Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Argonautas do Pacífico Ocidental
Argonautas do Pacífico Ocidental
Argonautas do Pacífico Ocidental
Ebook907 pages15 hours

Argonautas do Pacífico Ocidental

Rating: 4 out of 5 stars

4/5

()

Read preview

About this ebook

Publicado em 1922, o clássico Argonautas do Pacífico Ocidental, de Malinowski, foi uma etnografia pioneira, definindo boa parte dos parâmetros de pesquisa vigentes até hoje. É a primeira vez que um antropólogo, com repertório teórico e instrumentos metodológicos, vive entre uma população por longo período, aprendendo sua língua e compartilhando seu cotidiano, realizando o que se chama de "observação participante". Com Argonautas, des­faz-se definitivamente a visão das sociedades tribais como fósseis vivos do passado, peças de museu, com crenças e costumes irracionais e descone­xos. Malinowski descreve como os habitantes das ilhas Trobriand dão sentido ao mundo, "do ponto de vista nativo", e mostra a vivacidade e sofisticação dessa cultura.

A introdução do livro é uma aula sobre os fundamentos de uma pesquisa de campo científica, seus princípios e métodos. Em seguida, Malinowski descreve o cotidiano dos habitantes das Ilhas Trobriand, na Melanésia, em especial o funcionamento do Kula, um elaborado sistema de trocas que ocorre em um conjunto de ilhas, em que se trocam objetos valiosos ao longo de um ano. Extraordinários navegadores, foram aqui chamados de "argonautas", tripulantes da nau Argo na mitologia grega.

Esta edição conta com um prefácio novo de Mariza Peirano, uma introdução da antropóloga Eunice Ribeiro Durham, e, da edição original, um prefácio do antropólogo Sir James G. Frazer. Um diferencial da edição da Ubu foi o resgate de boa parte das imagens registradas por Malinowski na Nova Guiné, graças ao arquivo Malinowski, que está sob o cuidado da London School of Economics, em Londres.
LanguagePortuguês
PublisherUbu Editora
Release dateAug 8, 2018
ISBN9788592886936
Argonautas do Pacífico Ocidental

Related to Argonautas do Pacífico Ocidental

Related ebooks

Ethnic Studies For You

View More

Related articles

Reviews for Argonautas do Pacífico Ocidental

Rating: 4 out of 5 stars
4/5

3 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Argonautas do Pacífico Ocidental - Bronisław Malinowski

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1