You are on page 1of 19

________________________________________________________________________

PSICROMETRIA1

1.

O QUE ?

a quantificao do vapor dgua no ar de um ambiente, aberto ou fechado. 2. PARA QUE SERVE?

A importncia da quantificao da umidade atmosfrica pode ser percebida quando se quer, dentre outros usos: (i) dimensionar de sistemas de acondicionamento para animais e plantas, incluindo ambientes protegidos, como estufas, por exemplo; (ii) estimativa o tempo e a energia necessrios para secagem de produtos agrcolas; (iii) controlar a umidade do ar dentro de unidades de armazenamento de hortifrutigranjeiros , cereais, dentre outros; (iv) estudar a incidncia de pragas em produtos agropecurios e (vi) estudar a qualidade do ambiente, incluindo o conforto trmico, bem como a incidncia de doenas sejam relativas sade, humana ou de outros animais, quanto aquelas que ocorrem em vegetais.

3.

QUAIS SO OS APARELHOS UTILIZADOS PARA ESTIMAR A UMIDADE DO AR?

Os instrumentos utilizados para estimar a umidade do ar so os (i) psicrmetros, (ii) higrmetros e (iii) higrgrafos. Os psicrmetros fornecem duas leituras de termmetros, um de bulbo seco, que mede a temperatura do ar e um outro termmetro, de bulbo molhado, que fornece uma leitura auxiliar. A partir desses dois valores possvel calcular

Este material baseia-se no captulo 2 do livro Meteorologia bsica e aplicaes de R.L.Vianello e A.R. Alves publicado pela Universidade Federal de Viosa e nas apostilas Psicrometria I e Psicrometria II de S. Zolnier, publicadas pelo Departamento de Engenharia Agrcola da Universidade Federal de Viosa.

METEORO INSTRUMENTOS

________________________________________________________________________

uma longa srie de variveis psicromtricas, cada uma delas, utilizada em diferentes situaes. Os higrmetros, fornecem apenas uma estimativa da umidade relativa. Os higrgrafos, alm da leitura, tambm registram os valores da umidade relativa, no decorrer do tempo. Ambos, podem fazer uso de um feixe de fios de cabelos humanos (que tm a propriedade de se contrarem quando a umidade relativa abaixa e distenderem quando aquela varivel aumenta de valor). Podem tambm ser confeccionados com materiais sintticos que mudam a condutncia eltrica, quando a umidade relativa varia. Assim, quando sujeitos a uma diferena de potencial eltrico conhecido, dependendo da umidade do ar, haver variao na intensidade da corrente eltrica, proporcional umidade relativa do ar.

4. QUAIS SO OS MTODOS DE QUANTIFICAO DA UMIDADE DO AR? A partir dos dados fornecidos pelos instrumentos pode-se estimar as variveis psicromtricas por trs mtodos diferentes: (i) o analtico; (ii) o grfico e (iii) o tabular. O mtodo analtico o mais preciso dentre todos eles, embora, eventualmente, possa ser um pouco difcil para aquelas pessoas pouco acostumadas a utilizar um computador ou, pelo menos, uma calculadora cientfica. O mtodo grfico muito simples e rpido. Entretanto, dependendo da preciso requerida para as variveis psicromtricas, no seria muito indicado. Onde a presso atmosfrica do local difere razoavelmente daquela para a qual foi definido o grfico, necessrio corrigir os valores obtidos no grfico. Pelo mtodo tabular rpido e fcil encontrar os valores desejados. No entanto, se a necessidade for superior a duas ou trs variveis psicromtricas, ou o nmero de condies atmosfricas para a determinao das variveis for elevado, este mtodo pode ser um pouco enfadonho. Na prtica este mtodo utilizado apenas para encontrar-se os valores da umidade relativa. A seguir sero descritas as variveis psicromtricas e as equaes para as estimativas pelo mtodo analtico, com um exemplo de clculo. Para algumas variveis as tabelas

METEORO INSTRUMENTOS

________________________________________________________________________

encontradas no Apndice podem ser utilizadas. As referncias a essas tabelas aparecero junto com a descrio das variveis tabeladas.

