Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Navegando
Navegando
Navegando
Ebook83 pages1 hour

Navegando

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

"Deus deu aos homens a terra firme, as lagoas e os mares mansos. Mas o Mar Absoluto, esse Ele deu ao perigo e ao abismo. Então, o jeito é só navegar no marzinho sem perigo e sem abismo! Pode ser. Mas aí o olho da gente fica feito olho de boi, parado, nada vê, e quando vê fica assustado. Deus é perigo, é abismo. Mora no grande mar. Por isso que é só nele que se espelha o céu. Quem viu o céu espelhado no abismo e no perigo esse terá, para sempre, no olhar, o brilho da eternidade." - Papirus Editora
LanguagePortuguês
Release dateSep 18, 2013
ISBN9788530810658
Navegando

Read more from Rubem Alves

Related to Navegando

Related ebooks

General Fiction For You

View More

Related articles

Reviews for Navegando

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Navegando - Rubem Alves

    Navegando

    Rubem Alves

    >>

    Há mares que tem fim.

    Há mares que não tem fim,

    como o mar de Minas...

    (Rubem Alves)

    O mar de Minas não é no mar.

    O mar de Minas é no céu

    pro mundo olhar pra cima e navegar

    sem nunca ter um porto onde chegar

    (Arimatã Martins)

    O Elias Abrahão foi companheiro de

    navegação nos mares que têm fim.

    Aí ele foi sozinho navegar

    no mar que não tem fim,

    para o qual irei um dia.

    É bom saber que ele está lá,

    à espera, preparando o barco

    pra juntos navegarmos no

    universal mar de Minas

    A ele, a quem amo mais que qualquer irmão,

    dedico este livro.

    Sumário

    O MAR

    Em louvor à inutilidade

    A síndrome do pânico

    Quero viver muitos anos

    O blazer vermelho

    O CAIS

    Você e o seu retrato

    Por um casamento

    Quem não pode transar não pode casar

    O lobo e o falcão

    PARTIDAS

    Navegando...

    O barco

    O avesso é mais divertido

    VIAGENS

    A cozinha

    Bicho-de-pé

    NAUFRÁGIOS

    O ano 2000

    Quando a dor se transforma em poema

    SOBRE O AUTOR

    OUTROS LIVROS DE RUBEM ALVES

    REDES SOCIAIS

    CRÉDITOS

    Em louvor à inutilidade

    As crianças,

    do jeito como saem

    das mãos de Deus,

    são brinquedos inúteis

    não servem para

    coisa alguma...

    Brinquedo não serve para nada. Objeto inútil. Útil é uma coisa que pode ser usada para se fazer algo. Por exemplo, uma panela.

    Ela é útil. Com ela se fazem feijoadas, moquecas e sopas. Uma escada também é útil: pode ser usada para se subir no telhado, para apanhar jabuticabas nos galhos altos, para trocar uma lâmpada. Um barco é útil: pode ser usado para atravessar um rio. Úteis são o palito, a vassoura, o canivete, o pente, a camisinha, a aspirina, o lápis, a bicicleta, o computador e os meus dedos que digitam as palavras que penso.

    Convidaram-me para dar uma palestra para pessoas de terceira idade. Comecei minha fala de forma solene: Então os senhores e as senhoras chegaram finalmente a essa idade maravilhosa em que podem se dar ao luxo de ser totalmente inúteis!. Pensaram que fosse xingamento, ofensa. E trataram, cada um, de me explicar a sua utilidade. E exigiram ser colocados na caixa das coisas úteis, onde estavam a vassoura, o papel higiênico e o serrote. Mas eu só queria que eles fossem colocados no mesmo baú onde estavam os brinquedos.

    Lá em Minas era assim que se valorizava o marido, dizendo que ele morava na caixa de coisas úteis: O Onofre é assim caladão, desengonçado e sem jeito. Mas marido melhor não pode haver. É sem defeito. Bom demais: não deixa faltar nada em casa....

    As mães, sagazes, sabiam que um casamento duradouro depende da utilidade das esposas. Como a expressão esposa útil não fica bem, substituíram-na por esposa prendada. Sabedoria das mães sagazes: esposa prendada, casamento duradouro, mãe viúva abrigada. Preparavam suas filhas para o casamento transformando-as em ferramentas-complementos de panelas, agulhas e vassouras. Cozinhar, varrer, costurar: esses eram os saberes necessários à formação de uma mulher útil. Nunca ouvi falar, não conheço, ignoro qualquer esforço no sentido de desenvolver nos homens e nas mulheres os seus potenciais de brinquedo. Afinal de contas, brinquedo é coisa inútil.

    O que se procura é um cavalo (ou égua) marchador, que não se espante com mau tempo, que fique amarrado no pau espantando moscas com o rabo sem relinchar: muito mais útil que um cavalo selvagem, lindo de se espiar, maravilhoso de se sonhar, mas impossível de se montar. Simetricamente, uma mulher submissa, caseira e trabalhadora vale mais que uma mulher com ideias próprias que voa por lugares não sabidos. Há um capítulo das Sagradas Escrituras, no livro de Provérbios (31:10-31), onde se encontra a mais fantástica ficção sobre a mulher virtuosa que eu jamais vi. Aquilo não é uma mulher; é uma máquina. Mulher faz-tudo, de um marido faz-nada. Porque não sobra nada para ele fazer. A descrição é tão doida que a única explicação que tenho para tal colar impossível de virtudes é que o autor devia estar fazendo uma brincadeira, gozação amorosa com sua mulherzinha que não era nada daquilo, mas que tinha virtudes de brinquedo que ele adorava.

    Quando o valor das coisas está na utilidade, no momento em que deixam de ser úteis são jogadas fora. Uma lâmpada queimada, uma caneta Bic vazia, um saquinho de chá usado: vão todos para o lixo. Na hora de despedir os empregados, é sempre a lei da utilidade que funciona. Cozinheira que cozinha bem fica no emprego e tem aumento. Cozinheira que põe sal demais no feijão e deixa queimar o arroz é despedida. Esta é a lei da utilidade: o menos útil é jogado fora para que o mais útil tome o seu lugar. Minha máquina de escrever, faz mais de um ano que não

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1