You are on page 1of 24

SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL - STN

Escola de Administrao Fazendria Gabarito


Concurso Pblico 2008

1
Nome: 1. 2. 3. 4.

Cargo: ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE

Prova 1 Conhecimentos Gerais


N. de Inscrio

Instrues
Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. Verique se o Nmero do Gabarito, colocado na quadrcula acima, o mesmo constante do seu CARTO DE RESPOSTAS e da etiqueta colada na carteira escolar; esses nmeros devero ser idnticos, sob pena de prejuzo irreparvel ao seu resultado neste processo seletivo; qualquer divergncia, exija do Fiscal de Sala um caderno de prova, cujo nmero do gabarito seja igual ao constante de seu CARTO DE RESPOSTAS. O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra posterior exame grafolgico:

cursiva,

para

Aquele que conhece os outros sbio, aquele que conhece a si prprio iluminado.
(Lao-Ts) 5. 6. 7. DURAO DA PROVA: 5 horas, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova h 80 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.5 do edital regulador do concurso. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida uma hora do incio da prova. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. Ao sair da sala entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

8. 9. 10. 11.

12. 13.

Boa prova!

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA 1 - Assinale a opo incorreta quanto aos sentidos veiculados no trecho abaixo. Ser cidado entrar em um n de relaes. simples: ao pedir nota scal, evita-se a sonegao e aumenta-se a arrecadao pblica que, em tese, permite ao governo investir em rodovias, hospitais, escolas, segurana etc. Quando se recusa a propina ao guarda, moraliza-se o aparato policial. Cidadania supe conscincia de responsabilidade cvica. Nada mais anticidadania do que essa lgica de que no vale a pena chover no molhado. Vale. Experimente recorrer defesa do consumidor, escrever para jornais e autoridades. Querem os polticos corruptos que passemos a eles cheque em branco para continuar a tratar a coisa pblica como negcio privado. E fazemos isso ao torcer o nariz para a poltica, com aquela cara de nojo.
(Frei Betto, Educar para a cidadania, Caros Amigos, maio 2008)

b) Pouco importam ao candidato populista e demaggico as necessidades do conjunto da cidade, mesmo sabendo que a cidade tem subrbios, favelas e bairros da periferia, onde vive majoritariamente a populao hipossuciente. c) A questo tributria se presta explorao demaggica do egosmo. Sai na frente o candidato que prega menos impostos, no importando se podem faltar professores nas escolas pblicas ou mdicos nos hospitais pblicos. d) Pregar que cada bairro utilize os recursos no prprio bairro signica que os ricos nanciaro os ricos; e os pobres, que constituem a grande maioria da populao, tero de se arranjar com o pouco que seus bairros arrecadarem. e) Devido ao montante de suas dvidas para com o Estado, devem merecer o benefcio da iseno e de outras formas de no pagamento de impostos os bancos, as grandes empresas e os ricos. 3 - Assinale a assero correta em relao aos sentidos e expresses lingsticas do trecho. Derrotada sistematicamente nos tribunais superiores, a Advocacia-Geral da Unio (AGU) resolveu editar um pacote com oito smulas, reconhecendo direitos dos servidores pblicos federais. O gesto pe m a pendncias jurdicas que se arrastavam havia dcadas e serve de alento para quem ainda busca reaver ou manter benefcios funcionais. Com as smulas, os advogados pblicos cam automaticamente desobrigados a contestar decises desfavorveis. (...) Esclarece a AGU: O servidor sabia que se entrasse na Justia ganharia, mas a Unio, por dever, mesmo sabendo que perderia, tinha de recorrer. As oito medidas acabam com isso. Entre as smulas est a que reconhece o direito de pagamento do auxlio-alimentao retroativo ao servidor em frias ou licena entre outubro de 1996 e dezembro de 2001.
(Luciano Pires, Correio Braziliense, 20/09/2008, p. 23, com adaptaes)

a) O autor emprega a expresso metafrica chover no molhado no sentido de duplicar o esforo para se conseguir algo. b) Seguindo as idias do autor, constitui atitude cidad reivindicar dos polticos em quem votamos o cumprimento de suas promessas de campanha. c) A expresso entrar em um n de relaes, no contexto em que aparece, refere-se ao desencadeamento das diversas aes que provoca um simples pedido de nota scal. d) Segundo as idias do texto, passar um cheque em branco aos polticos corruptos no agir com responsabilidade cvica. e) Na lgica do autor, no saber o nome do poltico em quem se votou nas ltimas eleies uma atitude anticidad. 2 - Em artigo publicado no Correio Braziliense (20/9/2008), Emir Sader refuta a pregao de campanha de um candidato a vereador no Rio de Janeiro, o qual defende que o IPTU arrecadado em seu bairro tem que ser aplicado no seu bairro. Reconhecendo que o sistema tributrio brasileiro comete injustias ao isentar dos ricos e cobrar da imensa massa da populao que vive do trabalho, Emir Sader arma ser fundamental combater o egosmo tributrio este sim, populista, demaggico de tantas campanhas eleitorais. Aponte a assero que no serve de argumento favorvel nem de sustentao crtica e s ponderaes de Emir Sader. a) O tema tributrio quem paga, quem recebe, de quem o Estado arrecada, a quem deve beneciar tem profundo vis de classe: nem sempre os recursos so direcionados para as polticas pblicas que beneciam os mais necessitados.

10

15

a) O particpio Derrotada (l.1) e o gerndio reconhecendo (l.3) constam no texto com sujeito oculto. b) No lugar do sintagma O gesto(l.4) poderia ser empregado, sem prejuzo da coerncia textual, qualquer dos sintagmas Este ato, Tal medida, O feito. c) O segmento que se arrastavam havia dcadas(l.5) resumido, sem incorreo gramatical, da seguinte maneira: de haviam dcadas. d) Reescreve-se, mantendo-se a correo gramatical e a coerncia textual, o perodo para quem ainda busca reaver ou manter benefcios funcionais.(l.6 e 7) do seguinte modo: para que se reavenham ou mantenham benefcios funcionais. e) Substitui-se, com correo gramatical e sem alterao de sentido, o segmento cam automaticamente desobrigados a contestar decises desfavorveis(l. 8 e 9) por: no cam automaticamente obrigados a raticar decises favorveis.
2 Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008

www.pciconcursos.com.br

4- Analise as quatro asseres sobre aspectos lingsticos do trecho abaixo e assinale, a seguir, a opo correta. Em matria concernente a responsabilizao de scios e gestores pelas dvidas tributrias da pessoa jurdica, os tribunais vm se posicionando assim: sejam as dvidas estritamente scais, sejam previdencirias, se as empresas no tiverem como pag-las, os scios e gestores s respondem por tal pagamento caso tenham agido de modo afrontoso aos estatutos, ao contrato social ou cometido ato de fraude ou sonegao, ou se, em ltima instncia, diligenciaram a liquidao irregular da empresa. Para se prevenirem, os credores pblicos devem correr para cobrar as dvidas enquanto h solvabilidade social, ao invs de incomodarem scios e gerentes que no praticaram atos fraudulentos com execues indevidas e constrangedoras, as quais, nessa circunstncia, e frente a determinao contundente do Judicirio, se continuam, podem dar margem a indenizaes por dano moral.
(Joo Luiz Coelho da Rocha, Direito&Justia, Correio Braziliense, 29/9/2008, com adaptaes)

5 - De acordo com o texto, assinale a opo correta. Valor: O sr. espera uma piora da crise nanceira global? Fernando Cardim: O que estamos assistindo agora no mercado nanceiro dos EUA altamente preocupante. Em menos de duas semanas, aps o governo Bush injetar US$ 200 bilhes nas duas casas hipotecrias, quebra o Lehman Brothers, quarto maior banco de investimento local, e vendido, preventivamente, em apenas dois dias, o Merrill Lynch, banco de investimento independente. E a maior seguradora do mundo, a AIG, est ameaada. Isso abre uma frente nova na crise. As seguradoras so grandes fornecedoras de CDS para os bancos comerciais. O CDS um derivativo de crdito que serve como seguro. Quando os bancos fazem emprstimos e os tomadores no pagam eles recorrem s seguradoras para recuperar os valores dos emprstimos. Uma quebradeira nas seguradoras pode signicar que a segurana do sistema bancrio est sem proteo, os bancos esto nus.
(Valor Econmico, 18/09/2008)

10

10

15

15

I.

Falta o acento indicador de crase em: concernente a(l.1); frente a determinao(l.16) e margem a indenizaes(l.17).

a) A expresso estamos assistindo(l.3) indica que o entrevistado fala em nome exclusivamente dos representantes do Governo. b) As vrgulas aps Brothers(l.7) e aps local(l.8) justicam-se por isolar aposto explicativo. c) O pronome eles(l.15) elemento coesivo que se refere ao antecedente tomadores. d) O sinal indicativo de crase em s seguradoras(l.16) justica-se pela regncia de fazem(l.15) e pela presena de artigo denido feminino plural. e) A expresso esto nus(l.19) est sendo empregada em sentido denotativo ou literal.

