You are on page 1of 5

Agrupamento de Escolas Ourm

Projeto de Doao e Emprstimo de Manuais Escolares e Livros de Apoio ao Estudo

REGULAMENTO

INTRODUO O Agrupamento de Escolas Ourm decidiu criar o EMPRESTA-ME, projeto de doao e emprstimo de manuais escolares e livros de apoio, constituindo-se, para o efeito, uma bolsa de manuais e livros de apoio, adiante designada de Bolsa, para todos os alunos, independentemente de serem subsidiados, atravs de um sistema de doao, emprstimo e devoluo. O emprstimo de manuais escolares traduz-se na disponibilizao a ttulo devolutivo dos mesmos, aos alunos do ensino bsico e secundrio. Tratase de um modelo que pretende ver reforada a consciencializao do valor do livro e a necessidade do seu reaproveitamento. Aliado a esta maior consciencializao est, claramente, um benefcio econmico para as famlias. No mbito deste projeto so criadas as figuras do Doador e do Beneficirio, intervenientes fulcrais em todo o processo. Ao doarem manuais escolares e livros de apoio e/ou devolverem aqueles anteriormente emprestados, os alunos tornam-se potenciais beneficirios da Bolsa, adquirindo o direito ao emprstimo de manuais escolares e livros de apoio que a integram, de acordo com as normas e procedimentos que a seguir se descrevem.

b) encarregados de educao dos alunos referidos na alnea anterior; c) Direo da escola; d) Bibliotecas Escolares do Agrupamento; e) Associaes de Pais e Encarregados de Educao; f) Associao de Estudantes da Escola Bsica e Secundria de Ourm. 2. Aplica-se, ainda, aos manuais escolares adotados no Agrupamento durante o perodo legal de vigncia da adoo e livros de apoio, conforme especificado no artigo 10. deste Regulamento.

Artigo 3. Objetivos

1. O EMPRESTA-ME projeto de doao e emprstimo de manuais escolares e livros de apoio um projeto do Agrupamento de Escolas Ourm e tem como objetivos: a) reforar a consciencializao do valor do livro; b) promover a reutilizao dos manuais escolares; c) diminuir os encargos financeiros familiares com a aquisio de manuais escolares; d) favorecer prticas no mbito da educao ambiental.

II DISPOSIES GERAIS Artigo 1. Objeto 1. O presente regulamento descreve os direitos e deveres dos intervenientes e define as regras e procedimentos relativos doao de manuais escolares e livros de apoio para a Bolsa e ao emprstimo e devoluo dos mesmos. 2. So definidos, tambm, os critrios a ter em conta na seleo e avaliao dos manuais escolares e livros de apoio a considerar para doao, emprstimo e devoluo.

Artigo 4. Deveres do Agrupamento e Associaes de Pais e Encarregados de Educao 1. Direo da escola e s Associaes de Pais e Encarregados de Educao compete: a) promover e incentivar a prtica do sistema de doao e emprstimo de manuais escolares e livros de apoio, de acordo com o presente Regulamento e restante legislao em vigor, contribuindo para a constituio da Bolsa; b) informar e organizar todo o processo inerente doao, emprstimo e devoluo de manuais escolares e livros de apoio, de acordo com as regras e procedimentos definidos neste Regulamento, bem como apoiar as famlias neste processo. c) publicitar os manuais escolares e livros de apoio adotados no Agrupamento e o respetivo perodo legal de adoo. d) manter e publicitar registos atualizados dos manuais escolares e livros de apoio doados e emprestados que integrem a Bolsa e dos respetivos doadores e beneficirios.

Artigo 2. mbito 1. O presente Regulamento aplica-se aos intervenientes no projeto, nomeadamente: a) alunos do Agrupamento Escolas Ourm doadores e beneficirios de manuais escolares e livros de apoio da Bolsa;

Artigo 5. Deveres do aluno e do encarregado de educao

1. Ao aluno e encarregado de educao compete colaborar com o Agrupamento e com as Associaes de Pais e Encarregados de Educao no processo de doao, emprstimo e devoluo dos manuais escolares e livros de apoio, de acordo com as normas e procedimentos definidos neste Regulamento e demais legislao em vigor. 2. O aluno e o encarregado de educao devero proceder encadernao dos manuais escolares e livros de apoio, objeto de emprstimo, ou, caso verifiquem essa necessidade, substituir a existente, usando para o efeito papel no autocolante ou plstico. 3. Durante o perodo de utilizao de manuais escolares e livros de apoio, objeto de emprstimo, o aluno no dever escrever, riscar, sublinhar, desenhar ou fazer qualquer tipo de inscrio que impea novo emprstimo. 4. O aluno dever conservar os manuais escolares e livros de apoio em bom estado para que possam ser usados por outros colegas. 5. Para todos os efeitos, o aluno e o encarregado de educao so responsveis pelos manuais escolares e livros de apoio emprestados durante o perodo de utilizao.