5. QUAIS SO AS VARIVEIS PSICROMTRICAS? As variveis psicromtricas estimveis so: Presso de vapor de saturao (es) Presso de vapor dgua real (e) Umidade absoluta ou densidade do vapor dgua Densidade absoluta do ar seco (DAS) Densidade absoluta do ar (Da) Umidade especfica do ar (q) Razo de mistura (r ou w) Umidade relativa (UR) Temperatura do ponto de orvalho (tpo) Entalpia especfica do ar seco (Eh)

(UA)

5.1. Presso parcial do vapor de gua quando o ar estiver saturado. A equao utilizada para o clculo da presso parcial exercida pelo vapor de gua na condio de ar saturado, sobre uma superfcie de gua lquida, a de Ttens.

es = 6 1078.10 ,

(7,5.t ) , ( 237 3 + t )

em que, es presso de saturao do vapor dgua, em hPa ou mbar, e t temperatura em oC. Para aqueles pouco familiarizados com equaes exponenciais no Apndice 1 so apresentados os valores de es em hPa ou mbar, em funo da temperatura, variando esta de zero at 50C.

METEORO INSTRUMENTOS

________________________________________________________________________

EXEMPLO: Qual presso parcial exercida pelo vapor de gua quando o ar estiver saturado a uma temperatura de 26,5C?

es = 6 1078.10 ,

(7,5.26,5) , ( 237 3 + 26,5)

, , = 34 62 hPa = 34 62 mbar

Confira o valor no Apndice 1.

5.2. Presso parcial exercida pelo vapor de gua presente no ar, na condio real. Estima-se o valor da presso parcial real exercida pelo vapor de gua pela equao:

e = esu - A . Patm . (t - tu)


em que, e presso parcial exercida pela quantidade de vapor dgua presente com a atmosfera na situao real, em hPa ou mbar, em que, esu presso de saturao do vapor dgua, em hPa ou mbar, para a temperatura do termmetro de bulbo molhado, tu, em oC; A uma constante do psicrmetro (A = 0,00067 oC-1 para psicrmetros com ventilao forada e A = 0,00080 oC-1 para psicrmetros sem ventilao forada) e Patm a presso atmosfrica total do local, em hPa ou mbar.

METEORO INSTRUMENTOS

________________________________________________________________________

A diferena entre os valores indicados pelos dois termmetros (de bulbo seco e de bulbo molhado), (t tu) referida como depresso psicromtrica. Clculo de esu (a equao a mesma do clculo de utilizando agora a temperatura de bulbo molhado, em C):
(7,5.tu ) , ( 237 3 + tu )

es,

esu = 6 1078.10 ,

Estimativa do valor da presso atmosfrica, em mbar ou hPa, quando no se dispe de um barmetro, pode ser feita pela equao:

Patm = 1013,25.( 1

0 0065 . Z 5,2568 , ) 288

em que, Z altitude do local em metros. Para facilitar os clculos, os valores das presses atmosfricas, calculadas pela equao anterior, para locais com altitudes variando de zero a 2000 metros, encontram-se no Apndice 2. A transformao das unidades de presso pode ser feita por regras-de-trs: 1013,25 hPa = 1013,25 mbar = 760 mm Hg = 1 atm 1 bar EXEMPLO: Qual presso parcial exercida pelo vapor de gua quando o ar estiver com uma temperatura de 26,5C, a temperatura de bulbo molhado for de 23,2C, o psicrmetro for do tipo com ventilao forada e o local estiver a 560 metros acima do nvel do mar?
esu = 6 1078.10 ,
(7,5.23,2) , ( 237 3 + 23,2)

, = 28 43 hPa

Confira o valor no Apndice 1.

METEORO INSTRUMENTOS

________________________________________________________________________

Patm = 1013,25.( 1

0 0065 . 560 5,2568 , = 948 hPa ) 288

Confira o valor no Apndice 2. Como o psicrmetro do tipo com ventilao forada o valor da constante A 0,00067 oC-1. e = esu-A.Patm.(t-tu)=28,430,00067.948.(26,523,2)=26,33 mbar e = 26,33 hPa A contribuio do vapor de gua para a presso atmosfrica, nessas condies de e = 26,33 hPa.

