Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Panorama Bíblico 1 - Conheça o Antigo Testamento | Aluno:  Gênesis a Cantares
Panorama Bíblico 1 - Conheça o Antigo Testamento | Aluno:  Gênesis a Cantares
Panorama Bíblico 1 - Conheça o Antigo Testamento | Aluno:  Gênesis a Cantares
Ebook133 pages1 hour

Panorama Bíblico 1 - Conheça o Antigo Testamento | Aluno: Gênesis a Cantares

Rating: 5 out of 5 stars

5/5

()

Read preview

About this ebook

O Antigo Testamento era "a Bíblia que Jesus lia". Essa foi a expressão que Philip Yancey usou como título do seu livro (A Bíblia que Jesus lia, Editora Vida), no qual afirma que essa parte da Bíblia "é a história dos intensos encontros de Deus com as pessoas. São escritos que narram as maravilhas e os mistérios do Deus que sempre surpreende". Esta revista é parte da série especial Panorama Bíblico, formada por quatro revistas.

Dentre tantos outros, apresentamos quatro motivos para você conhecer melhor o Antigo Testamento.
• Revela a origem de todas as coisas

• Explica a razão do mundo não estar melhorando

• Relata a história de Israel

• Anuncia a esperança messiânica

O autor destas lições, de maneira organizada e atraente, apresenta cada livro do AT numa linguagem facilmente compreendida, com leituras diárias e perguntas que ajudarão você a relacionar o texto bíblico à vida pessoal.
LanguagePortuguês
Release dateNov 1, 2017
ISBN9788576686057
Panorama Bíblico 1 - Conheça o Antigo Testamento | Aluno:  Gênesis a Cantares

Related to Panorama Bíblico 1 - Conheça o Antigo Testamento | Aluno

Titles in the series (7)

View More

Related ebooks

Christianity For You

View More

Reviews for Panorama Bíblico 1 - Conheça o Antigo Testamento | Aluno

Rating: 5 out of 5 stars
5/5

2 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Panorama Bíblico 1 - Conheça o Antigo Testamento | Aluno - Editora Cristã Evangélica

    Cantares

    Gênesis é o primeiro livro do Antigo Testamento. A ordem em que aparece no cânon reflete sua importância como a semente de toda a teologia e toda a história que são desenvolvidas no Antigo e no Novo Testamentos.

    As histórias narradas ali explicam a origem do homem e do povo de Israel. É a história da humanidade e também a história da salvação.

    Ao estudar Gênesis, note como Deus cuida do homem desde o princípio do mundo.

    1. Visão panorâmica do livro

    1.1 Informações básicas

    1.2 Esboço

    1.3 Gênesis em uma sentença

    Deus demonstra Seu amor por meio da criação, do juízo e da eleição de um povo que O revelaria às nações.

    2. Gênesis, o livro dos começos

    Observe que esse livro tem o registro de vários começos, tanto da humanidade, quanto de hábitos e convenções que os homens desenvolveriam.

    3. Destaques

    3.1 A obra criadora de Deus (Gn 1.1)

    Refuta o ateísmo, o deísmo, o panteísmo e o politeísmo.

    3.2 O pecado do homem (Gn 3.15)

    Aparece a primeira promessa de salvação. O descendente da mulher, Jesus Cristo, venceria a serpente para sempre. Você tem vitória sobre a tentação em Cristo.

    Gênesis para hoje

    Submeta sua mente a Cristo, resista ao pecado e enfrente as tentações, crendo que elas não são maiores que você (1Co 10.13; 2Co 10.5).

    3.3 Propósito

    Gênesis representa começos que incluem julgamento, graça e sempre uma nova chance para recomeçar. A criação foi um ato de graça; o homem foi julgado pela queda e teve uma nova chance com a escolha da família de Noé para ser salva do dilúvio.

    Gênesis para hoje

    Deus disciplinou e julgou Israel, porque desejava um povo santo. Ele também deseja o mesmo para você. Analise sua vida, confesse seus pecados, dê lugar ao Senhor!

    4. Curiosidades

    1. São aproximadamente 2.000 anos de história em diversos lugares: jardim do Éden, Node, Canaã, Egito, Ur, Harã.

    2. Gênesis interage com civilizações antigas e que já tinham seus registros escritos. Por exemplo, Suméria, Acade, Canaã, Egito.

    3. O primogênito deveria ser o herdeiro e o sucessor do pai, mas em Gênesis eles não têm vez. Abel, Sete, Abraão, Isaque, Jacó e Judá não eram primogênitos.

    4. As narrativas de Gênesis são uma expressão de contracultura em relação a outras explicações e histórias de a época, isto é, elas confrontam a teologia e as crenças das civilizações antigas por meio de histórias que ilustram o Deus amoroso e santo. Um exemplo disso é o contraste das narrativas babilônica e bíblica do dilúvio. No relato babilônico de um dilúvio universal, Gilgamesh é chamado a construir uma arca, porque os deuses se sentiam incomodados pelo barulho humano, quando queriam tirar sua soneca depois do almoço. No relato bíblico, Deus salva a família de Noé, para dar chance de recomeço à humanidade e continuar a história de salvação, que chegaria até Cristo.

    5. O livro de Gênesis pode ser divido em dez partes. Cada uma delas começa com a frase são estas as gerações de ou esta é a história de. Verifique você mesmo em: 2.4; 5.1; 6.9; 10.1; 11.10; 11.27; 25.12; 25.19; 36.1; 37.2. Esses blocos de texto dão unanimidade ao relato bíblico.

    5. Doutrinas

    5.1 Gênesis 1.1

    Deus é único. A fé no Deus único é um dos pilares da fé israelita e da fé cristã. Essa doutrina nos leva a adorar a Deus e a expressar que não há deus comparável ao Senhor.

    5.2 Gênesis 1.18-25

    Deus é pessoal. Gênesis nos ensina que, apesar de Sua grandeza, Deus Se relaciona de maneira pessoal. Ele conhece cada um de nós e deseja relacionar-Se conosco de maneira particular. Você valoriza essa atitude do Senhor?

    5.3 Gênesis 1.26-27; 2.16-17

    O homem foi criado à imagem de Deus, única criatura que se relaciona com Ele e que tem o poder de escolher entre o bem e o mal. O que você tem feito para agradar a Deus com suas escolhas? Ele escolheu salvar você. Quanto você tem se esforçado para vencer o mal e dar lugar ao Senhor nas decisões que toma?

    5.4 Gênesis 3.15

    O pecado nos separou de Deus, mas o Senhor, imediatamente, preparou a maneira de salvar o homem. Louve ao Senhor pela maneira maravilhosa como decidiu salvar você. Medite no versículo, observe outros textos ao longo das Escrituras e maravilhe-se com o plano de Deus para a sua salvação.

    5.5 Gênesis 12.1-3; 21.1-7; 26.3-5; 28.10-17

    Abraão e seus descendentes foram eleitos com a missão de mostrar Deus ao mundo. As nações deveriam reconhecer o Senhor pela demons-tração dos atributos Dele ao guiar os israelitas e cuidar deles em toda a sua história.

    5.6 Gênesis 37; 50.19-20

    O mal é revertido em bem, pelo Senhor, de acordo com os propósitos Dele.José foi vendido pelos irmãos, mas Deus transformou uma tragédia pessoal e familiar em bênção para todo o mundo daquela época.

    6. Gênesis e o Novo Testamento

    O Antigo Testamento foram as Escrituras que a igreja teve em mãos aproximadamente por 50 anos. Veja alguns textos de

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1