You are on page 1of 48

PMERJ DGEI ESPM Curso de Aperfeioamento de Oficiais

ADMINISTRAO FINANCEIRA E ORAMENTRIA

Instrutor: Marcio Pereira Basilio Ten Cel PM MSc Adm. Pblica Ebape/FGV Diretor de Oramento da PMERJ CV:http://lattes.cnpq.br/1991940615573288

EMENTA

Oramento Pblico Planejamento X Oramento Pblico Execuo Oramentria Classificao Oramentria Os Controles na Administrao Pblica

Oramento Pblico
Teoria das Finanas Pblicas
A teoria das finanas pblicas, de maneira geral, est fundamentada na existncia das falhas de mercado. As falhas de mercado acabam gerando necessidades, tais como: presena do governo no mercado, estudo das funes do governo, da teoria e do gasto pblico.

Oramento Pblico
Falhas de Mercado (consideraes)
De acordo com a teoria do bem-estar social, em determinadas condies, os mercados competitivos geram uma alocao de recursos. Quando no for mais possvel que a realocao dos recursos gere um aumento no grau de satisfao de um indivduo sem degradar a situao de um outro indivduo qualquer, ocorre o timo de pareto, ou seja, no h como melhorar o bem-estar de um indivduo sem prejudicar o bem-estar de pelo menos um outro indivduo. Contudo, o timo de pareto uma condio utpica. As distores existentes que denominamos falha de mercado.

Oramento Pblico
As falhas de mercado so:
Bens Pblicos:
Bens meritrios ou semi-pblicos.

Monoplios Naturais; Externalidades:


Positiva; Negativa.

Mercados Incompletos; Informao Assimtrica; e Desemprego e inflao.

Oramento Pblico
Funes do Governo - Consideraes
Nos ltimos 50 anos, as funes exercidas pelo governo se expandiram de tal forma que o governo passou a atuar em outros setores, alm de justia e segurana; O governo passou a intervir na economia para combater a inflao e o desemprego; A aps as duas grandes guerras, houve uma maior preocupao dos governos com o desenvolvimento econmico de seus pases, o que gerou um aumento de suas atribuies.

Oramento Pblico
Pode-se classificar as atribuies do governo em quatro categorias: Funo alocativa; Funo Distributiva; B1 Funo Estabilizadora; e Funo Reguladora*

Slide 7 B1 * Classificao adotada na ltima dcada, segundo (Tmez e Junior, 2007).


BASILIO; 30/7/2008

Oramento Pblico
Funo alocativa: Tem o objetivo de alocar os recursos quando no for possvel, pelas condies de mercado, a determinao de preos de bens e servios de forma a assegurar uma maior eficincia na utilizao dos recursos disponveis na economia. Ex: Construo de Estradas, ampliao de portos, etc.

Oramento Pblico
Funo distributiva: Neste caso, o governo necessita intervir na economia para tentar corrigir a desigualdade existente na diviso da renda nacional, visto que essa diviso, normalmente, no igualitria. Ex: transferncias, impostos e subsdios.

Oramento Pblico
Funo estabilizadora: O objetivo principal da interveno do governo controlar a demanda agregada, por meio, por exemplo, do controle dos gastos pblicos e do crdito, e do aumento da tributao, de forma que o impacto causado pelas crises inflacionrias ou de recesso econmica seja atenuado.

Oramento Pblico
Funo reguladora: Neste caso, o governo passou a regular a atividade econmica por meio de legislao, normas administrativas e com a criao de agncias reguladoras. Ex.: ANP; ANATEL, ANAC, ANEEL, etc...

Oramento Pblico
Conceito:
a lei de iniciativa do Poder Executivo e aprovada pelo Poder Legislativo, que estima a receita e fixa a despesa para o exerccio financeiro, que, nos termos do art. 34 da Lei n. 4.320/64, coincidir com o ano civil. Essa lei deve ser elaborada por todas as esferas de governo em um exerccio para, depois de devidamente aprovada, vigorar no exerccio seguinte. Apesar de sua forma de lei, o oramento, antes de tudo, instrumento de planejamento que permite acompanhar, controlar e avaliar a administrao da res publica.

