Start Reading

Profissão docente: Novos sentidos, novas perspectivas

Ratings:
252 pages3 hours

Summary

A sociedade do conhecimento tem posto em xeque o papel da docência como profissão. Dia a dia os professores são confrontados com as exigências do mundo contemporâneo: a revolução tecnológica, a globalização, o avanço científico versus as tradições educacionais, o modelo curricular, os saberes hierarquicamente estabelecidos. Tudo isso somado à ausência de políticas governamentais de qualidade voltadas à formação inicial e continuada de professores agrava ainda mais as condições de trabalho docente.
Esse livro trata da formação do educador, da busca por seu reconhecimento profissional, além de analisar as questões epistemológicas, a condição do professor como trabalhador e as representações sociais sobre a prática de sua profissão. Merecem destaque também os efeitos que as memórias construídas ao longo da vida têm na formação do profissional, além das práticas inovadoras em prol de um trabalho interdisciplinar e em rede.
Dividido em duas partes, na primeira encontram-se reflexões e estudos acerca dos processos que envolvem a formação e a profissionalização de professores. Já a segunda é dedicada à dimensão existencial e às práticas inovadoras de ensino, lembrando que a vida dos professores não se limita às suas atividades profissionais. - Papirus Editora

Read on the Scribd mobile app

Download the free Scribd mobile app to read anytime, anywhere.