You are on page 1of 14

APOSTILA WORD BSICO

Apresentao
O WORD um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais caractersticas so: criao de textos, cartas, memorandos, documentos, mala direta, tabelas, figuras, bem como a formatao dos mesmos. Com inmeros recursos disponveis possvel utiliz-lo para facilitar e agilizar as tarefas. Esta apostila foi elaborada com o objetivo de auxlio as atividades do curso e como forma de consulta. A seguir, sero demonstradas as tarefas de criao de textos e formatao. Com isso, ao final do curso, o aluno estar apto a usar o Word e os recursos disponveis.

Iniciando o Word
Para abrir o Word, clique sobre o boto Iniciar na Barra de Tarefas, clique em Programas e, em seguida, clique sobre o aplicativo Word.

Quando o Word inicializado, a primeira tela contm um documento em branco, pronto para ser utilizado. Alm disso, o documento cercado de um painel de botes, menus e outras ferramentas teis.

Tela Inicial
Barra de Menu Barra de Ferramentas

Desenho

arquivo.

Boto de Sair do Programa: este boto serve para sair do programa ou fechar o

Boto Minimizar: minimizar a tela. Boto Maximizar: maximizar a tela.

Barra de Menu: na barra de menu est disponvel todas as opes do Word.

Salvando um Documento
Salvar um documento significa que possvel guardar todo o trabalho desenvolvido e abr-lo novamente. Para salvar clique no menu Arquivo Salvar. Se o arquivo vai ser salvo pela primeira vez clique em Salvar Como ou clique para tambm salvar. Digite um nome para o arquivo. 3

Fechando um Documento
Para fechar somente o documento basta clicar no menu Arquivo simplesmente clicar no boto . Fechar ou

Fechando o Word
Para fechar o aplicativo clique no menu Arquivo boto . Neste caso, o Word ser fechado. Observe que o boto diferente de . Sair ou simplesmente clique no

Abrindo arquivos existentes


Para abrir um arquivo existente basta clicar no cone Abrir. ou ir em Arquivo

Criando um documento novo no Word


Existem duas formas de criar um documento novo no Word. Clique em Arquivo Novo ou no boto .

Configurando a Pgina
Para configurar o documento escolha no menu Arquivo Configurar Pgina. Nesta caixa de dilogo pode-se configurar as margens da pgina e o papel para posterior impresso.

Editando um texto
Aps digitar um texto no Word possvel formata-lo, efetuar correes, inserir uma tabela e melhorar a aparncia do documento. E para fazer qualquer alterao necessrio selecionar o texto com o mouse.

Excluindo um texto
Para excluir um texto basta selecionar uma frase ou uma palavra e pressione a tecla Del ou Delete. Caso deseja desfazer a ao, clique no boto ou aperte as teclas CTRL + Z.

Copiando, colando e recortando um texto


O boto copiar . serve para copiar uma frase, uma palavra ou um texto. Depois . Para recortar basta apenas clicar em de copiado possvel colar clicando no boto

Formatando um texto

Fonte

Tamanho da Fonte

Itlico

Negrito

Alinhamento

Acima a barra de ferramentas do Word apresenta diferentes botes para configurao de um texto com o tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itlico, sublinhado, alinhamento, marcadores e numeradores, borda, realce, cor da fonte. Para modificar a formatao necessrio selecionar o que se deseja alterar. Todas essas funes tambm podem ser realizadas atravs do menu Formatar Fonte, Formatar Pargrafo, Formatar Marcadores e Numerao.

Sublinhado

Marcadores e Numeradores

Cor da Fonte

Inserindo numerao de pginas


possvel inserir nmeros nas pginas tanto na parte superior ou inferior da pgina. Clique no menu Inserir Nmeros de pginas... Na caixa de dilogo a seguir pode-se escolher entre inserir um nmero no rodap ou no cabealho, com alinhamento direita, esquerda ou centralizada.

Para remover os nmeros das pginas clique sobre o nmero duas vezes ou v no menu Exibir Cabealho e rodap. Selecione o nmero e aperte a tecla Del ou Delete.

Cabealho e Rodap
Um cabealho e rodap um trecho de texto impresso no topo ou na parte inferior de todas as pginas de um documento. O cabealho fica na margem superior e o rodap na margem inferior. Para criar um cabealho ou rodap v para o menu clique em Exibir rodap e um retngulo tracejado ir aparecer. Cabealho e

. Digite um texto dentro Para mover-se entre o cabealho e o rodap clique em do retngulo tracejado no cabealho ou rodap que ser repetido em todas as pginas de um documento e depois clique em Fechar. Caso seja necessrio modificar o texto do retngulo clique sobre o mesmo duas vezes rapidamente.

Inserir um clip-art
O Word traz uma srie de imagens e para um inserir um clip-art v ao menu clique em Inserir Figura Clip-art e selecione a imagem ou na barra de desenho clique .

Inserir uma figura


Uma figura pode ser qualquer arquivo de imagem ou fotografia. V em Inserir Figura Do arquivo e selecione a imagem desejada ou na barra de desenho clique .

Inserir WordArt
Para inserir um WordArt clique no cone ou no menu Inserir Figura WordArt. Selecione um estilo de WordArt e depois clique no boto Ok. Digite o texto e clique em Ok.

Tabela
Uma tabela um conjunto de linhas e colunas, onde cada rea chamada de clula, que podem ser preenchidas com texto e elementos grficos. Existem duas formas de inserir uma tabela, a primeira v ao menu clique em Tabela Inserir Tabela ou . na barra de ferramentas clique no cone Se for pelo menu a seguinte caixa de dilogo ir aparecer, digite o nmero de colunas e o nmero de linhas:

J na barra de ferramentas ao clicar no cone ir aparecer a seguinte tela, onde com o mouse deve-se selecionar as linhas e colunas da tabela:

Clula Linha

Coluna

Em uma tabela possvel digitar um texto, format-lo, inserir uma imagem ou fotografia, formatar as bordas e o preenchimento das clulas. Para digitar um texto clique sobre a clula em que deseja digitar, pode-se mover com as setas do teclado entre as clulas.

Na tabela a seguir foi inserida uma fotografia.

Para selecionar uma tabela clique na seguinte imagem:

Para mesclar clulas selecione as clulas, clique com o boto direito do mouse e em Mesclar clulas.

10

Dentro de uma tabela possvel inverter a direo de um texto. Na clula em que se deseja inverter, clique com o boto direito do mouse e selecione a opo Direo do texto.

Para formatar as bordas e o preenchimento clique com o boto direito do mouse sobre a tabela e selecione Bordas e sombreamento.

11

Colunas
Um texto pode ser formatado em uma ou mais colunas. Para colocar um texto em colunas, selecione o texto clique no menu Formatar Colunas e selecione o nmero de colunas.

Borda da Pgina
Para inserir uma borda na pgina v em Formatar Bordas e sombreamento e clique no item Borda da pgina, escolha os itens de formatao.

12

Visualizando um documento antes de imprimir


O documento pode ser visualizado antes de mandar para a impresso. Clique no cone na barra de ferramentas. Depois para retornar ao documento basta clicar em Fechar.

Imprimindo um documento
Imprimir um documento s possvel se a impressora estiver configurada corretamente. Caso esteja funcionando corretamente, clique em Arquivo Imprimir e depois no boto Ok.

13

14

You might also like