You are on page 1of 19

NUTRIO E ALIMENTAO DE CAPRINOS

Mrcia Maria Cndido da Silva1*; Carla Aparecida Florentino Rodrigues 1

Zootecnistas, DS, Universidade Federal de Viosa

* E-mail: mmcsilv@yahoo.com.br

1. INTRODUO Em qualquer atividade pecuria a nutrio premissa bsica para obteno de um bom desempenho produtivo e reprodutivo dos animais. Nutrir adequadamente um caprino significa fornecer todos os nutrientes em quantidade e propores adequadas para atender as suas necessidades, atravs de uma rao sem fatores txicos e ao menor custo possvel (Ribeiro, 1997). Antes da elaborao de um plano nutricional alguns conceitos e princpios devem ser cuidadosamente estudados e correlacionados para que o animal possa seu potencial gentico em resposta nutrio. Fatores como hbitos alimentares, utilizao de nutrientes, exigncias e alimentos empregados so alguns aspectos bsicos da nutrio de caprinos que devem ser levados em considerao para se obtenha a resposta esperada. 2. CLASSIFICAO DOS NUTRIENTES Os nutrientes podem ser classificados em cinco classes principais: carboidratos, protenas, lipdios, vitaminas e minerais. Os carboidratos so as principais fontes energticas na alimentao dos ruminantes. Este grupo pode ser subdividido em carboidratos fibrosos e no fibrosos. Os carboidratos fibrosos, obtidos com a incluso do volumoso na rao, so essenciais para manter o funcionamento do rmen. No grupo de carboidratos no fibrosos, esto includos os concentrados energticos (fub de milho, farelo de trigo, farelo de arroz, melao, etc) que devem ser fornecidos ao animal, porem devem ser cuidadosamente avaliados, pois seu excesso pode levar a alguns distrbios metablicos que podem comprometer o desempenho animal. As protenas so os principais constituintes do corpo do animal e, desta forma, devem ser supridas continuamente, atravs da alimentao, para o reparo e formao das clulas, snteses de produtos, manuteno do organismo e outros processos metablicos. O termo protena coletivo, abrangendo enorme grupo de membros intimamente relacionados, mas fisiologicamente distintos que vo desde o nitrognio no protico - NNP (uria) s protenas verdadeiras. Neste ltimo grupo esto includas as protenas de origem animal (farelo de carne, penas, ossos, etc) e protenas de origem vegetal (farelo de soja, farelo de algodo, etc). As protenas verdadeiras tambm so fontes energticas para o animal. Observao: para animais monogstricos (aves, sunos), o NNP no tem valor nutricional. Os lipdios so substncias orgnicas insolveis em gua, fornecedores de energia que tambm exerce importantes funes no metabolismo animal. Os lipdios so includos na dieta dos animais quando se deseja elevar a concentrao de energia da dieta, j que estes fornecem 2,25 vezes mais energia que os carboidratos. No entanto, no se recomenda a utilizao de mais de 7% de lipdios dieta de ruminantes (Gonzlez citado por Vasconcelos et al., 1998) em funo da inibio que estes podem promover na digesto da fibra e, tambm, porque existe um limite de absoro pelo animal a nvel intestinal.

As vitaminas so compostos orgnicos necessrios em pequenas quantidades e, junto com as enzimas, participam de muitas reaes qumicas. Em caso de deficincia, os sintomas bem definidos aparecem e tornam-se mais severos medida que a deficincia aumenta. Entretanto, a suplementao da vitamina deficiente na dieta pode reverter os sintomas rapidamente. As vitaminas so classificadas em dois grandes grupos: as hidrossolveis (vitaminas do complexo B e vitamina C) e as lipossolveis (vitamina A, D, E e K). As vitaminas lipossolveis so armazenadas na poro lipdica dos alimentos. Nos animais elas so estocadas no fgado ou no tecido adiposo. Em contraste, as vitaminas hidrossolveis no so estocadas nos tecidos animais e dependem de uma suplementao contnua na dieta (Wattiaux, 1998). Os minerais so elementos inorgnicos, encontrados na forma de sais inorgnicos (carbonato de clcio) ou ligados a compostos orgnicos (enxofre em alguns aminocidos). Os minerais so classificados em macrominerais e microminerais (Tabela 1). A distino entre eles baseada na quantidade de mineral exigida pelo animal, mas ambos so importantes para manter o bom funcionamento do metabolismo animal (Wattiaux, 1998). Tabela 1. Classificao dos minerais Macrominerais Clcio (Ca) Fsforo (P) Magnsio (Mg) Sdio (Na) Potssio (K) Cloro (Cl) Enxofre (S) Iodo (I) Ferro (F) Cobre (Cu) Cobalto (Co) Mangans (Mn) Microminerais Molibdnio (Mo) Zinco (Zn) Selnio (Se)

3. ASPECTOS RELACIONADOS NUTRIO Os nutrientes descritos no item anterior so classificados da mesma forma para todos os animais. No entanto, a utilizao destes nutrientes difere entre animais monogstricos e ruminantes. Esta diferenciao complexa e est relacionada a modificaes no sistema digestivo que, por sua vez, desencadeia uma srie de alteraes que iro determinar o uso e o aproveitamento dos nutrientes pelos animais. Os ruminantes se diferenciam dos monogstricos pela diviso do seu estmago em quatro compartimentos e pelo hbito da ruminao. 3.1 Sistema Digestivo dos Caprinos O aparelho digestivo dos ruminantes tem como principal funo digerir e absorver os alimentos, e excretar os produtos no aproveitados pelo organismo. constitudo por boca, faringe, esfago, estmago (rmen, retculo, omaso e abomaso), intestino delgado (duodeno, jejuno e leo), intestino grosso (ceco, colo e reto) e glndulas acessrias que so as glndulas salivares, o pncreas e o fgado.