II. Os verbos diligenciaram(l.9) e se prevenirem(l.11) possuem o mesmo sujeito gramatical, que : scios e gestores. III. As palavras sublinhadas em se as empresas(l.4 e 5); caso tenham agido(l.6 e 7) e se continuam(l.16 e 17) expressam idia de condio. IV. Os pronomes relativos que(l.13) e quais(l.15) assumem os respectivos antecedentes como sujeito gramatical da orao que iniciam, respectivamente: scios e gerentes (l.13) e execues indevidas e constrangedoras (l.14 e 15). a) Todas as asseres esto corretas. b) Esto corretas as asseres I, II e III. c) Esto corretas as asseres I, II e IV. d) Esto corretas apenas as asseres III e IV. e) Est correta apenas a assero IV.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008

Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

6 - Com base no texto, assinale a opo incorreta. Ao lado de caractersticas inditas, a crise cevada no mercado imobilirio e nanceiro americano, com reverberaes mundiais, apresenta aspectos tambm vericados em outras situaes de nervosismo global. No h medida mgica e salvadora que faa cotaes se estabilizarem e o investidor recuperar o sono. S uma sucesso de aes consegue mudar expectativas como as atuais. A Casa Branca, ao contrrio da postura que assumira no caso do Lehman Brothers tragado, sem socorro, por um rombo de US$600 bilhes , decidira estender a mo para a maior seguradora do pas, a AIG. Aos bilhes empenhados para permitir ao Morgan digerir o Bear Stearns, em maro; ao dinheiro sacado a m de evitar a quebra das gigantes Fannie Mae e Freddie Mac, redescontadoras de hipotecas, o governo e o Fed, o BC dos EUA, decidiram somar US$85 bilhes para salvar a AIG. Decepcionou-se quem esperava tranqilidade. O emperramento do crdito ningum empresta a ningum, por no se saber ao certo o risco do tomador continua a travar o mercado global, e as aes novamente desceram a ladeira, empurradas por boatos sobre quais sero, ou seriam, os prximos a cair.
(O Globo, 18 de setembro de 2008 , Editorial)

7 - Com base no texto, assinale a opo correta. No caso do Brasil, o potencial de contaminao das expectativas de crescimento pela crise externa concentra-se em trs ameaas: a economia real ser atingida por forte conteno de liquidez, o que diminuir a oferta de capital para manter os investimentos, o consumo interno sofrer abalos com a perda acelerada do preo das commodities, o que tender a reduzir o lucro dos exportadores, e a volta do dcit em conta corrente, com presso sobre o cmbio e reexos na inao. O momento oportuno para o Brasil encontrar medidas que amenizem os efeitos de uma eventual tempestade internacional. As preocupaes no so infundadas. O risco de escassez de crdito externo para as empresas brasileiras um exemplo. Acertadamente, o governo j estuda meios para compensar uma eventual paralisia do crdito internacional, por meio de fontes internas, como emprstimos do BNDES.
(Jornal do Brasil, 18 de setembro de 2008, Editorial)

10

10

15

15

20

a) O emprego da aglutinao da preposio com artigo denido feminino em pela crise justica-se pela regncia de crescimento(l. 2). b) A substituio de concentra-se(l.3) por est concentrado prejudica a correo gramatical do perodo. c) A redao O momento oportuno para que o Brasil encontre medidas(l.11) prejudica a correo gramatical do perodo. d) Estaria gramaticalmente correta e de acordo com as informaes originais do texto a redao: As preocupaes tm fundamento(l.13). e) As palavras risco(l.14) e eventual(l.16) reforam a idia de que haver paralisia de crdito internacional. 8 - Assinale a opo em que a relao de referncia est incorreta. O Brasil vive hoje seu primeiro momento plenamente democrtico. Todas as experincias anteriores ou foram autoritrias ou tinham algumas caractersticas da democracia, mas no a realizavam por completo. Boa parte desse resultado poltico se deve Constituio de 1988, num sentido mais amplo que as regras por ela determinadas. Alm do arcabouo institucional original, o esprito que norteou a confeco do texto constitucional e o aprendizado posterior tm produzido efeitos democratizantes na vida poltica brasileira. Ainda h, no plano da cidadania, distncia entre o Brasil legal e o Brasil real. As formas de participao extra-eleitoral ainda so subaproveitadas. Grande parte da populao no as usa.
(Fernando Abrucio, Revista poca, 17 de setembro de 2008)

a) A expresso cevada(l.1) est em sentido conotativo e apresenta signicado relativo s seguintes idias: alimentada, ampliada, crescida. b) Em se estabilizarem(l.6), o se indica que o sujeito indeterminado. c) O emprego de preposio em Aos bilhes(l.13) e em ao dinheiro(l.14) justica-se pela regncia de somar (l.17). d) Em Decepcionou-se(l.18), o se justica-se porque o verbo est sendo empregado como pronominal. e) A expresso desceram a ladeira(l.22) confere ao texto um tom de informalidade e est sendo empregada em sentido conotativo.

10

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008

Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

a) seu(l.1) se refere a Brasil(l.1) b) a(l.4) se refere a democracia(l.4) c) desse resultado poltico(l.5) se refere a foram autoritrias(l.3) d) ela(l.7) se refere a Constituio de 1988(l.5 e 6). e) as(l.14) se refere a formas de participao extra-eleitoral(l.12 e 13). 9 - Assinale a opo em que o termo sublinhado est gramaticalmente correto. O Brasil vem gradativamente progredindo no que diz respeito (1) administrar o bem pblico. No sculo passado, estava arraigado (2) comportamentos administrativos viciosos, aos quais(3) priorizavam os interesses do administrador e de quem mais lhe conveniesse(4), cando de lado a real nalidade do servio pblico, que servir o(5) pblico. a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 10- Assinale o segmento inteiramente correto quanto morfossintaxe, concordncia, regncia e coerncia textual. a) O esgotamento do modelo de administrao burocrtica, que primava excessivamente pelo respeito as normas e procedimentos internos do setor pblico, tolhia a criatividade e a autonomia dos prossionais encarregados de aes que melhor atendesse as demandas da sociedade. b) Devido ao esgotamento do modelo de administrao burocrtica, que primava excessivamente pelo respeito as normas e procedimentos internos do setor pblico, inibiam-se a criatividade e a autonomia dos prossionais encarregados de aes que melhor atendesse as demandas da sociedade. c) O esgotamento do modelo de administrao burocrtica, que primava excessivamente pelo respeito s normas e procedimentos internos do setor pblico, obstavam-se a criatividade e a autonomia dos prossionais encarregados de aes que melhor atendessem s demandas da sociedade. d) Com o esgotamento do modelo de administrao burocrtica, que se regia excessivamente pelo respeito s normas e procedimentos internos do setor pblico, fomentou-se a criatividade e a autonomia dos prossionais encarregados de aes que melhor atendessem as demandas da sociedade. e) Aps o esgotamento do modelo de administrao burocrtica que oprimia excessivamente pelo respeito s normas e procedimentos internos do setor pblico, impedia a criatividade e a autonomia dos prossionais encarregados de aes que melhor atendessem s demandas da sociedade.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008 5

11- Assinale o trecho inteiramente correto quanto sintaxe de construo do perodo, morfossintaxe, adequao vocabular, pontuao, clareza e conciso. a) O internauta, hoje, passou de receptivo para um usurio ativo. Passou-se, ento, a criar os seus prprios contedos em vez de apenas buscar informaes. Com isso, as redes sociais vm crescendo cada vez mais a cada dia que se passa. b) necessrio que se saiba o que os internautas vm dizendo sobre as empresas nas redes virtuais, para que possa traar estratgias para reverter quadros crticos e saber se os consumidores esto insatisfeitos com suas compras. c) Nas grandes empresas, os consultores de tecnologia da informao (TI) vm exercendo uma funo cada vez mais estratgica, para o que se exige conhecimento tcnico dos processos de negcio dos clientes e capacidade de formulao de solues tecnolgicas para os problemas detectados. d) O consultor de TI no deve mais atuar sozinho dentro das organizaes; necessrio que ele sempre esteja informado do que acontece dentro da organizao na qual trabalha. Ele deve atuar juntamente com outros setores para que possa, cada vez mais, conhecer os processos de negcio de seus clientes para que juntos possam achar uma soluo na qual atenda s reais necessidades. e) O consultor de TI tem o papel de mostrar para o cliente quais so as opes de TI que o cliente pode ter e de que forma a tecnologia pode ajud-lo a melhorar o seu negcio, ao mesmo tempo no qual se poder auxili-lo informando metodologias que poderiam ser utilizadas para que possa organizar e melhorar os seus processos internos. 12- Os trechos abaixo constituem um texto adaptado do Editorial do Jornal do Brasil, 18/09/2008. Assinale a opo em que h erro gramatical. a) A elevao dos termmetros da crise nos mercados nanceiros que emite sinais perturbadores de que ser longa e ruidosa tem encontrado lenitivos considerveis na economia brasileira. b) Essa constatao, no entanto, no aplaca as exigncias impostas ao pas: preciso encontrar mecanismos slidos de reduo dos habituais riscos de contaminao. c) De que a sade da economia brasileira vai bem s as mentes insensatas discordaro. incontestvel que o Brasil exibe hoje ndices de vulnerabilidade bem mais baixos do que os que apresentava alguns anos. d) As perspectivas so positivas e os indicadores econmicos so favorveis para a expanso econmica contnua e segura. e) Tanto que a taxa de investimento no segundo trimestre deste ano registrou crescimento de 5,4% em relao ao trimestre anterior, permitindo expanso de 1,4% do PIB entre os dois perodos.
Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

13- Assinale a opo que corresponde a erro gramatical. Passaram-se(1) anos at que a Amrica do Sul pudesse livrar-se(2) das ditaduras que dominaram o continente, sobretudo na segunda metade do sculo 20. O custo foi alto, com opresso e mortes. Por isso, faz sentido o apoio que nove presidentes de pases do bloco, reunidos em Santiago do Chile, na primeira cpula da Unio de Naes Sul-Americanas (Unasul), deram ao(3) governo Evo Morales, legitimamente eleito e conrmado em um referendo(4) popular realizado h pouco tempo. Tirando os exageros antiimperialistas do coronel Hugo Chvez que procura enxergar nos levantes bolivianos o dedo da poltica externa americana como forma de capturar a crise para a prpria agenda e, com isso, livrar-se do isolamento os mandatrios souberam manter o tom de dilogo que utilizou(5) para a transio em seus pases na hora de apoiar o colega andino.
(Adaptado de O Globo, 17 de setembro de 2008, Editorial)

e) Tanto que o racismo passou a ser considerado crime inaanvel. H ainda um captulo inovador sobre meio ambiente e uma legislao sobre a questo indgena que, se no evita conitos pontuais, pelo menos protege a minoria.
(Leandro Loyola, Revista poca, 17 de setembro de 2008)