5.3. Densidade do vapor de gua ou umidade absoluta (UA). a quantidade (massa), de vapor dgua presente em cada metro cbico de espao do ambiente em questo. Em gvapor/m3.

e UA = 216 68. , (273 15 + t) ,


em que, e a presso parcial do vapor de gua real na atmosfera, em hPa ou mbar, t a temperatura do ar, informada pelo termmetro de bulbo seco, em C. EXEMPLO: Qual a umidade absoluta do ar se a temperatura for igual a 26,5C, a temperatura de bulbo molhado for de 23,2C, o psicrmetro for do tipo com ventilao forada e o local estiver a 560 metros acima do nvel do mar? Do exemplo anterior vimos que a presso de vapor (e), para essas condies atmosfricas igual a 26,33 hPa. A temperatura do ar de 26,5C (termmetro de bulbo seco). Ento
UA = 216 68. , 26 33 , (273 15 + 26 5) , ,

UA = 19,04 gramas de vapor de gua por metro cbico.

METEORO INSTRUMENTOS

________________________________________________________________________

5.4. Densidade do ar seco (DAS). a quantidade (massa), em gramas, de ar seco (todos os componentes nitrognio, oxignio, gs carbnico, metano, etc ... presentes no ar, exceo do vapor de gua, pois esta quantidade j foi definida no item 5.3.) presente em cada metro cbico de espao do ambiente em questo. Em gar seco/m3

(Patm e) DAS = 348 37. , (273 15 + t) ,


em que, e a presso parcial do vapor de gua real na atmosfera, em hPa ou mbar, Patm a presso atmosfrica total do local, em hPa ou mbar, t a temperatura do ar, informada pelo termmetro de bulbo seco, em C.

EXEMPLO: Qual a densidade do ar seco se a temperatura for igual a 26,5C, a temperatura de bulbo molhado for de 23,2C, o psicrmetro for do tipo com ventilao forada e o local estiver a 560 metros acima do nvel do mar? Do exemplo anterior vimos que a presso atmosfrica (Patm) estimada de 948 hPa, presso de vapor (e), para essas condies atmosfricas igual a 26,33 hPa. A temperatura do ar de 26,5C (termmetro de bulbo seco). Ento,
DAS = 348 37. ,

(948

26,33) (273 15 + t) ,

DAS = 1071,52 gramas de ar seco por metro cbico.

5.5. Densidade do ar (Da). a quantidade (massa), em gramas, de ar (todos os componentes nitrognio, oxignio, gs carbnico, metano, etc ... presentes no ar, neste caso incluindo o vapor de

METEORO INSTRUMENTOS

________________________________________________________________________

gua) presente em cada metro cbico de espao do ambiente em questo. Em gar/m3

Da = UA + DAS
em que, UA a umidade absoluta, densidade do ar seco, em gar seco/m3. em gvapor/m3 e DAS a

EXEMPLO: Qual a densidade do ar se a temperatura for igual a 26,5C, a temperatura de bulbo molhado for de 23,2C, o psicrmetro for do tipo com ventilao forada e o local estiver a 560 metros acima do nvel do mar? Dos clculos anteriores que a Umidade absoluta igual a 19,04 gvapor/m3 e a densidade do ar seco igual a 1071,52 gar 3 seco/m . Ento,

Da = 19 04 + 1071 52 , ,
Da = 1090,56 gramas de ar por metro cbico. Note que a massa de 19,04 gramas de vapor de gua exercem colaboram com 26,33 hPa para uma presso atmosfrica de 948 hPa. O restante, 928,96 hPa, a contribuio dos 1071,52 gramas dos outros gases componentes da atmosfera, excludo o vapor de gua.

5.6. Umidade especfica (q). a massa de vapor de gua por unidade de massa de ar (todos os componentes nitrognio, oxignio, gs carbnico, metano, etc ... presentes no ar, neste caso incluindo o vapor de gua). Em gvapor/gar, ou kgvapor/kgar.

METEORO INSTRUMENTOS

________________________________________________________________________

q = 0 622. ,

e (Patm 0,378.e)

em que, e a presso parcial do vapor de gua real na atmosfera, em hPa ou mbar e Patm a presso atmosfrica total do local, em hPa ou mbar.