O estmago dos ruminantes dividido em uma parte aglandular (rmen, retculo e omaso) e uma parte glandular (abomaso). Os quatro compartimentos do estmago dos ruminantes so (Figura 1): Rmen Freqentemente chamado de cmara de fermentao o maior dos compartimentos, caracteriza-se por abrigar uma populao microbiana capaz de digerir e transformar alimentos de baixa qualidade (fibra e nitrognio no protico) em energia na forma de cidos graxos volteis (AGVs) e protena microbiana, alm de sintetizar vitaminas B e K. Retculo o segundo compartimento e possui livre intercmbio dos seus contedos com o rmen, da muitos autores relacionam estes dois compartimentos como rmen-retculo. O retculo recoberto por uma mucosa com muitas cristas que se subdividem em compartimentos cuja aparncia assemelha-se a favos de mel de abelha. Est situado debaixo da entrada do esfago e separa-se do rmen dorsalmente pela crdia (regio do rmen por onde chega o contedo do esfago) e do saco ventral, pela prega retculo-ruminal. O deslocamento desta prega possui uma importante funo no deslocamento e seleo das partculas da digesta antes de deixarem o rmen (Wattiaux, 1998). Omaso rgo esfrico, constitudo de um canal omasal e de um corpo formado por muitas camadas de folhas musculares que asseguram a comunicao entre o retculo e o abomaso. A digesta prensada entre as folhas tende a ficar bastante seca, sugerindo que no omaso ocorre a absoro de guas e de minerais (sdio e bicarbonato). Como resultado a gua no dilui o cido secretado pelo abomaso e os minerais podem ser reciclados pela saliva. Abomaso o estmago verdadeiro, possui mucosa secretora, contm cido clordrico e enzimas que degradam os alimentos em compostos que podem ser absorvidos pelas paredes do estmago e dos intestinos (Cunha, 1999).

Figura 1. Compartimento do estmago dos ruminantes

3.2 Utilizao dos Nutrientes Em funo das caractersticas peculiares do estmago dos ruminantes, deve-se levar em considerao quando de um planejamento alimentar que estes animais possuem dois sistemas metablicos: o dos microrganismos do rmen e o dos tecidos. Ambos so interdependentes e a otimizao da produtividade implica que estes dois sistemas estejam adequadamente providos de nutrientes em um equilbrio perfeito (Vasconcelos et al., 1998). Estes metabolismos so simbiticos, ou seja, o atendimento das exigncias nutricionais dos caprinos envolve o fornecimento adequado de substratos para os microrganismos ruminais de forma que estes possam utiliza-los para seu crescimento fornecendo energia e protena de alta qualidade para o animal hospedeiro (ruminante). Alm de energia e protena, a microbiota ruminal produz vitaminas do complexo B e aminocidos essenciais (mesmo a partir de nitrognio no protico fornecer fonte de enxofre), tornando os ruminantes independentes das fontes externas (Van Soest, 1994). Para uma melhor eficincia da utilizao dos nutrientes necessrio que os substratos estejam em perfeita harmonia (balanceados) de forma que o crescimento microbiano no seja limitado e no limite, tambm, o aporte de nutrientes para o ruminante. Em geral, a populao microbiana utiliza amnia, aminocidos e peptdeos como fonte de nitrognio. As bactrias que fermentam celulose e hemicelulose (fermentadoras de carboidratos fibrosos) se desenvolvem muito lentamente e utilizam amnia como a fonte principal de nitrognio. As bactrias que fermentam os carboidratos no fibrosos tambm podem utilizar amnia, porm se desenvolvem melhor quando tem peptdeos e aminocidos disponveis. Em animais de alta produo de leite, o sistema ruminal no capaz de garantir a quantidade suficiente de nutrientes requeridos e as raes devem ser formuladas com o objetivo de otimizar o aporte alimentcio exigido pelo animal nessas situaes. Duas alternativas podem ser usadas para maximizar o fornecimento de nutrientes dietticos que alcanam o stio de absoro no intestino delgado em animais de alta produo: a) aumentar a quantidade e a qualidade dos produtos finais de fermentao ruminal; b) fornecer nutrientes na dieta que escapem fermentao ruminal e possam ser digeridos e absorvidos pelo intestino delgado para posterior utilizao pelos tecidos (Vasconcelos et al., 1998). Os carboidratos (fibrosos ou no fibrosos) tm efeito importante sobre o equilbrio das espcies bacterianas no rmen, sobre a proporo de cidos graxos que se produzem e sobre a quantidade de energia que vai para os tecidos. As raes com propores elevadas de fibras no fornecem a quantidade suficiente de energia para cobrir as produes elevadas de leite e, normalmente, os animais perdem peso e a produo fica abaixo do potencial gentico dos animais (Vasconcelos et al., 1998). A concentrao energtica da rao pode ser aumentada elevando-se a quantidade de carboidratos no estruturais, porm corre-se o risco de alterar a fermentao ruminal e ocasionar transtornos como acidose e diminuio da gordura do leite. O contedo timo de fibra da dieta pode variar com o estgio de lactao e o nvel de produo (Vasconcelos et al., 1998).