Oramento Pblico
Aspectos:
Financeiro:
O oramento pblico considerado como o plano de custeios, investimentos, inverses, transferncias e receitas, proposto pelo Poder Executivo para um exerccio financeiro, e aprovado pelo Poder Legislativo.

Econmico:
Na sua mais exata expresso, o oramento pode ser entendido como o quadro orgnico da economia pblica, ou seja, como o reflexo da vida do Estado.

Jurdico:
O oramento pblico a lei que estima a receita e fixa a despesa para um determinado exerccio financeiro, estabelecendo responsabilidade, compromisso e obrigaes para a administrao pblica.

Oramento Pblico
Histrico: Um dos marcos fundamentais para a origem do oramento pblico, foi a Carta Magna imposta ao Rei Joo Sem-terra, pelos senhores feudais, em 1215 na Inglaterra. A qual objetivava limitar os poderes de arrecadao do rei e definir a forma de realizao dos gastos. Em 1787, nos EUA, a Declarao de Direitos do Congresso da Filadlfia, implantou a exigncia da prtica oramentria. Em 1789, a Constituinte da Frana, consagrou o princpio de que a votao das receitas e despesas seria atribuio dos representantes da Nao. No Brasil, a origem do oramento est ligada ao surgimento do governo representativo, sendo que a nossa primeira lei oramentria data de 1827. Contudo, a Constituio de 1824, em seu art. 172 trazia algumas consideraes a respeito do Tema*.

Oramento Pblico
Classificao:
Oramento tradicional Oramento-programa Oramento base zero ou por estratgia Oramento de desempenho.

QUANTO (AO) Finalidade

ORAMENTO TRADICIONAL

ORAMENTO-PROGRAMA

nfase no que o governo compra, nas coisas por ele adquiridas. Base na classificao institucional por objeto de gasto.

nfase nas aes que o governo realiza e nos meios reais que utiliza.

Uso dos tipos de classificao

Utiliza-se praticamente de todos os tipos: institucional; econmica; por elemento de despesa; por objetivos; rico em informaes.

Relao com o planejamento Identificao de objetivos

Normalmente no reflete aes planejadas.

Constitui-se em um dos instrumentos do planejamento. Compatibiliza as programaes anuais com os planos. Identifica programas de trabalho, objetivos e metas, compatibilizando-os com os planos de mdio e longo prazos.

No identifica programa de trabalho, objetivos e metas porque no faz parte de um processo integrado de planejamento. Elaborao emprica. Reviso percentual dos quantitativos financeiros anteriores para receita e despesa. nfase no controle financeiro legal e formal.

Processo de elaborao

Elaborao tcnica. Base em diretrizes e prioridades. Estimativa real de recursos. Clculo real das necessidades.

Forma de controle Outros aspectos

nfase nas realizaes fsicas, alm dos aspectos tradicionais.

Controle poltico-jurdico da receita e despesa oramentria. Apresenta em destaque os meios de que a administrao vai dispor para cumprir com suas funes. Detalha o que o governo gasta para atingir os objetivos.

Informa, ainda, em relao a cada atividade ou projeto, quanto vai gastar, para que vai gastar e por que vai gastar. Enfatiza metas, objetivos e propsitos contidos nos programas para serem executados em determinado exerccio. Permite o controle da execuo dos programas propostos e a verificao das causas de um eventual nocumprimento. Permite apurao de custos unitrios e mede a eficincia. Mostra o que o governo faz.

