You are on page 1of 3

O QUE DEDICAO EXCLUSIVA?

O Parecer articulado pelos ilustres operadores de direito demandados pelo Prof. Nildo Ouriques confirma algumas certezas, o que no chega a ser nenhuma novidade, e porta-se bem, enquanto se limita a transcrever dispositivos de lei ou de doutrina. Porm, quando vagueia pelo campo da interpretao, mostra inesperadas deficincias. E mais, equivoca-se amadoristicamente, ao afirmar que o ocupante do Cargo de Vice-Reitor no pode desempenhar outro cargo efetivo na UFSC. lamentvel que isso ocorra, porque, chamados a se manifestar como se fossem experts na matria, podem estar passando a ideia de que esto certos. Definitivamente, no esto!!! Na verdade, o atual momento de debate eleitoral. Acontece que muitos se aproveitam para externar opinies com fim de aparecerem, de certa forma, e/ou prejudicarem esse ou aquele candidato adversrio, fabricando e disseminando dvidas. Para tanto, arriscam at opinar em reas com as quais no possuem muita intimidade, e acabam dizendo bobagens, principalmente quando interpretam literalmente dispositivo da Lei. Ora, consabido que a letra da Norma apenas o ponto de partida da atividade hermenutica. Quando as manifestaes so apenas bobagens, sequer merecem respostas. Vamos ao Parecer em comento, que deixa expostas as seguintes certezas, por mim j enfatizadas: O Estatuto da UFSC no conflita com a Lei n 8.112/90. Exige mais. Pode faz-lo. No poderia exigir menos. Estaria afrontando-a. O cargo em comisso de Vice-Reitor exige o regime de trabalho de 40 horas semanais. legal a acumulao de um cargo de Professor com um tcnico ou cientfico, desde que haja compatibilidade de horrios.

Entretanto, ao lado das certezas, por que dizer que existe controvrsia na doutrina e na jurisprudncia acerca da possibilidade legal de acumulao remunerada dos cargos de mdico e professor, quando se constatam absolutamente pacficas as decises judiciais no sentido de que perfeitamente possvel? O que est havendo? O cargo de Mdico no um cargo tcnico? No um cargo cientfico? o que, ento? Qual o interesse em pr dvida na cabea do leigo? Senhores, no correto esse procedimento. No lhes fica bem. E a diferena entre os chamados cargos efetivo e em comisso, no se sabe mais? No se conhecem os regimes de trabalho e suas implicncias?

Pois bem, efetivo o provimento dos cargos isolados ou de carreira, acessveis somente mediante concurso pblico. No caso dos docentes da UFSC, trata-se de cargos de carreira, com regime de trabalho de 20 horas semanais, 40 horas semanais (regime excepcional) e 40 horas semanais com dedicao exclusiva, proibido, nesse caso, o exerccio de outra atividade habitual remunerada, pblica ou privada. Veja-se que a proibio est expressa no art. 14, inciso I, do Plano de Cargos do Magistrio das Instituies Federais de Ensino, aprovado pelo Decreto n 94.664/87. Note-se, tambm, que dedicao exclusiva no diz respeito durao de jornada de trabalho. condio, encargo, clusula de restrio. O cargo comissionado, por sua vez, de livre provimento da autoridade ou mediante eleio, possui apenas um regime de trabalho: tempo integral de 40 horas semanais, consoante insculpido na Lei n 8.112/90. Para o exerccio de alguns cargos comissionados, como o cargo de Vice-Reitor, o Estatuto da UFSC exige dedicao exclusiva. condio revestida de legalidade, como j disse. Alis, revestida de legalidade e da mais absoluta moralidade a situao do exerccio do cargo de Vice-Reitor pelo Prof. Carlos Alberto Justo da Silva, conforme demonstrarei, em seguida: O Prof. Carlos Alberto Justo da Silva exercia o cargo de carreira do magistrio superior na UFSC, na classe de Associado, em regime de 40 horas semanais de trabalho. Concomitantemente, ocupava o cargo efetivo de Mdico, junto ao Ministrio da Sade, com regime de 20 horas semanais de trabalho. Foi cedido formalmente UFSC, em 2007. Ora, de acordo com a Constituio Federal, permitida a acumulao de um cargo de professor com um cargo tcnico ou cientfico, havendo compatibilizao de horrios (art. 37, XVI, b). Portanto, legal e moral sua situao funcional. Foi nomeado para o cargo em comisso de Vice-Reitor. Regime de tempo integral de 40 horas semanais, conforme exigido no art. 19 da Lei n 8.112/90. No houve necessidade de se afastar do cargo efetivo de Mdico, face reconhecida compatibilidade de horrios e ser um s local de trabalho: a UFSC. Ou seja, permaneceu a situao de acumulao lcita dos cargos, nos termos do art. 120, segunda parte, da Lei n 8.112/90. V-se, da, completamente descabida a assertiva do Parecer, segundo a qual, ao ser nomeado para o exerccio de funo comissionada, o servidor (professor) que exera dois cargos efetivos dever ficar afastado de ambos enquanto estiver exercendo o cargo em comisso de Vice-Reitor . Decididamente, no o que diz a Lei. Com efeito, se a Lei permite, no um parecer que ir impor o contrrio.

Muito bem, diriam os cticos, os adversrios e os de m vontade, como se pode afirmar que essa situao legal, diante do Estatuto da UFSC, que exige seja exercido em regime de dedicao exclusiva o cargo de Vice-Reitor? A bem da verdade, a condio do exerccio do cargo com dedicao exclusivas significa que o seu ocupante no poder desempenhar fora dele outras atividades. Isso se chama exclusividade. Ento, se para o exerccio do cargo de Vice-Reitor so exigidas 40 horas semanais de trabalho, e se o Professor Carlos Alberto Justo da Silva dedicou mais 20 horas, nessas mesmas atividades de Vice-Reitor, no est cumprindo suas funes com dedicao exclusiva? Que outra atividade habitual, pblica ou privada (essa a exigncia da Lei) o Professor Carlos Alberto desenvolveu? Onde est a ilegalidade, que querem por que querem apontar? Aos que se apegam com ardor interpretao gramatical, no faria mal uma espiadela na Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro (DecretoLei n 4.657/42), que assim reza: Art. 5o Na aplicao da lei, o juiz atender aos fins sociais a que ela se dirige e s exigncias do bem comum.

Florianpolis, 24 de outubro de 2011.

NILTO PARMA PROCURADOR-CHEFE/UFSC

You might also like