3.3. Hbitos Alimentares Alimentar cabras leiteiras com altos nveis de produo, tambm significa saber que esses animais apresentam hbitos alimentares caractersticos, com preferncias definidas e grande capacidade de seleo. O resultado disso que uma rao composta pelos mesmos alimentos pode ter consumo (quantidade) diferenciado. Isso pode acontecer, por exemplo, quando se muda a forma de apresentao do alimento ou a freqncia em que as raes so oferecidas. E consumo um dos pontos fundamentais para alimentao de cabras leiteiras (Carvalho, 2002). Van Soest (1994) classifica os ruminantes em trs classes principais, de acordo com os seus hbitos alimentares: 1) animais que selecionam alimentos concentrados; 2) animais selecionadores intermedirios, e 3) animais utilizadores de volumosos. Os animais selecionadores de alimentos concentrados no toleram grandes quantidades de fibra em suas dietas e so, conseqentemente, limitados a selecionar alimentos concentrados, e ou pores de plantas com baixo teor de fibra (girafa, veado, alce, etc.). Animais selecionadores intermedirios so aqueles capazes de uma utilizao limitada dos constituintes da parede celular e que apresentam uma alta velocidade de passagem, o que os permite ingerir quantidades suficientes de nutrientes facilmente fermentveis. Os caprinos e ovinos so alguns dos animais englobados nesta classificao e, que apresentam uma grande flexibilidade alimentar e so adaptados tanto para o consumo de gramneas, quanto para o consumo de dicotiledneas herbceas e brotos e folhas de rvores e de arbustos. A terceira categoria de ruminantes nessa classificao engloba aqueles adaptados para uma velocidade de passagem mais lenta e, conseqentemente, aptos para uma melhor utilizao dos constituintes fibrosos da parede celular das forragens, neste grupo esto os bovinos e bfalos. Entre os consumidores intermedirios existe uma diferena em relao a seletividade, sendo os caprinos mais seletivos que os ovinos, pois possuem grande mobilidade labial. Estes animais preferem o ramoneio tanto em pastejo quanto em confinamento, podem consumir grande variedade de plantas e atravs da seletividade mudam a dieta de acordo com a disponibilidade de alimentos e da estao do ano. Os caprinos selecionam as partes que possuem maior valor nutritivo, preferindo folhas a caules. Assim, uma mesma rao pode ser consumida em quantidades diferentes, devido a forma e a freqncia com que esta rao oferecida, ou seja, a qualidade do alimento ingerido pode ser diferente da qualidade do alimento oferecido (Cunha, 1999; Ribeiro, 1997). Quando os caprinos so alimentados no cocho, o comportamento alimentar pode ser dividido em trs fases: Explorao o animal toma conhecimento da alimentao oferecida; Consumo intensivo o animal consome muito e quase satisfaz a sua fome; Seleo o animal seleciona determinadas partes do alimento a serem ingeridas. A durao de cada fase varivel e depende de fatores como competio entre os caprinos, adaptao dieta, homogeneidade da rao e intervalo entre as refeies. A primeira fase reduzida quando existe maior competio entre as cabras no cocho, quando o volumoso homogneo ou quando as cabras esto acostumadas a ele. Ao contrrio, a primeira fase tem maior durao quando so utilizados cochos individuais e quando o volumoso oferecido de baixa qualidade e composto por diferentes espcies vegetais.

3.4 Eficincia digestiva Os caprinos apresentam algumas diferenas no comportamento alimentar e na fisiologia digestiva em relao aos outros ruminantes e por isso podem ser considerados mais eficientes em alguns aspectos digestivos: Maior taxa de fermentao no rmen e conseqentemente maior produo de cidos graxos volteis; Remastigao ou ruminao mais demorada, portanto melhor digesto, apesar da ingesto rpida dos alimentos; Maior taxa de movimentos do alimento no rmen, ou seja, maior turnover de alimentos; Natureza da dieta, adequando sua alimentao conforme a disponibilidade dos alimentos; Maior atividade microbiana no rmen devido a menor quantidade de gua ingerida e da utilizao mais eficiente da gua. 3.5 Nvel de Consumo de Alimentos O consumo de alimentos pode ser influenciado por diversos fatores, tais como, disponibilidade de forragem, forma fsica do alimento, idade da forrageira, mtodo de conservao, teor de matria seca, quantidade oferecida, tamanho do corte, nmero de refeies, uso de aditivos, disponibilidade de gua, luminosidade etc. Na Tabela 2 esto apresentados alguns destes fatores os quais podem ser relacionados ao animal, ao alimento e ao ambiente. Tabela 2. Fatores que interferem no consumo de alimentos por caprinos ANIMAL Raa Peso vivo e tamanho Estado fisiolgico Crescimento Gestao Lactao Nvel de produo Apetite Preferncia Fonte: Cunha (1999) e Ribeiro (1997). A freqncia de distribuio dos alimentos ou o nmero de refeies influencia o consumo dos caprinos e tem se observado que quanto mais se oferece o alimento, maior o consumo. Ento quando se pretende maximizar a ingesto de alimentos deve-se dividir a dieta total em vrias refeies dirias, pelo menos manh e tarde. Esta prtica mais importante quando se alimentam cabras leiteiras Gosto Cheiro Qualidade da forrageira Variedade Contedo de umidade Digestibilidade Tamanho/forma ALIMENTO AMBIENTE Tipo de alimento -verde/conservado Hora da alimentao Freqncia de alimentao Quantidade distribuda de alimentos Competio entre os animais Temperatura ambiental Umidade relativa do ar Forma de distribuio dos alimentos

coletivamente, pois neste caso pode ocorrer competio pelo alimento, principalmente quando o espao de cocho para o nmero de animais da baia insuficiente para que todas as cabras tenham acesso ao cocho ao mesmo tempo. Sabe-se que fundamental que no cocho tenha quantidade de alimento que permita que as cabras consumam quantidades suficientes de rao para garantir seus nveis de produo (Cunha, 1999).

