You are on page 1of 21

ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA

Fundao Municipal de Ensino de Piracicaba Curso de Engenharia Mecnica Turma 1 Noturno

200080100 200080124 200080134 200080261 204080020

Csar Henrique Durer Rodolfo da Silva B. Granelli Jocilene Cristina Durer Valter Bonifcio Costa Tiago Tavolari

Processo de Aplainamento
RELATRIO DE PROCESSO DE USINAGEM DOS MATERIAIS

Piracicaba 14/08/2010.

ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA


Fundao Municipal de Ensino de Piracicaba Curso de Engenharia Mecnica Turma 1 Noturno

200080100 200080124 200080134 200080261 204080020

Csar Henrique Durer Rodolfo da Silva B. Granelli Jocilene Cristina Durer Valter Bonifcio Costa Tiago Tavolari

Processo de Aplainamento
RELATRIO DE PROCESSO DE USINAGEM DOS MATERIAIS

Relatrio

da

Aula

Prtica

de

Aplainamento

apresentado para avaliao da Disciplina Processos de Usinagem dos Materiais do 6 semestre do Curso de Engenharia Mecnica da Fundao Municipal de Ensino de Piracicaba sob orientao do Prof. Erivelto Marino.

Piracicaba 14/08/2010.

Sumrio
1.0 Objetivo.......................................................................................................4 Introduo.........................................................................................................4 2.0 Fundamentos tericos................................................................................4 3.0 Descrio da Prtica................................................................................11 5.0 Concluso..................................................................................................19 6.0 Referncias Bibliogrficas.......................................................................19 Anexo .................................................................................................20

Lista de figuras
Figura 1: Plaina limadora ................................................................................................................4 Figura 2: Movimentos da plaina limadora .....................................................................................4 Figura 3: Funcionamento da placa com charneira; a: curso til; b: curso em vazio.......................5 Figura 4: Espera ajustvel ..............................................................................................................6 Figura 5: Acionamento principal .....................................................................................................6 Figura 6: Ajuste do tamanho do curso atravs da castanha deslizante .........................................7 Figura 7: Ferramentas para desbaste .............................................................................................8 Figura 8: Ferramentas para acabamento ........................................................................................8 Figura 9: Ferramentas para outras aplicaes ................................................................................8 Figura 10: Diagrama das velocidades no mecanismo do acionamento principal ............................9 Figura 11: Esquemtico para a determinao do valor de L ............................................................9 Figura 12: Seo do cavaco .............................................................................................................10 Figura 13: Esquema para a determinao do valor de B ................................................................10 Figura 14: Ferramentas utilizadas na usinagem do V(1) e do canal (2)............................................12

Figura 15: Traagem ........................................................................................................................12 Figura 16: Fixao e regulagem do curso.........................................................................................13 Figura 17: Desbaste do perfil ...........................................................................................................13 Figura 18: Pea com o perfil em V acabado ....................................................................................14 Figura 19: Pea acabada .................................................................................................................14

1.0 Objetivo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar os princpios bsicos do funcionamento da plaina limadora e os tipos de movimentos e operaes que podem ser realizadas.

Introduo 2.0 Fundamentos tericos


A plaina limadora uma maquina ferramenta que consiste em realizar as operaes de aplainamento, rasgos, chavetas, estrias, rebaixos e chanfros atravs do movimento retilneo alternativo da ferramenta sobre a superfcie a ser usinada. Normalmente utilizada para operaes de desbaste.

Figura 1: Plaina limadora

2.1 - Movimentos
A plaina limadora apresenta trs tipos de movimentos durante suas operaes: O movimento principal, o movimento de avano e o movimento de ajuste (demonstrados na Figura 2).

Figura 2: Movimentos da plaina limadora; a-b: movimento principal, c:movimento de avano e d: movimento de ajuste

O movimento principal o movimento executado pela ferramenta, subdividido em curso til e curso em vazio. O cavaco retirado da pea durante o curso til e a ferramenta volta para o incio do curso sem retirar cavaco durante o curso em vazio. O movimento de avano movimento realizado pela mesa, onde a pea esta fixada, perpendicular ao movimento principal. E o movimento de ajuste um movimento vertical feito pela ferramenta ou pela mesa e serve para regular a espessura do cavaco.

2.2 - Componentes da plaina limadora


A base da mquina suporta a mesa, o cabeote e os mecanismos de acionamento principal e de avano.

