You are on page 1of 82

Impressoras e Scanners Caractersticas e Particularidades

IMPRESSORAS

Fundamentos
Uma impressora ou dispositivo de impresso um perifrico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a funo de dispositivo de sada, imprimindo textos, grficos ou qualquer outro resultado de uma aplicao.
Herdando a tecnologia das mquinas-de-escrever, as impressoras sofreram drsticas mutaes ao longo dos tempos.

Fundamentos
Existem diversos modelos de impressoras no mercado.
A sua classificao faz-se de acordo com o mecanismo de impresso utilizado:
Impressoras de impacto; Impressoras de jacto de tinta; Impressoras a laser (ou de pgina); Impressoras trmicas; Impressoras solventes; Plotter; Outros tipos de impressoras.

Impressoras de impacto
As impressoras de impacto baseiam-se no princpio da decalcao, isto , ao colidir uma agulha ou roda de caracteres contra um fita de tinta d-se a produo da impresso. As impressoras margarida e impressoras matriciais so exemplos de impressoras de impacto.

Impressoras de impacto
Uma impressora de impacto uma impressora que recorre principalmente a processos mecnicos para imprimir em papel. Pode ser de tres tipos:
Matricial ou de agulhas (Dot-matrix); Margarida (Daisy wheel); Impressora de Linha (Line Printer - LPT).

uma das tecnologias mais antigas de impresso.


6

Impressoras de impacto

Matricial ou de agulhas (Dot-matrix)

Uma impressora matricial ou impressora de agulhas um tipo de impressora de impacto, cuja cabea composta por uma ou mais linhas verticais de agulhas, que ao colidirem com uma fita impregnada com tinta (semelhante a papel qumico), imprimem um ponto por agulha.

Impressoras de impacto

Impressoras de impacto

Margarida (Daisy wheel)

As impressoras margarida so impressoras de texto de grande qualidade, preteridas em funo das impressoras matriciais que so mais abrangentes (texto e grficos), embora no consigam tanta qualidade. Eram muito utilizadas na dcada de 1980, embora nunca tenham sido to populares como as matriciais.

Impressoras de impacto

Margarida (Daisy wheel)

Este tipo de mecanismo era muito utilizado nas mquinas de escrever tradicionais, onde uma esfera com vrios caracteres (a margarida) girava ate posicionar o carcter pretendido em frente de um pequeno martelo. O martelo, ao atingir o carcter que se encontrava a sua frente, fazia-o embater na fita impregnada em tinta e em seguida no papel. O nmero de caracteres impressos reduziam-se ao nmero de caracteres existentes na margarida.

10

Impressoras de impacto

11

Impressoras de impacto
Impressora de Linha (Line Printer - LPT)
Impressora de impacto de alta velocidade, onde uma linha impressa de cada vez. Velocidades de impresso de 600 a 1200 linhas por minuto (aproximadamente 10 a 20 pginas por minuto).
12

Impressoras de jacto de tinta


o tipo mais comum de impressora actualmente;
A cabea de impresso borrifa uma tinta lquida sobre o papel, atravs de condutes finssimos; A qualidade de impresso excelente.

13

Impressoras a laser
As impressoras a laser so o topo de gama na rea da impresso e seus preos variam muito, dependendo do modelo.
So o mtodo de impresso preferencial em tipografia e funcionam de modo semelhante ao das fotocopiadoras. Utilizam Toner revelador, no lugar de Tinta.

14

Impressoras trmicas
Embora sejam mais rpidas, mais econmicas e mais silenciosas do que outros modelos de impressoras, as impressoras trmicas praticamente s so utilizadas hoje em dia em aparelhos de fax e mquinas que imprimem notas fiscais e extractos bancrios.

15

Impressoras trmicas
O grande problema com este mtodo de impresso que o papel trmico utilizado detereora-se com o tempo (desaparecendo o contedo impresso), obrigando o utilizador a fazer uma fotocpia do mesmo.

16

Impressoras solventes
Estas impressoras so indicadas para profissionais de comunicao visual e artes grficas;
Como utiliza tinta a base de solvente ideal para fazer impresses de banners, imagens de grandes formatos para pontos de venda, faixas, adesivos em vinil, material para adesivao automotiva, outdoors, ampliaes, entre outros.