4. EXIGNCIAS NUTRICIONAIS DOS CAPRINOS A exigncia nutricional a quantidade de um determinado nutriente necessrio para cada funo especfica realizada pelo animal, expressa de forma adequada. Para se determinar s exigncias nutricionais, o mtodo mais utilizado tem sido o fatorial. Neste, a necessidade do animal corresponde soma das necessidades para cada funo, como mantena, crescimento ou ganho em peso, gestao, lactao e trabalho (Ribeiro, 1997). E total = E mantena + E ganho + E gestao + E lactao + E trabalho As exigncias de nutrientes so influenciadas por vrios fatores, tais como: raa, sexo, animais castrados ou inteiros, idade, tamanho do corpo, estado fisiolgico (crescimento, gestao, lactao), crescimento de plo, atividades voluntrias, atividade fsica, nvel de produo, aspectos ruminais, composio corporal, relao com outros nutrientes e fatores do ambiente (temperatura, umidade, luminosidade, velocidade do vento). As exigncias nutricionais apresentadas a seguir so oriundas de informaes adaptadas dos principais materiais de referncia, NRC (1981) e AFRC (1993), e de trabalhos brasileiros realizados por Rezende (1996) e Ribeiro (1997). 4.1. Ingesto de Matria Seca A capacidade de ingesto, assim como os requisitos nutricionais, variam ao longo do ciclo produtivo e so influenciadas por caractersticas relacionadas ao animal, raa, idade, nvel de produo, aptido, estado fisiolgico e peso vivo. Existem dois mecanismos para controle da ingesto de alimento: 1. Controle fisiolgico - a necessidade energtica do animal atendida, cessando o estmulo para consumo de alimentos. Isso ocorre em situaes em que o animal apresenta pouca exigncia ou est consumindo raes bem balanceadas. 2. Controle fsico ou efeito do enchimento (limitao fsica) a necessidade do animal ainda no foi atendida, mas o rmen apresenta-se repleto, o controle de consumo ocorrer pela limitao fsica provocada por uma restrio de capacidade do trato digestivo de suportar uma maior quantidade de alimentos. Essa situao ocorre em animais com altas exigncias e/ou consumindo alimentos de baixa qualidade (Ribeiro, 1997; Rodrigues, 1998).

O clculo da ingesto de matria seca realizado atravs de equaes e de tabelas. A ingesto varia de 1,5 a 2,0% do PV em animais de baixa exigncia e at 5% do PV em animais de alta produo. Estas equaes consideram o PV, o peso metablico (PV adequada a uma situao especfica. O AFRC (1993) citado por Ribeiro (1997) oferece uma equao que muito utilizada para clculo da matria seca ingerida (MSI) para cabras em lactao. Em condies de mantena considerase neste caso a produo de leite (PL) igual a zero. MSI = 0,062 * PV 0,75 + 0,305 * PL, onde: MSI = matria seca ingerida, em g/dia; PL = produo de leite, em kg/dia, com 3,5% de gordura; PV = peso vivo, em kg. 4.2. Exigncia para Mantena A condio fisiolgica denominada mantena descrita como o estado em que o animal no est em produo e seu peso vivo e suas reservas permanecem constantes, ou seja, o que o animal requer para manter-se vivo. Neste caso, as necessidades especficas de gua, protena, energia, minerais e vitaminas correspondem ao metabolismo de jejum ou energia lquida de mantena, atendendo as funes vitais do animal (Tabela 3). Tabela 3. Exigncias nutricionais para mantena Peso ED (kg) 30 40 50 60 70 1,59 1,98 2,34 2,68 3,01 EM 1,30 1,61 1,91 2,19 2,45 Energia EL 0,70 0,86 1,02 1,16 1,30 UFL (INRA) 0,41 0,51 0,60 0,68 0,77 NDT (g) 362 448 530 608 682 PB 51 63 75 86 96 ----------(Mcal)---------Protena PD 35 43 51 59 66 PM ou PDI 31 38 45 52 58 Minerais Ca 2 2 3 3 4 P 1,4 1,4 2,1 2,1 2,8
0,75

), a proporo entre concentrado e

volumoso na rao, a qualidade do alimento, o nvel de produo e outros, sendo cada equao

---------------------(g)----------------- -------(g)------

Adaptado de Ribeiro (1997)

4.3. Exigncia para Produo Est relacionada com as necessidades em gua, protena, energia, minerais e vitaminas para produo. A relao entre os gastos totais (mantena + produo) e os gastos de mantena determinam o nvel de produo do animal (Tabela 4). Tabela 4. Nvel de produo em relao s exigncias de mantena

Mltiplo da exigncia de mantena 1,0 1,6 2,0 2,5 3,0 3,5 4,0 4,5 * ltimo ms de gestao, parto duplo. Fonte: INRA citado por Ribeiro (1997) 5.3.1. Crescimento

Situao Mantena Gestao* Produo de leite (kg) 2 3 4 5 6 7

Nos animais em crescimento, todos os rgos e tecidos aumentam de peso de forma diferenciada devido as diferentes velocidades de crescimento, as quais se traduzem exteriormente na forma e no estado do animal. As exigncias para animais em crescimento correspondem s exigncias para ganho de peso + mantena (Tabela 5).

Tabela 5. Exigncias para 100g de ganho de peso dirio Peso (kg) 10 20 30 40 50 IMS (kg) 0,10 0,20 0,30 0,40 0,40 ED 0,51 0,70 0,88 1,08 1,26 EM 0,42 0,57 0,72 0,88 1,03 Energia EL 0,24 0,32 0,41 0,50 0,58 UFL 0,14 0,19 0,24 0,29 0,34 NDT (g) 116 159 199 245 286 PB 29 29 28 27 26 -------(Mcal)-------Protena PD 21 21 20 19 18 PM 25 25 24 23 22 ---------(g)----------Minerais Ca 1,32 1,43 1,49 1,54 1,58 P 0,72 0,71 0,70 0,69 0,68 -------(g)------

Fonte: Adaptado de Ribeiro (1997)

4.3.2. Gestao Nesta fase, a exigncia total do animal corresponde s exigncias para gestao (desenvolvimento do feto, placenta, glndula mamria) + manuteno (Tabela 6). No incio da gestao, o feto requer poucos nutrientes para seu funcionamento e crescimento, muito lento at a metade da gestao, ou seja, no incio o feto representa uma exigncia muito pequena para a cabra. Entretanto, no ltimo tero de gestao o crescimento fetal rpido e corresponde a 80%