2.2.1 - Cabeote
O cabeote da plaina limadora o componente onde esta localizada o porta-ferramenta que esta sobre uma placa com charneira (duas peas com eixo comum em torno do qual uma pelo menos mvel). Isto significa que em uma operao qualquer, no curso til a placa articulada comprimida pelo esforo de corte contra o suporte enquanto no curso em vazio, a placa levantada um pouco em funo da sua articulao com charneira, assim, evitando qualquer dano ferramenta e superfcie que esta sendo usinada.

Figura 3: Funcionamento da b: curso em vazio

placa com charneira; a: curso til;

No espera do

cabeote porta-

tambm esta localizada a ferramenta que ajustvel

para o aplainamento de superfcies inclinadas e com esta finalidade esta dotada de uma escala graduada.

Figura 4: Espera ajustvel

2.2.2 - Acionamento principal


O acionamento principal responsvel por produzir o movimento retilneo alternativo do movimento principal. O movimento de rotao do motor transformado para movimento retilneo alternativo atravs de um balancim oscilante com uma castanha deslizante.

Figura 5: Acionamento principal

O motor imprime ao volante e a manivela, atravs de um mecanismo de engrenagens um movimento de rotao uniforme, no volante esta localizado uma manivela onde se encontra o pino da manivela, com uma porca que pode deslocar-se em direo ao centro por meio de um fuso, este pino transporta a castanha deslizante. A castanha desliza na guia do balancim, em funo do movimento de rotao do volante, o balancim, que tem seu centro de rotao a base a maquina oscila com o seu extremo livre para um lado e para outro (movimento retilneo alternativo), uma articulao transmite ao cabeote este movimento oscilante. Ento possvel ajustar o comprimento do curso e a velocidade de corte por meio do deslizamento da porca com o pino da manivela. Devido a este mecanismo do acionamento principal, a velocidade do curso til menor do que a velocidade do curso em vazio, isto uma vantagem porque no curso em vazio no

se retira cavaco, um movimento passivo, por isso este mecanismo chamado de mecanismo de retorno rpido.

Figura 6: ajuste do tamanho do curso atravs da castanha deslizante

A figura 6 representa dois casos do ajuste do tamanho do curso influenciando nas velocidades do curso til e do curso em vazio. Na situao a temos um curso mais longo implicando um aumento do ngulo que inversamente proporcional velocidade do curso til, quanto maior o ngulo menor a velocidade do curso til, isto tambm implica que a velocidade do curso em vazio ser maior, pois o ngulo esta diminuindo. Enquanto na situao b os valores dos ngulos e esto prximos, implica que as velocidades do curso til e do curso em vazio tambm esto prximas e tambm se pode destacar que quanto menor a diferena entre os valores destes ngulos, menor o tamanho do curso.

2.2.3 - Acionamento do avano


Comandado intermitentemente antes de cada curso til, quando acionado manualmente pode produzir superfcies imperfeitas, em funo do avano regular. Porm isto pode ser evitado por meio do avano forado regulado. Ento o avano regulado por meio do deslocamento da cavilha e seu valor mnimo dado pela razo entre o passo do fuso da mesa e o nmero de dentes da roda de catraca, este valor de avano mnimo o valor do avano se apenas um dente da roda de catraca fosse avanado, enquanto o valor do avano para mais dentes dado pelo valor de avano mnimo multiplicado pelo nmero de dentes avanados. Para operaes de desbaste o trinquete deve avanar vrios dentes, enquanto para operaes de acabamento recomendase apenas um dente. 7

Tambm se deve destacar que girando o trinquete 180 pode-se inverter o sentido avano.

2.3 - Ferramentas de corte


As ferramentas de aplainar so fabricadas normalmente de ao rpido. A forma do gume da ferramenta escolhida de acordo com o trabalho a ser executado. H ferramentas para desbaste, que devem retirar em curto tempo a maior quantidade possvel de cavaco, ferramentas para acabamento que devem produzir uma superfcie aplainada com aspecto perfeito, por esta razo os seus gumes so arredondados ou chatos e as ferramentas especiais que so necessrias para aplainamento de peas com formas variadas, como perfis inclinados, rasgos entro outras.