EXEMPLO: Qual a umidade especfica do ar se a temperatura for igual a 26,5C, a temperatura de bulbo molhado for de 23,2C, o psicrmetro for do tipo com ventilao forada e o local estiver a 560 metros acima do nvel do mar? De exemplo anterior vimos que a presso atmosfrica (Patm) estimada de 948 hPa, presso de vapor (e), para essas condies atmosfricas igual a 26,33 hPa. A temperatura do ar de 26,5C (termmetro de bulbo seco). Ento,
q = 0 622. ,

(948

26,33 , 0 378.26,33)

q = 0,0175 gramas de vapor a cada grama de ar (ar seco somado ao vapor de gua) ou q = 17,5 gramas de vapor a cada quilograma de ar (ar seco somado ao vapor de gua).

5.7. Razo de mistura (r ou w). a massa de vapor de gua por unidade de massa de ar seco (todos os componentes nitrognio, oxignio, gs carbnico, metano, etc ... presentes no ar, exceo do vapor de gua). Em gvapor/gar seco, ou kgvapor/kgar seco.

r = 0 622. ,

e (Patm e)

METEORO INSTRUMENTOS

________________________________________________________________________

em que, e a presso parcial do vapor de gua real na atmosfera, em hPa ou mbar e Patm a presso atmosfrica total do local, em hPa ou mbar.

EXEMPLO: Qual a umidade especfica do ar se a temperatura for igual a 26,5C, a temperatura de bulbo molhado for de 23,2C, o psicrmetro for do tipo com ventilao forada e o local estiver a 560 metros acima do nvel do mar? De exemplo anterior vimos que a presso atmosfrica (Patm) estimada de 948 hPa, presso de vapor (e), para essas condies atmosfricas igual a 26,33 hPa. A temperatura do ar de 26,5C (termmetro de bulbo seco). Ento,
r = 0 622. , 26,33 26,33)

(948

r = 0,0178 gramas de vapor a cada grama de ar seco ou r = 17,8 gramas de vapor a cada quilograma de ar seco. Note a semelhana entre os valores numricos entre a umidade especfica e a razo de mistura. Em razo dessa similaridade, na prtica, desde que a preciso requerida no seja muito grande confundem-se deliberadamente as duas variveis psicromtricas e em muitos casos calcula-se a ambas pela equao:

r q 0 622. ,

e Patm

em que, e a presso parcial do vapor de gua real na atmosfera, em hPa ou mbar e Patm a presso atmosfrica total do local, em hPa ou mbar. No exemplo, o resultado seria r = q = 0,0173 gramas de vapor de gua por grama de ar (ou ar seco, conforme a varivel psicromtrica requerida).

METEORO INSTRUMENTOS

10

________________________________________________________________________

5.8. Umidade relativa (UR). a razo entre a quantidade de gua presente no ar e aquela que o ar teria caso estivesse em condies saturadas na mesma temperatura do ar (termmetro de bulbo seco). Em %. Para estimar a umidade relativa basta utilizar a equao:

UR =

e .100 es (t )

em que, e a presso parcial do vapor de gua real na atmosfera, em hPa ou mbar e es a presso parcial do vapor de gua na situao do ar estar saturado, mesma temperatura do ar, indicada pelo termmetro de bulbo seco. As tabelas de umidade relativa, para diversos valores de depresso psicromtrica (t tu), e para os dois tipos de psicrmetros (com e sem ventilao forada) podem ser obtidos neste mesmo site.

