You are on page 1of 4

Estudo Dirigido de Economia Exerccios selecionado 3 prova Exerccios referentes aos captulos 6, 7 e 8.

1) Exerccio 1 pgina 152 questes para reviso: Como o excedente do consumidor a diferena entre o valor que o consumidor esta disposto a pagar pelo bem e o valor que ele realmente paga, temos que a curva de demanda ser formada pelas disposies a pagar de consumidores de um dado mercado e fazendo a diferena entre cada um dos pontos desta curva de demanda (disposio pagar) e o preo de mercado (valor efetivamente pago), chegamos ao valor do excedente do consumidor. 2) Exerccio 2 pgina 152 questes para reviso: Como o excedente do produtor a diferena entre o valor que o vendedor recebe e o custo de produo (lembre que o custo de produo em economia inclui o lucro mnimo aceito pelo empresrio), temos que a curva de oferta ser formada pelo preo mnimo aceito por parte do produtor para que ele aceite vender, ou seja, o valor do custo de produo; formando a curva de oferta. Assim a diferena ente cada ponto da curva de oferta (valor do custo de produo) e o nvel de preo de mercado (valor efetivamente recebido pela venda do produto) ser o excedente do produtor. 3) Exerccio 3 pgina 152 questes para reviso:

Excedente do Consumidor

Curva de Oferta

Preo

Excedente do Produtor

Curva de Demanda

4) Exerccio 1 pgina 152 problemas e aplicaes: a) Disposio a pagar de $200 ($120 efetivamente pago + $80 de excedente do consumidor). b) Seu excedente do consumidor teria sido $110.

c) Se o preo fosse $250 ela no teria comprado o ipod. No haveria excedente do consumidor para ela.

5) Exerccio 2 pgina 152 problemas e aplicaes:


Mercado de Limes O Final Com a estiagem ocorrer uma reduo de oferta gerando um deslocamento da curva de oferta para cima e para a esquerda reduzindo a oferta e aumentando o preo. Assim ocorre uma reduo do excedente do consumidor como indicam as setas.

O Inicial P Final P Inicial Demanda Q Final Q Inicial Mercado de Limonada O Final

O Inicial P Final P Inicial Demanda Q Final Q Inicial

O aumento no preo dos insumos gerar uma reduo de oferta de limonadas e ocorrer uma reduo do excedente do consumidor como indicam as setas.

6) Exerccio 1 pgina 168 questes para reviso:

O A B D F C E D

Como pode ser visto no grfico antes da aplicao do imposto temos um excedente do consumidor de A+B+C e um excedente do produtor de D+E+F. O imposto cobrado por unidade e dividido entre produtores e consumidores. O imposto arrecadado de B+C e temos uma perda econmica (peso morto) de C+E. O que resta de excedente do produtor F e excedente do consumidor A. Ou seja, h uma reduo nos excedentes em troca da arrecadao do imposto. 7) Exerccio 2 pgina 168 questes para reviso: Como pode ser observado no grfico da questo anterior o peso morto C+E e a receita tributria B+D (ou seja, o imposto vezes o nmero de unidades vendidas. 8) Considerando o mercado imobilirio definido pelo grfico abaixo, onde temos uma situao de equilbrio antes do imposto indicada por A e uma situao de equilbrio aps imposto sobre o comprador indicada por B. Sabendo que o governo imps um imposto sobre transferncia imobiliria a ser pago pelo comprador no valor de 13 mil reais, responda as questes postas abaixo:

Imposto pago compradores


203000

Imposto pago vendedores

a) Qual a receita obtida pelo mercado imobilirio antes e depois do imposto? Receita antes do imposto era de 1500x200000= 300 milhes Receita depois do imposto 1300x190000=247 milhes b) Qual montante total pago de imposto pelos vendedores? Mostrar no grfico e calcular o valor. Imposto Vendedores = (200000-190000)x1300 = 13milhes c) Qual montante total pago de imposto pelos compradores? Mostrar no grfico e calcular o valor. Imposto Compradores = (203000-200000)x1300 = 3,9 milhes d) Indicar quem mais afetado pelo imposto, vendedores ou compradores? Os vendedores esto sendo mais afetados pelo imposto.

e) Calcular o peso morto, indic-lo no grfico e explicar o que ele significa. Peso morto = (203000-190000)x(1500-1300) = 13000x200 = 2,6 milhes.

You might also like