Figura 7: Ferramentas para desbaste

Figura 8: Ferramentas para acabamento

Figura 9: Ferramentas para outras aplicaes

2.4-Velocidade de corte
Durante qualquer operao utilizando a plaina limadora, a velocidade de corte no constante devido ao mecanismo do acionamento principal. Sendo assim, deve-se trabalhar com velocidades mdias (comprimento do curso/tempo). 8

Figura 10: Diagrama das velocidades no mecanismo do acionamento principal

A velocidade de corte que normalmente aparece nas tabelas fornecidas pelos fabricantes ou em tabelas tcnicas dada pela equao: V c = 2.L.n Onde L o comprimento do curso e n dado pelo nmero de cursos duplos por minuto ou pela rotao do volante em rpm. O comprimento do curso representado pela figura abaixo e dado pela equao: L= La +Lp + L

Figura 11: Esquemtico para a determinao do valor de L

2.5 - Determinao do avano e profundidade de corte


O avano e a profundidade de corte so escolhidos em funo do tipo de operao que ser feito, para desbaste recomenda-se uma profundidade de corte de 3 a 5 vezes maior do que o avano e no acabamento ambos devem ser reduzidos. Tambm seguem uma proporo em funo da seo do cavaco dado pela equao: Seo do Cavaco = a.p

Figura 12: Seo do cavaco

2.6 - Determinao do tempo de aplainamento


Considerando que estamos trabalhando com velocidades mdias de corte e de retorno, no possvel calcular o tempo exato de usinagem, mas sim um tempo aproximado. Sendo assim, o tempo de aplainamento dado pela equao: Tp = Z* t Onde t o tempo que leva para completar um curso duplo e Z o nmero de cursos duplos necessrios para usinar a pea, obtido pela equao: Z = B/a B representado pelo seguinte esquema:

Figura 13: Esquema para a determinao do valor de B

E dado pela equao: B = b + 2.b1

2.7 Clculo de gpm em funo da velocidade de corte


Quando o trabalho de usinagem feito por aplainamento o movimento da mquina linear, ento se calcula o gpm, ou seja, o nmero de golpes que a ferramenta d por minuto. Para esse clculo usa-se a frmula:

EQ. 1

10

C: o curso da mquina, ou seja, o espao que ela percorre em seu movimento linear. O curso igual ao comprimento da pea mais a folga de entrada e sada da ferramenta. Vc: o valor da velocidade de corte tabelado. Tabela 1: Tabela para seleo da velocidade de corte
Designao ABNT
1010 1020 1030 1035 1040 1045 1050 1055 1060 1070 1095 SAE - 63 SAE - 64 e 65 SAE - 68

Velocidade de corte em metros por minuto Velocidade de corte (m / min) MATERIAL % Carbono Ferramenta Ferramenta de de ao rpido metal duro
Ao carbono extramacio Ao carbono macio Ao carbono meio duro Ao carbono duro Ao carbono muito duro Ao carbono extraduro Bronze comum Bronze fosforoso Bronze de aluminio Ao inoxidvel Ferro fundido cinzento Ferro fundido duro Aluminio e lato mole Ligas de aluminio e lato duro Cobre Materiais plsticos 0,08 - 0,13 0,08 - 0,23 0,28 - 0,44 0,32 - 0,38 0,37 - 0,44 0,43 - 0,50 0,48 - 0,55 0,50 - 060 0,55 - 0,65 0,65 - 0,75 0,90 - 1,03 18 16 14 10 8 5 32 12 8 5 15 12 100 60 26 26 80 60 50 40 25 20 150 60 30 20 60 50 300 350 100 120

Esse valor multiplicado por 2 porque o movimento de vaivm. A plaina dever ser regulada para o gpm inferior mais prximo.

3.0 Descrio da Prtica 3.1 Equipamentos e materiais


Plaina; Ferramenta; Paqumetro.

11

pea de ao 1020, conforme desenho anexo.

(1)

(2)

Figura 14: Ferramentas utilizadas na usinagem do V(1) e do canal (2).

3.2 Procedimento
Inicialmente deve-se traar a pea conforme desenho do anexo 1.

Figura 15: Traagem

Em seguida necessrio preparar a mquina para a usinagem. Para isso limpar a morsa e fixar a pea, utilizando se necessrio um calo e certificar-se que esteja bem apoiada no calo ou na base da morsa. Colocar a ferramenta (1) para usinagem do perfil inclinado no portaferramenta. Atentar para que o balano da ferramenta no deve exceder de duas a trs vezes a espessura da ferramenta.

