Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Doença de Alzheimer I
Doença de Alzheimer I
Doença de Alzheimer I
Ebook80 pages1 hour

Doença de Alzheimer I

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

O alzheimer é uma doença que tem crescido em relação ao número de casos de afetados nos últimos anos, o que por sua vez provoca o surgimento de muitas perguntas quando uma pessoa ou um familiar recebe esse diagnóstico, tal como: o que é o Alzheimer? Qual a sua origem? Existe tratamento? Como evolui a doença? Quais consequências acarreta na vida cotidiana? Quais são os efeitos psicológicos sobre o paciente? É possível superar? É transmissível para os filhos?

Se abre diante de nós todo um leque de questões relativas à incerteza que é saber que padecemos com uma doença cada vez mais "comum" e estendida, e que apenas se sabe sobre os últimos avanços científicos nesta área, devido, em boa medida, à complexidade da linguagem técnica empregada. E também porque estes avanços tendem a chegar somente aos especialistas através de reuniões e congressos onde se compartilha esse tipo de informação.

LanguagePortuguês
PublisherBadPress
Release dateApr 14, 2018
ISBN9781547525874
Doença de Alzheimer I

Read more from Juan Moisés De La Serna

Related to Doença de Alzheimer I

Related ebooks

Psychology For You

View More

Related articles

Reviews for Doença de Alzheimer I

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Doença de Alzheimer I - Juan Moisés De La Serna

    Mal de Alzheimer I

    O que é?

    Quais são suas causas?

    Implica em quais consequências?

    Dr. Juan Moisés de la Serna

    Prefácio

    O que é? Quais são suas causas? Implica em quais consequências? Descubra todas as respostas da Doença de Alzheimer.

    O Alzheimer é uma doença que vem aumentando em número de casos de indivíduos afetados nos últimos anos, o que, por sua vez, motiva o surgimento de muitas perguntas quando uma pessoa ou um familiar recebe o diagnóstico, tais como: o que é o Alzheimer? Qual a sua origem? Existe tratamento? Como evolui a doença? Quais consequências acarretam na vida cotidiana? Quais são os efeitos psicológicos sobre o paciente? É possível superar? É transmissível para os filhos?

    Inicia-se assim toda uma atmosfera de questionamentos que tratam de apaziguar a incerteza que provoca saber que alguém padece de uma doença cada vez mais comum e ampla, na qual não se sabe sobre os últimos avanços científicos da área médica devido, em boa parte, à complexidade da linguagem técnica empregada, e também porque estes avanços tendem a chegar somente aos especialistas, através de reuniões e congressos onde se compartilham este tipo de informação.

    Objetivo:

    O objetivo desse e-book é servir de primeira aproximação àquelas pessoas que tenham si próprias, ou em sua família, a doença de ALZHEIMER.

    Esse livro trata de apresentar de forma clara os resultados das últimas investigações sobre a doença de Alzheimer, partindo de três interrogativas básicas, tanto do ponto de vista do paciente como de seus familiares, começando pela principal: O que é o Alzheimer? Quais são suas causas? E Quais suas consequências na vida do paciente e de seus familiares?

    Destinatários:

    - Profissionais da área da saúdo que tem interesse em aprofundarem-se no diagnóstico e tratamento da doença de Alzheimer.

    - Professores que querem oferecer informação atualizada aos seus alunos sobre a doença de Alzheimer.

    - A qualquer pessoa que tenha recebido o diagnóstico da doença de Alzheimer e aos seus familiares, para que saibam o que fazer diante desta doença.

    Temática

    Na sequencia, serão detalhadas cada uma das temáticas principais dessa obra:

    - Definindo o Alzheimer: apesar de tudo o que se tem ouvido falar sobre o Alzheimer, ele ainda é um grande desconhecido para muitos.

    - Causas do Alzheimer: descubra a origem do Alzheimer para, o conhecendo melhor, poder preveni-lo.

    - Consequências do Alzheimer: tanto para a vida da pessoa que recebe o diagnóstico da doença de Alzheimer quanto para seus familiares.

    O Alzheimer chegou, se infiltrou no lugar

    ninguém o evitou, por isso ele vai ficar.

    Pouco a pouco a memória, o doente vai perder

    ajuda-lo com carinho, é o que vou fazer.

    O cérebro está danificado, não há como evitar

    esquecerá o passado, você o pode ajudar.

    Tratando-o com carinho, e dando muito amor

    não o repreenda, não queira criar essa situação.

    O amor que está lhe dando, muito ele gostará

    seus olhos te estão olhando, assim ele o expressará.

    -—AMOR—-

    Tabela de Conteúdos

    Prefácio

    Tabela de Conteúdos

    Agradecimentos

    Capítulo 1. Definindo o Alzheimer

    Capítulo 2. Causas do Alzheimer

    Capítulo 3. Consequências do Alzheimer

    Conclusiones

    Dedicado aos meus pais

    Agradecimentos

    Aproveito desde o princípio para agradecer a todas as pessoas que colaboraram com suas contribuições na realização deste texto, especialmente o Dr. Quazi Imam, Médico Diretor do Hospital Arlington Memorial do Texas (E.U.A.) e ao pessoal do C.R.E. Alzheimer (Centro de Referência Estadual de atenção às pessoas com doença de Alzheimer e outras demências) do I.M.S.E.R.S.O., e especialmente às pessoas que responderam a estas principais questões sobre o Alzheimer, Dra. Elena González, responsável da área de informação, documentação, investigação e avaliação; Dr. Francisco Javier Gay, neurologista e Dra. Beatriz Onecha, trabalhadora social/ socióloga.

    Capítulo 1. Definindo o Alzheimer

    Uma das realidades inegáveis da vida é que esta avança a cada dia, e que em algum momento do futuro ela se deteriorará. Duas são as datas que vão acompanhar a lápide quando falecer: o dia do nascimento e o de falecimento.

    Entre elas, a vida se desenvolve com todas as suas alegrias e amarguras, com todas as oportunidades e inconvenientes.

    Todo mundo deseja ter uma vida longa, e se é assim com os seres queridos ao lado, melhor ainda.

    Porém, na medida em que vão se passando os anos, as forças fraquejam, as capacidades e habilidades já não são mais o que eram antes, e pouco a pouco vai sendo menos capaz de realizar as atividades. Porém, se existe um mal que se teme mais do que a própria morte, é a doença, sobretudo se essa é dolorosa.

    Ninguém gosta da dor, dito isto, essa serve como sinal para alertar ao organismo de que algo não está indo bem, e quando a dor persiste por algum problema de saúde, a situação pode se converter em algo insuportável.

    Ainda mais temido que a dor é o Mal de Alzheimer, também conhecido como a Doença de Alzheimer.

    O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, isso é, que afeta principalmente o cérebro e que este vai perdendo suas funções de forma paulatina.

    Concretamente, ele se produz pela aparição de determinadas células como as placas senis e

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1