10

do desenvolvimento do feto, exigindo do animal grandes quantidades de nutrientes, tornando o custo nutricional da cabra elevado. Neste momento, deve-se considerar a condio nutricional da cabra, a qual deve apresentar-se em boas condies, nem sub e nem superalimentada. Em condies de subnutrio, a cabra ir utilizar suas reservas corporais para suprir as necessidades do feto, principalmente em energia. Tabela 6. Exigncias nutricionais para cabras secas, gestando dois fetos, em funo do peso e da fase de gestao, incluindo as exigncias para mantena e para gestao PV (kg) 40 Perodo incio 4 ms 5 ms 50 incio 4 ms 5 ms 60 incio 4 ms 5 ms
o o o o o o

IMS (kg) 1,07 1,07 0,97 1,20 1,20 1,09 1,33 1,33 1,21

Energia ED 3,00 3,60 5,03 3,48 4,11 5,59 3,91 4,53 6,01 EM 2,45 2,94 4,10 2,84 3,35 4,56 3,19 3,70 4,90 EL 0,99 1,14 1,27 1,17 1,34 1,50 1,34 1,53 1,72 UFL 0,58 0,67 0,75 0,69 0,79 0,88 0,79 0,90 1,01 NDT (g) 680 816 1.141 789 932 1.268 887 1.027 1.363 PB 77 159 215 91 173 235 105 187 253 -----(Mcal)------

Protena PM 54 111 150 63 120 163 73 130 176 PL 37 57 77 43 67 91 50 79 107 ---------(g)---------

Minerais Ca 3,0 5,0 7,0 3,5 6,0 8,5 4,0 7,0 10,0 P 2,0 2,5 3,0 2,5 3,1 3,7 3,0 3,8 4,5 ------(g)-----

Fonte: Adaptado de Ribeiro (1997)

4.3.3. Lactao A exigncia total do animal corresponde s exigncias de nutrientes para lactao (produo e composio do leite, funcionamento da glndula mamria) + manuteno (Tabela 7). No incio da lactao, os requisitos nutricionais aumentam rapidamente, enquanto a capacidade de ingesto o faz lentamente. Em cabras especializadas, a glndula mamria tende a alcanar sua produo potencial nas primeiras semanas de lactao, fazendo com que a fmea mobilize suas reservas corporais. A secreo do leite exige maiores propores de protenas, P e Ca, e aminocidos essenciais, que os gastos para mantena. No incio da lactao as cabras perdem peso, pois no conseguem ingerir a quantidade de alimento que seria necessrio para suprir os nutrientes eliminados no leite. E a partir do quarto ms de lactao as cabras tm que formar reservas corporais para a prxima lactao, apresentando altas exigncias.

Tabela 7. Exigncias de energia e de protena para produo de leite de cabras confinadas, por litro de leite, durante o perodo que vai do 2o ms de lactao at a cobertura, sem alterao do peso vivo

11

Energia Exigncias ED EM EL UFL NDT (g) 0,385 0,065 342 55 PB

Protena PD PM

Minerais Ca P

Vitaminas A D

--------(Mcal)--------1,500 0,241 1,219 0,197 0,655 0,111

----------(g)-----------68 48 43

-----(g)----4,0 1,5

-------UI-----3,800 760

Exigncias por kg de leite com 3,5% de gordura (cabras Alpinas) Exigncias para cada 0,1% de variao no teor de gordura do leite
Fonte: Adaptado de Ribeiro (1997)

5. ALIMENTOS A alimentao um dos fatores mais importantes em um sistema de produo, pois atravs dela que os animais ingerem os nutrientes necessrios para expressarem seus potenciais de produo. Entretanto, a alimentao representa um dos mais altos custos da produo, podendo representar at 80% do custo total. Assim, torna-se necessrio o conhecimento dos alimentos disponveis para que se possam escolher os mais adequados para cada situao e para cada regio (Ribeiro, 1997). 5.1 Distribuio de concentrados e volumosos Os volumosos so necessrios para o perfeito funcionamento do rmen e para o fornecimento de nutrientes de forma mais econmica que os concentrados. Animais no muito exigentes, como cabras secas e reprodutores, podem ser alimentados exclusivamente com volumosos de boa qualidade. Enquanto, que cabras de alta produo, necessitam, alm do volumoso, do fornecimento de concentrado. Os volumosos so as forrageiras, frescas ou conservadas, as palhadas e alguns resduos da agroindstria. O volumoso pode ser oferecido aos animais na forma de pastejo, frescos picados ou conservados, considerando-se a quantidade disponvel e a qualidade da forragem. Para a utilizao do volumoso deve-se considerar a disponibilidade e a qualidade do alimento, a regio e a estao do ano (temperatura, umidade, distribuio das chuvas, solo), pois no existe um volumoso ideal.

6. ALIMENTAO POR CATEGORIA ANIMAL Para a adequada alimentao dos animais deve-se considerar a categoria animal, estado fisiolgico, nvel de produo e o peso vivo; estimar a quantidade de nutrientes provenientes do volumoso e calcular a rao concentrada em termos qualitativos e quantitativos. Os caprinos podem ser manejados em sistema de pastejo ou de confinamento, mas a qualidade e a quantidade de alimento oferecido deve suprir as necessidades de cada categoria animal. Os animais confinados podem ser alimentados individualmente ou por lotes, dependendo das condies de manejo de cada capril. Caso a alimentao seja em lotes, este deve ser o mais

