Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Gestão da mudança & lean manufacturing
Gestão da mudança & lean manufacturing
Gestão da mudança & lean manufacturing
Ebook164 pages2 hours

Gestão da mudança & lean manufacturing

Rating: 5 out of 5 stars

5/5

()

Read preview

About this ebook

Vivemos em um mundo complexo em todas as áreas dos negócios. As constantes transformações globais estão mudando rapidamente a maneira de trabalhar, de produzir, de se relacionar com o cliente e de criar valor e agregar riqueza.

Para esses desafios da atualidade e do futuro, as organizações precisam buscar ao máximo a proatividade às mudanças, pois a competitividade acirrada reduz os preços e elimina as

empresas ineficientes.

Devido à enorme pressão mercadológica, as mudanças nos padrões de demanda, proliferação e encurtamento do ciclo de vida dos produtos, as empresas se vêm forçadas a desenvolver novas formas de trabalho para se manterem competitivas.

Nesse contexto, gera-se uma necessidade constante de buscar simultaneamente custos menores, diferenciação, agilidade e maior flexibilidade nas operações. Ocorre, no entanto, que as empresas bem-sucedidas são aquelas que podem contar com pessoas capazes de se adaptar às constantes mudanças, voltando-se totalmente para o cliente e eliminando o que não agrega valor aos produtos e processos.

Logo, o que se deseja é um novo modelo de gestão organizacional inteligente, que aprende e se transforma a todo o momento, estimulando o envolvimento das pessoas para o trabalho em equipe e espírito inovador.

Para esse propósito, o livro Gestão da mudança & Lean Manufacturing traz ao leitor ideias e conceitos de mudança e aprendizado organizacional, sugerindo uma contínua revisão de

paradigmas e a adoção de novos métodos de gestão.

Dessa forma, a obra se apresenta como um guia teórico e prático para qualquer organização que objetiva a transformação das operações em vantagem competitiva, bem como a construção de uma cultura organizacional proativa, de aprendizado contínuo e que contribua para a implementação efetiva da filosofia do Lean Manufacturing.
LanguagePortuguês
Release dateJan 1, 2016
ISBN9788581928852
Gestão da mudança & lean manufacturing

Related to Gestão da mudança & lean manufacturing

Related ebooks

Enterprise Applications For You

View More

Related articles

Reviews for Gestão da mudança & lean manufacturing

Rating: 5 out of 5 stars
5/5

1 rating0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Gestão da mudança & lean manufacturing - Marcelo Justa

    Editora Appris Ltda.

    1ª Edição - Copyright© 2016 dos autores

    Direitos de Edição Reservados à Editora Appris Ltda.

    Nenhuma parte desta obra poderá ser utilizada indevidamente, sem estar de acordo com a Lei nº 9.610/98.

    Se incorreções forem encontradas, serão de exclusiva responsabilidade de seus organizadores.

    Foi feito o Depósito Legal na Fundação Biblioteca Nacional, de acordo com as Leis nºs 10.994, de 14/12/2004 e 12.192, de 14/01/2010.

    COMITÊ CIENTÍFICO DA COLEÇÃO ARQUIVOLOGIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

    AUTORES

    Marcelo Justa

    É administrador com MBA em Gestão de Operações, e mestre em Engenharia da Produção. Desde 1985 tem atuado na indústria como profissional (gestor) de grandes empresas multinacionais nos setores eletroeletrônico, plástico, metalmecânico e automotivo. A experiência e o conhecimento prático foram construídos, principalmente, nas áreas da produção, engenharias, qualidade, projetos e manutenção industrial. Internacionalmente, já liderou vários projetos, nos Estados Unidos, no Japão, na Alemanha e na Coreia, para o startup de novas unidades de negócios. Atua desde 2007 na academia como professor universitário dos níveis graduação e pós-graduação-MBA para os cursos de Administração, Engenharia da Produção e Gestão Empresarial e da Qualidade. Atua voluntariamente realizando palestras para as universidades. Escreve artigos para um jornal local e mantém um blog pessoal voltado para assuntos da Gestão Empresarial e Pública, disponível no seguinte endereço: http://marcelojusta.blogspot.com.br/ 

    E-mail: marcelo.justa@gmail.com

    Nilson Barreiros (coautor)

    É licenciado e bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhou 14 anos como técnico de laboratório da UFAM. Atualmente é professor adjunto III do Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Tecnologia. Tem desenvolvido vários trabalhos na área de ergonomia, lean, logística, ensino de engenharia e nas áreas de educação continuada e a distância, atuando principalmente nos seguintes temas: softwares educativos, tecnologia educacional, EAD, mídias interativas e recursos mediáticos educacionais, logística reversa, redes sociais, entre outros.

    Dedico esta obra à minha esposa, Sumaya,

    ao meu filho, Luís Henrique, à minha filha, Mariel,

    ao meu pai, Wartzen, à minha mãe, Socorro,

    e a todos os outros da família Justa.

    Em especial, a todos os estudantes, professores e

    profissionais dos diversos setores da indústria,

    das empresas de serviços e do setor público.

    Que esta obra possa lhes servir de guia para o

    gerenciamento eficaz do processo de mudança e

    para a busca eficiente dos resultados desejados,

    por meio do desenvolvimento e do

    envolvimento adequado das pessoas.

    AGRADECIMENTOS

    Primeiramente a Deus, Supremo Senhor, Bondoso, Misericordioso e Criador de todas as coisas. Doador da vida, da sabedoria e da graça.