15- Os trechos abaixo constituem um texto adaptado do jornal Valor Econmico, 16 de setembro de 2008. Assinale a opo em que h erro gramatical. a) A recente convulso social na Bolvia mostra que insuciente para o Brasil criar planos de contingncia para lidar com a renintente instabilidade poltica do vizinho. b) A imaturidade da democracia boliviana, que, na semana passada, parece ter repetido mais uma vez a tradio de ertar com o abismo e recuar ligeiramente em seguida, mostra a necessidade de alternativas ao principal fornecedor de gs natural para a economia brasileira. c) de se perguntar se no hora de criar rapidamente uma estratgia para anular por completo o eventual impacto, na economia brasileira, de um estancamento no uxo do gasoduto Brasil-Bolvia. d) Desde a nacionalizao dos hidrocarbonetos, feita de maneira agressiva e propagandstica pelo governo Evo Morales em 2006, a Petrobras adotou providncias para minimizar a dependncia do gs boliviano. e) Iniciou a construo de instalaes para converso de gs natural liquefeito (GNL), arquivou os planos de ampliao do gasoduto Brasil-Bolvia, reduziu os investimentos em territrio boliviano ao necessrio para manter o fornecimento atual e ps em prtica seus planos para aumentar a extrao de gs da Bacia de Santos. 16- Os trechos a seguir constituem um texto adaptado do Editorial do Jornal do Brasil, 15/09/2008, que esto desordenados. Ordene-os nos parnteses e assinale a opo correspondente. ( ) O resultado desse levantamento aponta para uma elevao da temperatura e para a reduo das chuvas em parte da Floresta Amaznica, o que poderia transformar, nas prximas dcadas, a maior e mais importante reserva de biodiversidade mundial num imenso semi-rido. ( ) Estudo apresentado em Belm pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revela dados alarmantes sobre a devastao em dois Estados da Federao: o Par e o Maranho, que, somados, correspondem a 18% do territrio brasileiro e a 30% da Amaznia Legal. ( ) Explicando melhor esse resultado: o documento mostra que o clima da regio se tornar cada vez mais quente e seco, com redues de chuva que podem car entre 2 e 4 milmetros por dia, no perodo de 2071-2100, quando comparado com o atual clima da regio.

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 14- Assinale a opo que constitui continuao coesa e coerente para o texto abaixo. Faz vinte anos que foi promulgada a Constituio de 1988, chamada cidad pelo ento presidente da Assemblia Nacional Constituinte, Ulysses Guimares. Pode haver algum exagero nesse epteto. Mas hoje est claro que a Constituio de 1988 promoveu um avano no conceito de cidadania. Ela contribuiu para sua popularizao, diz o historiador Jos Murilo de Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E introduziu instrumentos legais importantes de armao democrtica. Ao mesmo tempo, a Constituio cou incompleta. a) Por isso, em 1988, a Constituio trouxe inovaes que hoje parecem triviais. Durante mais de 150 anos, os analfabetos maioria ou um nmero expressivo da populao estiveram excludos da vida poltica. b) At hoje, sofre um aperfeioamento contnuo que leva muitos a consider-la uma colcha de retalhos em eterna reforma, descolada da realidade de uma economia moderna. c) Pois a Constituio garantiu a eles o direito ao voto, assim como aos menores entre 16 e 18 anos. Tambm concedeu a todo cidado o direito de saber todas as informaes que o governo guarda sobre ele, um recurso conhecido como habeas data. d) Para atend-los, depois da Constituio, foram elaborados nos anos seguintes um novo Cdigo Civil, o Cdigo de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Criana e do Adolescente e o Estatuto do Idoso.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008

Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

( ) Se no plano interno o pas conseguir reverter o cenrio dramtico antecipado pelos relatrios, alcanar um relativo grau de crescimento sustentvel e mantiver a poltica de incentivo aos biocombustveis, o pas ter um enorme handicap na hora de cobrar das naes mais ricas, historicamente as maiores responsveis pela poluio global, mas tambm as mais reticentes quanto aceitao de metas de reduo de gases poluentes, o uso racional dos recursos naturais. ( ) A temperatura deve aumentar em toda a regio leste do Par at o Nordeste, chegando a at 7 graus nas regies do leste da Amaznia e no norte do Maranho (levando-se em considerao um cenrio mais pessimista, com alta concentrao de gases do efeito estufa) ou a at 4 graus acima do atual, em condies mais otimistas. a) 2, 3, 1, 5, 4 b) 4, 3, 2, 1, 5 c) 4, 5, 3, 2, 1 d) 2, 1, 3, 5, 4 e) 4, 1, 2, 3, 5 17- Aponte o trecho com pontuao correta. a) Se o Estado estabeleceu o incentivo prorrogao da licena-maternidade s trabalhadoras de empresas privadas, deve, bem antes, dar-lhes o exemplo e admitir, desde j, a obrigao para si. Alis, porque pblicos tambm so os fundos que nanciam a poltica de incentivo, realizados mediante renncia scal, incongruente pensar que, de um lado, o poder pblico possa incentivar as empresas, com fundos pblicos, e, de outro, no se submeta ao objeto incentivado, arcando-o com os mesmos fundos. b) Se o Estado, estabeleceu o incentivo prorrogao da licena-maternidade s trabalhadoras de empresas privadas, deve, bem antes, dar-lhes o exemplo e admitir, desde j, a obrigao para si, alis porque pblicos tambm so os fundos que nanciam a poltica de incentivo, realizados mediante renncia scal, incongruente pensar que, de um lado, o poder pblico possa incentivar as empresas, com fundos pblicos, e, de outro, no se submeta ao objeto incentivado, arcando-o com os mesmos fundos. c) Se, o Estado estabeleceu o incentivo prorrogao da licena-maternidade s trabalhadoras de empresas privadas deve, bem antes, dar-lhes o exemplo e admitir, desde j, a obrigao para si; alis, porque pblicos tambm so os fundos que nanciam a poltica de incentivo realizados mediante renncia scal, incongruente pensar que, de um lado, o poder pblico possa incentivar as empresas, com fundos pblicos, e, de outro, no se submeta ao objeto incentivado, arcando-o com os mesmos fundos.

d) Se o Estado estabeleceu o incentivo prorrogao da licena-maternidade s trabalhadoras de empresas privadas, deve, bem antes, dar-lhes o exemplo e admitir desde j a obrigao para si. Alis, porque pblicos tambm so os fundos, que nanciam a poltica de incentivo, realizados mediante renncia scal, incongruente pensar, que de um lado, o poder pblico possa incentivar as empresas, com fundos pblicos, e, de outro, no se submeta ao objeto incentivado, arcando-o com os mesmos fundos. e) Se o Estado estabeleceu o incentivo prorrogao da licena-maternidade s trabalhadoras de empresas privadas, deve, bem antes, dar-lhes o exemplo e admitir, desde j, a obrigao para si, alis porque, pblicos tambm so os fundos que nanciam a poltica de incentivo, realizados mediante renncia scal; incongruente pensar, que de um lado o poder pblico possa incentivar as empresas com fundos pblicos e, de outro, no se submeta ao objeto incentivado, arcando-o com os mesmos fundos.
(Jean P. Ruzzarin, Direito&Justia, Correio Braziliense, 29/9/2008, com adaptaes)

18- Assinale o trecho inteiramente correto quanto morfossintaxe e pontuao. a) Hoje em dia a populao participativa. Ela quem decide onde o oramento-participativo deve ser aplicado, e o melhor o cidado cobra, busca o resultado, quer saber onde foi empregado os seus tributos. b) Administrar visando resultados bom para todos, o pas ganha, os servidores esto mais satisfeitos porque sabe que o servio que ele est prestando de qualidade, servindo de motivao para que esse servidor busque cada vez mais a capacitao. c) Entendo que a velocidade que as mudanas vm ocorrendo, tanto no campo econmico, poltico, social que se processa de maneira muito rpida, ou os novos gerentes acompanham todo esse mecanismo de desenvolvimento ou tendem a desaparecerem. d) Hoje se depara com o processo da globalizao, com isso conseqentemente se exige melhores gestores e mais aperfeioamento das aes gerenciais, novos padres de comportamento, estabelecimento de novas tcnicas, aperfeioamento constante e manter dentro da competitividade e modernidade desejadas. e) Ademais de dominar os conhecimentos tcnicos de sua rea de atuao, um bom gestor deve saber exercer a liderana com exibilidade; ter habilidade para solucionar conitos; mostrar aptido para trabalhar em equipe; ter desenvolvidas a sensibilidade e a intuio; mas, acima de tudo, pautar suas aes sob o manto da tica e da justia social.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008

Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

LNGUA INGLESA Read the text below entitled `Half the nation, a hundred million citizens strong so as to answer questions 19 to 21: Half the nation, a hundred million citizens strong
Source: www.economist.co.uk Sep 11th, 2008 (Adapted)

21- According to paragraph 3, Brazils income inequality has lessened. Therefore, it has a) increased. b) been eliminated. c) remained unaltered. d) not been addressed. e) decreased. Read the text below entitled `While Rome burns in order to answer questions 22 to 25: While Rome burns
Source: www.economist.co.uk Sep 25th, 2008 (Adapted)

It remains hard to dene, and attempts to do so often seem arbitrary. But in Brazil, the middle class describes those with a job in the formal economy, access to credit and ownership of a car or motorbike. According to the Fundao Getlio Vargas (FGV), a research institute, this means households with a monthly income ranging from 1,064 reais ($600) to 4,561 reais. Since 2002, according to FGV, the proportion of the population that ts this description has increased from 44% to 52%. Brazil, previously notorious for its extremes, is now a middle-class country. This social climbing is a feature mainly of the countrys cities, reversing two decades of stagnation that began at the start of the 1980s. Marcelo Neri of FGV suggests two factors behind the change. The rst is education. The quality of teaching in Brazils schools may still be poor, but those aged 15-21 now spend on average just over three more years studying than their counterparts did in the early 1990s. The second is a migration of jobs from the informal black economy to the formal economy. The rate of formal job creation is accelerating, with 40% more created in the year to this July than in the previous 12 months, which itself set a record. Together with cash transfers to poor families, this helps to explain why in contrast with economic and social development in India or China as Brazils middle class has grown, so the countrys income inequality has lessened. 19- ccording to paragraph 1, in Brazil, a) 44% of the population has just entered the middle class. b) the middle class aims to earn 4,561 reais per month. c) a set of features denes its middle class. d) access to credit has boosted by 52%. e) the monthly income of the middle class has dropped. 20- According to paragraph 2, the social climbing in Brazil a) might be explained by two factors. b) may also soon occur in the cities. c) should impact on the quality of education. d) could lower the quality of teaching. e) must encompass future generations.

