Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Unavailable
Desvendando Exu: O Guardião dos Caminhos
Unavailable
Desvendando Exu: O Guardião dos Caminhos
Unavailable
Desvendando Exu: O Guardião dos Caminhos
Ebook149 pages1 hour

Desvendando Exu: O Guardião dos Caminhos

Rating: 4 out of 5 stars

4/5

()

Currently unavailable

Currently unavailable

About this ebook

Da África até o Brasil, atravessando oceanos e vencendo a escravidão, Exu é Rei! Os segredos e a magia de Exu, o Guardião dos Caminhos e das Encruzilhadas, desvendados através das raízes da Quimbanda Tradicional.

Exu e sua contraparte feminina, Pombagira, são as Entidades Espirituais mais conhecidas e mais controversas de todas as que se manifestam nas práticas afro-brasileiras. Isso porque, em todas elas, as demais Entidades são sempre mantidas a certa distância que os diviniza e sacraliza, enquanto Exu é visto como próximo e íntimo do ser humano, sendo, inclusive, tratado por seus fiéis carinhosamente como Compadre.

O arquétipo representado por Exu também contribui para a criação desse vínculo quase afetivo entre o homem e o espírito. Párias de toda natureza, marginais no sentido literal da palavra - aqueles que vivem à margem -, a figura de Exu representa a própria natureza humana com todos os seus vícios e virtudes, livre das amarras morais impostas pela sociedade ocidental. Exu é, portanto, pai, irmão, amigo e, por que não, reflexo daquele que o cultua, servindo inclusive como elemento de catarse.

É a partir dessa relação de afetividade com o sobrenatural que Diego de Oxóssi lança seu primeiro livro "Desvendando Exu - O Guardião dos Caminhos". A obra, que teve origem na palestra de mesmo nome realizada pelo autor em eventos esotéricos no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, busca a origem afro-mitológica do Orixá Exu e constrói um resgate histórico desde o surgimento das religiões de matriz africana em todo o país até os dias atuais.

LanguagePortuguês
Release dateDec 12, 2015
ISBN9788556270016
Unavailable
Desvendando Exu: O Guardião dos Caminhos
Author

Arole Cultural

Nós somos a Arole Cultural, uma editora de livros fundada em 2015 com o objetivo de registrar e fazer pensar a cultura afroreligiosa. Para além dos livros de receitas de magia, nossos títulos propõe a reflexão sobre o universo dos Orixás, sobre as comunidades de Candomblé e Umbanda e suas práticas, sobre o ethos africano reconstruído em solo brasileiro e sobre as vivências de seus participantes. Nossos autores são parte desse universo: líderes e representantes religiosos que, através da participação no dia-a-dia de suas comunidades, interagem com a sociedade ampla e trazem na pele e nas palavras as experiências vividas dentro dos terreiros. Por tudo isso, queremos lhe convidar a conhecer mais sobre nossas obras e projetos e também a fazer parte dessa jornada conosco, ultrapassando os muros dos templos religiosos, promovendo e expandindo a cultura de tolerância e paz em tempos tão turbulentos. Muito obrigado, axé!

Related to Desvendando Exu

Related ebooks

Cults For You

View More

Related articles

Reviews for Desvendando Exu

Rating: 4.043478260869565 out of 5 stars
4/5

46 ratings4 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

  • Rating: 5 out of 5 stars
    5/5
    Es INFINITAMENT útil x el tema k toca los felicito
  • Rating: 5 out of 5 stars
    5/5
    Maravilhoso! A sugestão de livros é muito boa, pois incentiva a conhecer novas culturas...
  • Rating: 5 out of 5 stars
    5/5
    Excepcional... muito bom. Foi de grande aprendizado e conhecimento para meu crescimento na religião. Gostei muito desse livro me trouxe vários conhecimentos.
  • Rating: 5 out of 5 stars
    5/5
    Muito didático e esclarecedor independente da religião todos deveriam ler para entender melhor