    À minha esposa, filho e filha, pela compreensão da minha ausência, muitas vezes prolongada.

    Aos meus pais, pelo esforço dedicado à minha educação no início da minha vida acadêmica e profissional, sem o qual não estaria concretizando este projeto.

    Aos meus irmãos, familiares e amigos, pela torcida silenciosa pelo meu sucesso.

    O importante é mudar sempre,

    mesmo que estejamos crescendo

    e ganhando o jogo.

    (Masaki Imai)

    Aprender é a única coisa de

    que a mente nunca se cansa,

    nunca tem medo e nunca se arrepende.

    (Leonardo da Vinci)

    Nós somos aquilo que fazemos

    repetidamente. Excelência, portanto,

    não é um ato, mas um hábito.

    (Aristóteles)

    PREFÁCIO

    Em um cenário econômico extremamente instável em que a sociedade moderna se inseriu (face à complexidade da dinâmica civilizacional relativa às demandas por novos produtos e serviços, a incapacidade de diversos estados em acompanhar e estimular os avanços tecnológicos, a necessidade de produções sustentáveis e diversos outros fatores), a única certeza que podemos ter é de que as organizações precisam constantemente se adaptar.

    Os processos de adaptação geram mudanças de diversos tipos: nas estruturas hierárquicas, nas necessidades de pessoal diferenciadas, nas ferramentas de trabalho etc. Quase nunca essas mudanças são simples e fáceis de serem conduzidas, mas tentando auxiliar gestores e acadêmicos que pretendem lidar melhor com essas mudanças, bem como com o aprendizado organizacional e a produção enxuta, os professores Marcelo Justa e Nilson Barreiros trazem às letras a obra Gestão da Mudança & Lean Manufacturing.

    Meu contato com Marcelo sempre foi positivo, pois costumo primar por pessoas que transformam suas experiências em mecanismos de incentivo ao próximo. Desta forma, vejo que com suas experiências profissionais (principalmente nas áreas da Produção, Engenharias, Qualidade, Projetos e Manutenção Industrial, conduzindo importantes projetos nos Estado Unidos, Japão, Alemanha e Coreia do Sul) e acadêmicas (com suas pesquisas, artigos publicados e sua larga experiência como professor) ele tem incentivado alunos a buscar experiências que transcendem o âmbito da sala de aula, formando cidadãos que realmente podem modificar, de forma não prosaica, o ambiente em que estão inseridos.

    Nilson Barreiros é o tipo de homem que tem sua presença antecedida por sua fama. Digo isso, pois ainda não tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, mas sempre ouvi excelentes referências sobre sua reputação profissional no departamento de engenharia da produção da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Seus feitos como professor e pesquisador são notáveis e incontestáveis.

    Com relação à obra, primeiramente creio que o leitor dotado de observação sutil não deixará de perceber sua capacidade magistral em auxiliar o leitor a entender como implementar mudanças bem-sucedidas que impactem em estratégias, tecnologias, processos e pessoas.

    O livro trata o processo de mudanças alicerçado nos aspectos relacionados, preliminarmente, à gestão da qualidade (iniciada no Toyotismo e difundida por meio de estudos do Massachusett Institute of Technology – MIT).

    Preparar as pessoas para a adoção da mudança é outro ponto discutido pelos autores. Uma liderança preparada para a mudança tende a construir um ambiente satisfatório que induza a um aprendizado organizacional. A falta de preparo dos líderes e do restante dos funcionários tende a causar problemas que repercutem nas atividades desenvolvidas pela empresa. A obra também empreende acerca do que se faz necessário para induzir a mudança quando as pessoas têm tomado novas formas de ação que demandam um afastamento significativo de suas rotinas de trabalho.

    Para os autores, a necessidade ou urgência de mudar é uma oportunidade de crescimento e melhoria para as organizações. Contudo, qualquer alteração de rotinas pode causar impacto no ser humano, pois é mais fácil manter um status quo do que enfrentar o novo e se adaptar.

    A própria etimologia de status quo nos faz refletir sobre a resistência às mudanças, tendo em vista a referida expressão ser a forma abreviada da fórmula em Latim para in status quo res erant ante bellum (no estado em que as coisas estavam antes da guerra), significando no mesmo estado que antes, ou o estado atual das coisas, seja em que momento for. Nesse sentido, as pessoas tendem a se manter apegadas ao estado atual das coisas, mostrando receios e oposições diante das mudanças. Como visto de maneira mais detalhada neste livro, na gestão empresarial isso ocorre, principalmente, quando as transformações organizacionais não são claramente apresentadas.

    Os autores defendem, portanto, uma comunicação transparente entre gestores e colaboradores, com discursos que estimulem as mudanças, oferecendo, por meio da capacitação, um direcionamento estruturado. A partir daí, as transformações podem, estrategicamente, impulsionar o desenvolvimento, gerando resultados desejados pelas organizações.

    Para ratificar as teorias defendidas neste livro, ainda há uma pesquisa aplicada, com toda cientificidade necessária, em um estudo de caso realizado em uma empresa instalada no Polo Industrial de Manaus (PIM). Uma empresa que se alcunhou de Alpha por questões zelo e ética, com aproximadamente 700 colaboradores.

    Enfim, recebi com alegria o honroso convite para dar uma olhada aos originais drafts desta obra. Assim pude, antes do público leitor, maravilhar-me com o que aqui se encontra redigido. Gostaria de escrever

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1