12

homogneo possvel, tornando a alimentao mais eficiente de forma a reduzir a competitividade entre os animais. As dietas oferecidas aos animais devem permitir a seleo pelas cabras, mas sem sobras excessivas. Os alimentos, volumosos e concentrados, podem ser oferecidos separadamente ou em mistura completa. As raes completas apresentam bons resultados desde que as cabras no possam escolher os diferentes componentes da mistura oferecida. Os caprinos em pastejo apresentam maior atividade relacionada alimentao em funo do hbito seletivo desses animais e gastam mais tempo e andam mais que os bovinos e os ovinos, aumentando os requisitos nutricionais, principalmente em energia. 6.1 Fase de Aleitamento O objetivo da nutrio na primeira fase da criao fazer com que os animais sejam desaleitados no menor tempo possvel. Com este objetivo, o fornecimento do colostro de fundamental importncia para que os animais no tenham seu desenvolvimento comprometido. O colostro ou leite sujo muito rico em nutrientes e anticorpos e atravs dele, a cria adquire resistncia (imunidade) a vrias doenas, alm de ter efeito laxativo, muito importante para a limpeza do intestino. O colostro deve ser fornecido o mais rpido possvel, pois depois de 6 horas a absoro de imunoglobulinas diminui. Aps esse perodo deve ser adotado um esquema de aleitamento, natural ou artificial, quando a cria ir receber 1,5 kg de leite/dia. O aleitamento natural aquele em que a cria fica com a me nos primeiros cinco dias de vida do animal, sendo depois apartado e levado me em horrio controlado; este sistema no tem sido muito recomendado, apesar do menor custo, em funo de o leite de cabra ser um dos vetores da CAE. No aleitamento artificial o animal separado da me imediatamente aps o parto, recebendo o colostro em mamadeiras que deve ser oferecido durante pelo menos os trs primeiros dias de vida do cabrito. O leite deve ser fornecido aquecido a 37o C, passando gradativamente para a temperatura ambiente a partir do segundo ms. Pode ser utilizado leite de cabra, de vaca ou substitutos comerciais (leite em p + gordura; soro em p + soja; e outros) com protena variando de 22 a 27% de PB. Os animais so alimentados 2 ou 3 vezes ao dia. De acordo com Ribeiro (1997) as principais vantagens do aleitamento artificial so:

Substituio do leite de cabra por produtos mais baratos; Melhor controle do consumo do filhote e da produo da cabra; Antecipao do consumo de alimentos slidos; Desmama precoce; Preveno da CAE.

Independentemente do tipo de aleitamento, a partir da 1a semana de vida, os animais devem ter sempre gua disposio, mistura mineral, feno de boa qualidade ou capim verde picado e concentrado. Isto ir possibilitar um desaleitamento precoce sem que haja prejuzo no desempenho dos animais. A desmama pode ser realizado a partir da 3a semana (rmen j funcional), mas na prtica realizado partir da 5a semana. O desaleitamento no deve ser brusco, diminuindo-se a quantidade de leite oferecida aos animais gradativamente, e pode ser realizado quando os animais atingirem 35 dias de

13

idade ou 2,5 vezes o peso de nascimento ou 10 kg de PV ou estiverem consumindo mais de 125 g de concentrado/dia. 6.2 Alimentao da Desmama Puberdade A alimentao das cabritas de reposio deve ser considerada como uma etapa importante para garantir o futuro da criao. O que se pretende, na fase que vai do desaleitamento at a entrada na reproduo, os animais alcancem 60 a 70% de seu peso adulto, o que deveria estar acontecendo entre o sexto e o oitavo ms de vida, sendo o desenvolvimento um critrio seguro para iniciar a vida reprodutiva (Carvalho, 2002). Raas com peso adulto de 50 a 60 kg, desmamados com cerca de 12-14 kg aos 60-70 dias, devem ganhar cerca de 150 g/dia para chegar aos sete meses com 30-35 kg de peso vivo. Da, que o manejo alimentar a chave para garantir taxas de ganho dessa ordem. Para tanto, deve-se utilizar uma boa pastagem ou bom volumoso vontade, considerando-se o recomendado para sobras permitidas. Em relao ingesto de concentrado, Ribeiro (1997) recomenda que ele seja vontade at os 90 dias e, a partir dos 90 dias, 300 a 500g por cabea. Para essas cabritas, ainda em crescimento, os trs primeiros meses de gestao no representam praticamente acrscimo nas suas exigncias, mas as taxas de ganho devem permitir que esses animais chegam ao parto com 80-85% do peso vivo, ou seja, 40-42,5 kg de PV e 48-51 kg de PV, para animais adultos com 50 e 60 kg de PV, respectivamente. Como recomendao geral a alimentao deveria considerar bons volumosos e cerca de 500 g/dia de concentrado. E, muitas vezes, esse custo com concentrado que muitos criadores procuram evitar ou atenuar, economizando e retardando a entrada do animal na reproduo, chegando isso acontecer com 10-12 meses e o primeiro parto, portanto, com 15-17 meses. Veja a Tabela 8 como no se justifica retardar a entrada na reproduo. TABELA 8. Simulao de duas situaes de entrada na reproduo de cabritas leiteiras Idade entrada reproduo (meses) 7 12 de Utilizao na concentrado (kg/dia), cobrio 0,500 0,200 75 60 30,00 24,00 300 0 300,00 0,0 de Utilizao total Gasto no (kg) at com Produo de 12 a de Ganho 17 leite (R$) bruto de concentrado concentrado at leite no perodo pela venda de a a cobrio (R$) meses

perodo at a cobrio

Fonte: Carvalho (2002) A primeira gestao deve ser acompanhada de perto, pois a fmea ainda est em desenvolvimento corporal. Os animais devem receber volumosos de boa qualidade e 500g de concentrado/dia deve ser suficiente (Ribeiro, 1997). Nos trs primeiros meses da gestao possvel manipular a dieta para que as cabritas ganhem ou percam peso, apresentando condio corporal em torno de 2,75 a 3,50.

