Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

O Que É Preciso Para Nascer De Novo?
O Que É Preciso Para Nascer De Novo?
O Que É Preciso Para Nascer De Novo?
Ebook318 pages7 hours

O Que É Preciso Para Nascer De Novo?

Rating: 3 out of 5 stars

3/5

()

Read preview

About this ebook

A mente dos cristãos atuais precisa mudar. Eles têm que crer no evangelho da água e do Espírito que Deus nos deu para receber a verdadeira salvação. Todos nós temos que ser gratos a Deus por ter nos dado este evangelho. Como podemos dizer que a obra da salvação do Senhor que nos livrou de todos os nossos pecados foi falha? Por meio deste livro do evangelho da água e do Espírito, todos precisam nascer de novo agora crendo na salvação que o Senhor realizou de uma vez por todas. E se você ainda não tem certeza disso, você precisa contemplar novamente a profundidade de justiça de Deus que o Senhor nos deu.

LanguagePortuguês
PublisherPaul C. Jong
Release dateAug 25, 2015
ISBN9788928211982
O Que É Preciso Para Nascer De Novo?

Read more from Paul C. Jong

Related to O Que É Preciso Para Nascer De Novo?

Related ebooks

Christianity For You

View More

Related articles

Reviews for O Que É Preciso Para Nascer De Novo?

Rating: 3 out of 5 stars
3/5

1 rating0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    O Que É Preciso Para Nascer De Novo? - Paul C. Jong

    Prefácio

    O que é preciso para nascer de novo?

    Meu mais sincero desejo é que todos neste mundo possam nascer de novo crendo na justiça de Jesus. Mas para que isso aconteça, é imprescindível que todos sabiam o que é o evangelho da água e do Espírito. Todas as pessoas precisam ver por elas mesmas que este evangelho pode fazê-las nascer de novo e ser muito felizes.

    Eu tenho pregado o evangelho da água e do Espírito para muita gente e testificado a todos que ele é a verdade absoluta. E muitos se sentem muito gratos por ouvir este evangelho que Deus nos deu. Mas alguns ainda estão cativos aos seus próprios pensamentos. Muitos deles não conhecem a verdade e se recusam a admitir que Jesus nos salvou a todos com o evangelho da água e do Espírito. E o resultado disso é que eles acabam tomando decisões erradas, adicionando seus próprios pensamentos à fé ao invés de crer na verdade de Deus como ela é.

    Não há palavras para expressar como é imprescindível a todos nós compreender o evangelho da água e do Espírito que Deus nos deu e crer nele. Precisamos entender que esta verdade não é algo que temos a escolha de crer ou não. Todo pecador precisa ver a necessidade que há em seu coração de nascer de novo crendo na verdade da salvação, que veio pelo evangelho da água e do Espírito.

    A primeira coisa que precisamos entender é que o evangelho da água e do Espírito não é um produto da nossa mente. Este evangelho que o Senhor nos deu de fato apagou todos os pecados da nossa alma de uma vez por todas; e com ele, não precisamos de mais nada para receber a salvação. Este é o verdadeiro evangelho que o Senhor nos deu para apagar todos os nossos pecados; é a verdade da perfeita salvação iniciada pelo próprio Deus, planejada e realizada por ele. Todos nós temos que entender agora que o Senhor nos deu o evangelho da água e do Espírito para o nosso próprio bem e crer nisso. Esta é a atitude que devemos ter para aceitar o amor de Deus.

    O evangelho da água e do Espírito é o amor supremo, o verdadeiro evangelho, a verdade da salvação que o Deus trino planejou para salvar a humanidade de todos os seus pecados. Minha oração e esperança é que você também receba a vida eterna crendo no evangelho da água e do Espírito e na verdadeira salvação que ele nos deu.

    O autor.

    SERMÃO 1

    Quem adora em espírito e

    em verdade?

    < João 4:1-24 >

    E, quando o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João (ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos), deixou a Judeia e foi outra vez para a Galileia. E era-lhe necessário passar por Samaria. Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isso quase à hora sexta. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)? Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede e não venha aqui tirá-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá. A mulher respondeu e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido, porque tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

    O que significa ter a fé que adora a Deus em Espírito e em verdade?

