Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Gestão Educacional - Planejamento Estratégico e Marketing
Gestão Educacional - Planejamento Estratégico e Marketing
Gestão Educacional - Planejamento Estratégico e Marketing
Ebook234 pages4 hours

Gestão Educacional - Planejamento Estratégico e Marketing

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

A velocidade e o volume de novas informações que estão sendo disponibilizadas a cada dia têm aumentado significativamente o conhecimento das pessoas e alterado seu comportamento enquanto clientes e provocado uma constante modificação dos mercados consumidores de um modo geral. Além das diversas ameaças que esse mercado instável pode provocar em qualquer relação de consumo, as empresas prestadoras de serviços educacionais se viram obrigadas a se adaptar aos novos paradigmas da educação, ocorridos a partir da década de 80, e a conviver num ambiente de negócio muito mais competitivo, principalmente a partir da entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor e da Lei 9.870, de 23 de novembro de 1999, que passou a tratar o pagamento das mensalidades escolares de forma diferenciada. Se a todo esse cenário for acrescido o fato de que a grande maioria das escolas particulares tem sua origem num grupo de professores, amigos ou parentes que, por serem bem-sucedidos na área educacional, resolve abrir seu próprio negócio, acaba propiciando a criação de um ambiente de administração doméstica, onde as tarefas administrativas, financeiras e comerciais são desempenhadas por profissionais com formação na área pedagógica, que priorizam as tarefas pertinentes à sua área. Dessa forma, o Planejamento Estratégico e uma grande diversidade de atividades focadas na Gestão de Negócio acabam ficando relegadas a um segundo plano. É importante que se compreenda definitivamente que a qualidade de ensino continua sendo dentro da escola, mas a qualidade do serviço que qualquer empresa presta está do lado de fora, na percepção que seus clientes têm de valor desses serviços. Este livro tem como objetivo transmitir aos profissionais envolvidos com o mercado educacional, como proprietários, diretores, gestores, coordenadores, professores, prestadores de serviços, fornecedores etc. a necessidade de ampliar sua forma de ver a empresa onde trabalham ou para a qual fornecem serviços ou produtos.
LanguagePortuguês
PublisherBRASPORT
Release dateSep 13, 2007
ISBN9788574525976
Gestão Educacional - Planejamento Estratégico e Marketing

Related to Gestão Educacional - Planejamento Estratégico e Marketing

Related ebooks

Business For You

View More

Related articles

Reviews for Gestão Educacional - Planejamento Estratégico e Marketing

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Gestão Educacional - Planejamento Estratégico e Marketing - Marcos Amancio P. Martins

    Einstein

    1

    Você entende o que faz?

    Quando propus na introdução uma viagem ao passado, é porque, na verdade, parto do princípio de que tanto os seres humanos como as empresas ou as sociedades nunca conseguirão mudar o presente, simplesmente porque ele é uma conseqüência do que foi realizado lá atrás, em algum momento no passado. Como o personagem de Anthony Hopkins, no filme Amistad, de Steven Spielberg, escrito por David Franzoni, afirmou, com muita propriedade: Nós somos o que fomos. Portanto, para entendermos por que e como estamos vivendo as experiências de hoje, temos que voltar no tempo e verificar passo a passo o que nos trouxe até aqui.

    O passado não pode ser mudado e o futuro não existe ainda, mas não se esqueça de que seremos amanhã exatamente o resultado do que estamos fazendo hoje. Você entende o que faz?

    Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

    Chico Xavier

    .. As Grandes Mudanças do Século XX ..

    O trabalho tem sido uma constante na existência do homem, desde o início dos tempos. A história da humanidade é marcada por desdobramentos na atividade laboral dos seres humanos, seja para determinar quem trabalha para quem, quem comanda e quem é comandado, quem domina e quem é dominado, quem é senhor e quem é escravo, quem é patrão e quem é empregado, quem é chefe e quem é subordinado, além de outras tantas formas diferentes do uso do poder e da mão-de-obra. Mas foi a partir da Revolução Industrial, principalmente durante o século XVIII, que surgiu o conceito de trabalho, assumindo a configuração atual no decorrer do século XX.

    Vários fatores e acontecimentos contribuíram para essa verdadeira transformação da economia, o que acabou modificando de forma radical seus elementos básicos, alterando de maneira definitiva os componentes de valor necessários para que se atinja o sucesso econômico.

    Durante a Economia (Era) Agrícola, os elementos básicos para se obter sucesso eram: ter TERRA para plantar e TRABALHO, isto é, pessoas comandadas adequadamente como mão-de-obra.

    Já na Economia (Era) Industrial, esses elementos básicos passaram a ser o CAPITAL (ter dinheiro suficiente para investir em um negócio) e o TRABALHO, desta vez, sob a forma de força de trabalho de pessoas adequadamente treinadas.

    E agora, nessa nova Economia (Era) do Conhecimento?

    Conforme o artigo A Aprendizagem Organizacional nas Organizações de Conhecimento, de autoria da Dra. Maria Terezinha Angeloni e da Me. Caroline Brito Fernandes, podemos observar toda essa transformação que ocorreu sob a visão de ondas de mudança. Veja a seguir:

    Alguns autores (Toffler, 1980; Lynck e Kordis, 1988 e Savage, 1996) descreveram as transformações da sociedade sob a forma de ondas. Segundo esses autores, uma onda se forma à medida que mudanças de valores, crenças e comportamentos se acumulam e são disseminados no interior das sociedades e entre as sociedades. Assim, pode-se verificar como uma real quebra de paradigmas, na sociedade e nas organizações, a passagem das ondas do músculo (agrícola e industrial) para as ondas do cérebro (informação e

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1