvem nas aprendizagens, perdem uma oportunidade rica na qual poderiam desenvolver melhor algumas habilidades importantes relacionadas construo e reconstruo do conhecimento: percepo do mundo ao seu redor; observao e coleta de evidncias; organizao e anlise de informaes; articulao entre teoria e prtica; desenvolvimento do pensamento crtico; conexo do processo cientfico com seu cotidiano; construo de novos conhecimentos com sentido e significado; Nesse cenrio de transformaes e avanos tcnicos constantes, as Tecnologias da Informao e da Comunicao (TIC), esto modificando as formas das pessoas se relacionarem, construrem e transmitirem conhecimentos explicar de que forma isso ocorre. Por meios das TIC o modo de distribuio e produo do conhecimento modificou significativamente. O que nos permite afirmar, que com o uso da internet, precisamente, e seus desdobramentos (orkut, blog, google, MSM,etc.), fez com que a escola perdesse seu status de nica instncia transmissora de conhecimento. Portanto a mesma no deve mais constituir-se como espao de transmisso de conhecimento, necessita desenvolver a funo de produtora de conhecimento, de forma colaborativa e participativa com os demais segmentos e instituies que constituem a sociedade de modo geral. Por este motivo, que as TIC alteraram as rotinas cotidianas da escola, pois os modos de acessar informao, divulgao e uso, tambm, foram alteradas Neste sentido, percebemos que est surgindo uma nova relao entre professor e aluno no mais pautada na hierarquia no qual professor tem a centralidade do saber (FERREIRA, 2005, p.153). Alterando desse modo sobremaneira as formas de ensinar e aprender. A internet no contexto supra citado se configura como uma ferramenta que faz emergir de modo bastante evidente essas mudanas. A internet tem milhes de sites, onde podemos acessar milhes de informaes. - Vivemos afogados em informaes -, informaes essas que nem sempre so confiveis. Por outro lado, a metodologia aplicada na escola ensina a deglutir informaes sem refletir, num modelo de ensino que Paulo Freire 6

chamava de Educao Bancria. Se os educando seguirem esses ensinamentos postulados no ensino tradicional, vo se empanturrar de mensagens repetitivas, incuas, contraditrias. Cabe, portanto, a escola rever seu modelo e ensinar aos mesmos a filtrar as informaes, encontrar o que interessa e saber us-las, ou seja, ensinar a escolher, ensinar a pesquisar. Assim, a escola como instituio base da sociedade do conhecimento, necessita transforma-se numa escola aprendente (BONILLA, 2002, p.100), o que significa que no so apenas os educandos que tm o que aprender, pois, tambm os educadores, a comunidade e a prpria instituio necessitam estar em permanente processo de aprendizagem, desenvolvendo uma ao de formao continuada. No contexto da atualidade no mais possvel formar cidados com uma base comum de conhecimentos, a evoluo do saber humano torna defasada essa idia. Mais do que nunca se torna atual a idia de Gramsci de uma escola, que ele chamava de unitria, no sentido de formar sujeitos plenos de saber, um saber tanto voltado para a vida, como voltado para a formao intelectual. A saber.
[...] crise ter uma soluo que, racionalmente, deveria seguir esta linha: a escola nica inicial de cultura geral, humanista, formativa, que equilibre equanimemente o desenvolvimento da capacidade de trabalhar manualmente (tecnicamente, industrialmente) e o desenvolvimento das capacidades de trabalho intelectual. [...] (GRAMSCI, p, 118.)

Ou ainda como dizia Paulo Freire uma educao para a deciso, para a responsabilidade social e poltica. (FREIRE, 1996, p.20) O mundo de ontem era repleto de fronteiras, esttico, separado por reas, o atual globalizado, dinmico e conectado, fazendo com que seja impossvel prever quais conhecimentos garantiro uma existncia tranqila, pois se estima que em vinte anos o conhecimento registrado no mundo estar dobrando a cada 73 dias (hoje isso acontece a cada 05 anos). Podemos dizer que vivemos uma poca de extrema liberdade - e insegurana , pois ao mesmo tempo em que o modo de distribuio e disseminao do conhecimento mudou, permitindo o acesso a todos, por outro lado, a que se pensar sobre esse conhecimento posto. Por isso, os educadores de vanguarda, aqui e no mundo, no apontam para o ensino de um contedo salvador, e sim para a nfase no ensino de um conjunto de habilidades e competncias. Consideraes conclusivas... Este estudo pretendeu evidenciar o uso das TIC aliado a um trabalho metodolgico que contemple a interao entre educadores e educandos, que possam educar-se em comunho e perceberem-se mestres e aprendizes, como afirmava Freire (1979), contribuindo para a reconstruo e construo do conhecimento, transformando, a partir da reflexo, da 7