    Hoje eu quero explicar o que isso quer dizer. O Senhor disse que Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24) Isso significa que devemos ser movidos pelo Espírito Santo quando adoramos a Deus; ou seja, temos que ser movidos pelo próprio Deus. Que fé devemos ter então para adorarmos a Deus em espírito e em verdade? A fé que nos leva a adorá-lo crendo que o Senhor levou sobre si todos os nossos pecados ao ser batizado por João Batista no rio Jordão e foi condenado por todos eles. Em outras palavras, adoramos a Deus em espírito e em verdade por causa do dom do Espírito Santo que recebemos de Deus quando aceitamos a remissão de pecados em nosso coração pela fé. E já que cremos no evangelho da água e do Espírito, somos levados a confessar nossa fé dizendo que Jesus é nosso Senhor e Deus.

    Nosso Senhor disse que Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24) Isso quer dizer que devemos purificar todos os nossos pecados no evangelho da água e do Espírito e adorar a Deus em espírito. Em outras palavras, o Senhor está dizendo que devemos adorar a Deus pela fé neste evangelho.

    Vamos ler agora Mateus 3:13-17 para entendermos como podemos adorar a Deus assim. Esta passagem descreve o que aconteceu quando Jesus foi batizado. Eu vou lê-la para vocês. Então, veio Jesus da Galileia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

    Vemos aqui que Jesus foi ao rio Jordão. Antes disso, João Batista pregava clamando ao povo de Israel:

    Arrependam-se, raça de víboras! Voltem para Deus! O dia do juízo está próximo e o machado já está posto à raiz das árvores. Todo aquele que não voltar para Deus com sinceridade de coração será cortado e lançado no fogo. Arrependam-se de todos os pecados do seu coração então! Jesus foi até João Batista então, e pediu que o batizasse. Mas a princípio João recusou, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Isso para João era inconcebível.

    Os dois significados do batismo de João Batista

    João Batista ministrou dois tipos de batismo. O primeiro foi o batismo para o arrependimento, convidando a todos para voltar para Deus. O segundo foi o batismo de Jesus, pelo qual o Senhor levou todos os pecados do mundo de uma vez por todas. Este é o batismo pelo qual João Batista passou todos os pecados do mundo para Jesus. A princípio ele se recusou a batizar Jesus e lhe disse: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Mas o Senhor lhe disse: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Isso quer dizer então que a justiça de Deus era que Jesus tirasse os pecados do mundo ‘de uma vez por todas’ ao ser batizado por João Batista e assim salvasse o homem dos seus pecados.

    No entanto, muitos cristãos entendem esta passagem de modo errado e dizem: Onde é que diz na Bíblia que nossos pecados foram passados para Jesus quando ele foi batizado por João Batista? Mas vamos examinar agora se todos os nossos pecados foram ou não passados para Jesus quando ele foi batizado por João. E é exatamente isso que o Senhor diz em Mateus 3:13-15. E se é ele que está dizendo isso, é claro que todos os pecados do mundo foram passados para o seu corpo quando João o batizou. Mas embora isso seja verdade, muitos ainda perguntam qual é a prova disso. E eu garanto a vocês que a prova está no capítulo 3 de Mateus, e que se estudassem a Palavra de Deus de modo correto, eles veriam que João Batista passou os pecados deste mundo para Jesus Cristo ‘de uma vez por todas.’ Os céticos não têm como provar o contrário.

    Eu vou tomar alguns minutos para mostrar a vocês que Jesus tirou os pecados do mundo ao ser batizado por João Batista. E eu peço a vocês que considerem tudo que vou dizer de modo objetivo novamente. Foi isso o que Jesus disse a João Batista antes de ser batizado por ele: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. A Palavra ‘assim’ se refere ao ato de João batizar Jesus; ou seja, o Senhor está dizendo que o certo a fazer era isso para que ele levasse os pecados do mundo ao ser batizado por João. ‘Toda a justiça’ significa que Jesus nos tornaria sem pecado levando todos os pecados que cometemos neste mundo. Em outras palavras, a justiça de Deus nada mais é do que tornar todos sem pecado. Não há nada mais errado do que tentarmos estabelecer nossa própria justiça humana, pois isso nos leva a ficar contra a justiça de Deus.