17

Plotter
As plotters so especializadas em desenho vectorial e muito comuns em estdios de arquitectura e CAD/CAM.

18

Outros tipos de impressoras


Impressoras de cera trmica
Impressoras dye-sublimation Impressoras de tinta slida Impressora de sublimao Impressora de carto PVC
19

http://pt.wikipedia.org/wiki/Impressora

Funcionamento bsico
Alguns aspectos bsicos do funcionamento das impressoras so vlidos para todos os tipos de impressoras, independentemente do mecanismo de impresso:
Buffer e Spooler Modo Texto vs. Modo Grfico Velocidade Controlador de Impresso (driver) Ligao

20

Funcionamento bsico
Buffer e Spooler
A impressora um perifrico muito mais lento que o PC; Problema: o PC teria de ficar espera que a impressora acabasse de imprimir para executar nova tarefa.

Soluo: a maioria das impressoras tem um buffer :


Memria interna utilizada para armazenar temporariamente os dados enviados pelo PC; Os dados so transferidos do PC para o buffer, libertando o PC mais rapidamente; Quanto maior for o buffer da impressora, mais cedo o PC fica livre.

21

Funcionamento bsico
Buffer e Spooler
No entanto, mesmo com buffers muito grandes, por vezes os documentos a imprimir so ainda maiores que a capacidade do buffer, o que obriga a aplicao que mandou imprimir a ficar presa. Soluo: todos os SO, excepo do DOS, usam o Spooler :
A aplicao gera a impresso e transfere os dados a serem impressos para o spooler (que no mais que um programa que est a executar em segundo plano). este programa que ir controlar a impresso, enquanto que a aplicao fica livre para executar outra tarefa ou trabalhar noutro documento.

22

Funcionamento bsico
Buffer e Spooler
Laboratrio Prtico:
1. Verificar a existncia do servio spooler no Windows; 2. Ver descrio deste servio.

23

Funcionamento bsico
Modo Texto vs. Modo Grfico
A impresso de letras pode ser feita de duas formas:
Em modo texto
Em modo grfico

24

Funcionamento bsico
Modo Texto vs. Modo Grfico
Em modo texto, a impresso mais rpida:
O PC apenas envia para a impressora o cdigo ASCII de cada letra a ser impressa; A impressora, internamente, pesquisa na sua memria ROM como deve imprimir cada caracter ASCII; No existem tipos de fontes; No preciso qualquer configurao, pois o cdigo ASCII universal; Por exemplo, no DOS, pressionando a tecla Print Screen com QUALQUER impressora ligada porta paralela ir imprimir o contedo do ecr em modo texto. 25

Funcionamento bsico
Modo Texto vs. Modo Grfico
Em modo grfico, a impresso mais lenta:
O controlo muito mais complexo; O PC comunica com a impressora atravs de comandos especficos da prpria impressora. Este o motivo que obriga a instalar e usar controladores (drivers) prprios de cada impressora. este controlador que ensina os comandos da impressora ao SO.

26

Funcionamento bsico
Modo Texto vs. Modo Grfico
Em modo grfico, a impresso mais lenta:
A impresso neste modo totalmente flexvel, e por isso, melhor; Gasta mais tinta, mas permite que os caracteres sejam desenhados ponto a ponto; A quantidade de fontes de letra que podem ser utilizadas infinita; Permite a impresso de grficos (ilustraes, desenhos, fotos, etc...)

27

Funcionamento bsico
Velocidade
A velocidade de impresso medida por dois aspectros bsicos:
Nmero de caracteres por segundo (CPS)
Impressoras de impacto;

Nmero de pginas por minuto (PPM)


Todas as impressoras modernas.