Oramento Pblico
Ciclo oramentrio:
Corresponde ao processo que se inicia com a concepo da proposta do oramento, ganha transparncia com a participao popular e realizao de audincias pblicas durante os processos de elaborao, conforme art. 48, pargrafo nico da LRF, desenvolve-se na execuo e no controle, e conclui-se com a avaliao dos resultados alcanados, ou seja, a anlise de sua eficcia.

Oramento Pblico
Etapas do processo de elaborao do oramento-programa:
Planejamento: definio dos objetivos que devero ser alcanados. Programao: definio das atividades necessrias para alcanar os objetivos planejados. Projeto: estimativa dos trabalhos necessrios realizao das atividades. Oramentao: estimativa dos recursos financeiros para custear as aes a serem realizadas e a previso das fontes de recursos correspondentes.

Princpios Oramentrios
Princpios:(CF 1988 e Lei n4.320/64) Unidade Anualidade Universalidade Programao Especificao Exclusividade Clareza Equilbrio publicidade

Planejamento x Oramento Pblico

Plano Plurianual
corresponde ao plano de mdio prazo, por meio do qual se procura ordenar as aes do governo que levem ao alcance dos objetivos e das metas fixados para um perodo de quatro anos.

Planejamento x Oramento Pblico


Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO): consiste na lei que norteia a elaborao dos oramentos anuais, compreendidos aqui o oramento fiscal, o oramento de investimentos das empresas estatais e o oramento da seguridade social, de forma a adequ-las s diretrizes, aos objetivos e s metas da administrao pblica estabelecidos no plano plurianual. Integram o projeto da LDO os seguintes anexos: Anexo de Metas Fiscais; Anexo de Riscos Fiscais.

Planejamento x Oramento Pblico


Lei do Oramento Anual: objetivo viabilizar a realizao das aes planejadas no plano plurianual e transform-las em realidade. A LOA compreende: a) oramento fiscal: b) oramento de investimento: c) oramento da seguridade social:

Execuo Oramentria
Receita Pblica Conceito: A receita pblica engloba todo e qualquer recolhimento de recursos feito aos cofres pblicos, realizado sob a forma de numerrio e de outros bens representativos de valores, que o governo tem o direito de arrecadar em virtude da Constituio, de leis, contratos ou de quaisquer outros ttulos de que derivem direitos a favor do Estado. A Receita Oramentrio: representa valores constantes do oramento, tais como tributos, rendas, transferncias, alienaes, amortizaes de emprstimos concedidos e operaes de crdito por prazos superiores a doze meses.

Execuo Oramentria
Tipos de Receitas Pblicas: Receitas correntes: compreendem as receitas tributrias, de contribuies, patrimoniais, agropecurias, industriais, de servios, de transferncias e outras receitas correntes, como multas, juros, restituies, indenizaes, receitas da dvida ativa, de alienao de bens apreendidos, de aplicaes financeiras, entre outras. Receita de capital: compreendem as provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas (operaes de crdito); da converso, em espcie, de bens e direitos (alienao de bens); amortizao de emprstimos; recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, dentre outras. Receitas extra-oramentrias: engloba os valores provenientes de toda e qualquer arrecadao que no figure no oramento do Estado e, conseqentemente, todo recolhimento que no constitui sua renda.

Execuo Oramentria
Estgios da receita pblica: Previso: Estudo feito pela Fazenda Pblica visando a indicar quanto se pretende arrecadar no exerccio. Lanamento: o ato da repartio competente que verifica a procedncia do crdito fiscal, a pessoa que lhe devedora e inscreve o dbito desta (art. 53 da lei 4.320/64) Direto; Homologao Declarao Arrecadao: Ato pelo qual os contribuintes comparecem perante os agentes arrecadadores e liquidam os seus compromissos para com o tesouro. Recolhimento: Ato pelo qual os agentes arrecadadores transferem, diariamente, o produto da arrecadao ao Tesouro.

