You are on page 1of 4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA PROCESSO TC N.

05171/05 Objeto: Prestao de Contas de Gestor de Convnio Relator: Conselheiro Substituto Renato Srgio Santiago Melo Responsveis: Ademilson Montes Ferreira e outros Advogado: Dr. Flvio Henrique Monteiro Leal Interessados: Francisco de Assis Quintans e outro EMENTA: PODER EXECUTIVO ESTADUAL ADMINISTRAO DIRETA CONVNIO AJUSTE FIRMADO COM AUTARQUIA ESTADUAL CONSTRUO E INSTALAO DE MATADOURO PBLICO PRESTAO DE CONTAS APRECIAO DA MATRIA PARA FINS DE JULGAMENTO ATRIBUIO DEFINIDA NO ART. 71, INCISO II, DA CONSTITUIO DO ESTADO DA PARABA, E NO ART. 1, INCISO I, DA LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL N. 18/1993 Ausncia de documentao necessria instruo da matria Possibilidade de saneamento Necessidade de fixao de prazo para diligncia, ex vi do disposto no art. 71, inciso VIII, da Constituio Estadual. Assinao de lapso temporal para o envio da pea faltante. ACRDO AC1 TC 01563/12 Vistos, relatados e discutidos os autos da prestao de contas dos Drs. Ademilson Montes Ferreira, Vicente de Paula Holanda Matos e Raimundo Gilson Vieira Frade, gestores do Convnio n. 002/2004, celebrado em 14 de maio de 2004 entre o Estado da Paraba, atravs da antiga Secretaria da Agricultura, Irrigao e Abastecimento SAIA, e a Superintendncia de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado SUPLAN, objetivando a construo e instalao de um abatedouro com frigorfico para caprinos e ovinos no Municpio de Monteiro/PB, acordam os Conselheiros integrantes da 1 CMARA do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, por unanimidade, em sesso realizada nesta data, na conformidade do voto do relator a seguir, com base no art. 71, inciso VIII, da Constituio do Estado da Paraba, em: 1) FIXAR o prazo de 30 (trinta) dias para que o antigo e o atual administrador da Superintendncia de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado SUPLAN, respectivamente, Drs. Ademilson Montes Ferreira e Ricardo Barbosa, enviem ao Tribunal o procedimento licitatrio para a execuo dos mencionados servios, conforme destacado pelos peritos da Corte, fls. 587/588. 2) INFORMAR s referidas autoridades que as peas reclamadas devem ser anexadas aos autos no lapso temporal estabelecido, decorrido o qual, o processo retornar apreciao desta Cmara. Presente ao julgamento o Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas Publique-se, registre-se e intime-se.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA PROCESSO TC N. 05171/05 TCE Sala das Sesses da 1 Cmara, Mini-Plenrio Conselheiro Adailton Colho Costa Joo Pessoa, 12 de julho de 2012

Conselheiro Artur Paredes Cunha Lima


PRESIDENTE

Conselheiro Substituto Renato Srgio Santiago Melo


RELATOR

Presente:
Representante do Ministrio Pblico Especial

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA PROCESSO TC N. 05171/05 RELATRIO CONSELHEIRO SUBSTITUTO RENATO SRGIO SANTIAGO MELO (Relator): Versam os presentes autos acerca da anlise da prestao de contas dos Drs. Ademilson Montes Ferreira, Vicente de Paula Holanda Matos e Raimundo Gilson Vieira Frade, gestores do Convnio n. 002/2004, celebrado em 14 de maio de 2004 entre o Estado da Paraba, atravs da antiga Secretaria da Agricultura, Irrigao e Abastecimento SAIA, e a Superintendncia de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado SUPLAN, objetivando a construo e instalao de um abatedouro com frigorfico para caprinos e ovinos no Municpio de Monteiro/PB.

In limine, importante destacar que os peritos da Diviso de Controle de Obras


Pblicas DICOP, com base nos documentos encartados aos autos, apontaram, ao final do exame exordial, fls. 295/297 e 300/301, as irregularidades constatadas, quais sejam: a) carncia de apresentao das cpias do procedimento licitatrio, da Anotao de Responsabilidade Tcnica ART da obra, do projeto bsico/executivo e do 4 Termo Aditivo ao convnio; e b) realizao de pagamentos empresa contratada, R$ 503.652,68, acima do montante conveniado, R$ 417.485,97. Aps a regular instruo do feito, inclusive com a apresentao de defesas pelos antigos Secretrios de Estado do Desenvolvimento da Agropecuria e da Pesca SEDAP, Drs. Bruno Figueiredo Roberto, fls. 318/323, Francisco de Assis Quintans, fls. 324/329, Carlos Marques Dunga, fls. 516/521, Felipe Ferreira Adelino de Lima, fls. 534/539, e Ruy Bezerra Cavalcanti Jnior, fls. 540/542, como tambm pelos ex-administradores da SUPLAN, Drs. Raimundo Gilson Vieira Frade, fls. 331/421, e Vicente de Paula Holanda Matos, fls. 422/512, os analistas da unidade de instruo elaboraram relatrio, fls. 587/588, onde mantiveram apenas a mcula atinente falta de encaminhamento do procedimento licitatrio para a execuo do objeto conveniado. O Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas, ao se manifestar acerca da matria, fl. 590, pugnou, resumidamente, pela fixao de prazo a autoridade competente para a apresentao da documentao ausente. Solicitao de pauta, conforme fls. 591/592 dos autos. o relatrio. VOTO CONSELHEIRO SUBSTITUTO RENATO SRGIO SANTIAGO MELO (Relator): Inicialmente, importante destacar que os convnios so modos de descentralizao administrativa e so firmados para a implementao de objetivos de interesse comum dos participantes, consoante nos ensina o mestre Hely Lopes Meirelles, in Direito Administrativo Brasileiro, 28 ed, So Paulo: Malheiros, 2003, p. 386, in verbis:

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA PROCESSO TC N. 05171/05

Convnios administrativos so acordos firmados por entidades pblicas de


qualquer espcie, ou entre estas e organizaes particulares, para realizao de objetivos de interesse comum dos partcipes.

In casu, constata-se a ausncia do procedimento licitatrio implementado pelo


ex-administrador da Superintendncia de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado SUPLAN, Dr. Ademilson Montes Ferreira, objetivando a execuo dos servios de construo e instalao de um abatedouro com frigorfico para caprinos e ovinos no Municpio de Monteiro/PB. Contudo, diante da possibilidade de saneamento da aludida eiva, cabe a este Pretrio de Contas assinar prazo ao antigo e ao atual gestor da aludida autarquia estadual de obras, respectivamente, Drs. Ademilson Montes Ferreira e Ricardo Barbosa, com vistas adoo das providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, ex vi do disposto no art. 71, inciso VIII, da Constituio do Estado da Paraba, verbum pro verbo:

Art. 71. O controle externo, a cargo da Assemblia Legislativa, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas do Estado, ao qual compete: I (...) VIII - assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade;

Ante o exposto: 1) FIXO o prazo de 30 (trinta) dias para que o antigo e o atual administrador da Superintendncia de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado SUPLAN, respectivamente, Drs. Ademilson Montes Ferreira e Ricardo Barbosa, enviem ao Tribunal o procedimento licitatrio para a execuo dos mencionados servios, conforme destacado pelos peritos da Corte, fls. 587/588. 2) INFORMO s referidas autoridades que as peas reclamadas devem ser anexadas aos autos no lapso temporal estabelecido, decorrido o qual, o processo retornar apreciao desta Cmara. o voto.

You might also like