14

A alimentao dos machos segue os mesmos passos, mas deve-se ter cuidado com a relao Ca:P, para evitar a formao de clculos urinrios. Os machos devem ser separados das fmeas logo aps o desaleitamento, para evitar coberturas indesejveis (Ribeiro, 1997; Cunha, 1999). 6.3 Cabras Adultas A exemplo do que ocorre com vacas leiteiras, as cabras tambm podem ter seu ciclo produtivo dividido em fases (Figura 2).

Figura 2. Fases e acontecimentos do ciclo produtivo da cabra leiteira Fonte: Morand-Fehr e Herveu citado por Ribeiro (1997) Duas dessas fases so as mais crticas: a fase que vai do parto at os dois meses de lactao (1 fase) e a 4 fase, que vai da secagem at o parto, compreendendo o tero final da gestao. As outras duas fases correspondem a fase que vai do segundo ms de lactao at a cobrio (2 fase) e a 3 fase corresponde a fase que vai da cobrio at a secagem. Em cada uma dessas fases existem indicaes para o manejo alimentar (Carvalho, 2002). Fase 1 Esta a primeira fase da lactao e certamente a mais delicada. O nvel de produo aumenta rapidamente, atingindo o pico entre a terceira e a quarta semana de lactao, enquanto a capacidade de ingesto aumenta mais lentamente, atingindo o mximo entre a 5a e 8a semana. Com isso, a cabra perde peso, pois elimina mais nutrientes pelo leite do que capaz de ingerir atravs da alimentao, fenmeno denominado balano energtico negativo. Em geral, esta mobilizao intensa entre a 4a e 8a semana de lactao, variando em funo dos nveis de produo e capacidade de ingesto. Durante as trs primeiras semanas, o peso diminui de 3 a 6 kg, continuando este processo por mais algum tempo, embora mascarado pelo aumento de peso do contedo digestiva. Essa fase dura cerca de dois meses.

15

Em funo do exposto, a maior preocupao nessa fase fazer com que o perodo de balano energtico negativo seja superado o quanto antes, devendo-se utilizar raes palatveis e com elevada densidade energtica. Como freqente o uso de elevadas quantidades de concentrado, no se deve descuidar da fibra. O escore logo aps o parto deve estar entre 2,75 e 3,50 e aps 45 dias de lactao o escore no deve estar abaixo de 2 e no deve ter diminudo mais do que 1,25 da avaliao feita logo aps o parto. A produo de leite influenciada pela sade e pelo acmulo de reservas corporais (condio corporal ao parto). Durante o perodo de transio, as cabras devem ingerir energia em quantidades suficientes para suprir sua demanda por nutrientes, em funo da reduo de consumo apresentada nesta fase. Dessa maneira, a cabra no deve iniciar a lactao muito magra ou gorda, pois tais condies podem predispor a problemas metablicos, reprodutivos e produtivos. A composio do leite pode tambm ser influenciada pela dieta, principalmente o teor de gordura, a densidade e o extrato seco (Rodrigues, 2001). Fase 2 Esta uma fase mais simples, pois a capacidade de ingesto est normalizada e a produo de leite comea a diminuir. No incio desta fase o peso da cabra se mantm estvel e passa a aumentar lentamente, cerca de 0,6 a 1,9 kg por ms. A importncia desta reconstituio aumenta com a intensidade da mobilizao anterior e com a concentrao energtica da rao. Esta fase termina com a fecundao e a que tem a durao mais varivel, em funo do intervalo de partos. Portanto, quando o ciclo anual, dura cerca de cinco meses, enquanto dura apenas um ms quando o intervalo de partos de oito meses (3 partos em 2 anos). Pelo nvel de produo estar diminuindo lentamente e a ingesto de alimentos elevada, a fase onde se comea a acertar a condio corporal da cabra, preparando-a para a gestao e para a prxima lactao. O escore deve estar entre 2,0 e 2,25 no incio da fase e alcanar 2,50 a 2,75 no final da fase. Fase 3 Essa fase se inicia com a concepo e dura 90 a 105 dias, dependendo do perodo seco que ser aplicado. Durante esse perodo, que corresponde aos primeiros trs a trs meses e meio da gestao, o peso da cabra aumenta lentamente, cerca de 2 a 4 kg, acumulando-se reservas corporais devido ao balano energtico positivo, permitindo-se o ajuste da condio corporal da cabra. Esta fase no difere muito da anterior, exceto pelo fato da cabra estar em gestao e pelo nvel de produo de leite inferior, pois o desenvolvimento do feto ainda pequeno. importante fornecer uma mistura mineral completa e bem equilibrada, inclusive nos microelementos, e evitar mudanas de lotes para que no ocorram abortos por traumatismos causados por brigas entre os animais. O escore deve estar entre 2,50 e 2,75 no incio da fase e alcanar 2,75 a 3,25 no final da fase. Fase 4

16

O incio desta fase marcado pela secagem, que deve ocorrer cerca de 45 a 60 dias antes do parto, que conseqentemente corresponde durao mdia desta fase. Se a cabra no for seca, esta fase no fica to evidente, mas em termos de exigncia, continua a existir, pois ela corresponde ao tero final da gestao, quando ocorre o maior crescimento da(s) cria(s), cerca de 85% (Figura 3), aumentando a demanda por nutrientes, enquanto a capacidade de ingesto da cabra limitada, tanto pelo volume ocupado pela gestao como pelas gorduras acumuladas como reserva. O escore deve estar entre 2,75 e 3,25 no incio da fase e alcanar 3,00 a 3,50 prximo ao parto. Convm ressaltar que no incio dessa fase o escore aumenta, mas no ltimo ms de gestao j comea a diminuir, em funo da mobilizao provocada pela alta demanda do feto e baixa capacidade de ingesto. O ganho em peso dessa fase, entre 6 a 9 kg, corresponde principalmente ao crescimento do(s) feto(s), de tal forma que logo aps o parto a cabra retorna praticamente ao peso que estava no incio desta fase, ou at menos, em funo da mobilizao de reservas para o(s) feto(s), problema exacerbado no caso de trs cabritos mdios ou dois grandes. Durante as trs ltimas semanas de gestao o peso aumenta, mas de forma menos intensa, podendo inclusive se estabilizar imediatamente antes do parto. A capacidade de ingesto em kg de matria seca permanece estvel, mas diminui aproximadamente 5 a 10% se expressa em relao ao PV.