28

Funcionamento bsico
Controlador de Impresso (driver)
Como o PC comunica com a impressora em modo grfico (atravs de comandos), o SO necessita de um controlador de impresso instalado; Os sistemas operativos mais recentes (Windows XP, Vista e 7) contm uma enorme base de dados de controladores de impressoras, mas que apenas suportam as funcionalidades bsicas de impresso; Para tirar partido das funcionalidades completas da impressora, dever ser usado o controlador do fabricante.
29

Funcionamento bsico
Ligao
Porta paralela

Porta srie
Infravermelhos

Rede Wireless
Rede cablada Porta USB
30

Impressoras de impacto
Impressoras matriciais:
As impressoras matriciais utilizam uma cabea de impresso que tem uma srie de agulhas em fila. Na maioria delas, a cabea de impresso tem nove agulhas

31

Impressoras de impacto
Impressoras matriciais:
Tanto em modo texto quanto em modo grfico, as agulhas movimentam-se de forma a produzir impacto sobre a fita de impresso, marcando o papel com tinta. Apesar de sua baixa qualidade comparada com outros tipos de impressora hoje existentes, este modelo permite a impresso de cpias em papel carbono, sendo extremamente teis na impresso de relatrios, notas fiscais, entre outros.

32

Impressoras de impacto
Impressoras matriciais coloridas:
A fita da impressora colorida tem quatro ou mais faixas coloridas, semelhante a mquinas de escrever que usam tinta preta e vermelha. Ao mudar de cor, a cabea de impresso desloca-se para atingir correctamente a poro da fita a ser utilizada. claro que, nessas impressoras, a impresso colorida demora mais tempo que uma impresso preto e branco tradicional.

33

Impressoras de impacto
Impressoras matriciais coloridas:
No entanto, ao escrever, por exemplo, uma frase em preto com uma palavra em destaque em amarelo, o amarelo no sair amarelo. A cabea de impresso estar ainda levemente suja de preto, fazendo com que o amarelo saia ligeiramente esverdeado. Portanto, alm de no terem qualidade, as impressoras matriciais coloridas no tm preciso de cores.
34

Impressoras a Jacto de Tinta


Devido sua qualidade e preo acessveis, as impressoras a jacto de tinta so o tipo mais comum que se encontra hoje no mercado; Existem diversos modelos, com os preos mais variados, para os mais diversos gostos e necessidades.

35

Impressoras a Jacto de Tinta


A cabea de impresso das impressoras a jacto de tinta formada por finssimos condutores, por onde borrifada uma tinta lquida, armazenada num cartucho de tinta. A cabea de impresso pode funcionar de uma das seguintes formas:
Trmica
Piezoelctrica Troca de estado
36 http://computer.howstuffworks.com/inkjet-printer3.htm

Impressoras a Jacto de Tinta


No existe a formao de pontos, pois no h agulhas, como acontecia na impressora matricial.
A tinta ir por ela mesma preencher os espaos vazios, j que atinge o papel em estado lquido, possibilitando uma resoluo (pontos por polegada) maior, e o dimetro do condutor muito menor do que o de uma agulha de impresso. Alm disso, as impressoras matriciais utilizam fitas, que no mantm a tonalidade da tinta uniforme.
37

Impressoras a Jacto de Tinta


Cabeas de impresso trmicas:
utilizada pela maioria das impressoras a jacto de tinta; A tinta do cartucho aquecida rapidamente, formando pequenas bolhas;

Quando uma bolha formada, a sua presso no condutor da cabea faz com que a tinta seja espirrada para fora do condutor, acertando no papel;
38

Impressoras a Jacto de Tinta


Cabeas de impresso trmicas:
A cabea de impresso controla o aquecimento dos pontos de tinta, fazendo somente com que os pontos a serem impressos sejam fervidos; Por causa do aquecimento, a cabea trmica tem uma vida til muito baixa; o aquecimento vai degradando-a aos poucos; por este motivo que, nas impressoras com cabea trmica, a cabea de impresso vem incorporada com o cartucho de tinta, o que o torna mais caro.
39

Impressoras a Jacto de Tinta


Cabeas de impresso Piezoelctrica:
Este tipo de cabea tem uma vida til maior;

Borrifa a tinta para fora do condutor atravs de um cristal piezoelctrico;


Quando este cristal recebe electricidade, move-se, empurrando a tinta para fora do condutor;

40

Impressoras a Jacto de Tinta


Cabeas de impresso Piezoelctrica:
Este tipo de cabea tem uma preciso maior que a cabea trmica, resultando numa impresso com maior definio; Como tem uma vida til maior, nas impressoras que utilizam este tipo de cabea no existe a necessidade de se trocar a cabea frequentemente; O cartucho de tinta apenas uma recarga.