American plans to buy up assets that are clogging the nancial system lack detail but no one doubts that a massive government intervention is coming. In Europe jittery investors have no such reassurance. European governments have yet to respond publicly to calls from Hank Paulson, the treasury secretary, to follow his lead. They look set to keep faith with the approach that they have used to handle the crisis so far staving off liquidity worries by allowing banks to use facilities at central banks to swap their assets in exchange for ready cash. That makes many watchers nervous. The crisis in America has dramatically grown from one of liquidity to one of solvency as well. Lehman Brothers had access to the Federal Reserves discount window, after all, but still went under. The burning question now is whether banks have enough capital. On some measures, European banks look pretty well capitalized. The average tier-one ratio, which measures capital based on the riskiness of bank assets, stood at 8% in the rst half of the year. That looks solid enough, if you assume that banks have a good handle on risk. 22- The author refers to assets that are clogging the nancial system, which means they a) could have affected it. b) are blocking it. c) will surely affect it. d) are perfecting it. e) were redesigning it. 23- In paragraph 1, the author refers to a massive government intervention which a) would worsen the scenario. b) is presently out of the question. c) would provoke constraints. d) is certainly on the way. e) seems highly questionable.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008

Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

24- As regards investors in Europe at the moment, they are feeling a) nervous and upset. b) condent and optimistic. c) reassured, but cautious. d) slightly afraid. e) tense, but optimistic. 25- The author reminds the readers that banks are assumed to have a good handle on risk. In other words, they a) do not take it. b) eliminate it. c) do not accept it. d) hardly ever face it. e) understand it well. DIREITO ADMINISTRATIVO 26- O Banco do Brasil e a Caixa Econmica Federal so, respectivamente, sociedade de economia mista e empresa pblica, cujos capitais votantes majoritrios pertencem Unio. Quanto a estas espcies de instituies, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao nal, assinale a opo correspondente. ( ) A constituio de sociedades de economia mista e de empresas pblicas decorre de um processo de descentralizao do Estado que passa a exercer certas atividades por intermdio de outras entidades. ( ) Apesar de serem constitudas como pessoas jurdicas de direito privado, as sociedades de economia mista e as empresas pblicas esto submetidas hierarquicamente pessoa poltica da federao que as tenha criado. ( ) Somente por lei especca podem ser criadas sociedades de economia mista e empresas pblicas, bem como necessria autorizao legislativa, em cada caso, para a criao de suas subsidirias. ( ) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista exploradoras de atividade econmica sujeitam-se ao regime prprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrios. ( ) Quanto ao regime de compras, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista sujeitam-se aos princpios da administrao pblica e devem observar procedimento licitatrio. a) V, V, F, V, F b) V, F, F, V, V c) F, F, V, F, V d) F, V, V, F, F e) V, F, F, V, V
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008 9

27- O art. 37, caput, da Constituio Federal de 1988 previu expressamente alguns dos princpios da administrao pblica brasileira, quais sejam, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e ecincia. Consagra-se, com o princpio da publicidade, o dever de a administrao pblica atuar de maneira transparente e promover a mais ampla divulgao possvel de seus atos. Quanto aos instrumentos de garantia e s repercusses desse princpio, assinale a assertiva incorreta. a) Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. b) assegurada a todos a obteno de certides em reparties pblicas, para a defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal. c) Da publicidade dos atos e programas dos rgos pblicos poder constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos, desde que tal iniciativa possua carter educativo. d) Cabe habeas data a m de se assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constante de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico. e) garantido ao usurio, na administrao pblica direta e indireta, na forma disciplinada por lei, o acesso a registros administrativos e a informaes sobre atos de governo, observadas as garantias constitucionais de sigilo. 28- Em relao ao regime jurdico dos servidores pblicos, pode-se armar corretamente: a) a investidura em todo e qualquer cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei. b) durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos ser convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira. c) so condies para a aquisio da estabilidade aos servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico: dois anos de efetivo exerccio e avaliao especial de desempenho por comisso constituda para essa nalidade. d) adquirida a estabilidade, o servidor pblico passa a ter direito adquirido ao regime estatutrio a que est submetido, diferentemente do que ocorre com as relaes contratuais trabalhistas. e) o servidor pblico estvel somente perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.
Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

29- O regime jurdico dos contratos administrativos institudo pela Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993, confere Administrao certas prerrogativas em relao a eles. So prerrogativas da Administrao Pblica frente a seus contratos, exceto: a) modic-los, unilateralmente, para melhor adequao s nalidades de interesse pblico, respeitados os direitos do contratado. b) scalizar-lhes a execuo. c) aplicar sanes motivadas pela inexecuo total ou parcial do ajuste. d) exigir o cumprimento do contrato, sem alterao das condies inicialmente pactuadas, independente da ocorrncia de lea econmica ou administrativa. e) rescindi-los, unilateralmente, nos casos especicados na lei. 30- Quanto aos convnios e aos consrcios pblicos, est incorreta a armativa: a) a Unio pode realizar convnio com os consrcios pblicos, desde que com o objetivo de viabilizar a descentralizao e a prestao de polticas pblicas em escalas adequadas. b) a administrao direta ou indireta dos entes da Federao consorciados poder contratar diretamente o consrcio pblico, mediante dispensa de licitao, para o cumprimento de seus objetivos. c) o consrcio pblico poder constituir personalidade jurdica de direito pblico, no caso de constituir associao pblica, ou de direito privado. d) o Tribunal de Contas competente para apreciar as contas do Chefe do Poder Executivo representante legal do consrcio sujeita tambm ao seu controle contbil, operacional e patrimonial o consrcio pblico. e) a execuo das receitas e das despesas dos consrcios pblicos com personalidade jurdica de direito privado no se sujeita s normas de direito nanceiro aplicveis s entidades pblicas. 31- Quanto discricionariedade e vinculao da atuao administrativa, pode-se armar corretamente: a) a discricionariedade presente num ato administrativo nunca total, pois, em geral, ao menos a competncia, a forma e a nalidade so elementos denidos em lei e, portanto, vinculados. b) o ato administrativo ser discricionrio quando a lei no deixar margem de liberdade para a atuao do administrador e xar a sua nica maneira de agir diante do preenchimento de determinados requisitos. c) a convenincia e a oportunidade de realizao dos atos constituem o mrito administrativo, presente nos atos vinculados e passvel de controle pelo poder judicirio. d) quando o motivo for um aspecto discricionrio do ato administrativo, ainda que expressamente indicado pela administrao pblica para a prtica de determinado ato, no estar passvel de controle pelo poder judicirio.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008 10

e) a admisso de servidor pblico ato administrativo discricionrio tpico, assim como a permisso de uso de bem pblico exemplo clssico de ato administrativo vinculado. 32- O Diretor-Geral do Departamento de Vigilncia Sanitria de uma cidade brasileira anulou o ato de concesso de licena de funcionamento de um restaurante ao constatar uma irregularidade em um dos documentos apresentados para sua obteno, existente desde o momento em que foi apresentado. Em relao a essa situao hipottica, marque a opo correta. a) Sendo o Diretor-Geral a autoridade competente para a concesso da licena, apenas uma autoridade superior a ele poderia t-la anulado. b) A invalidao da licena tem efeitos ex nunc, ou seja, no retroativos, em respeito aos atos j dela decorridos at ento. c) Por haver repercusso no campo de interesses individuais, a anulao da licena deve ser precedida de procedimento em que se garanta o contraditrio quele que ter modicada sua situao. d) Ainda que o documento seja novamente apresentado, desta vez regularmente constitudo, no ser possvel a convalidao da licena anteriormente concedida por ser absolutamente nula. e) Tendo sido uma manifestao legtima de controle de mrito da Administrao Pblica, avaliados os critrios de convenincia e oportunidade, no cabvel indenizao. 33- Quanto s caractersticas dos bens pblicos, analise os itens abaixo e assinale a opo correta. I. Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualicao, na forma que a lei determinar.

II. Os crditos de terceiros contra a Fazenda Pblica, em virtude de sentena judicial, so pagos por meio de precatrios, conforme disposto no art. 100 da CF/88, uma vez que os bens pblicos no se sujeitam ao regime de penhora. III. Apenas os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so imprescritveis, ou seja, insuscetveis de aquisio por usucapio. IV. A alienao dos bens pblicos imveis, em qualquer dos Poderes, depende de autorizao do chefe mximo do Poder a que est submetido o rgo alienante. a) Nenhum item est correto. b) Apenas esto corretos os itens I e II. c) Apenas esto corretos os itens I e III. d) Apenas esto corretos os itens II e IV. e) Todos os itens esto corretos.

Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL 34- E preciso, pois, dizer o bvio: a Constituio constitui (no sentido fenomenolgico-hermenutico); a Constituio vincula (no metasicamente); a Constituio estabelece as condies do agir poltico-estatal. Anal, como bem assinala Miguel Angel Prez, uma Constituio democrtica , antes de tudo, normativa, de onde se extrai duas concluses: que a Constituio contm mandatos jurdicos obrigatrios, e que estes mandatos jurdicos no somente so obrigatrios seno que, muito mais do que isso, possuem uma especial fora de obrigar, uma vez que a Constituio a forma suprema de todo o ordenamento jurdico. (STRECK,
Lenio Luiz, Jurisdio constitucional e hermenutica: uma crtica do direito. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004, p.287).

36- Assinale a opo correta acerca da estabilidade assegurada pela Constituio Federal aos servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. a) So estveis aps dois anos de efetivo exerccio. b) O procedimento de avaliao peridica de desempenho no pode ensejar a perda do cargo do servidor pblico estvel. c) Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ser ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estvel, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade, garantida remunerao integral. d) At que seja adequadamente aproveitado em outro cargo, o servidor estvel car em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, quando o cargo que ocupar for declarado desnecessrio ou extinto. e) A Constituio Federal faculta que a Administrao adote o instrumento da avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa nalidade como condio para a aquisio da estabilidade. 37- Assinale a opo correta relativa organizao dos Poderes. a) Os Ministros do Supremo Tribunal Federal sero nomeados pelo Presidente da Repblica, entre cidados com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notvel saber jurdico e reputao ilibada depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, entre advogados, promotores de justia e membros do Poder Judicirio. b) Os Ministros do Superior Tribunal de Justia sero nomeados pelo Presidente da Repblica, entre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notvel saber jurdico e reputao ilibada, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo um tero entre juzes dos Tribunais Regionais Federais e um tero entre desembargadores dos Tribunais de Justia, indicados em lista trplice elaborada pelo Conselho Nacional de Justia. c) Um quinto dos juzes dos Tribunais Regionais do Trabalho, composto por brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos, ser nomeado pelo Presidente da Repblica, no prazo de vinte dias a partir do recebimento de lista trplice formada pelo respectivo tribunal, tendo como base lista sxtupla elaborada pelos rgos de representao das respectivas classes de advogados com mais de dez anos de efetiva atividade prossional e de membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exerccio.

Assinale a opo que indica com exatido os princpios de hermenutica constitucional utilizados no texto para sustentar a aplicabilidade das normas constitucionais. a) Unidade da Constituio e razoabilidade. b) Eccia integradora e lgica do razovel. c) Harmonizao e proporcionalidade. d) Reserva do possvel e conformidade funcional. e) Mxima efetividade e fora normativa da Constituio. 35- Assinale a opo correta sobre os direitos e garantias fundamentais e o tratamento conferido pela Constituio Federal aos institutos da emenda, da reforma e da reviso constitucional. a) No existe tratamento jurdico diferenciado entre emenda, reforma e reviso constitucional. b) Depreende-se claramente da Constituio que menor de dezoito anos de idade pode ser responsabilizado pela prtica de conduta descrita como crime. c) Do regime e dos princpios adotados pela Constituio Federal ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte no podem decorrer quaisquer direitos e garantias que no estejam expressamente previstos na prpria Constituio. d) Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s leis complementares. e) No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a ampliar a aplicao das normas denidoras dos direitos e garantias fundamentais.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008

11

Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

d) Um quinto dos juzes dos Tribunais Regionais Federais, composto por brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, ser nomeado pelo Presidente da Repblica, no prazo de vinte dias a partir do recebimento de lista trplice formada pelo respectivo tribunal, tendo como base lista sxtupla elaborada pelos rgos de representao das respectivas classes de advogados com mais de dez anos de efetiva atividade prossional e de membros do Ministrio Pblico Federal com mais de dez anos de carreira. e) Um quinto dos Desembargadores dos Tribunais de Justia dos Estados e do Distrito Federal ser nomeado pelo respectivo Governador, no prazo de vinte dias a partir do recebimento de lista trplice formada pelo respectivo tribunal, tendo como base lista sxtupla elaborada pelos rgos de representao das respectivas classes de membros do Ministrio Pblico, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notrio saber jurdico e de reputao ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade prossional. 38- Assinale a opo correta relativa ao Sistema Tributrio Nacional, s nanas e s polticas pblicas na Constituio de 1988. a) Na organizao das aes governamentais no atendimento dos direitos da criana e do adolescente, deve ser levada em conta a participao da populao, por meio de organizaes representativas, na formulao das polticas e no controle das aes em todos os nveis. b) Na organizao das aes governamentais na rea da assistncia social, levada em conta a descentralizao poltico-administrativa, por isso que cabe exclusivamente esfera federal a coordenao e as normas gerais, e a execuo dos respectivos programas s esferas estadual e municipal, bem como a entidades benecentes e de assistncia social. c) A organizao da seguridade social compete sociedade que, com o auxlio do poder pblico, deve garantir, entre outros o carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados. d) A seguridade social ser nanciada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e de contribuies sociais que no podero ser exigidas no mesmo exerccio anceiro em que haja sido publicada a lei que as instituiu ou aumentou. e) O Estado deve garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e acesso s fontes da cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais, sendo vedado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a fundo estadual de fomento cultura percentual da receita tributria lquida, para o nanciamento de programas e projetos culturais.

MATEMTICA FINANCEIRA 39- Uma empresa (S/A) obteve resultado positivo no ano, que gerou um dividendo de R$ 150.000,00, a ser rateado entre os 4 (quatro) scios. Como cada scio possui o dobro de aes do scio anterior, os valores a serem distribudos so respectivamente de: a) R$ 37.500,00 para cada scio. b) R$ 15.000,00; R$ 30.000,00; R$ 45.000,00; R$ 60.000,00. c) R$ 10.000,00; R$ 20.000,00; R$ 40.000,00; R$ 80.000,00. d) R$ 5.000,00; R$ 25.000,00; R$ 45.000,00; R$ 75.000,00. e) R$ 10.000,00; R$ 25.000,00; R$ 45.000,00; R$ 70.000,00. 40- Uma escola ter 120 alunos, que devero ser divididos em 3 (trs) turmas, segundo o tamanho em m2 de cada sala. A sala A tem 40m2, a sala B tem 80m2 e a sala C tem 120m2. Indique abaixo a opo correta. a) A = 15, B = 45 e C = 60. b) A = 15, B = 40 e C = 65. c) A = 20, B = 45 e C = 55. d) A = 15, B = 50 e C = 55. e) A = 20, B = 40 e C = 60. 41- Sendo C o valor aplicado, i a taxa efetiva anual de juros, t o nmero de meses ao nal do qual ser sacada tanto a aplicao, quanto o seu rendimento, podemos armar que este montante dado (calculado) pela seguinte formulao: a) = Cit / 100. b) = C x (1 + i)t , se a capitalizao dos juros for mensal. c) = C x (1 + i) x t, se a capitalizao dos juros for mensal. d) = C x (1 + i)t 1) / ((1 + i)t x i), se a capitalizao for mensal e no incio de cada ms. e) = C x (1 + i) t 1) / ((1 + i) t-1 x i), se a capitalizao for mensal e no nal de cada ms.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008

12

Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

42- Em uma loja de departamentos est sendo oferecida a seguinte promoo: nas compras acima de R$ 5.000,00, o valor parcelado em 5 parcelas mensais, iguais e sucessivas, sendo a primeira em 90 dias. Com base nessa condio e sabendo que a taxa aplicada ao mercado de 2,5% a. m., podemos armar nanceiramente que: a) as compras com valores de at R$ 5.000,00, quando parceladas, compensam nanceiramente as compras de valores superiores a este valor, indicadas pela promoo. b) a loja deve fazer mais vezes esta promoo, especialmente em pocas festivas tipo Natal, pois trar um maior volume de vendas e de ganho nas operaes. c) 10% um desconto possvel para o pagamento a vista. d) o valor a vista no pode ter desconto, pois no propicia o retorno dos clientes, implicando em prejuzos operao. e) a loja deve evitar fazer esta promoo, pois, por ter custo nanceiro, descapitaliza a empresa, visto que reduz nanceiramente seu capital de giro. 43- Um cliente tomou um emprstimo de R$ 1.000.000,00, com juros anuais de 12% a. a. e prazo de 15 anos para liquidar a dvida. Podemos armar que: a) se os juros forem de capitalizao composta, o saldo devedor ser crescente. b) se os juros forem de capitalizao simples, o saldo devedor ser crescente. c) o montante amortizado ser maior nos primeiros anos, se os juros forem de capitalizao simples. d) o saldo devedor sempre maior que o valor amortizado. e) se a capitalizao for anual, assim como a correo monetria e o reajuste das parcelas, o saldo devedor decrescente. 44- No fechamento da fatura do ms, a empresa de carto de crdito informou que o saldo devedor do cliente era de R$ 10.000,00 e que venceria no prximo dia 5. Todavia, visto ele ser um bom cliente, a dvida poderia ser paga em 5 (cinco) parcelas iguais mensais e sucessivas de R$ 2.100,00 cada uma (a primeira dever ser paga no vencimento do dia 5). Com base no acima exposto, apenas sob o enfoque nanceiro, verdadeiro armar que: a) para uma taxa Selic de 2008 de at 15% a. a., como remunerao lquida dos investimentos, o pagamento a vista torna-se mais vantajoso. b) a melhor alternativa pagar parceladamente os R$ 10.000,00. c) a taxa de juros praticada pela Operadora de Carto de 1% a. m. d) a taxa de juros praticada pela Operadora de Carto de 12% a. a. e) a taxa de juros praticada pela Operadora de Carto de 5%.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008 13

