Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Sala de Embarque: Uma Experiência Pedagógica
Sala de Embarque: Uma Experiência Pedagógica
Sala de Embarque: Uma Experiência Pedagógica
Ebook156 pages1 hour

Sala de Embarque: Uma Experiência Pedagógica

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

As práticas pedagógicas carecem de registros. Nas nossas escolas e nos cursos de formação de professores, muita ênfase é dada ao ato de planejar, de estabelecer objetivos, de relacionar os conteúdos, de pensar na avaliação. Ninguém discorda da importância dessa etapa, afinal há de se ter claras as intenções do trabalho pedagógico, mas planos de aulas não guardam o registro do que foi realizado.

Ao ser levado para sala de aula, o planejamento ganha vida, ajusta-se ao que é possível, abre espaço para o que não foi previsto, enfim, vira realidade. A peça sai do papel e ganha palco, plateia e tudo mais.

O que acontece, porém, é que a dinâmica do trabalho raramente é documentada. Não fomos incentivados a registrar o que acontece em nossas aulas: o que tem de tão nobre no meu trabalho que mereça ser documentado e compartilhado? Quem vai querer saber o que eu fiz? Será que posso dividir minhas dificuldades e também as estratégias de sucesso que consegui colocar em prática?

As autoras deste livro, duas apaixonadas pela Educação, superaram todas essas dúvidas e abraçaram o desafio de comunicar as suas práticas. O livro de Kátia e Beatriz, que você tem em mãos, tem dupla função: compartilhar ricas estratégias de trabalho e inspirar outros professores a fazer o mesmo.

Tive a chance de acompanhar o desenvolvimento desse projeto em sala de aula. Ele não só deu movimento e significado para um currículo que precisava ser cumprido, mas também envolveu as crianças e as famílias delas em um clima favorável a pesquisas e descobertas.

O registro dessa trajetória pode ajudar você a sentir o gostinho de uma pedagogia de projetos de primeira.



Boa leitura!



Profª Ms. Andrea Maia de Santana

Graduada em Psicologia pela UTP , especialista em educação pela UFPR e mestre em tecnologia e interação pela UTFPR.
LanguagePortuguês
Release dateJan 1, 2016
ISBN9788547303075
Sala de Embarque: Uma Experiência Pedagógica

Related to Sala de Embarque

Related ebooks

Teaching Methods & Materials For You

View More

Related articles

Reviews for Sala de Embarque

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Sala de Embarque - Kátia Rosário Bassetti

    Editora Appris Ltda.

    1ª Edição – Copyright© 2016 dos autores

    Direitos de Edição Reservados à Editora Appris Ltda.

    Nenhuma parte desta obra poderá ser utilizada indevidamente, sem estar de acordo com a Lei nº 9.610/98.

    Se incorreções forem encontradas, serão de exclusiva responsabilidade de seus organizadores.

    Foi feito o Depósito Legal na Fundação Biblioteca Nacional, de acordo com as Leis nºs 10.994, de 14/12/2004 e 12.192, de 14/01/2010.

    COMITÊ CIENTÍFICO DA COLEÇÃO EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E TRASNDICIPLINARIDADE

    Aos meus pais, Ellymor e Therezinha, que um dia foram crianças

    e me mostraram quão grande é o amor.

    Para Elimara e Ana Paula, minhas irmãs.

    Kátia

    Aos meus pais, Luis Fernando e Suely, ao meu marido Marcelo, e aos meus filhos, Felipe e Manoela, com todo o amor e por me ensinarem quem eu sou.

    Beatriz

    AGRADECIMENTOS

    À nossa mestra Sandra Cornelsen, que esteve ao nosso lado em todos os momentos e da maneira certa nos permitiu entender a educação assim como ela é, poder inventar, experimentar, errar, amar, acolher, aceitar e ser.

    À Andréa Maia de Santana, por sua genialidade e incentivo; à Laura Monte Serrat, pelo ensinamento vindo a cada palavra; à Sandra Mari Encarnação Franz, por nos fazer encontrar este caminho; à Laura Tezza, que nos prestigiou com seu depoimento.

    À toda equipe da escola Terra Firme pelos anos de cooperação e boa companhia.

    Especialmente a todas as crianças. E a cada uma delas!

    Seja qual for a sua obra, faça com paixão.

    Kátia Rosário Bassetti

    Nunca desista de seus sonhos.

    Beatriz Cornelsen Boscardin Frehse

    PREFÁCIO I

    Ao receber o convite das educadoras Beatriz e Kátia para escrever o prefácio da sua obra, meu coração se encheu de orgulho e emoção. Como fundadora e idealizadora da Escola Terra Firme, conheço profundamente o trabalho impecável de cada uma das autoras. Acompanhei passo a passo os caminhos traçados por elas na educação escolar e posso comprovar, com absoluta segurança, que tudo que está registrado neste sensível livro aconteceu no processo de aprendizagem das crianças. A riqueza de detalhes, o envolvimento com os projetos e a capacidade de relacionar as áreas do conhecimento fazem desta obra um livro de cabeceira para professoras e professores que buscam na educação, por meio de projetos, a efetivação do aprender com prazer.

    A inteligência prática é, portanto, um dos dados psicológicos essenciais sobre os quais repousa a educação ativa (PIAGET, 1970, p. 164).

    Quando falamos em conhecimento construído por meio da interação entre a criança e o objeto de estudo, nos reportamos indiscutivelmente ao papel do professor ou da professora que acolhe, ouve e reconhece a participação de cada um em seu tempo, privilegiando as diferenças, estamos falando das educadoras, Beatriz e Kátia. A experiência, neste caso, uniu a prática com a teoria, desenvolvendo, assim, por meio da criatividade e competência, esta leitura deliciosa, leve, agradável e profunda em qualidade educacional. Que belo trabalho dessas fantásticas educadoras. Parabéns!

    Profa. Me. Sandra Cornelsen

    Graduada em Pedagogia pela PUC-PR, meste em educação pela UFPR, Psicomotricista Relacional formada pelo CIAR –CTBA. Especialista em desenvolvimento infantil pela Universidade de Londres. Criadora e Diretora da

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1