Execuo Oramentria
Classificao quanto Natureza Receitas pblica Classificao quanto s categorias Econmicas

Receitas extra-oramentrias

Receitas oramentrias

-Caues recebidas em dinheiro -Reteno na Fonte -Consignaes em Folha de Pgto. -Inscrio de Restos a Pagar -Op. De Crdito por Antecipao de Receita -Salrios no-reclamados -Depsitos Judiciais
-Tributrias

RC

RK

-Alienao de Bens -Op. De Crditos -Amortiz. De Emprestimos -Transf. De Capital -Outras Rec. De capital (superavit do Orc. Corrente)

-Contribuies -Patrimoniais -Agropecurias -Industriais -Servios -Transf. Correntes -Outras rec. correntes

Onde: RC= Receitas Correntes RK= Receitas de Capital

Execuo Oramentria
Despesa Pblica
A despesa pblica pode ser definida como sendo o gasto ou o compromisso de gasto dos recursos governamentais, devidamente autorizados pelo poder competente, com o objetivo de atender s necessidades de interesse coletivo previstas na Lei do Oramento, elaborada em conformidade com o plano plurianual de investimentos, com a Lei de Diretrizes Oramentrias e com a LRF.

Execuo Oramentria
Tipos de despesa pblica: Despesas extra-oramentrias Despesas oramentrias
Despesas correntes
Despesas de custeio Transferncias correntes

Despesas de capital
Investimentos Inverses financeiras Transferncia de capital

Execuo Oramentria
Estgio da Despesa Pblica: Programao Licitao Empenho
Estimativa Global ordinrio

Liquidao pagamento

Execuo Oramentria
Classificao quanto Natureza

Despesas pblicas

Classificao quanto s categorias Econmicas

Despesas extra-oramentrias

Despesas oramentrias

-Caues em dinheiro devolvidos -Reteno Recolhidas -Consignaes Recolhidas -Pgto de Restos a Pagar -Salrios Reclamados -Depsitos Judiciais sacados
-Custeio -Transf. Correntes -Investimentos (aumenta o PIB) -Inverses Financeiras (no altera o PIB) -Tranf. De capital

DC

DK

Onde: DC= Despesas Correntes DK= Despesas de Capital

Execuo Oramentria
Crditos Adicionais - Conceito:
O crdito adicional um meio legal de ajuste do oramento, utilizado para amenizar ou corrigir distores identificadas durante a execuo oramentria, por exemplo, excesso de crditos alocados em determinadas dotaes e insuficincias em outras.

Execuo Oramentria
Classificao:
Classificam-se, segundo a Lei n.4.320/64, em trs espcies:
Suplementares: so destinados ao reforo de dotao j existente no oramento em vigor. Autorizado por Lei e aberto por Decreto do Executivo. A autorizao legislativa pode constar da prpria lei oramentria. Especiais: destinam-se despesa para o qual no haja previso oramentria especfica. Cria novo programa ou evento de despesa para atender a um objetivo no previsto no oramento. Extraordinrios: voltado exclusivamente ao atendimento de despesas urgentes e imprevisveis, em caso de guerra, comoo interno ou calamidade pblica. autorizado por medida provisria ou decreto do executivo. (art. 167, 3. da CF). ,

Execuo Oramentria
PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DOS CRDITOS ADICIONAIS
(Constituio Federal; art. 167; Lei n.4.320/64; arts. 40 a 46 e respectivos pargrafos)
ESPCIE FINALIDADE AUTORIZA O LEGISLAO
Prvia, podendo ser includa na lei de oramento ou em lei especial Prvia em lei especial

FORMA DE ABERTURA
Decreto do executivo

VIGNCIA

PRORROGAO

Suplementares

Reforar o oramento

No exerccio

No permitida

Especiais

Atender a programas no contemplados no oramento Atender a despesas imprevisveis e urgentes

