Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Grava-me como selo sobre teu coração: Teologia bíblica feminista
Grava-me como selo sobre teu coração: Teologia bíblica feminista
Grava-me como selo sobre teu coração: Teologia bíblica feminista
Ebook167 pages2 hours

Grava-me como selo sobre teu coração: Teologia bíblica feminista

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Uma das mais sutis e universais opressões que povoam a história, inclusive na tradição bíblica, é, sem dúvida a submissão da mulher ao homem, que se reveste ainda, para muitas tradições religiosas, como uma expressão da vontade de Deus inscrita na própria natureza. Não era, pois, de admirar que a teologia da libertação provocasse um movimento de reflexão feminista, desde que as mais sagradas tradições do Povo de Deus fossem lidas a partir da experiência feminina como chave hermenêutica própria para a descoberta da igualdade de origem perdida desde que se consumou a ruptura na realização do desígnio de Deus sobre a humanidade. Nessa perspectiva, da experiência concreta de vida como elemento interpretativo da tradição bíblica, foi elaborado esse rico livro de Teologia Feminista, que aparece como oitavo volume da série"Teologias bíblicas", da coleção Bíblia em Comunidade.Podemos dividir esta obra em duas grandes partes. A primeira, de cunho mais hermenêutico e metodológico, compreende o primeiro capítulo, "Nossa vida, nossa Bíblia". A autora entra pela porta do cotidiano, da vida, da história, daquilo que ficou registrado na memória de mulheres e homens que deixaram por escrito sua experiência existencial e relacional, situada em contextos androcêntricos e patriarcais. O segundo capítulo aborda as "Experiências de mulheres em textos do Primeiro Testamento", contextualizadas numa sociedade patriarcal, sem esquecer que nem tudo o que foi vivido foi escrito.No terceiro capítulo, "Leis e relações de gênero no Êxodo e Deuteronômio", a autora analisa dois textos significativos, um do Êxodo (cf. Ex 21,2-11) e outro do Deuteronômio (cf. Dt 15,12-18), nos quais as leis espelham as relações sociais dominantes na sociedade, apontando retrocessos e avanços dentro da legislação, evidenciando mudanças nas relações sociais.
LanguagePortuguês
PublisherPaulinas
Release dateMay 4, 2016
ISBN9788535641578
Grava-me como selo sobre teu coração: Teologia bíblica feminista

Read more from Ivoni Richter Reimer

Related to Grava-me como selo sobre teu coração

Titles in the series (2)

View More

Related ebooks

Christianity For You

View More

Related articles

Reviews for Grava-me como selo sobre teu coração

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Grava-me como selo sobre teu coração - Ivoni Richter Reimer

    Reimer

    Grava-me como selo

    sobre o teu coração

    Teologia Bíblica Feminina

    www.paulinas.org.br

    editora@paulinas.com.br

    Apresentação

    Grava-me como selo sobre teu coração é o volume 8 da série Teologias bíblicas, da Coleção Bíblia em Comunidade. Nas páginas iniciais da Bíblia, lemos que Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou. Homem e mulher ele os criou (Gn 1,27). Mulher e homem nascem do coração de Deus. Cada qual faz a sua experiência de vida e nela relê a experiência do sagrado, Deus. A mulher, mesmo que tenha sido invisibilizada em muitos textos das escrituras, possui presença marcante. Este volume não é uma obra isolada, visto que integra a segunda série Teologias bíblicas, precedida pela primeira série — Visão global da Bíblia —, e apresenta as grandes etapas da história da salvação que Deus realizou em favor do seu povo, situadas no contexto geográfico do Oriente Próximo. Em cada uma delas são apresentados os escritos bíblicos que, provavelmente, surgiram nesse contexto histórico.

    Grava-me como selo sobre teu coração faz parte da segun­da série, Teologias bíblicas. Nela, vamos conhecer as dife­rentes intuições ou visões que o povo teve sobre Deus: Teologia do Êxodo, Teologia da Aliança, Teologia da Graça, Teologia Feminista, entre outras. Neste 8o volume vamos conhecer, mediante a análise dos textos bíblicos, como a mulher expressa a sua experiência de vida e nela revela sua experiência de Deus.