com a ordem de preferncia estipulada no ponto 1, do artigo 16.. 7. Ao doador no conferido o direito de retorno sobre os manuais escolares e livros de apoio doados. Artigo 7. Beneficirio 1. Beneficirio o aluno que usufrui de emprstimo de manuais escolares e livros de apoio disponveis na Bolsa, durante o perodo de tempo estipulado neste Regulamento, devidamente autorizado pelo encarregado de educao. 2. Constituem-se beneficirios os alunos doadores e, se aplicvel, o(s) respetivo(s) irmo(s). 3. Em casos excecionais e aps anlise do pedido, um aluno poder constituir-se beneficirio da Bolsa sem ser doador.

Artigo 8. Calendarizao 1. O emprstimo de manuais escolares e livros de apoio tem a durao de um ano letivo. 2. O perodo estipulado no ponto anterior pode ser renovado por igual perodo, em caso de reteno. 3. O processo de doao, devoluo, requisio e atribuio de manuais e livros de apoio decorrer segundo a seguinte calendarizao: Doao: preferencialmente at 20 de julho; Devoluo: impreterivelmente at 20 de julho; Requisio: 1. fase - at 15 de julho; 2. fase at 8 de setembro; Divulgao da atribuio: 1. fase at 30 de julho; 2. fase at 15 de setembro; Atribuio: at ao incio do ano letivo. 4. Outras situaes no previstas nos nmeros anteriores sero analisadas pontualmente.

Artigo 6. Doador 1. Doador o aluno que contribui, a ttulo gratuito, com manuais escolares e livros de apoio para a Bolsa, devidamente autorizado pelo encarregado de educao. 2. Todos os alunos matriculados no Agrupamento podem constituir-se doadores da Bolsa, de acordo com as normas enunciadas no artigo 13.. 3. Ao doador conferido o direito de ser beneficirio da Bolsa bem como, se aplicvel, ao(s) respetivo(s) irmo(s). 4. O doador ter direito, anualmente, a um crdito de manuais escolares e livros de apoio para emprstimo, igual ao nmero de manuais escolares e livros de apoio doados, salvo insuficincia de exemplares na Bolsa. 5. O crdito no utilizado pode ser utilizado pelo(s) respetivo(s) irmo(s) ou ser transferido para o ano letivo seguinte. 6. O doador poder usufruir de um emprstimo de manuais escolares e livros de apoio em nmero superior aos doados, se o nmero de exemplares na Bolsa o possibilitar e de acordo

III DA DOAO, EMPRSTIMO E DEVOLUO DOAO Artigo 9. Procedimento 1. A doao concretiza-se com a entrega, a ttulo gratuito, dos manuais escolares e livros de apoio que cumpram os requisitos previstos nos artigos 10. e 11. deste Regulamento. 2. Aps a avaliao dos manuais segundo os parmetros enunciados no artigo 11, ser aberta

a ficha do livro doado, de acordo com os procedimentos prescritos no artigo 12.. 3. Tambm ser aberta a ficha do aluno doador, de acordo com o estipulado no artigo 13.. Artigo 10. Elegibilidade dos manuais e livros de apoio 1. Podem ser doados para a Bolsa os manuais escolares adotados no Agrupamento que se encontrem legalmente em vigncia e livros de apoio. 2. Entende-se por livros de apoio quaisquer cadernos, livros de exerccios ou outros que faam parte dos manuais e que no possam ser vendidos separadamente destes e ainda brochuras, snteses, livros de revises, preparao para testes/exames, estudo de obras literrias ou outros similares. 3. Excluem-se do ponto anterior, os livros e cadernos de exerccios que acompanham os manuais escolares e que possam ser vendidos separadamente destes.

b) segundo campo, composto por trs letras, correspondente s iniciais da disciplina do manual; c) terceiro campo, composto por uma letra, M ou L, conforme seja manual escolar ou livro de apoio, respetivamente; d) quinto campo, composto por dois dgitos: 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11 ou 12 correspondente ao ano de escolaridade a que se refere o manual ou 1C, 2C, 3C, ou SC no caso dos manuais ou livros de apoio plurianuais.

Artigo 13. Ficha do aluno doador 1. Ser criada uma ficha, em modelo prprio, para cada aluno doador, que dever conter os seus dados e do seu encarregado de educao e dos manuais e livros de apoio doados, emprestados e devolvidos. 2. Dever conter, ainda, a assinatura do encarregado de educao autorizando o processo de doao e emprstimo e declarando ter conhecimento deste Regulamento.