EXEMPLO: Qual a umidade relativa do ar se a temperatura for igual a 26,5C, a temperatura de bulbo molhado for de 23,2C, o psicrmetro for do tipo com ventilao forada e o local estiver a 560 metros acima do nvel do mar? De exemplos anteriores vimos que a presso de vapor (e), para essas condies atmosfricas igual a 26,33 hPa. A temperatura do ar de 26,5C (termmetro de bulbo seco). Ento,
UR = 26 33 , .100 34 62 ,

UR = 76,1% Note que, quando a leituras dos dois termmetros, de bulbo seco (que indica a temperatura do ar) e de bulbo molhado, so iguais, ento e = esu [=es(tu)] = es(t)

METEORO INSTRUMENTOS

11

________________________________________________________________________

logo UR = 100%. 5.9. Temperatura do ponto de orvalho (tpo). a temperatura na qual a saturao ocorreria se o ar fosse resfriado presso constante e sem adio ou remoo de vapor dgua. Em C.

tpo =

(186,4905 237,3. log(e)) (log(e) 8,2859)

em que, e a presso parcial do vapor de gua real na atmosfera, em hPa ou mbar. As tabelas de temperatura do ponto de orvalho, para diversos valores de depresso psicromtrica (t tu), e para os dois tipos de psicrmetros (com e sem ventilao forada) podem ser obtidos neste mesmo site. EXEMPLO: Qual a temperatura do ponto de orvalho do ar se a temperatura for igual a 26,5C, a temperatura de bulbo molhado for de 23,2C, o psicrmetro for do tipo com ventilao forada e o local estiver a 560 metros acima do nvel do mar? De exemplo anterior vimos que a presso de vapor (e), para essas condies atmosfricas igual a 26,33 hPa. Ento,
tpo =

(186,4905 237,3. log(26,33)) (log(26,33) 8,2859)

tpo = 21,9C Isto quer dizer que, se a temperatura cair dos atuais 26,5C para 21,9C sem que haja injeo de vapor de gua (p.ex. por evaporao) nem retirada, e nem variao da presso, tanto atmosfrica total, como na presso de vapor de gua (neste caso, isto somente ocorreria se houvesse injeo de vapor de gua no ar desse ambiente) ocorreria a saturao e teoricamente iniciar-se-ia a condensao, ou seja
METEORO INSTRUMENTOS 12

________________________________________________________________________

a formao do orvalho. Na prtica, a condensao se inicia antes de a umidade relativa atingir 100%. As razes disto no sero discutidas neste texto.

5.10. Entalpia especfica (Ee). a relao entre o contedo de energia do ar e a massa de ar seco. A temperatura de referncia utilizada para o clculo da entalpia 0oF (-32C), de tal forma que o contedo de energia do ar seco a essa temperatura imposto igual a zero. Pode ser estimada, simplificadamente por:

Ee 15 + r.L + 1 007. , t
em que, Ee entalpia especfica do ar, em kJ/kg de ar seco, r a razo de mistura, em kg de vapor dgua/kg de ar seco e L o calor latente de evaporao, em kJ/kg de vapor dgua, estimado por:

L = 2500 2 370. , t
em que, t a temperatura do ar (bulbo seco), em C.

EXEMPLO: Qual a entalpia especfica do ar se a temperatura for igual a 26,5C, a temperatura de bulbo molhado for de 23,2C, o psicrmetro for do tipo com ventilao forada e o local estiver a 560 metros acima do nvel do mar? De exemplo anterior vimos que a razo de mistura (r), para essas condies atmosfricas igual a 0,0178 gramas de vapor a cada grama de ar seco. Clculo do calor latente de evaporao
L = 2500 2 370.26 5 2440 kJ/kg de vapor dgua , ,

Ento,
E e = 15 + 0 0178.2440 + 1 007.26,5 , ,

Ee 84,6 kJ/kg de ar seco.