41

Impressoras a Jacto de Tinta


Cabeas de impresso por troca de estado:
Ao contrrio das outras impressoras a jacto de tinta, este tipo de impressora utiliza tinta slida. A cabea de impresso aplica calor sobre a tinta, derretendo-a. Enquanto o calor estiver a ser aplicado, a tinta permanece lquida.

42

Impressoras a Jacto de Tinta


Cabeas de impresso por troca de estado:
Atravs de pequenas peas mecnicas, a cabea de impresso fora a tinta lquida para fora da cabea, atingindo o papel. Aps este processo, a tinta solidifica-se de imediato, pois no est a ser aquecida. O aspecto final muito interessante! A tinta ficar slida, fazendo com que a impresso seja em alto-relevo.

43

Impressoras a Jacto de Tinta

44

Impressoras a Jacto de Tinta

45

Impressoras a Jacto de Tinta a cores


As impressoras a cores normalmente trabalharm com quatro cores: preto, vermelho (magenta), azul (ciano) e amarelo. Misturando-se as trs cores primrias, possvel obter qualquer cor.

46

Impressoras a Jacto de Tinta a cores


O preto obtido atravs de um nico cartucho preto instalado.

Nas impressoras que utilizam cabea trmica, o mais comum o cartucho vir acoplado a uma nova cabea de impresso, j que a cabea vai se deteriorando com o tempo; Algumas impressoras tm o cartucho de tinta separado da cabea de impresso, mesmo tendo cabea trmica.
Nestes casos, o cartucho de tinta mais barato; Mas a cabea de impresso tem tambm de ser substituda passado algum tempo.

47

Impressoras a Jacto de Tinta a cores

48

Impressoras a Jacto de Tinta a cores

49

Impressoras a Jacto de Tinta a cores

50

Impressoras a Jacto de Tinta a cores


No caso de impressoras com cabea piezoelctrica, a cabea normalmente no trocada, somente o cartucho. A cabea bastante cara e deve ser trocada apenas quando apresenta defeito, exclusivamente em oficinas autorizadas.

51

Impressoras a Jacto de Tinta a cores


J as impressoras com tecnologia de mudana de estado apresentam impresso de qualidade excelente.
O grande ponto fraco deste tipo de impressora o alto consumo de tinta preta.

52

Impressoras a Jacto de Tinta a cores


Algumas impressoras a cores so mais econmicas do que outras:
Existem impressoras que tm apenas dois cartuchos de tinta; Quando apenas uma das tintas de cor acaba, necessrio trocar o cartucho inteiro.
Por exemplo, ao acabar apenas a tinta amarela, necessrio trocar o cartucho de cores completo As tintas ciano e magenta so removidas uma vez que esto lacradas no interior do mesmo cartucho em que se encontra o amarelo e desperdiadas.

53

Impressoras a Jacto de Tinta a cores


Outras impressoras tm quatro cartuchos, um para cada cor.

Quando uma das tintas acaba, s necessrio substituir o cartucho que contm aquela tinta.
Este tipo de impressora mais econmico. Alm disso, cada cartucho individual tende a ser mais barato do que um cartucho nico contendo todas as tintas.
54

Impressoras a Jacto de Tinta a cores


Existem tambm impressoras que tm 6 cartuchos de tinta:
Preto Amarelo Ciano Ciano claro Magenta Magenta claro

55

Impressoras a Jacto de Tinta a cores


Resoluo:
Tais impressoras conseguem resolues de impresso muito elevadas, bem como melhores cores, para impresses fotogrficas.

A principal caracterstica utilizada para comparar modelos diferentes de impressoras a resoluo.