45- Se a CM Correo Monetria for zero e considerando um emprstimo imobilirio, a ser pago em 25 anos com capitalizaes mensais, sendo que os juros sobre o saldo devedor de cada ms tambm sero pagos com (junto) as respectivas parcelas mensais, podemos armar que: I. As parcelas de juros so constantes;

II. As parcelas de amortizao so constantes; III. O saldo devedor decrescente e linear, nanceiramente. Com base no acima proposto e frente s trs sentenas, indicando por V Verdadeira e por F Falsa, a opo correta : a) V, V, V b) V, V, F c) V, F, F d) F, V, V e) F, F, V rea para rascunho

Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO 46- A calculadora de Eliane tem duas teclas especiais, T1 e T2, que realizam operaes diferentes. A tecla T1 transforma
1 o nmero t que est no visor em . t

a) 3/2 b) 3/5 c) 7/5 d) 3/4 e) 5/3 rea para rascunho

A tecla T2 transforma o nmero t que est no visor em 1 t. Eliane digita um nmero no visor. A seguir, de forma sucessiva e alternadamente, ela digita as duas teclas especiais, iniciando por T1 , isto : T1, T2, T1, T2, T1, T2 .... . Sabendo-se que aps 1204 operaes o visor mostrava o nmero 5, pode-se corretamente concluir que o nmero que Eliane digitou no visor igual a: a) 0,8 b) 0,7 c) 2,5 d) 0,42 e) 0,36 47- Dois eventos A e B so ditos eventos independentes se e somente se: a) a probabilidade de ocorrncia conjunta de A e B for nula. b) a ocorrncia de B alterar a probabilidade de ocorrncia de A. c) a ocorrncia de A alterar a probabilidade de ocorrncia de B. d) a ocorrncia de B no alterar a probabilidade de ocorrncia de A. e) a probabilidade de ocorrncia conjunta de A e B for igual a 1. 48- Uma equipe de trs policiais est em uma viatura perseguindo o carro de Telma e Louise que corre por uma estrada reta onde existe um tnel construdo tambm em linha reta. Antes de chegarem at o tnel, os policiais avistam o carro de Telma e Louise que j est dentro do tnel , exatamente a 200 metros de uma das extremidades. Na posio em que o carro das moas se encontra, elas acreditam que tm duas opes de fuga: continuar dirigindo no sentindo em que se encontram ou dirigirem em direo polcia. A partir da velocidade do carro de Telma e Louise e da velocidade da viatura, os policiais concluram, acertadamente, que as moas no podero fugir se forem capturadas no tnel. Ou seja, os policiais podero apanh-las numa ou noutra extremidade do tnel, independentemente da direo que elas tomarem. Sabe-se que o carro de Telma e Louise e a viatura dos policiais locomovem-se a velocidades constantes. Sabe-se, tambm, que o tnel tem um quilmetro de comprimento. Desse modo, conclui-se que a relao entre a velocidade da viatura e a do carro das moas dada por:

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008

14

Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

49- Ana possui em seu closed 90 pares de sapatos, todos devidamente acondicionados em caixas numeradas de 1 a 90. Beatriz pede emprestado Ana quatro pares de sapatos. Atendendo ao pedido da amiga, Ana retira do closed quatro caixas de sapatos. O nmero de retiradas possveis que Ana pode realizar de modo que a terceira caixa retirada seja a de nmero 20 igual a: a) 681384 b) 382426 c) 43262 d) 7488 e) 2120 50- Marco estuda em uma universidade na qual, entre as moas de cabelos loiros, 18 possuem olhos azuis e 8 possuem olhos castanhos; entre as moas de cabelos pretos, 9 possuem olhos azuis e 9 possuem olhos castanhos; entre as moas de cabelos ruivos, 4 possuem olhos azuis e 2 possuem olhos castanhos. Marisa seleciona aleatoriamente uma dessas moas para apresentar para seu amigo Marco. Ao encontrar com Marco, Marisa informa que a moa selecionada possui olhos castanhos. Com essa informao, Marco conclui que a probabilidade de a moa possuir cabelos loiros ou ruivos igual a: a) 0 b) 10 19 c) 19 50 10 d) 50 e) 19 31 51- As seguintes armaes, todas elas verdadeiras, foram feitas sobre a ordem dos valores assumidos pelas variveis X, Y, Z, W e Q: i) X < Y e X > Z; ii) X < W e W < Y se e somente se Y > Z; iii) Q W se e somente se Y = X. Logo: a) Y > W e Y = X b) Q < Y e Q > Z c) X = Q d) Y = Q e Y > W e) W < Y e W = Z

52- Ao resolver um problema de matemtica, Ana chegou concluso de que: x = a e x = p, ou x = e. Contudo, sentindo-se insegura para concluir em denitivo a resposta do problema, Ana telefona para Beatriz, que lhe d a seguinte informao: x e. Assim, Ana corretamente conclui que: a) x a ou x e b) x = a ou x = p c) x = a e x = p d) x = a e x p e) x a e x p rea para rascunho

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008

15

Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

FINANAS PBLICAS 53- Sobre a Escola Clssica (Liberalismo) correto armar: a) trata-se de um sistema econmico baseado na livre-empresa, mas com acentuada participao do Estado na promoo de benefcios sociais, com o objetivo de proporcionar padres de vida mnimos, desenvolver a produo de bens e servios sociais, controlar o ciclo econmico e ajustar o total da produo, considerando os custos e as rendas sociais. b) admite, por princpio, que a ao do Estado deve restringir-se ao mnimo indispensvel, como a defesa militar, a manuteno da ordem, a distribuio da justia e pouco mais, pois a iniciativa privada faz melhor uso dos recursos pblicos. c) deu-se a partir das dcadas de 1980 e 1990, a reboque da crise scal, do incio do processo de globalizao da economia e da inecincia do Estado na produo de bens e servios. d) de carter nacionalista e intervencionista, preconiza para o Estado uma poltica econmica e nanceira fundada na maior posse de dinheiro e metais preciosos, acreditando que nisso reside a base da prosperidade. e) corresponde fundamentalmente s diretrizes estatais aplicadas nos pases desenvolvidos por governos social-democratas. Nos Estados Unidos, certos aspectos de seu desenvolvimento ocorreram, particularmente, no perodo de vigncia do New Deal. 54- A aplicao das diversas polticas econmicas a m de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, diante da incapacidade do mercado em assegurar o atingimento de tais objetivos, compreende a seguinte funo do Governo: a) Funo Estabilizadora. b) Funo Distributiva. c) Funo Monetria. d) Funo Desenvolvimentista. e) Funo Alocativa. 55- Sob determinadas condies, os mercados privados no asseguram uma alocao eciente de recursos. Em particular, na presena de externalidades e de bens pblicos, os preos de mercado no reetem, de forma adequada, o problema da escolha em condies de escassez que permeia a questo econmica, abrindo espao para a interveno do governo na economia, de forma a restaurar as condies de ecincia no sentido de Pareto. Nesse contexto, incorreto armar: a) externalidades ocorrem quando o consumo e/ou a produo de um determinado bem afetam os consumidores e/ou produtores, em outros mercados, e esses impactos no so considerados no preo de mercado do bem em questo. b) consumidores podem causar externalidades sobre produtores e vice-versa.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008 16

c) a correo de externalidades, pelo governo, pode ser feita mediante tributao corretiva, no caso de externalidades positivas, ou aplicao de subsdios, no caso de externalidades negativas. d) um exemplo de bem pblico puro o sistema de defesa nacional, cujo consumo se caracteriza por ser no-excludente e no-rival. e) falhas de mercado so fenmenos que impedem que a economia alcance o estado de bem-estar social, por meio do livre mercado, sem interferncia do governo. 56- Assim entendida como a atuao do governo no que diz respeito arrecadao de impostos e aos gastos pblicos, a poltica scal possui como objetivos, exceto: a) prestao de servios pblicos (atendimento de necessidades da comunidade). b) redistribuio de renda (bem-estar social). c) estabilizao econmica, que corresponde ao controle da demanda agregada (C+I+G+X-Z) no curto prazo. d) promoo do desenvolvimento econmico, corresponde ao estmulo da oferta agregada. que

e) controle da moeda nacional em relao a outras moedas. 57- No que se refere tributao, o conceito de eqidade remete idia de justia social, ou seja, os indivduos pagaro mais ou menos tributos conforme suas caractersticas. Nesse contexto, incorreto armar: a) o princpio do benefcio defende que a carga tributria deve ser diretamente proporcional ao benefcio que o agente aufere. De maneira simples, quanto maior for a utilidade atribuda ao bem pblico, maior ser a propenso em pagar os tributos. b) verticalmente, os impostos podem ser progressivos quando a proporo de tributos sobre a renda aumenta medida que a renda se eleva. c) a idia de tributar, segundo a capacidade de contribuio, refere-se a tributar cada indivduo de acordo com sua renda, mantendo o princpio da eqidade. d) verticalmente, os impostos podem ser regressivos quando os contribuintes, com a mesma capacidade de pagamento, arcam com o mesmo nus scal. e) existe eqidade horizontal quando os indivduos que possuem a mesma renda pagam a mesma quantidade de tributos. Por sua vez, existe eqidade vertical quando quem ganha mais paga mais.

Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

58- Do ponto de vista scal, o dcit pblico medido a partir do Resultado Primrio. Isso posto, correto armar: a) o Resultado Primrio corresponde diferena entre receitas no-nanceiras e despesas no-nanceiras. b) entende-se por receita no-nanceira: a receita oramentria arrecadada, mais as operaes de crdito, as receitas de privatizao e as receitas provenientes de rendimentos de aplicaes nanceiras. c) entende-se por despesa no-nanceira: a despesa total, a includas aquelas com amortizao e encargos da dvida interna e externa (amortizao mais juros). d) do ponto de vista scal, ou pelo critrio acima da linha, ocorre dcit pblico quando o total das receitas no-nanceiras superior s despesas no-nanceiras. e) nos casos em que o total das receitas prprias de um ente pblico (sem considerar emprstimos) inferior s despesas realizadas, temos um supervit primrio. 59- De acordo com o Manual Tcnico do Oramento, tanto na edio 2008 quanto na edio 2009 (1 verso), sobre a classicao de receitas e despesas pblicas correto armar: a) receitas devem ser classicadas como Financeiras (F), quando seu valor includo na apurao do Resultado Primrio no conceito acima da linha, ou Primrias (P), quando seu valor no includo nesse clculo. b) a classicao funcional da despesa reete a estrutura organizacional e administrativa governamental e est estruturada em dois nveis hierrquicos: rgo oramentrio e unidade oramentria. c) as receitas no-nanceiras so basicamente as provenientes de operaes de crdito, de aplicaes nanceiras e de juros. d) despesas com o planejamento e a execuo de obras, inclusive com a aquisio de imveis considerados necessrios realizao destas ltimas, e com a aquisio de instalaes, equipamentos e material permanente, so classicadas como inverses nanceiras. e) as receitas provenientes dos tributos, contribuies, patrimoniais, agropecurias, industriais e de servios so classicadas como primrias. 60- A Lei de Responsabilidade Fiscal, considerada um marco no federalismo scal no pas, no apenas por ter objetivado melhor a gesto scal de todos os nveis de governo, mas, principalmente, por ter apontado para um novo padro de responsabilizao mtua entre a Unio e os governos das demais esferas, tem como principais pontos, exceto: a) limitao de gastos com pessoal, estabelecendo o quanto pode ser gasto por cada nvel de governo em relao receita lquida. b) obrigatoriedade de unicao dos oramentos scais da Unio, Estados e Municpios. c) denio de metas scais anuais e exigncia de apresentao de relatrios trimestrais de acompanhamento.

d) estabelecimento de mecanismos de controle das nanas pblicas em anos eleitorais. e) proibio de socorro nanceiro entre os nveis de governo. ADMINISTRAO FINANCEIRA E ORAMENTRIA 61- Constitui evidncia do princpio da unidade oramentria: a) um oramento que contenha todas as receitas e todas as despesas. b) um nico oramento examinado, aprovado e homologado e ainda a existncia de um caixa nico e uma nica contabilidade. c) a existncia de um oramento que abranja tanto a rea scal como a rea previdenciria e o investimento das estatais. d) uma lei oramentria anual que no contenha matria estranha ao oramento. e) um oramento que abranja os Trs Poderes da Unio. 62- Assinale a opo falsa, em relao aos estgios da execuo da Receita e da Despesa. a) A receita tributria reconhecida, no patrimnio da entidade, no ato de lanamento, enquanto a despesa reconhecida na emisso do empenho. b) A liquidao constitui o segundo estgio na realizao da despesa pblica e os efeitos no patrimnio ocorrem e so registrados nesse momento. c) Os efeitos patrimoniais (modicao da situao patrimonial) decorrentes da receita da Dvida Ativa ocorrem no momento da inscrio da dvida e no no recolhimento. d) Os tributos lanados podem ser registrados pela contabilidade, mesmo considerando que o regime contbil adotado para a receita o de caixa. e) O cancelamento da liquidao da despesa corrente, relativa prestao de servios, traz efeitos na situao patrimonial da entidade. 63- Assinale a opo correta, a respeito dos crditos adicionais. a) Os crditos suplementares somente podem ser abertos em razo de excesso de arrecadao ou por cancelamento de crditos consignados na Lei Oramentria Anual. b) Os crditos especiais podem ser reabertos no exerccio seguinte pelos saldos remanescentes, caso o ato de autorizao tenha sido promulgado nos ltimos quatro meses do exerccio. c) Na abertura de crditos extraordinrios, a indicao da fonte dos recursos dispensada, caso haja grave ameaa ordem pblica. d) Os crditos suplementares no necessitam de autorizao legislativa para serem abertos, quando a abertura decorrer de calamidade pblica. e) O cancelamento de restos a pagar fonte para a abertura de crditos adicionais.
17 Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008

www.pciconcursos.com.br

64- Constitui caracterstica da Conta nica do Tesouro Nacional, exceto: a) a Guia da Previdncia Social GPS, que um documento de movimentao da Conta nica. b) em casos excepcionalmente autorizados, a movimentao da Conta nica pode ser realizada em agente nanceiro que no seja o Banco do Brasil. c) as Ordens Bancrias somente podem ser canceladas antes da remessa ao banco. d) a Ordem Bancria de Carto utilizada para registro de saque efetuado por detentor de Carto Corporativo do Governo Federal. e) as Ordens Bancrias de Movimentao da Conta nica so classicadas em Intra-Sia e Externa ao Sia. 65- Assinale a opo correta em relao s operaes de descentralizao de crditos e descentralizao nanceira, no mbito federal. a) A movimentao nanceira entre rgos, em razo de prvia movimentao oramentria, denomina-se cota de movimentao de limites recebidos. b) A transferncia nanceira entre a Secretaria do Tesouro Nacional e os rgos da administrao pblica federal obedece a programao denida na Lei Oramentria Anual. c) As transferncias nanceiras no modicam a situao patrimonial na unidade recebedora dos recursos, por constituir movimentao dentro da mesma entidade contbil. d) Os recursos destinados ao pagamento de Restos a Pagar no Processados so previamente transferidos unidade gestora e devem ser recebidos nesta antes da inscrio. e) A movimentao de crditos entre as Unidades Gestoras do mesmo rgo denominada proviso ou descentralizao interna de crdito. 66- Segundo dispe a Lei Complementar n. 101/2000 Lei de Responsabilidade Fiscal LRF, as despesas de carter continuado so as que tm a seguinte caracterstica: a) so as despesas correntes e de capital denidas como necessrias manuteno dos projetos criados no Plano Plurianual PPA. b) so as despesas correntes e de capital destinadas ao custeio da mquina administrativa decorrentes de determinaes da Lei de Diretrizes Oramentrias LDO. c) so os gastos relativos implantao de programas e servios decorrentes da reestruturao de rgos do Estado. d) so as despesas correntes derivadas de lei, medida provisria ou ato administrativo normativo que xe para o ente a obrigao legal de sua execuo por um perodo superior a dois exerccios. e) so os gastos permanentes oriundos de determinao legal ou judicial e que devem ser pagos com recursos dos exerccios seguintes.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008 18

67- Segundo dispe a Constituio Federal, os limites a serem obedecidos pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios na aplicao da receita resultante de impostos, na manuteno e desenvolvimento do ensino so: a) at dezoito por cento da receita tributria, no caso da Unio e at vinte e cinco por cento da receita de transferncias, no caso dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. b) doze por cento no ensino fundamental e mdio para todos os entes da federao. c) vinte e cinco por cento da receita de impostos, no caso da Unio e dezoito por cento no caso dos demais entes. d) vinte e dois por cento do Imposto de Renda, no caso da Unio, e vinte e cinco por cento no caso dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios da receita tributria. e) nunca menos de dezoito por cento, no caso da Unio, e vinte e cinco por cento, no mnimo, para os Estados, para o Distrito Federal e para os Municpios. 68- Assinale a opo falsa, a respeito da aplicao de recursos pblicos mediante transferncia voluntria. a) Quando o convnio ou contrato de repasse tiver vigncia plurianual, os valores programados para os exerccios subseqentes devem ser registrados em conta contbil prpria. b) As contrapartidas nanceiras devem ser depositadas na conta especca do convnio, em conformidade com o cronograma estabelecido. c) Nas rescises antecipadas dos convnios, os saldos remanescentes de recursos sero transferidos entidade sucessora para concluso do objeto avenado. d) Caso a entidade concedente no disponha de infra-estrutura para controlar a execuo do convnio, a transferncia dos recursos para a realizao de obra dever ser realizada mediante contrato de repasse. e) A celebrao de convnios com entidades privadas sem ns lucrativos poder ser precedida de chamamento pblico.

Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

LEGISLAO APLICADA STN 69- A coordenao, a consolidao e a superviso da elaborao dos projetos da lei de diretrizes oramentrias e da lei oramentria da Unio, compreendendo os oramentos scal, da seguridade scal e de investimento das empresas estatais , nos termos da Lei n. 10.180, de 6 de fevereiro de 2001, competncia: a) das unidades responsveis pelas atividades de oramento. b) das unidades responsveis pelas atividades de planejamento. c) exclusiva de rgos setoriais subordinados Casa Civil da Presidncia da Repblica, vedando-se, no entanto, que esses rgos proponham medidas que objetivem a consolidao das informaes oramentrias das diversas esferas do governo. d) exclusiva de rgos setoriais subordinados Casa Civil da Presidncia da Repblica, vedando-se, no entanto, que esses rgos estabeleam classicaes oramentrias, tendo em vista inclusive necessidades de harmonizao para planejamento em controle. e) exclusiva de rgos vinculados Secretaria do Tesouro Nacional, vedando-se, no entanto, a realizao de estudos e pesquisas concernentes ao desenvolvimento e ao aperfeioamento do processo oramentrio federal. 70- O Sistema de Planejamento e de Oramento Federal tem como rgo central a(o): a) Advocacia-Geral da Unio. b) Secretaria da Receita Federal do Brasil. c) Ministrio da Fazenda. d) Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. e) Tribunal de Contas da Unio. 71- Os representantes do Tesouro Nacional nos conselhos scais devero ser, preferencialmente, nos termos da legislao de regncia: a) servidores integrantes da carreira Finanas e Controle com exerccio nas reas de controle interno da entidade vinculada. b) servidores integrantes da carreira Finanas e Controle que no estejam em exerccio nas reas de controle interno ou no ministrio ou rgo equivalente ao qual a entidade esteja vinculada. c) servidores integrantes da carreira Finanas e Controle com exerccio h mais de trs anos nas reas de controle interno da entidade vinculada. d) servidores da Secretaria do Tesouro Nacional, de quaisquer reas de planejamento e de gesto, detentores de notrios conhecimentos jurdicos e contbeis. e) servidores da Secretaria da Receita Federal do Brasil, de quaisquer reas de planejamento e de gesto, detentores de notrios conhecimentos jurdicos e contbeis.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008 19

72- Identique o rgo central do Sistema de Contabilidade Federal, nos termos da legislao aplicvel. a) Secretaria Federal de Controle Interno. b) Comisso de Coordenao de Controle Interno. c) Secretaria do Tesouro Nacional. d) Conselho Federal de Contabilidade. e) Conselho Gestor do Plano de Contas nico da Unio. 73- Nos termos da Lei n. 10.180, de 6 de fevereiro de 2001, as unidades de gesto interna da Advocacia-Geral da Unio integram o Sistema de Contabilidade Federal na qualidade de a) unidades intervenientes de representao judicial. b) unidades de apoio de representao extrajudicial. c) unidades gestoras de representao judicial de rgo central. d) rgo central. e) rgo setorial. 74- No que se refere s atividades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, assinale a opo incorreta. a) Realizao de tomadas de contas dos ordenadores de despesa, com exceo da auditoria de responsveis por bens e valores pblicos e de todo aquele que der causa a perda, extravio ou ilegalidade que resulte dano ao errio. b) Avaliao do cumprimento das metas previstas no plano plurianual. c) Execuo dos programas de governo. d) Execuo dos oramentos da Unio. e) Avaliao da gesto dos administradores pblicos federais. 75- No que se refere s nalidades do Sistema de Planejamento e de Oramento Federal, assinale a opo incorreta. a) Formulao do planejamento estratgico nacional. b) Formulao de planos nacionais, setoriais e regionais de desenvolvimento econmico e social. c) Formulao do plano plurianual, das oramentrias e dos oramentos anuais. diretrizes

d) Gerenciamento do processo de planejamento e do oramento federal. e) Promoo da articulao com os Estados e com o Distrito Federal, excluindo-se os Municpios, no que se refere compatibilizao de normas e tarefas ans aos diversos Sistemas.

Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

POLTICA E ADMINISTRAO PBLICA 76- Para Max Weber, burocracia a organizao eciente por excelncia. Ele destaca que este modelo possui caractersticas que lhe so prprias e inmeras vantagens em relao a outras formas. Entretanto, suas disfunes fazem com que o conceito popular seja exatamente o inverso. Analise as opes a seguir e marque a resposta correta. i) A burocracia baseada em caractersticas que tm como conseqncia a previsibilidade do comportamento humano e a padronizao do desempenho dos participantes, cujo objetivo nal a mxima ecincia da organizao.

78- De acordo com o Decreto-Lei 200, de 25 de fevereiro de 1967, as atividades da Administrao Pblica obedecero aos seguintes princpios fundamentais: i) Ao governamental que visa promover o desenvolvimento econmico-social do Pas e a segurana nacional.

ii) Atividade governamental responsvel pela execuo dos planos e programas de governo. iii) Princpio que, ao ser implementado, libera o rgo da Administrao Federal das atividades de rotinas de execuo de tarefas de mera formalizao de atos administrativos, para que possa concentrar-se nas atividades de planejamento, superviso, coordenao e controle. iv) Trata-se de instrumento de descentralizao administrativa, com objetivo de assegurar maior rapidez e objetividade s decises, situando-se nas proximidades dos fatos, pblico-alvo ou problemas. v) Atividade da Administrao Federal que dever ser exercida em todos os nveis e rgos, compreendendo, particularmente: chea competente, rgos prprios de cada sistema, com observncia s normas e recursos (nanceiros e bens). Os princpios descritos nos enunciados anteriores correspondem, respectivamente, a: a) Controle, Planejamento, Coordenao, Descentralizao, Delegao de Competncia. b) Planejamento, Coordenao, Descentralizao, Delegao de Competncia e Controle. c) Coordenao, Controle, Planejamento, Descentralizao e Delegao de Competncia. d) Descentralizao, Controle, Planejamento, Coordenao e Delegao de Competncia. e) Delegao de Competncia, Descentralizao, Controle, Planejamento e Coordenao.

ii) Weber viu inmeras vantagens que justicam o avano da burocracia sobre as demais formas de associao. iii) A burocracia apresenta disfunes que tm como conseqncia a previsibilidade do funcionamento da organizao. iv) Weber entendia que as caractersticas da burocracia contribuam, em parte, para a segurana dos processos organizacionais. a) Esto corretos os enunciados i, iii e iv. b) Esto corretos os enunciados ii, iii e iv. c) Esto corretos somente os enunciados i e iii. d) Esto corretos somente os enunciados i e ii. e) Todos os enunciados esto corretos. 77- O modelo atual de Administrao Pblica do Brasil enfrenta um grave problema: os servidores, quer sejam eles do nvel gerencial ou no, tm a maior parte de seu tempo comprometida com atividades que so produtos do excesso de formalismo burocrtico, o que faz com que percam de vista os objetivos das aes governamentais. A reverso deste quadro depende de uma mudana profunda na forma de administrar a coisa pblica, cuja alternativa mais vivel a implantao de um novo modelo de gesto baseado nos conceitos da administrao gerencial. Todos os enunciados a seguir so caractersticas da administrao gerencial, exceto: a) suas decises e aes so orientadas para os resultados. b) tem como foco as demandas dos clientes-usurios dos servios pblicos. c) pressupe uma instituio orientada basicamente para processos e tarefas. d) suas aes so baseadas no planejamento permanente e executadas de forma descentralizada e transparente. e) pressupe uma instituio com seus corpos diretivo e funcional comprometidos com a misso institucional.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008

20

Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

79- Segundo Bresser Pereira (2001), a reforma gerencial de 1995 no se baseou na discusso com os neoliberais sobre o grau de interveno do Estado na economia, pois j havia um consenso sobre a inviabilidade do Estado mnimo e da necessidade de ao reguladora, corretora e estimuladora do Estado. O debate permeou trs perguntas: I. Quais so as atividades do Estado?

80- As mudanas no plano mundial enterraram a era liberal e promoveram o Estado corporativo, voltado para estimular a cooperao entre o capital e o trabalho. De acordo com Camargo (2001), no Brasil, no nal do sc. XX, criou-se um novo federalismo democrtico trino (presente nos trs nveis de governo), que nasceu com a Constituio Federal de 1988, como um novo tipo de federalismo cooperativo. So caractersticas desse tipo de federalismo, exceto: a) comprometido com parcerias entre os trs nveis de governo. b) comprometido com a melhoria das polticas pblicas no nvel local. c) comprometido com a reduo das desigualdades sociais. d) comprometido com as oligarquias e o fortalecimento da classe poltica. e) comprometido com o fortalecimento da sociedade civil e da cidadania.

II. Que atividades, para as quais ainda no existe essa exclusividade, a sociedade e o Estado consideram necessrio nanciar (particularmente servios sociais e cientcos)? III. Quais as atividades empresariais, de produo de bens e servios, para o mercado? A essas trs perguntas foi adicionado mais uma: Quais so as formas de propriedade ou de organizao relevantes no capitalismo contemporneo: apenas a propriedade privada e a estatal, ou haveria entre as duas uma terceira, a propriedade pblica no-estatal, que assume cada vez maior importncia nas sociedades contemporneas? A partir dessas perguntas e da dicotomia da administrao burocrtica/administrao gerencial, foi possvel construir o modelo da reforma baseado nos Estados modernos. Leia as assertivas a seguir e marque a opo correta. i) Assim, os Estados modernos contam com um setor de atividades exclusivas do Estado, dentro do qual esto o ncleo estratgico e as agncias executivas ou reguladoras, no qual a propriedade ser, por denio, estatal.

ii) Assim, os Estados modernos contam com um setor social e cientco, de atividades que no so exclusivas, mas que, dadas as externalidades e os direitos humanos envolvidos, exigem forte nanciamento do Estado, no qual a propriedade dever ser essencialmente pblica no-estatal. iii) Assim, os Estados modernos contam com um setor de produo de bens e servios para o mercado, no qual a propriedade ser privada. iv) Assim, os Estados modernos contam com um setor de atividades exclusivas do Estado, dentro do qual esto o ncleo estratgico e as agncias executivas ou reguladoras, no qual a propriedade ser, por denio, pblica no-estatal. v) Assim, os Estados modernos contam com um setor social e cientco, de atividades que no so exclusivas, mas que, dadas as externalidades e os direitos humanos envolvidos, exigem forte nanciamento do Estado, no qual a propriedade ser, por denio, estatal. a) Esto corretas as assertivas i, ii e iv. b) Esto corretas as assertivas i, ii e v. c) Esto corretas apenas as assertivas i e iii. d) Esto corretas somente as assertivas i e ii. e) Esto corretas as assertivas i, ii e iii.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008 21 Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008

22

Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008

23

Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

Escola de Administrao Fazendria www.esaf.fazenda.gov.br

Secretaria do Tesouro Nacional www.tesouro.fazenda.gov.br

www.pciconcursos.com.br

You might also like