12

Figura 16: Fixao e regulagem do curso

Aproximar a ponta da ferramenta, deixando aproximadamente 5mm acima da superfcie a aplainar. Regular o curso da ferramenta lembrando que: Curso = comprimento da pea + La +Lp Curso = 92 + 20+10 Curso = 122mm Selecionar o nmero de Golpes por minuto.utilizando a equao 1.

Como a mquina no disponibiliza esse nmero de golpes foi selecionado 52 golpes/min. Regular o avano automtico. A ferramenta deve ser aproximada at obter o contato com a pea e ento zera-se o anel graduado que ser utilizado para dar a profundidade de corte. Desbastar o perfil da pea tomando como referncia o perfil final traado.

Figura 17: Desbaste do perfil

Em seguida deve-se inclinar o porta ferramentas at obter o ngulo de 30. Referenciar novamente a ferramenta na pea e dar acabamento na superfcie inclinada. A pea ficara conforme figura 18:

13

Figura 18: Pea com o perfil em V acabado

Finalizado o acabamento do perfil deve-se voltar a inclinao do porta ferramentas a 0 e fixar a ferramenta nmero 2 (bedame) para executar a usinagem do canal. Referenciar a ferramenta na pea e dar a profundidade de corte at obter a dimenso indicada no desenho.

Figura 19: Pea acabada

4 Questes:
4.1 - Nesse tipo de mquina o retorno da ferramenta mais rpido. Explicar como isso acontece e calcular os tempos proporcionais de ida e retorno da ferramenta em uma operao prtica.

14

De acordo com as dimenses medidas na mquina pode-se fazer o esquema abaixo que representa a trajetria do balancim.

Calculando o raio

Utilizando o teorema de Pitgoras pode-se calcular o ngulo :

15

=2. = 168,74 Calculando o permetro Permetro = x Permetro = x 50 Permetro = 157,08mm O ngulo total de 360 corresponde ao permetro calculado acima. Pode-se portanto associar o movimento de avano e recuo em relao ao grau calculado e o permetro.

16

Retorno da ferramenta ()

Avano da ferramenta () = 360 = 360 168,74 = 191,26

Como foi utilizado 52golpes / min

= 1,15s / golpe Um golpe corresponde ao permetro, assim: Tempo de retorno

Tempo de avano

17

4.2 Qual(is) a(s) diferena(s) entre a ferramenta usada na plaina e a usada no torno? A principal diferena que nas plainas mais utilizada ferramenta de ao rpido (HSS), devido aos constantes choques que a ferramenta deve suportar e no torno so utilizados insertos ou pastilhas de metal Duro. Alm disso, no aplainamento geralmente a ferramenta sofre um esforo de corte maior, pois duas arestas da ferramenta esto sujeitas a presso de corte e no torno geralmente uma. 4.3 Explicar o procedimento para execuo de superfcies inclinadas (por exemplo um chanfro em uma chapa grossa) na plaina. 1-Fixar a pea 2-Fixar a ferramenta 3-Regular o curso do comprimento e do avano 4- Traagem do perfil final da pea 5-Aplainamento (desbaste) 6- Inclinao do porta-ferramenta , no caso de chapas grossas pode-se inclinar a mesa. 4.4 possvel a fabricao da pea esquematizada abaixo na mquina da prtica? Se possvel explicar o procedimento.

possvel. Deve-se primeiramente traar a pea com o perfil final a ser usinado. Em seguida fixar a pea na mquina selecionar o avano e regular o curso. Posteriormente desbastar de acordo com o perfil traado. Com uma ferramenta com perfil raiado dar acabamento e conferir com o calibrador de raio.

18

5.0 Concluso
Conclui-se que o objetivo deste trabalho de apresentar os princpios bsicos do funcionamento da plaina limadora e os tipos de movimentos e operaes que podem ser realizadas foi alcanado. Pode-se analisar tambm que a plaina um equipamento ultrapassado dentro de grandes metalrgicas devido alta rugosidade decorrente do processo e ao tempo de usinagem ser alto em relao a outras mquinas que desempenham as mesmas funes como a fresadora que utiliza ferramentas multicortantes. No entanto ainda utilizada para aplicaes especificas como rasgos de chaveta e em pequenas metalrgicas.

6.0 Referncias Bibliogrficas


GERLING,Heinrich. Mecnica Industrial Ilustrada: volta da mquina-Ferramenta. 1 Edio. Rio de Janeiro: Livro Ibero-Americano, 1967.

19

Anexo 1

20

You might also like