Decreto do executivo

No exerccio

S para o exerccio seguinte, se aberto em um dos quatros ltimos meses S para o exerccio seguinte, se aberto em um dos quatros ltimos meses

extraordinrios

independente

Decreto do executivo com remessa imediata Cmara

No exerccio

Execuo Oramentria
Resto a pagar
Conceito: De acordo com o art. 36 da lei n. 4.320/64, consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas, mas no-pagas, at 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das no processadas. Classificao: Processados (j liquidados) No-processados (ainda no-liquidados) Inscrio: A inscrio em Restos a Pagar feita na data do encerramento do exerccio financeiro de emisso da nota de empenho, e ter validade at 31 de dezembro do ano subsequente, vedada a reinscrio; A inscrio de Restos a Pagar uma Receita Extra-oramentria (art. 103, pargrafo nico da lei n 4.320/64) Pagamento: O pagamento de Restos a Pagar feito no ano seguinte ao da sua inscrio; O pagamento de Restos a Pagar uma Despesa Extra-Oramentria. Cancelamento: Os restos a pagar no-pagos at 31 de dezembro do ano subsequente ao de sua inscrio sero concelados. Prescrio: Os restos a pagar s prescrevem aps cinco anos a partir da data de inscrio.

Execuo Oramentria
Despesas de Exerccios Anteriores (D.E.A.)
Conceito: So despesas cujo o fato gerador ocorreu no ano anterior. Prescrio: A prescrio de Despesas de Exerccio Anteriores (D.E.A.) de cinco anos da data do fato gerador. Tipos:
a)

b) c)

Despesas que no se tenham processado na poca prpria aquelas cujo empenho tenha sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exerccio correspondente, mas que, dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigao; Restos a pagar com prescrio interrompida a despesa cuja inscrio, como Restos a Pagar, tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor; Compromissos reconhecidos aps o encerramento do exerccio correspondente.

Classificao Oramentria

A classificao oramentria pode ser conceituada como o conjunto de procedimentos tcnicos e normativos com o objetivo de organizar o oramento, obedecendo a regras e critrios definidos de padronizao, de modo a permitir a compreenso geral das funes desse instrumento de planejamento, propiciando informaes adequadas para a tomada de decises pela administrao pblica. Objetiva, de modo geral, tomar mais fcil o processo de compreenso dos detalhamentos do oramento.

Classificao Oramentria
No Brasil, temos os seguintes modelos de classificao oramentria: Institucional: demonstra a distribuio dos recursos oramentrios pelos rgos e pelas unidades responsveis pela execuo do oramento; Funcional: representa o agrupamento das aes do governo em grandes reas de sua atuao, para fins de planejamento, programao e oramento; Da receita: dividida por categorias econmicas e por grupo de fontes; Da despesa: dividida por categorias econmicas e por natureza.

Classificao Oramentria
Classificao institucional A classificao institucional do oramento apresenta a distribuio dos recursos pblicos pelos rgos responsveis por sua gerncia e aplicao. Muitas vezes, um rgo ou uma unidade oramentria pode no corresponder a uma estrutura administrativa, como Encargos Gerais do Estado, Transferncias a Municpios, Reserva de Contingncia. Ela

representa qual rgo ir realizar o gasto pblico.

Classificao Oramentria
Classificao Funcional Como j discutimos, o oramento-programa o principal instrumento legal de planejamento da administrao pblica, por meio do qual o Estado define seu plano de governo para um exerccio financeiro, em perfeita vinculao com as suas funes constitucionais, estimando as receitas e planejando as aplicaes com prvia fixao das despesas. Nesse instrumento, so detalhadas em primeiro nvel todas as funes precpuas do Estado, tais como: educao, segurana, sade, saneamento. Essas funes so subdivididas em subfunes que, por sua vez, so subtetalhadas por meio dos programas de governo da o nome oramento-programa -, desmembrados em projetos, em manuteno dos servios j implantados atividades e em operaes especiais.