    Quando olhamos para um pano de chão, vemos que a parte branca é aquela que não foi usada. E a justiça do homem é mais imunda do que um pano de chão. Mas as pessoas enganam a si mesmas achando que sua consciência está limpa só porque fazem algumas boas obras. Mas assim como não secamos o rosto com um pano de chão, por mais limpo que ele esteja, nunca poderemos entrar no reino dos céus se confiarmos na justiça do homem. Então, já que a justiça do homem é como um pano de chão, ele jamais poderá se tornar sem pecado diante de Deus, mesmo se fizer muitas boas obras. Somos descendentes de Adão e não podemos nos tornar filhos de Deus por nós mesmos. Por mais que o homem faça boas obras, todos nós por natureza nascemos em pecado.

    A justiça de Deus é perfeita, ao contrário da justiça do homem. E assim é a justiça de Deus: como o homem era incapaz de viver segundo a lei de Deus, Jesus apagou todos os pecados que todos cometem neste mundo ao ser batizado por João Batista e receber a pena da crucificação. A justiça de Deus é justamente isso. Antes de ser batizado, Jesus disse a João Batista: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça (Mateus 3:14). Mas o que este versículo quer dizer realmente? Quer dizer que, ao ser batizado, Jesus levou de uma vez por todas os pecados que cometemos desde que nascemos e que iremos cometer até morrermos.

    Eu vou explicar isso de uma forma mais ampla usando o texto original grego. As palavras ‘porque assim nos convém’ em grego é ‘ (hutos)’ e ‘ (pasan dik-ah-yos-oo’-nayn)’ em grego. Ao ser batizado, Jesus disse que ‘era para cumprir toda a justiça de Deus que ele deveria ser batizado por João Batista.’ É isso que significa ‘ (hutos)’ e ‘ (pasan dik-ah-yos-oo’-nayn)’ no texto original. A palavra ‘ (hutos),’ traduzida como ‘assim’ em português, significa ‘deste jeito, o modo mais apropriado, não há outra maneira além desta.’ A palavra que vem logo em seguida, ‘ (dik-ah-yos-oo’-nayn)’ significa a forma mais justa. E esta não é minha maneira de interpretar o texto, mas como está escrito no original grego, que é uma das formas mais claras de se expressar.

    Por isso que Deus fez com que o Novo Testamento fosse escrito em grego. Todo o texto original do Novo Testamento foi escrito em grego. O Antigo Testamento, por sua vez, foi escrito em hebraico, uma língua do oriente. A palavra ‘amor’ em português representa vários tipos de amor: o amor que os pais têm pelos filhos, o amor de um homem por uma mulher. Mas no grego há palavras específicas para descrever os tipos de amor. Por exemplo, a palavra usada para expressar o amor de Deus é ‘ágape.’ E esta palavra se refere ao amor incondicional de Deus. Ela é usada para expressar um amor diferente do amor humano. A palavra ‘amor’ é usada de formas bem variadas em português. Ela descreve vários tipos de amor: o amor dos pais, o amor romântico e até o amor por si mesmo. Mas o grego usa uma palavra específica para expressar o amor de Deus por nós: ‘ágape.’ O amor entre amigos é chamado de ‘phileo’, e amor entre um homem é uma mulher, ‘eros’.

    Quando lemos na Bíblia: Porque assim nos convém cumprir toda a justiça – ou seja, ‘ (hutos)’ e ‘ ’ em grego, isso quer dizer que Jesus cumpriu a justiça de Deus quando foi batizado e levou todos os pecados do homem. Em outras palavras, foi isso o que o Senhor disse a João Batista: O modo mais apropriado e a forma mais justa é que você me batize. Não há outra maneira de eu tirar os pecados do homem de uma vez por todas senão sendo batizado por você. Você deve me batizar então. Eu darei ao homem a mais justa salvação ao ser batizado por você. Quando Jesus disse: Porque assim nos convém cumprir toda a justiça (Mateus 3.15), ele estava expressando seu desejo de cumprir a justiça de Deus. E ao ouvir o que o Senhor disse, João consentiu.

    Depois que Jesus foi batizado e saiu das águas, ouviu-se a voz de Deus dizendo: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mas o que isso quer dizer? Na verdade, é isso o que o Pai está dizendo: O ser batizado por João Batista, o representante da humanidade, do modo mais apropriado, meu Filho tirou todos os pecados do homem para dar-lhe a mais perfeita salvação. Em outras palavras, Deus está dizendo que foi seu Filho que levou todos os pecados do homem; por isso ele se agradou dele. Deus não teria se agradado do seu Filho se ele não o tivesse obedecido. Mas ele se agradou justamente porque Jesus foi batizado em obediência a ele.

