You are on page 1of 3

UNIDADE: DISCIPLINA: ALUNO: ANO:

ATIVIDADE ( ) PROFESSOR (A):

TESTE ( )

PROVA ( )

TURMA:

DATA:

5S
O 5S uma metodologia que surgiu nos anos de 1950, de origem japonesa e que pode ser direcionada a qualquer ambiente de uma organizao, principalmente os ambientes de trabalho. composta de cinco princpios ou sensos, cujas palavras transliteradas para o nosso idioma, iniciam-se com a letra "S". O 5S pode ser aplicado em qualquer ambiente, inclusive espaos ao ar livre, residncias, pequenos ambientes e at na organizao de apenas um armrio ou bolsa. Os propsitos da metodologia 5S so de melhorar a eficincia atravs da destinao adequada de materiais, especialmente os desnecessrios, organizao, limpeza e identificao de materiais e espaos e a manuteno e melhoria do prprio 5S. Os principais benefcios da metodologia 5S so:

1. Maior produtividade pela reduo da perda de tempo procurando por objetos. S ficam no ambiente os objetos necessrios e ao alcance da mo. 2. Reduo de despesas e melhor aproveitamento de materiais. O acmulo excessivo de materiais tende degenerao. 3. Melhoria da qualidade de produtos e servios 4. Menos acidentes do trabalho. 5. Maior satisfao das pessoas com o trabalho.

Seiri ( ): Senso de utilizao. Refere-se prtica de verificar todas as ferramentas, materiais, etc. na rea de trabalho e manter somente os itens essenciais para o trabalho que est sendo realizado. Tudo o mais guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuio dos obstculos produtividade do trabalho. Seiton ( ): Senso de ordenao. Enfoca a necessidade de um espao organizado. A organizao, neste sentido, refere-se disposio das ferramentas e equipamentos em uma ordem que permita o fluxo do trabalho. Ferramentas e equipamentos devero ser deixados nos lugares onde sero posteriormente usados. O processo deve ser feito de forma a eliminar os movimentos desnecessrios. Seis ( ): Senso de limpeza. Designa a necessidade de manter o mais limpo possvel o espao de trabalho. A limpeza, nas empresas japonesas, uma atividade diria. Ao fim de cada dia de trabalho, o ambiente limpo e tudo recolocado em seus lugares, tornando fcil saber o que vai aonde, e saber onde est aquilo o que essencial. O foco deste procedimento lembrar que a limpeza deve ser parte do trabalho dirio, e no uma mera atividade ocasional quando os objetos esto muito desordenados.

Seis - Senso de Limpeza Resumo

tirar o lixo, a poluio; evitar sujar, Cascas e folhas so eliminadas pela planta quando j evitar poluir. cumpriram sua funo. Nosso organismo se limpa no suor, na respirao, nas fezes e na urina e em muitas outras formas de se manter, de se livrar das toxinas e excessos.

Seiketsu ( ): Senso de Normalizao. Criar normas e sistemticas em que todos devem cumprir. Tudo deve ser devidamente documentado. A gesto visual fundamental para fcil entendimento de cada norma.

Seiketsu - Senso de Normalizao - Resumo Padronizar comportamento, valores e A cada segundo, todos os organismos das plantas e dos prticas favorveis sade fsica, animais se dedicam para manter sua integridade, sua mental e ambiental. sade.

Shitsuke( ): Senso de autodisciplina. Refere-se manuteno e reviso dos padres. Uma vez que os 4 Ss anteriores tenham sido estabelecidos, transformam-se numa nova maneira de trabalhar, no permitindo um regresso s antigas prticas. Entretanto, quando surge uma nova melhoria, ou uma nova ferramenta de trabalho, ou a deciso de implantao de novas prticas, pode ser aconselhvel a reviso dos quatro princpios anteriores.

Shitsuke - Senso de Autodisciplina - Resumo Autogesto, cada um se cuidando, Plantas e animais se cuidam de forma natural. Nascem, adaptando-se s novas realidades de crescem, se reproduzem, morrem. No precisamos modo que as relaes com o mandar uma planta praticar sua fotossntese e nem a um ambiente e pessoal sejam reciclveis gato que cuide de seu plo. e sustentveis de forma saudvel.

Seiri

Senso de Utilizao

Seiton Senso de Ordenao Seisou Senso de Limpeza Seiketsu Senso de Sade Shitsuke Senso de Autodisciplina

5S num contexto de negcios A metodologia 5S foi adotada em vrias organizaes, desde pequenas empresas at as grandes corporaes. Toda a implementao do 5S visa a melhorar a produtividade e o desempenho. Peterson, Jim & Smith, Roland do

exemplos de usos do 5S no contexto de negcios. Tais organizaes e seus resultados incluem: Centro de Suporte da Hewlett-Packard

Melhorou os nveis de qualidade da comunicao e troca de informaes Reduo do ciclo de treinamento para novos empregados Reduo de reclamaes Reduo do tempo de atendimento por cliente

Boeing

Melhoria da produtividade Maiores nveis de qualidade da produo Maior segurana Melhor Desempenho

You might also like