Classificao Oramentria
Nova Classificao: Portaria n 42/99
FUNO

SUBFUNO

PROGRAMA

PROJETO

ATVIDADE

OPERAES ESPECIAIS

FUNO XX

SUBFUNO XXX

PROGRAMA XXXX

P/A/OE YXXX

Classificao Oramentria
Nova Classificao: Portaria n 42/99 00.000.00.000.0000.0000
PODER PBLICO RGO/UNIDADE ORAMENTRIA FUNO SUBFUNO PROGRAMA
N. INDICADOR DO PROJETO/ATIVIDADE

Forma resumida------>

0.00.000.00.000.0000.0000
PODER PBLICO SECRETARIA UNIDADE ORAMENTRIA FUNO SUBFUNO PROGRAMA
PROJETO/ATIVIDADE

Forma completa------>

Classificao Oramentria
Classificao das receitas pblicas A classificao das receitas compreende o detalhamento previsto na Lei n.4.320/64, composto de contas que expressem melhor as receitas. Cada conta composta de um cdigo de oito algarismos e um ttulo. O cdigo 0.0.0.0.00.00 estabelece a hierarquia da classificao, a partir da categoria econmica at o menor nvel de detalhe da receita, que a subalnea. Assim, temos:

CAT. ECONOMICA

SUBCATEGORIA

FONTE

RUBRICA

ALNEA

SUBALINEA

XX

XX

Classificao Oramentria
Classificao das despesas pblicas A classificao econmica das despesas objetiva informar de forma macroeconmica o efeito do gasto do setor pblico na economia e possibilita o seu controle gerencial, por meio da natureza da despesa. Ela composta, pela categoria econmica corrente e de capital -, pelo grupo a que pertence a despesa, pela modalidade de sua aplicao direta ou por transferncias e pelo objeto final de gato, que so o elemento de despesa e o subelemento. O cdigo da classificao da natureza da despesa constitudo por oito algarismos, distribudos da seguinte forma:

CAT. ECONOMICA

GRUPO

MODALIDADE

ELEMENTO

SUBELEMENTO

XX

XX

XX

Os Controles na Administrao Pblica


Controle Externo na Administrao Pblica O controle externo da administrao pblica no Direito ptrio matria constitucional. A Constituio Federal assim estabelece: Art.70 A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. Pargrafo nico. Prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria.

Os Controles na Administrao Pblica


Poder Legislativo tambm exerce a funo de controle, por meio dos mecanismos constitucionais a seguir exemplificados:
Comisses Parlamentares (Art. 58, 3 da CF); , Pedidos de informao (Art. 50, 2 da CF); , Convocao de autoridades (Art. 50 da CF); Participao na funo administrativa (Arts. 49, I, V, 51, V, e 52, III 58, da CF); Funo jurisdicional (Art 49, X, da CF).

Os Controles na Administrao Pblica


Alcance e Limitaes do Controle Externo
No que tange ao controle externo a Constituio Federal brasileira promulgada em 1988, em seu artigo 71 delimitou os contornos da atuao do Tribunal de Contas da Unio. No caput do artigo 71 o legislador assevera que o controle externo, a cargo do Congresso nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento; II - julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio; III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio; IV - realizar, por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comisso tcnica ou de inqurito, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativos, Executivo e Judicirio, e demais entidades referidas no inciso II; V fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo; VI fiscalizar a aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal oi a Municpios; VII prestar as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comisses, sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas; VIII aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio; IX assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade; X sustar, se no atendido, a execuo do ato impugnado, comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal; XI representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados.

Bibliografia
ARAUJO, I. P. S. Contabilidade pblica: da teoria prtica. Atualizada conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal. So Paulo: Saraiva, 2004. FURTADO, Fabio. Administrao financeira e oramentria para concursos: direito financeiro simplificado. Rio de Janeiro: Ferreira, 2008. TMEZ, Carlos Andr Silva. Finanas pblicas: teoria e mais de 350 questes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

You might also like