    Na terceira série — Palavra: forma e sentido —, encontramos os diferentes gêneros literários presentes na Bíblia, como alegorias, fábulas, sagas, parábolas e tantos outros. Estes constituem, muitas vezes, a grande dificuldade para compreender e interpretar adequadamente o texto bíblico. Por fim, a quarta série Recursos pedagógicos irá auxiliar agentes de pastoral a dinamizar o estudo da Bíblia com dinâmicas de integração, de formação de grupos e de estudo das três séries anteriores: Visão global da Bíblia, Teologias bíblicas e Palavra, forma e sentido. São sugestões complementares específicas de cada tema com a indicação de vídeos, filmes, métodos de leitura e análise de textos significativos. Esta série apresenta ainda um Modelo de ajuda, facilitando o conhecimento de si e dos outros para melhor se prepararem para o serviço da Palavra.

    Grava-me como selo sobre teu coração foi preparado com esmero pela autora que tomou como ponto de partida e de referência o contexto histórico, pois foi nele que ontem e hoje nós continuamos a vivenciar a nossa fé, a nossa espiritualidade. É nele que fazemos a experiência do sagrado, a experiência de Deus.

    O primeiro capítulo — Nossa vida, nossa Bíblia — é de cunho hermenêutico e metodológico. Com ele, a autora entra pela porta do cotidiano, da vida, da história, daquilo que ficou registrado na memória de mulheres e homens que deixaram por escrito sua experiência existencial e relacional, situada no contexto androcêntrico e patriarcal. Resgata parte dos movimentos históricos com o testemunho de duas mulheres, para mostrar as suas lutas, que ocorrem também na Bíblia. Constata que nós

    Recebemos grande impulso da Antropologia Cultural, que nos abriu horizontes para a compreensão de importantes elementos na análise de textos e de relações através da categoria de gênero como instrumental de análise. Aprendemos que gênero não é coisa de mulher, nem sinônimo de sexo[...] diz respeito às relações construídas entre mulheres e homens, adultos e crianças [...] A categoria de gênero, como instrumental de análise, ajuda a entender que a construção de nossa identidade feminina e masculina depende mais da nossa cultura do que da nossa biologia sexual.

    De fato muitos elementos são implicados na análise das relações sociais e de gênero, que passam pelos símbolos utiliza­dos para a mulher, para o homem, pelo processo de des­cons­trução e reconstrução dos textos, pelas relações de poder, adotan­do uma epistemologia que nos leva a perguntar pelos nossos modos, jeitos e lugares de construção do conhecimento.

    O segundo e o terceiro capítulos analisam textos significativos do Primeiro Testamento na ótica da mulher, ressaltando a mentalidade patriarcal típica do contexto cultural da época, onde a mulher é submissa ao homem, sem esquecer que nem tudo o que foi vivido foi escrito. Percebe-se

    a presença e participação das mulheres em processos de organização da vida sociocomunitária e da resistência que, em face de mecanismos e sistemas de opressão, foram silenciadas muitas vezes.

    Mesmo assim o protagonismo das mulheres aparece nos escritos do período monárquico, profético, sapiencial, nas comunidades, nas famílias e nas periferias. Dois textos significativos do livro do Êxodo (Ex 21,2-11) e do Deuteronômio (Dt 15,12-18) são ressaltados porque suas leis espelham as relações sociais dominantes na sociedade, apontando retrocessos e avanços dentro da legislação, evidenciando mudanças nas relações sociais.

    O quarto e o quinto capítulos apresentam as experiên­cias de mulheres no Segundo Testamento, onde Maria aparece como a expressão máxima da teofania, manifestação de Deus. Com esmero, Ivoni analisa o contexto sociopolítico do patriarcado romano com forte influência de Cícero, que não admitia liberdade e igualdade entre as pessoas, muito menos entre homem e mulher. Esta permanecia sempre em situação de inferio­ridade. Ainda assim há muitos textos que apresentam experiên­cias igualitárias e ao mesmo tempo uma hierarquização da vida eclesial no Segundo Testamento. Apresenta uma crítica à lógica do mercado e como as mulheres conseguiram driblá-lo, finalizando com uma visão teológico-cultural segundo textos significativos dos Evangelhos.

    A linguagem é acessível e o assunto é tratado com competência e seriedade. Desejamos que esta proposta apresentada possa contribuir para uma caminhada mais consciente e libertadora de todo o povo de Deus.

    Romi Auth, fsp

    Serviço de Animação Bíblica (SAB)

    1

    Nossa vida, nossa Bíblia

    Na Bíblia, o coro de muitas vozes

    Ler a Bíblia e fazer teologia é um exercício que se torna parte de nossa vida, de nossa espiritualidade cotidiana. Não é necessário ser profissional na área. A prática de ler, reler, interpretar textos e histórias, para dentro de nossa vida, nos torna sujeito teológico. Interpretamos nossa própria vida e nossas relações com base em experiências com o Sagrado, que estão testemunhadas também em textos bíblicos, e a partir de vivências com o nosso corpo igualmente sagrado.