Todas as impressoras modernas so capazes de imprimir pelo menos em 300 dpi (dots per inch pontos por polegada)

56

Impressoras a Jacto de Tinta a cores


Resoluo:
Para impresses em elevada resoluo, deve ser utilizado papel especial:
Papel fotogrfico; Glossy

Deve tambm ser configurado o software de impresso para uma resoluo mais elevada (modos de impresso perfeito ou qualidade)

57

Impressoras de Pgina
As chamadas impressoras de pgina tm qualidade final ainda melhor que a da impressora a jacto de tinta.
Recebem este nome genrico pois criam a pgina na sua memria antes de a imprimir, o que no acontece com as outras impressoras vistas anteriormente, que vo imprimindo os dados medida que os recebem (so chamadas impressoras de linha).

58

Impressoras de Pgina
De uma forma simplificada, aps a montagem da pgina na memria da impressora, esta ordena a sua impresso, que feita atravs de um cilindro fotossensvel (tambor), que tem carga electrosttica capaz de atrair o toner.
O toner a tinta em p usada neste tipo de impressoras.

A imagem a ser impressa passada para o cilindro atravs de um feixe luminoso (laser).

59

Impressoras de Pgina
A folha de papel passa pelo cilindro e fica marcada com o toner.

Aps a folha estar marcada com o toner, ela passa por um rolo de fuso (fusor), que a aquece para que o toner se fixe na folha.

60

Impressoras de Pgina
Existem vrias formas de enviar ao cilindro as informaes a serem impressas:
A maneira mais usual a utilizao de raios laser (impressora a laser);

Mas podemos encontrar tambmimpressoras de pgina que utilizem:


Matriz de LEDs (LED Array Printer, impressora por matriz de LEDs); Obturador de cristal lquido (LCS, Liquid Crystal Shutter). 61

Impressoras de Pgina
Todos estes componentes das impressoras de pgina so consumveis:
Toner; Tambor; Fusor.

Tambm nos toners temos separao de cores, tendo nas impressoras laser a cores um toner por cada cor primria, s quais se junta o preto.
62

Impressoras de Pgina
Existem trs tipos de tambores:
Tambor individual para cada toner que tem de ser substitudo quando o toner acaba; Tambor individual para cada toner que permite ser reaproveitado quando se substitui o toner; Tambor nico para todas as cores.
63

SCANNERS

64

Fundamentos
Scanners so usados para capturar imagens impressas (fotografias, textos, entre outros) e convert-las em arquivos informticos (digitais), que podem ser manipulados atravs de programas especficos.
Com um recurso chamado OCR (Optical Character Recognition Reconhecimento ptico de Caracteres), o scanner capaz de capturar textos impressos (como livros e textos) directamente para um processador de textos.
Nesse caso, o arquivo final, em vez de ser um arquivo grfico, ser um documento de texto editvel.
65

Fundamentos
Existem trs tipos de scanner:
Scanner de mo; Scanner de pgina;

Scanner de mesa.

66

Fundamentos
Scanner de mo
o prprio utilizador que deve fazer o processo de leitura, passando o scanner sobre a imagem a ser capturada. o tipo mais barato de scanner. ligado ao PC atravs da porta paralela, porta USB ou atravs de uma interface proprietria.
67

Fundamentos
Scanner de pgina
O prprio aparelho encarrega-se de fazer a leitura da imagem a ser capturada, assemelhando-se com um aparelho de fax. O seu preo intermdio e ligado ao PC atravs da porta paralela ou porta USB, dependendo do modelo.

68

Fundamentos
Scanner de mesa
Este o tipo de scanner mais preciso e mais rpido que existe. tambm o mais caro (embora se encontrem scanners de mesa muito baratos).

69

Fundamentos
Scanner de mesa
O utilizador coloca a imagem a ser capturada sobre uma rea de captura (vidro), na qual o dispositivo digitalizador ir capturar a imagem. Tradicionalmente era conectado ao PC atravs de uma interface SCSI, o que tornava este tipo de scanner caro. De forma a tornar o scanner de mesa mais popular e barato, os fabricantes produziram scanners de mesa para porta USB.
70

Funcionamento
O funcionamento de um scanner bastante simples:
Existem vrias clulas fotoelctricas alinhadas horizontalmente, lado a lado. Um feixe de luz ilumina a superfcie de contacto. Caso o ponto de um determinado sensor seja branco, haver reflexo de luz, fazendo com que o sensor indique um 1. Caso um ponto seja preto, haver absoro de luz, fazendo com que o sensor indique um 0 por no ter captado luz.