crtica pensada, informao em conhecimento, conhecimento no se transfere e que:

ressaltando

que

[...] no processo de aprendizagem, s aprende verdadeiramente aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em apreendido, [...] Aquele que enchido por outro de contedo cuja inteligncia no percebe; de contedos que contradizem a forma prpria de estar em seu mundo, sem que seja desafiado, no aprende (FREIRE, 1979, p.28).

Nesse sentido, Pretto (1996, p.115) nos chama ateno para as duas possibilidades de uso das TIC na educao: como instrumento e como fundamento. Us-la como instrumento coloc-la como mero recurso didtico, ou seja, usa-la como usa o livro didtico, indicando ao aluno como deve acessar e buscar a informao necessria ou ainda como afirma Bonilla (1997, p. 185), como substituto dele mesmo, onde no mais o professor transmitir o conhecimento ao aluno, mas sim a rede num processo que Lvy (1996) apud Ferreira (2005, p.154) chama de desintermediao 2. Nesta perspectiva segundo Pretto (1996, p.115), a educao continua como est, s que com novos avanos e avanados recursos tecnolgicos. Ou seja, o futuro est no equipamento e no na escola. O uso das TIC como uma mera ferramenta de transmisso de informaes est baseado no paradigma tradicional de educao, onde o conhecimento se d numa relao passiva, o professor como um mero transmissor do conhecimento e o aluno por sua vez um receptculo vazio que ser preenchido com as informaes prontas e estabelecidas, transmitidas pelo professor detentor do saber, vale lembrar que nesta perspectiva o saber aqui deve ser entendido como informao, ou seja o professor tambm um sujeito passivo diante do conhecimento. A outra possibilidade que Pretto(1996) nos aponta do uso das TIC como fundamento, como elemento estruturante carregado de contedo e possibilitador de uma nova forma de ser, de pensar e agir. Considerando a teoria de Vygotosky , que nos chama ateno para o importante papel do professor como o adulto responsvel na proposio de desafios, fazendo o aluno transitar por entre as zonas de desenvolvimento real, proximal e potencial, ou ainda como sugere Lvy(1996), apud Ferreira(205, p.154) realizando atualizaes e virtualizaes Neste sentido inserir as NTIC nas escolas pode significar a possibilidade de se repensar a prpria educao, centrada na lgica comunicacional, linear,seqenciada e bancria, que desconsidera o modo de ser, pensar e construir relaes e conhecimentos dessa nova gerao que estudiosos da temtica denominam nativos digitais. Jovens que so cercados pelas tecnologias digitais, ou melhor, afirmando nasceram e crescem cercados por estas. Como afirma Tapscott (1999)

A desintermediao a que Lvy (1996) faz referencia, a denominao que se d ao processo que vai eliminando postos de trabalho ou categorias intermediarias de trabalhadores, substituindo-os por hardwares e softwares que passam a fazer a comunicao entre o produtor e o consumidor.

[...] para os jovens, o visvel da tecnologia no o recurso em si, e sim o que se podem fazer com ele, ou seja, os jovens vem informao, jogos, aplicaes, servios, amigos e protagonistas. Eles no falam em tecnologia, falam em brincar, em construir um site, em escrever aos amigos, paquerar. Neste sentido a tecnologia completamente transparente para eles. E por isso que eles no necessitam de aula de informtica. Eles sentem-se confortveis interagindo com as tecnologias, vo aprendendo e descobrindo como funciona medida que essa interao acontece, medida que brincam, comunicam-se e criam (TAPSCOTT, 1999 apud

BONILLA 2005, p.5).