METEORO INSTRUMENTOS 13

________________________________________________________________________

6. MTODO GRFICO A utilizao deste mtodo mais rpida, sendo entretanto, menos precisa que o mtodo anterior. Sua operao simples bastando, basicamente, o conhecimento das temperaturas dos termmetros de bulbo seco (temperatura do ar) e de bulbo molhado. O grfico abaixo est condicionado, a rigor, para psicrmetros com ventilao forada e presso atmosfrica de 1013,25 hPa (ou 1 atm). Pode, no entanto, ser utilizado sem correes at uma variao, ao redor de 10% daquele valor de referncia da presso atmosfrica, para mais ou para menos. Preferencialmente, deve ser utilizado para psicrmetros com ventilao forada. Exemplo de utilizao do grfico: Suponha que a temperatura do termmetro de bulbo seco seja de 26,5C e a de bulbo molhado 23,2C. Admita que a presso atmosfrica esteja no intervalo admissvel de uso do grfico, digamos, os mesmos 948 hPa, do exemplo resolvido anteriormente pelo mtodo analtico e o psicrmetro utilizado tenha sido o do tipo com ventilao forada. Pelo grfico encontra-se e 26,5 hPa es 31,2 hPa r ou w ( q) 0,017 kgvapor/kgar seco tpo 22,3C Ee 21 kcal/kgar seco lembrando que 1 cal = 4,186 J 1 kcal = 4,186 kJ Eh 21 kcal/kgar seco = 88 kJ/kgar Pelo mtodo analtico encontramos: e = 26,33 hPa es = 34,62 hPa r ou w ( q) = 0,0178 kgvapor/kgar tpo = 21,9C Ee = 84,6 kJ/kgar seco

seco

seco

METEORO INSTRUMENTOS

14

____________________________________________________________________________________________________________ Exemplo de uso do grfico psicromtrico.

METEORO INSTRUMENTOS

15

____________________________________________________________________________________________________________

METEORO INSTRUMENTOS

16

________________________________________________________________________

APNDICES

METEORO INSTRUMENTOS

17

________________________________________________________________________

APNDICE 1
Presso parcial do vapor de gua na saturao (hPa ou mbar)
(considerada sobre gua na fase lquida)
0,0 6,11 6,57 7,06 7,58 8,13 8,72 9,35 10,02 10,73 11,48 12,28 13,13 14,02 14,98 15,98 17,05 18,18 19,38 20,64 21,97 23,38 24,87 26,44 28,09 29,84 31,67 33,61 35,65 37,80 40,05 42,43 44,92 47,54 50,30 53,19 56,22 59,40 62,74 66,24 69,91 73,75 77,77 81,98 86,38 90,99 95,81 100,85 106,11 111,61 117,36 123,35 0,1 6,15 6,61 7,11 7,63 8,19 8,78 9,42 10,09 10,80 11,56 12,36 13,21 14,12 15,07 16,09 17,16 18,30 19,50 20,77 22,11 23,53 25,02 26,60 28,26 30,02 31,86 33,81 35,86 38,02 40,28 42,67 45,18 47,81 50,58 53,48 56,53 59,73 63,08 66,60 70,28 74,14 78,18 82,41 86,84 91,47 96,31 101,37 106,65 112,18 117,94 123,96 0,2 6,20 6,66 7,16 7,69 8,25 8,85 9,48 10,16 10,87 11,64 12,44 13,30 14,21 15,17 16,19 17,27 18,42 19,62 20,90 22,25 23,67 25,18 26,76 28,43 30,20 32,05 34,01 36,07 38,24 40,52 42,92 45,44 48,08 50,86 53,78 56,84 60,06 63,43 66,96 70,66 74,54 78,60 82,84 87,29 91,94 96,80 101,88 107,19 112,74 118,53 124,58 T E M P E R A 0,3 0,4 6,24 6,29 6,71 6,76 7,21 7,26 7,74 7,80 8,31 8,36 8,91 8,97 9,55 9,61 10,23 10,30 10,95 11,02 11,71 11,79 12,53 12,61 13,39 13,48 14,30 14,40 15,27 15,37 16,30 16,40 17,38 17,50 18,53 18,65 19,75 19,87 21,03 21,16 22,39 22,53 23,82 23,97 25,33 25,49 26,92 27,09 28,61 28,78 30,38 30,56 32,25 32,44 34,21 34,41 36,28 36,50 38,46 38,68 40,75 40,99 43,16 43,41 45,69 45,95 48,35 48,63 51,15 51,44 54,08 54,38 57,16 57,48 60,39 60,72 63,77 64,12 67,32 67,69 71,04 71,42 74,93 75,33 79,01 79,43 83,28 83,72 87,75 88,20 92,42 92,90 97,30 97,80 102,40 102,93 107,74 108,28 113,31 113,88 119,13 119,72 125,20 125,82 T U R A 0,5 6,33 6,81 7,31 7,85 8,42 9,03 9,68 10,37 11,10 11,87 12,70 13,57 14,49 15,47 16,51 17,61 18,77 20,00 21,30 22,67 24,11 25,64 27,25 28,95 30,74 32,63 34,62 36,71 38,91 41,22 43,66 46,22 48,90 51,72 54,69 57,79 61,05 64,47 68,05 71,80 75,74 79,85 84,16 88,66 93,38 98,30 103,45 108,83 114,45 120,32 126,45 (oC) 0,6 6,38 6,86 7,36 7,91 8,48 9,09 9,75 10,44 11,17 11,95 12,78 13,66 14,59 15,57 16,62 17,72 18,89 20,12 21,43 22,81 24,26 25,80 27,42 29,13 30,93 32,82 34,82 36,92 39,14 41,46 43,91 46,48 49,18 52,01 54,99 58,11 61,39 64,82 68,42 72,19 76,14 80,27 84,60 89,13 93,86 98,81 103,98 109,38 115,03 120,92 127,07 0,7 6,43 6,91 7,42 7,96 8,54 9,16 9,81 10,51 11,25 12,03 12,87 13,75 14,69 15,68 16,73 17,84 19,01 20,25 21,56 22,95 24,41 25,96 27,59 29,30 31,11 33,02 35,03 37,14 39,36 41,70 44,16 46,74 49,46 52,30 55,30 58,43 61,72 65,17 68,79 72,58 76,54 80,70 85,04 89,59 94,34 99,32 104,51 109,94 115,61 121,52 127,70 0,8 6,47 6,96 7,47 8,02 8,60 9,22 9,88 10,58 11,33 12,12 12,95 13,84 14,78 15,78 16,83 17,95 19,13 20,38 21,70 23,09 24,56 26,12 27,75 29,48 31,30 33,22 35,23 37,36 39,59 41,94 44,41 47,01 49,73 52,60 55,60 58,75 62,06 65,53 69,16 72,96 76,95 81,12 85,49 90,06 94,83 99,82 105,04 110,49 116,19 122,13 128,33 0,9 6,52 7,01 7,52 8,08 8,66 9,29 9,95 10,65 11,40 12,20 13,04 13,93 14,88 15,88 16,94 18,07 19,25 20,51 21,84 23,24 24,72 26,28 27,92 29,66 31,49 33,41 35,44 37,58 39,82 42,18 44,67 47,27 50,01 52,89 55,91 59,08 62,40 65,88 69,53 73,36 77,36 81,55 85,94 90,52 95,32 100,34 105,58 111,05 116,77 122,74 128,97