71

Funcionamento
A quantidade de cores simultneas que um scanner consegue reconhecer depender da quantidade de sensores por ponto que tiver:
Quantidade de bits por ponto 1 2 4 8 15 16 24 2 4 16 256 32.768 (Hi Color) 65.536 (Hi Color) 16.777.216 (RGB True Color) Cores simultneas disponveis

30
32 36

1.073.741.824
4.294.967.296 (CMYK True Color) 68.719.476.736

72

Funcionamento
Cores
Para capturar imagens coloridas, o scanner dever ter trs mscaras (filtros), uma para cada cor visual primria: magenta, amarelo e ciano. Cada ponto capturado ser composto por trs partes. A quantidade de magenta, ciano e amarelo utilizada em cada ponto dar a cor do mesmo.

Scanners de melhor qualidade utilizam mais sensores por ponto, conseguindo capturar mais variaes de cores.

73

Funcionamento
Resoluo
A resoluo medida pela quantidade de pontos por polegada (dpi, dots per inch) que o sensor ptico do scanner capaz de reconhecer. Esta resoluo chamada resoluo ptica. Quanto maior a resoluo ptica do scanner, melhor.

74

Funcionamento
Resoluo
A resoluo mxima que um scanner capaz de atingir geralmente maior que a sua resoluo ptica. A magia feita pelo driver TWAIN, que executa um aumento da resoluo da imagem capturada atravs de uma tcnica de interpolao. Ao comparar dois scanners, alm da resoluo mxima, deve-se ter em considerao a resoluo ptica.
75

Funcionamento
Controlador TWAIN
TWAIN um padro de captura a partir de scanners
Uma imagem capturada atravs de uma API para os sistemas operacionais Microsoft Windows ou Apple Macintosh.
O padro foi inicialmente lanado no ano de 1992.

76

Funcionamento
Controlador TWAIN
Curiosidade:
Habitualmente, e de forma informal, diz-se que TWAIN deriva de Technology Without An Interesting Name - Tecnologia Sem Nome Interessante; Mas na realidade a origem do nome TWAIN vem do poema de Rudyard Kipling: The Ballad of East and West, onde a certa altura se pode ler: ... and never the twain shall meet.... Ao criarem uma norma comum a vrias plataformas, os membros iniciais queriam com a escolha de TWAIN significar que haviam conseguido unir o Este e o Oeste, contrariando o escrito no poema. 77

Funcionamento
Controlador TWAIN
O TWAIN permite que se utilize o scanner a partir de qualquer aplicativo grfico. Isto significa que no necessrio qualquer programa especfico para usar o scanner.

78

79

Funcionamento
Controlador TWAIN
Quando o aplicativo solicita algum comando ao scanner, o controlador TWAIN entra em aco. Na verdade, o controlador um subprograma responsvel pela captura da imagem.

No importa qual o programa utilizado, o controlador TWAIN ser sempre usado.


Nele, possvel configurar o scanner, ajustando a resoluo pretendida e a quantidade de cores em simultneo, entre outros ajustes.

80

Funcionamento
Controlador TWAIN
O controlador TWAIN no um driver no verdadeiro sentido da palavra; , na verdade, um subprograma que pode ser utilizado por qualquer aplicativo grfico.

Quando se instala um controlador TWAIN no PC, a nica coisa que o mesmo faz copiar os arquivos para o diretrio c:\windows\twain_32

81

Funcionamento
Controlador TWAIN
Quando se chama o scanner a partir de uma aplicao grfica, este procura por scanners instalados no PC simplesmente pesquisando a lista de scanners no directrio twain do PC.

justamente por este motivo que os scanners no so listados no Gestor de Dispositivos


O controlador TWAIN , na verdade, um subprograma de captura de imagens, e no propriamente um driver. 82

You might also like