Mapear as caractersticas, valores, ritmos, habilidades e desejo desses jovens, que so muito acelerados no processo de aquisio do conhecimento, uma tarefa complexa e necessria para um permanente processo de transformao de aprendizagem. neste sentido que os usos das TIC podem contribuir para uma comunicao mais interativa em sala de aula, onde educador possa se disponibilizar-se e ter o educando como parceiro e convid-lo a participar e intervir nos contedos, transformando informao em conhecimento por meio da interao. Onde a interatividade na sala de aula se d por meio das trocas interativas, todos/todos, em que no h saber hierarquizado, mas uma construo coletiva Ferreira (2005, p.157) Segundo Silva (2000, p.193), nessa perspectiva o professor disponibiliza domnios de conhecimento de modo expressivamente complexo e, ao mesmo tempo uma ambincia que garante a liberdade e a pluralidade das expresses individuais e coletivas. Usar as chamadas novas tecnologias, na educao significa essencialmente propor desafios que possibilitem tanto a educando como educadores a rever os conhecimentos j construdos e construir novos saberes. Onde o papel do educador o de estabelecer uma rota, mediar s descobertas, estabelecer link, a partir de teias de informaes que so estabelecidas com o uso das TIC. Ensinar e aprender exige hoje muito mais flexibilidade, espao, tempo, tanto pessoal como de grupo, menos contedos fixos e processos mais abertos de pesquisa e comunicao. Uma das dificuldades atuais conciliar a extenso da informao, a variedade das fontes de acesso, com o aprofundamento da sua compreenso, em espaos menos rgidos, menos engessados. Temos informao demais e dificuldade em escolher quais so significativas e consegui integr-las dentro das nossas vidas. A aquisio da informao dos dados depender cada vez menos do professor. As TIC podem trazer hoje dados, imagens, resumos de forma rpida e abrangente. O papel principal do professor ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacion-los, a contextualiz-los (MORIN, 1977apud GOMES, 2006, p.36). No mbito educacional, as novas tecnologias da informao e da comunicao possibilitam construir uma comunidade que busca aprender e ensinar num processo de trnsito pela pluralidade e diversidade. O potencial das redes enorme e precisa ser explorado de forma cooperativa, 9

em rizoma, pois a informao um bem social e, como tal deve ser utilizada como um instrumento de melhoria da qualidade de vida dos indivduos. A escola um espao especial que, ainda no descobriu seu potencial como preconizava Gramsci, indutora, como emissora de idias e projetos emancipatrios, continua fechada em seu paradigma receptor, consumidor de idias, seguidor de parmetros, papel que lhe foi reservado no paradigma tradicional. A educao em rede pode ser uma forma de abertura necessria urgente da escola para o mundo, assumindo esse novo papel, ela tambm se preserva e se renova como instituio social e ganhar dimenso e fora. A relao educao em rede, possibilitada pelo uso das TIC, pode oferecer elementos para uma pedagogia da virtualidade quando possibilita trabalhar questes inditas, mas viveis e libertadoras das prticas educacionais at ento vigentes. Paulo Freire sempre nos lembrava que a educao acontece em comunho, como qualquer forma de educao, a educao pela Internet supe relao, presena, conectividade. Neste cenrio que se anuncia, o educador tem um novo papel: o de planejar estratgias que permitam ao educando empreender, de maneira autnoma e integrada, os prprios caminhos da construo do conhecimento. Este novo educador configura-se como um mediador entre o sujeito cognoscente e o objeto a ser conhecido. As reflexes propostas neste trabalho nos levaram a percepo de que a escola necessita recria-se enquanto espao de aprendizagem, que poder emergir de vrias experimentaes a partir do uso das TIC. Contudo um questionamento se faz imperativo nesta reflexo: Como o educador poder se preparar para atuar neste novo espao de aprendizagem virtual, onde tudo acontece ao mesmo tempo agora, o tempo todo?3 Segundo Ferreira (2005, p.161). Para dar conta do uso das TIC como fundamento, Pretto (1996, p.115) o educador dever se colocar aberto ao novo, ao inesperado, consciente de cada educando ir traar seu caminho por diferentes e imprevistas trilhas. Onde o educador esteja disposto e disponvel a abrir um leque de possibilidades para que o educando faa as suas escolhas, relacionando os saberes j construdos com novos saberes. Possibilitando a sua autonomia e conseqente conscientizao. Para Paulo Freire, conscientizao um processo que se desenvolve de modo critico/ reflexivo, promovendo a tomada de conscincia. Onde educador e educando se conscientizam atravs do movimento dialtico: ao-reflexo-ao, ou seja, entre a reflexo critica sobre a ao anterior e a subseqente ao no processo da luta libertadora. Pois a funo principal da educao de libertar o homem. Portanto refletir sobre educao refletir sobre o ser humano; educar promover a capacidade de interpretar o mundo e agir para transform-lo.
3