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

METEORO INSTRUMENTOS

18

________________________________________________________________________

APNDICE 2
Presso atmosfrica estimada partir da altitude do local (hPa ou mbar)
0 10 20 1013 1012 1011 1001 1000 999 989 988 987 978 977 975 966 965 964 955 953 952 943 942 941 932 931 930 921 920 918 910 909 907 899 898 896 888 887 886 877 876 875 866 865 864 856 855 854 845 844 843 835 834 833 825 824 823 815 814 813 805 804 803 795 794 793 altitude em metros 30 40 50 60 70 80 1010 1008 1007 1006 1005 1004 998 997 995 994 993 992 986 985 984 982 981 980 974 973 972 971 970 968 963 961 960 959 958 957 951 950 949 948 947 945 940 939 938 936 935 934 929 927 926 925 924 923 917 916 915 914 913 912 906 905 904 903 902 901 895 894 893 892 891 890 885 884 882 881 880 879 874 873 872 871 870 869 863 862 861 860 859 858 853 852 851 850 849 848 842 841 840 839 838 837 832 831 830 829 828 827 822 821 820 819 818 817 812 811 810 809 808 807 802 801 800 799 798 797 792 791 790 789 788 787 90 100 1002 1001 991 989 979 978 967 966 956 955 944 943 933 932 922 921 911 910 900 899 889 888 878 877 867 866 857 856 846 845 836 835 826 825 816 815 806 805 796 795 786 785

0 100 200 300 400 500 600 700 800 900 1000 1100 1200 1300 1400 1500 1600 1700 1800 1900 2000

METEORO INSTRUMENTOS

19

You might also like