Figura 3. Desenvolvimento do embrio durante a gestao.

Utilizar um volumoso de boa qualidade, de preferncia feno, permitindo uma sobra compatvel com sua qualidade e de 500 a 800 g de concentrado. Caso se utilizem silagens, estas no devem ser o nico volumoso, pois a ingesto de matria seca normalmente no muito elevada, problema agravado pelo elevado teor de gua. Valem aqui os cuidados apresentados para o tero final da primeira gestao, atenuada pelo fato de no haver mais a preocupao com o desenvolvimento corporal da cabra, que, mesmo no caso das cabras de segunda cria, que ainda apresentam um pequeno crescimento, as exigncias para esta finalidade j serem bem reduzidas. Por outro lado, ligeiramente agravado pela

17

maior freqncia de partos mltiplos e formao de fetos maiores. Tomar cuidado com a ocorrncia de toxemia da gestao, que ocorre tanto com sub como com superalimentao e avaliar a necessidade ou no de utilizar raes aninicas. Nesse caso, cuidado com alimentos muito ricos em potssio, como o feno de alfafa. No final da gestao e incio da lactao, os animais apresentam reduo no consumo de alimentos e mudanas fisiolgicas, enquanto ocorre aumento dos requerimentos, dado o crescimento fetal e a produo de leite. Os ltimos 21 dias de gestao e os primeiros 21 dias de lactao so conhecidos como perodo de transio (Grummer, 1995). tpico de animais em perodo de transio reduzir o consumo em at 30% antes do parto, iniciando o balano negativo de nutrientes (Rodrigues, 2001). 6.4 Reprodutores Jovens e Adultos A alimentao adequada dos machos to importante quanto das fmeas. Um volumoso de boa qualidade suficiente para a mantena do reprodutor quando no est sendo utilizado. A dieta dos machos deve ser bem balanceada para manter a relao Ca:P de 2:1, evitando o aparecimento de clculo urinrio. Os animais devem ter sua disposio gua e mistura mineral e a dieta de conter entre 14 e 16% de PB (Cunha, 1999; Ribeiro, 1997). Quando se pretende utilizar o reprodutor no prximo perodo de coberturas, deve-se melhor a sua dieta alguns dias antes do incio desse perodo. Trinta dias antes e durante o perodo de coberturas necessrio oferecer um suplemento protico dirio aos reprodutores (800 a 1000g), depois de transcorrido esse perodo sua alimentao volta ao normal (Cunha, 1999).

18

7. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA VASCONCELOS, V. R., BARROS, N. N., CARVALHO, F. R.F., RESENDE, K. T. Nutrio de cabras leiteiras. In: Congresso Nordestino de Produo Animal,1. Fortaleza-CE. Anais ... Fortaleza, 1998. p.181-193 AGRICULTURAL AND FOOD RESEARCH COUNCIL AFRC. 1993. Energy and Protein Requirements of Ruminants. Cambridge. CAB INTERNATIONAL. 159 p. ARAJO, G.G.L. 2002. Alternativas de Alimentao para Caprinos. In: II Simpsio Paraibano de Zootecnia, Areia PB. Anais ... Areia, 2002 (CD-ROM). CARVALHO, F.F.R. 2002. Alimentao de Cabras Leiteiras. In: II Simpsio Paraibano de Zootecnia, Areia PB. Anais ... Areia, 2002 (CD-ROM). CUNHA, M.G.G. 1999.Nutrio e Manejo Alimentar de Caprinos Leiteiros. In: SOUSA, W.H; SANTOS, E.S. 1999. Criao de Caprinos Leiteiros: uma alternativa para o semi-rido. Joo Pessoa: EMEPA-PB, 1999. 207 p. GRUMMER, RIC R. 1995. Impact of changes in organic nutrient metabolism on feeding the transition dairy cow. J. Animal Sci., 73: 2820-2833, 1995. NATIONAL RESEARCH COUNCIL NRC - 1981. Nutrient Requirements of Goats. Ed. Natl. Acad. Science, Washington, DC. REZENDE, K.T.; RIBEIRO, S.D.A.; DORIGAN, C.J.; et al. 1996. Nutrio de Caprinos: Novos Sistemas e Exigncias Nutricionais. In: II Semana da Caprinocultura e da Ovinocultura Brasileira, Fortaleza-CE. Anais ... Fortaleza, 1996. p.77-99. RIBEIRO, S.D.A. 1997. Caprinocultura: Criao Racional de Caprinos. So Paulo. Nobel, 1997. 1a Ed. 318 p. RODRIGUES, C.A.F. 2001. Efeito do nvel de energia lquida da dieta sobre o desempenho e perfil de cidos graxos no-esterificados de cabras leiteiras com diferentes condies corporais no perodo de transio. Tese de Metrado apresentada ao Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viosa- MG, p.87, 2001. RODRIGUES, M. T. 1998. Uso de fibras em raes de ruminantes. In: Congresso Nacional dos Estudantes de Zootecnia CONEZ Viosa MG. Anais ... Viosa, 1998. VAN SOEST , P.J. Nutritional ecology of the ruminant. 2. ed. Ithaca: Comstock, 1994. 476p. Wattiaux, M. A . Nutrio e Alimentao. Reis, R. B. (Traduo). Instituto Babcock, 1998. 128 p.

19

You might also like