    Desse modo, ler a Bíblia e fazer teologia torna-se algo relacional, mais aberto e profundo. Buscamos a profundeza da vida, do sentido da vida. Para isso, não basta abrir a Bíblia; é necessário também abrir a própria vida e colocá-la em contato com a vida que está presente nas experiências narradas na Bíblia. Afinal, esta não é apenas um amontoado de relatos organizados por alguns homens, mas nela estão contidos milhares e diferentes histórias e testemunhos de vida, vividos e transmitidos por mulheres, homens, crianças e pessoas idosas.

    Gosto de perceber a Bíblia como um coro de muitas vozes ou como uma pintura de várias cores. Nela existem vozes desafinadas entre si, ou cores contrastantes, nem sempre harmônicas. Trata-se de testemunhos históricos e da fé de pessoas que vêm de culturas diferentes, são de diferentes etnias, classes, idades e gêneros. O que temos é uma polifonia, um multicolorido! É por isso que também faz bem escutar todas essas vozes e observar tantas cores, principalmente as vozes silenciadas e as cores apagadas, a fim de percebermos a grande maravilha presente na multiforme obra de Deus. E somente assim podemos entrar nos distintos contextos e realidades de vida e morte das pessoas e comunidades presentes ou subjacentes ao texto; e ainda entender como crianças, mulheres e homens vivenciaram mecanismos de opressão, resistiram a eles e captaram algum tipo de experiência libertadora. Tudo isso é testemunho de fé baseado nas distintas realidades históricas.

    Uma importante porta de entrada — ou janela — para uma leitura bíblica e reflexão teológica feministas é o cotidia­no, o nosso dia-a-dia que está marcado por trabalho, alegria, dor, esperança, morte, prazer, fé e espiritualidade. Essas realida­des são traços de nossa história e fazem parte de nosso corpo, o qual se encontra em relação com outros corpos — relação de amor, amizade, raiva, competição, paz, conflitos. Assim, somos pessoas vivendo dentro de um contexto maior, marcado por crises, vitórias, corrupção, no qual a prática da injustiça impera sobre a justiça, a violência se impõe sobre iniciativas de paz e processos de empobrecimento num mundo neoliberal globalizado clamam aos céus e a nosso coração! Diante e dentro dessa realidade, somos igualmente pessoas que buscam organizar-se para resistir, propor e vivenciar alternativas.

    Nós, mulheres, lemos textos bíblicos comprometidas com o seguimento e com a diaconia a Jesus, assim como as primeiras mulheres no movimento de Jesus: com paixão e humildade, confrontadas e relacionando-nos com o mistério divino encarnado em Jesus Cristo; como mulheres comprometidas com a vida digna que está ameaçada por vários instrumentos de morte nas esferas tanto privada como pública. Por isso, é a vida que confere autoridade e legitimidade para nossa hermenêutica, não esquecendo que também Jesus queria vida plena para todas as pessoas, especialmente para aquelas que mais sofrem processos de marginalização, discriminação e opressão. A maio­ria dessas pessoas são mulheres e crianças, e é por essa razão que falamos de uma feminização da pobreza.

    A vida, o princípio e o referencial

    É a vida o princípio e o referencial de uma Teologia Bíblica Feminista libertadora. Isto implica que resgatemos a importância concreta de nossos corpos históricos, lindos e dilacerados, ardentes por relações amorosas, mas que também sofrem múltiplas formas de violência. O corpo, na história, foi o espaço maior de opressão e subordinação de mulheres, crianças e pessoas escravas, seja do ponto de vista da produção, seja da sexualidade: violação, agressão, abuso, idealização, projeção de mentalidades e ideologias masculinas patriarcais se impuseram sobre nossos corpos durante milênios. Resgatar e recuperar os corpos concretos, lindos e sofridos é central para nosso referencial básico da vida. Quando Jesus acolhia e curava uma pessoa, ele resgatava a dignidade daquele corpo enquanto um todo que merece cuidado e respeito. Isso é muito signi­ficativo para mulheres e demais pessoas empobrecidas, porque o corpo faz parte do evangelho holístico de Jesus Cristo.

    Entendemos que também a Bíblia é um corpo, tecido com muitas histórias em diferentes

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1