Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Sustentabilidade empresarial: estratégia das empresas inteligentes
Sustentabilidade empresarial: estratégia das empresas inteligentes
Sustentabilidade empresarial: estratégia das empresas inteligentes
Ebook132 pages1 hour

Sustentabilidade empresarial: estratégia das empresas inteligentes

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Sustentabilidade empresarial: estratégia das empresas inteligentes aponta que nas últimas décadas o consumidor tem mostrado-se mais atento às questões ambientais, e isso tem influenciado os padrões de consumo a ponto de as empresas começarem a perceber que podem obter algum tipo de vantagem competitiva no mercado, principalmente quando existe a possibilidade de reduzir os custos e ainda contribuir com o meio ambiente. Assim, as empresas que não possuem ações com foco na sustentabilidade devem repensar suas estratégias, tendo em vista essas modificações no perfil do consumidor e do mercado. A obra apresenta a sustentabilidade empresarial como uma estratégia organizacional essencial à sobrevivência das empresas, e demonstra o caminho que deve ser percorrido para o seu melhor desenvolvimento, tornando-se leitura obrigatória para empresários e estudantes da área.
LanguagePortuguês
Release dateJan 1, 2017
ISBN9788547302689
Sustentabilidade empresarial: estratégia das empresas inteligentes

Related to Sustentabilidade empresarial

Related ebooks

Management For You

View More

Related articles

Reviews for Sustentabilidade empresarial

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Sustentabilidade empresarial - Christiane Carvalho Veloso

    Editora Appris Ltda.

    1ª Edição – Copyright© 2017 dos autores

    Direitos de Edição Reservados à Editora Appris Ltda.

    Nenhuma parte desta obra poderá ser utilizada indevidamente, sem estar de acordo com a Lei nº 9.610/98.

    Se incorreções forem encontradas, serão de exclusiva responsabilidade de seus organizadores.

    Foi feito o Depósito Legal na Fundação Biblioteca Nacional, de acordo com as Leis nºs 10.994, de 14/12/2004 e 12.192, de 14/01/2010.

    COMITÊ CIENTÍFICO DA COLEÇÃO SUSTENTABILIDADE, IMPACTO, DIREITO, GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Aos nossos esposos e filho(a)s, por todo amor e paciência,

    sem os quais esta obra não seria possível.

    AGRADECIMENTOS

    Este livro é fruto de um intenso trabalho de investigação realizado durante os nossos estudos em Gestão pelo Instituto Superior de Gestão (ISG), ao culminá-lo, nós não poderíamos deixar de agradecer a todos que contribuíram direta ou indiretamente para sua consecução.

    Aos nossos esposos e filhos, amigos e parentes, pelo apoio e compreensão.

    Aos nossos mestres, em especial aos professores Dr. Álvaro Lopes Dias e Drª Mafalda Patuleia, pelo incentivo e solicitude, sem os quais não teríamos conseguido chegar até aqui!

    A todos, nossa eterna GRATIDÃO!

    PREFÁCIO

    Quando se estuda e se coloca os excelentes resultados das descobertas, obtidas em pesquisa, à disposição de estudantes em geral, como acontece neste excelente trabalho de autoria das Mestres em Gestão, pelo Instituto Superior de Gestão (ISG), de Lisboa, Portugal, Ana Gláucia Sousa Agustinho e Christiane Carvalho Veloso, mais do que a sensação, ficamos com a certeza de que se atingiu uma meta que vai além da vitória pessoal. Neste caso, as autoras olham não apenas o seu próprio crescimento intelectual, mas, por meio dele, a vontade de contribuir para o aprendizado das pessoas que venham a ter contato com este estudo, como nos confessam as autoras na Apresentação, [...] a obra foi estruturada para contribuir com o aluno de graduação no que diz respeito à pontuação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, uma abordagem inédita nos livros da área [...] e este, cuja leitura direta e objetiva em nada dificulta a aquisição de conhecimentos, muito pelo contrário.

    Sustentabilidade Empresarial: estratégia das empresas inteligentes – teoria e prática tem a preocupação de, logo de entrada, no primeiro capítulo, acordar-nos para a real importância que tem o meio ambiente, sem esquecer a visão do gestor sobre como melhor gerir resultados, mas com consciência. Ana Gláucia e Christiane Carvalho estão constantemente atentas à dicotomia natureza/produção industrializada, que equivale a dizer das intervenções do homem na natureza e as consequências, muitas vezes nefastas, que essa ação acaba exercendo nesse âmbito. Temos todo um primeiro capítulo dedicado a esse assunto, repleto de informações sobre significados não apenas de termos que nos vimos habituando a utilizar no nosso dia a dia, mas também de historicidade sobre acontecimentos que preocupam quem tem consciência da necessidade de, embora não negando a importância da evolução da humanidade, chamá-la a atenção de que é hoje que ela protege o porvir e nesse estão nossos filhos, netos, bisnetos e por aí em diante. A responsabilidade do legado de um mundo melhor está nas mãos de quem nele habita hoje.

    Mantendo-nos no Capítulo I, ainda e de modo particularmente interessante e pedagógico, as autoras trazem-nos um momento de Leitura Complementar, no qual aproveitam para aprofundar informações sobre a seriedade da sustentabilidade. Se isso não bastasse para mostrar à saciedade como é superlativamente importante o homem cuidar do meio em que vive através do modo como produz, eis aqui esse momento. Não é, em minha opinião sincera, necessário ser especialista nem formado nesta área científica em que se movimentam Ana Gláucia e Christiane Carvalho para sentirmos a premência dos cuidados a serem tomados, pois que, nas palavras das autoras, A sustentabilidade é o novo paradigma da humanidade na pós-modernidade. Supõe introduzir as trocas necessárias para construir uma sociedade global capaz de perpetuar-se indefinidamente em tempo e condições dignas de garantia das suas necessidades vitais e artificiais. Qual a dúvida nessa afirmação? Não creio que exista, porque assim é o que falamos entre nós, até mesmo nas mais despretensiosas e simples das conversas. Esse primeiro capítulo termina, significativamente, com uma conversa com os alunos.

    No Capítulo II deste livro temos um concentrar na Sustentabilidade Empresarial, de novo com todo cuidado e repleto de informações clara e objetivamente fornecidas, permitindo aos leitores seguir de perto o raciocínio das autoras. Stakeholders e shareholders, termos tão próprios desse assunto, sua importância e contribuição ficam tão claros que não deixam margem para contestação, como os demais assuntos aqui expostos, sem que se tenham esquecido de trazer à tona responsabilidades da Tutela, que por vezes demora em cumprir a sua parte. A clareza da exposição de informações dessas duas senhoras vale para o que nos apresentam nos Capítulos III, A Empresa e as suas relações internas e externas, afunilando a explicação sobre proposições de modos de agir, com a ciência do estudo propriamente dita a ser-nos apresentada, na ida a campo dessas duas autoras e IV, a muito sugestiva análise sobre a Empresa verde e Empresa Inteligente em que somos guiados por essas senhoras nos ideais de respeito ao meio

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1