Artigo 11. Parmetros de avaliao dos Manuais e Livros de Apoio 1. Os manuais escolares e livros de apoio, objeto de doao, devero estar em bom estado de conservao de acordo com os seguintes parmetros de avaliao: a) completos em nmero de pginas e/ou fascculos; b) capa devidamente presa ao livro sem rasges, escritos ou rabiscos que impeam a leitura de todos os elementos informativos nela constantes; c) sem sujidade injustificada e pginas riscadas a tinta que impeam ou dificultem a sua leitura integral. Artigo 12. Ficha do livro doado 1. Ser criada uma ficha, em modelo prprio, para todos os manuais escolares e livros de apoio doados, que contenha os dados do livro, do doador e dos beneficirios de emprstimo. 2. A cada livro doado ser atribudo um Nmero Identificador do Manual (NIM), composto por oito dgitos, distribudos por quatro campos, de acordo com a seguinte ordem: a) primeiro campo, composto por dois algarismos correspondentes aos dois ltimos dgitos do ano civil em que feita a doao;

EMPRSTIMO Artigo 14. Procedimento 1. O processo de emprstimo inicia-se com o preenchimento de um requerimento, em modelo prprio, assinado pelo encarregado de educao. 2. No requerimento mencionado no ponto anterior, devem ser assinalados os manuais e livros de apoio pretendidos. 3. O emprstimo concretiza-se com a entrega dos manuais escolares e livros de apoio atribudos, de acordo com a disponibilidade da Bolsa. 4. O preenchimento do requerimento pressupe o conhecimento, por parte do doador/ beneficirio, e respetivo encarregado de educao, do presente regulamento e a sua total aceitao. Artigo 15. Elegibilidade 1. Podero usufruir da modalidade de emprstimo dos manuais escolares e livros de apoio da Bolsa os alunos que cumpram o estipulado no artigo 7. deste Regulamento. 2. Os alunos que usufrurem de emprstimo e que, no final da sua durao, no devolvam os manuais ou se estes forem devolvidos em estado de no poderem ser novamente reutilizados,

ficam excludos de novo emprstimo, salvo se voltar a contribuir com manuais escolares e livros de apoio doados, conforme o estipulado no artigo 18., ou se ainda tiver o crdito a que se refere o ponto 5, do artigo 6.. Artigo 16. Critrios de atribuio de emprstimo 1. Em caso de insuficincia de exemplares na Bolsa que permita o emprstimo a todos os beneficirios, obedecer-se- seguinte ordem de preferncia: a) beneficirio com maior nmero de manuais escolares e livros de apoio doados at 20 de julho; b) beneficirio que tenha efetuado a requisio na 1. fase; c) beneficirio que tenha efetuado a requisio na 2. fase; d) beneficirio no abrangido por nenhuma das situaes anteriores. 2. O emprstimo aos alunos previstos no ponto 3, do artigo 7., deste Regulamento, far-se- tendo em conta o nmero de exemplares disponveis na Bolsa e de acordo com a seguinte preferncia: a) posicionamento nos escales de apoio determinado pelo despacho dos auxlios econmicos no ano letivo que finda; b) data de entrada da requisio.

b) beneficirios ao abrigo do ponto 3, do artigo 7.. 2. Cada manual ou livro de apoio perdido ou devolvido nos termos do ponto anterior implica o pagamento de um valor residual, correspondente a 20% do seu valor de venda ao pblico. IV DISPOSIES FINAIS Artigo 19. Divulgao 1. Para alm dos locais habituais nas escolas do Agrupamento, sero divulgadas todas as etapas do EMPRESTA-ME na pgina e demais stios do Agrupamento e Bibliotecas Escolares do AEO na Web. 2. Sero envolvidos na divulgao todos os intervenientes referidos no artigo 2..

Artigo 20. Normas subsidirias Cabe Direo decidir sobre eventuais situaes omissas.

Artigo 21. Entrada em vigor O presente regulamento entra em vigor no dia seguinte sua aprovao em Conselho Pedaggico.

DEVOLUO Artigo 17. Procedimento 1. O aluno e o seu encarregado de educao devero devolver os manuais escolares e livros de apoio emprestados, na Biblioteca da Escola Sede. 2. Ser obrigatoriamente assinalado o estado de conservao do manual devolvido, quer na ficha individual do doador/beneficirio, quer na ficha do manual doado/emprestado.

Visto e aprovado em Conselho Pedaggico de 6 de setembro de 2011.

Artigo 18. Sanes 1. A perda ou devoluo dos manuais escolares e livros de apoio em mau estado de conservao que impossibilitem a sua reutilizao implica a impossibilidade de novo emprstimo para os alunos: a) doadores que tenham esgotado o crdito de manuais doados;

You might also like