Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Psico-oncologia - Ajuda psicológica para pacientes com câncer
Psico-oncologia - Ajuda psicológica para pacientes com câncer
Psico-oncologia - Ajuda psicológica para pacientes com câncer
Ebook79 pages2 hours

Psico-oncologia - Ajuda psicológica para pacientes com câncer

Rating: 5 out of 5 stars

5/5

()

Read preview

About this ebook

Este e-book aborda a problemática do câncer sob o ponto de vista psicológico, e neste segmento de estudo está centrada a Psico-Oncologia.

Reúne as pesquisas mais recentes relacionadas a esta área, de modo que o paciente e seus familiares  podem conhecer as últimas descobertas sobre os aspectos psicológicos em relação ao aparecimento, cuidados e tratamento de câncer.

   Trata-se de um e-book de consulta para ajudar a colocar em perspectiva a doença que se converteu em uma das mais comuns da atualidade.

LanguagePortuguês
PublisherBadPress
Release dateApr 21, 2018
ISBN9781547515752
Psico-oncologia - Ajuda psicológica para pacientes com câncer

Read more from Juan Moisés De La Serna

Related to Psico-oncologia - Ajuda psicológica para pacientes com câncer

Related ebooks

Wellness For You

View More

Related articles

Reviews for Psico-oncologia - Ajuda psicológica para pacientes com câncer

Rating: 5 out of 5 stars
5/5

2 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Psico-oncologia - Ajuda psicológica para pacientes com câncer - Juan Moisés De La Serna

    Psico-oncologia

    Ajuda psicológica para pacientes com câncer

    Juan Moisés de la Serna

    Tradução de Katia Alves Lima Buffolo

    Prólogo

    Este e-book aborda a problemática do câncer sob o ponto de vista psicológico, e neste segmento de estudo está centrada a Psico-Oncologia.

    Este livro traz as pesquisas mais recentes relacionadas a esta área, de modo que o paciente e seus familiares podem conhecer as últimas descobertas sobre os aspectos psicológicos em relação ao aparecimento, cuidados e tratamento de câncer.

    Trata-se de um e-book de consulta para ajudar a colocar em perspectiva a doença que se converteu em uma das mais comuns da atualidade.

    Índice

    Capítulo 3. Relação de câncer com o estresse

    ––––––––

    Conclusões

    ––––––––

    Dedico aos meus pais

    Agradecimentos

    Aproveito para agradecer a todas as pessoas que colaboraram na realização deste trabalho, especialmente ao dr. Ricardo López, pesquisador sobre câncer no Inmunostep, que oferece uma visão geral dos progressos realizados nos últimos anos, tanto na detecção como no tratamento da doença; à dra. Adriana Terrádez, do setor de Desenvolvimento de Negócios no BioSequence, que aborda o papel genético na saúde; e à dra. Isabel Crespo Peña, diretora técnica, psicóloga clínico-sanitária e psico-oncologista no Omega Psicologia, sobre o trabalho do psico-oncologista.

    Aviso Legal

    Não é permitida a reprodução total ou parcial deste livro, nem sua incorporação a sistema informatizado ou transmissão de qualquer forma, seja eletrônico, mecânico, por fotocópia, gravação ou outros meios, sem aviso prévio e por escrito ao autor. A infração dos direitos mencionados pode constituir delito contra a propriedade intelectual (art. 270 e seguintes do Código Penal na Espanha).

    Dirija-se ao CEDRO (Centro Espanhol de Direitos Reprográficos), caso precise fotocopiar ou escanear algum trecho desta obra. É possível contatar o CEDRO através da página www.conlicencia.com ou pelos telefones (34) 91 702-1970 / (34) 93 272-0447.

    © Juan Moisés de la Serna, 2017

    Primeira edição: Abril de 2017

    ASIN: B0718XYLJ9

    Depósito Legal: COI-157-2015

    Capítulo 1. A Taxa de Regeneração Celular

    Por se tratar de seres vivos, a natureza possui uma grande influência sobre cada indivíduo, principalmente, devido a seus ciclos, que podem ser dos mais curtos aos mais longos: circadiano (24 horas), lunar (29 dias), sazonal (4 estações) ao anual (365 dias).

    Cada um destes tem sua incidência no organismo, sobretudo, no sistema endócrino, responsável pela segregação de hormônios que afeta diretamente o estado de ânimo e está comprometida com funções importantes como o crescimento; repercute no humor e no estado de concentração, com influência sobre o rendimento intelectual e as relações sociais.

    Talvez um dos fenômenos menos evidentes reproduzidos ciclicamente no organismo, e sem o qual não se pode sobreviver, é o da regeneração celular. A criação de novas células substitui as antigas, ou seja, o corpo se recompõe com a geração de células para suceder as anteriores que terminaram seu ciclo de vida.

    É possível observar que este processo se repete ininterruptamente em todos os seres vivos, do nascimento ao fim da vida, quando a velocidade de regeneração torna-se mais lenta à medida que se envelhece.

    As novas células são produzidas tanto nos tecidos externos (pelos, unhas, pele) como nos internos (mucosas, músculos, ossos e sangue), promovendo a renovação do organismo a cada 7 ou 10 anos.

    Cada tipo de célula se regenera com velocidades diferentes, sendo mais rápida nos tecidos externos. Desta forma, a epiderme, a capa mais superficial da pele, renova-se a cada 30 dias, enquanto as células do fígado levam de 300 a 500 dias.

    Até pouco tempo acreditava-se existirem de apenas dois tipos de células que não se regeneravam no organismo: os neurônios, no cérebro, e as células cardíacas, no coração.

    Recentemente descobriu-se que ambas se regeneram, porém com ritmo muito inferior ao restante. Isto abre novos caminhos de investigação para aplicar na recuperação de pacientes que tenham sofrido infarte de miocárdio, no caso do coração, ou apresentem lesões cerebrais ou doenças degenerativas como o Alzheimer.

    Entretanto, ainda falta muito para que isso aconteça e é preciso superar uma pequena porém, importante barreira limitada pelos telômeros, as extremidades dos cromossomos que parecem marcar o destino desde o nascimento, como mostra o estudo da Escola de Ciências Biológicas da  Universidade de East Anglia (Norwich, Inglaterra), cujos resultados estão na revista científica Molecular Ecology.

    Os autores deste estudo demonstraram como a longitude dos telômeros está relacionada à expectativa de vida, em que o mais curto apresentaria maior risco de morte prematura.

    A longitude do telômero é determinada a partir do nascimento e, portanto, torna-se possível afirmar que se está programado para morrer.

    Algo semelhante ocorre com os aparelhos elétricos pré - programados de fábrica para durar um determinado tempo, em que após esta data definida, o programa interno provoca o mau funcionamento de algum de seus componentes até bloquear por completo.

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1