Expresso segundo Ferreira (2005:164) utilizada na propaganda publicitria da tev on line ALLTV analisada na dissertao de Ferreira (2004)

10

O contexto em que estamos inseridos exige um novo significado para a educao escolar, que a mesma seja compartilhada com os milhares de excludos, que os fortalea, que, diferente do mundo globalizado sob a tica do mercado adote a "tica universal do ser humano" (FREIRE, 1997, p.35). A educao necessria para formar cidados conscientes e autnomos aquela que l o mundo e elege o ser humano, que contribui para criar condies locais, nacionais e mundiais para a globalizao dos direitos, da integrao cultural, da democratizao do acesso s conquistas da humanidade, da cidadania, do respeito diversidade - de cor, raa, etnia, gnero e necessidades -, do desenvolvimento sustentvel. Citando Ferreira (2005, p.163) Eis o desafio! Eis as imensas possibilidades!. Urge, portanto, avanar na direo de uma escola mais apta a enfrentar os novos desafios que a chamada era da informao e da comunicao impe. Para tanto a escola deve estar aberta a repensar sua prtica.

Referncias: ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideolgicos de Estado. 6a ed. Rio de Janeiro, Graal, 1985. BONILA, Maria Helena. Escola aprendente: para alm da sociedade da informao. Rio de Janeiro: Quartez, 2005. _______ ,A Internet vai escola! .Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DePe / Departamento de Pedagogia. Mestrado em Educao nas Cincias Ijui 1997(Coleo trabalhos acadmicocientficos. Dissertao de mestrado) FREIRE, Paulo. Educao e mudana. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1979. ____________. Educao como prtica da liberdade. 22a ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1996. _____________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. FERREIRA, Simone de. As tecnologias de informao e de comunicao e as possibilidades de interatividade para a educao. In: PRETTO, Nelson De Luca.(org) Tecnologias e novas educaes .EDUFBA, Salvador/Ba, 2005 GOMEZ, Margarita Victria. Educao em rede: uma emancipadora. So Paulo: Coretez: Instituto Paulo Freire, 2006. viso

GRAMSCI, Antnio. Os intelectuais e a organizao da cultura. 9 ed. Civilizao Brasileira. Rio de Janeiro, 1995. 11

PRETTO, Nelson De Luca.Uma Escola sem/com futuro: educao e multimdia .Campinas SP, Papirus, 1996. SANTOS, Aparecida de Ftima T. dos. Desigualdade social e dualidade escolar. Conhecimento e poder em Paulo Freire e Gramsci. Editora Vozes, 2a ed. Petrpolis, 2001.

DECLARAO Eu Giovanna Marget Menezes Cardoso, Declaro que o texto do artigo anexo nunca foi publicado, no est sendo submetido para publicao em nenhum outro veculo impresso, digital ou eletrnico nem ser submetido publicao em nenhum veiculo impresso, digital ou eletrnico enquanto no terminar seu processo avaliativo na Revista da ANPG. Declaro ainda que todos os autores listados como autores aprovaram seu encaminhamento para publicao nesta revista e que qualquer pessoa que tenha sido citada como fonte de comunicao pessoal aprovou a citao. O(s) autor(es) autoriza(m) a realizao de eventuais pequenas alteraes formais no texto pela equipe da Revista, desde que no comprometam seu contedo, para que o texto melhor atenda s normas para publicao.

12

You might also like