    Já que Jesus Cristo levou sobre seu corpo do modo mais apropriado todos os pecados que cometemos em nossa mente e coração por causa das nossas fraquezas, ele teve que ser condenado para carregá-los até a cruz. Mas antes de enfrentar a morte na cruz, o Senhor orou ao Pai assim: Pai, se possível, afaste de mim este cálice. Mas que seja feita a tua vontade, e não a minha. Eu tirei todos os pecados do homem ao ser batizado. E já que fiz isso, eu agora preciso suportar em meu corpo todas as suas maldições. Eu estou apavorado, Pai. Se houver outra maneira de fazer isso, eu não quero ser crucificado. Tu não podes tirar os pecados do homem e me levar para o céu? Eu preciso mesmo ser crucificado?

    Foi assim que nosso Senhor agonizou. E a Bíblia diz que é maldito todo aquele que for pendurado no madeiro (Gálatas 3:13). A lei de Deus diz que os homens mais amaldiçoados e vis deveriam ser crucificados e sangrar até a morte. É assim que a lei de Deus exigia que os pecadores mais vis fossem executados. E Deus disse a Jesus: Meu Filho, você não tirou todos os pecados do homem? Você não disse a João Batista que cumprira toda a justiça ao fazer isso? Você não foi batizado por ele e tirou todos os pecados do homem de uma vez? Já que você fez isso, todas as maldições do ser humano repousam sobre você. Por isso que você tem que levar estas maldições sobre seu corpo. Então o Senhor decidiu fazer a vontade do Pai.

    Ao contrário do Senhor, que agonizou após tomar esta decisão, os discípulos que o acompanharam para orar com ele acabaram dormindo de tão exaustos. Então o Senhor lhes disse: Vocês estão tão cansados assim que nem puderam ficar acordados um pouco comigo? O espírito está preparado, mas a carne é fraca. Voltem a dormir e descasem. Eu tirei os pecados do homem quando fui batizado e lhe dei a perfeita salvação. E pouco depois de dizer isso aos discípulos, o Senhor foi traído por Judas e preso pelos soldados romanos. Depois foi levado à corte de Pilatos, foi ridicularizado e açoitado, e então carregou a cruz pesada em seus ombros. O corpo de Jesus está muito ferido devido os 39 açoites que recebeu. Mesmo assim, ele tentou levar o instrumento da sua crucificação, como era costume naquela época. Ele lutou muito para suportar o peso da cruz. Mas ao ver isso, um homem chamado Simão cirineu foi movido de compaixão e levou a cruz em seu lugar.

    A Palavra de Jesus

    Jesus disse a João Batista: Eu não poderei salvar o homem de um modo perfeito se não for batizado por você. Eu tenho que ser batizado por você para fazer isso do modo mais apropriado. João então o batizou e Deus deu testemunho disso. Depois que Jesus foi batizado, Deus disse: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. E é isso que entendemos quando lemos o texto no original: ao ser batizado do modo mais digno e apropriado, Jesus nos deu a salvação de uma forma perfeita e justa. Ele não nos chamou de pecadores, embora fôssemos cheios de pecados. Ao contrário, ele tirou todos os pecados do homem através de João Batista, o último profeta e sumo sacerdote do Antigo Testamento. Ele tirou todos os pecados que cometemos no coração e no corpo do mesmo modo que o povo de Israel passava seus pecados para o holocausto nos dias do Antigo Testamento quando o sumo sacerdote impunha as mãos sobre sua cabeça.

    A verdade é que o Senhor nos salvou da maneira mais justa ao ser batizado. E o texto original no grego não deixa dúvida alguma quanto a isso. Por esta razão é que eu deixo isso bem claro em nossos livros e publicações. Eu faço isso, mas as pessoas costumam dizer sem base alguma: Onde está escrito na Bíblia que todos os nossos pecados foram passados para Jesus quando ele foi batizado? Só que não há duvida em relação a isso. Jesus nos salvou da maneira mais justa ao ser batizado do modo mais apropriado.

    O Senhor não nos salvou de todos os nossos pecados de uma vez por todas quando foi batizado? Poderíamos dizer que recebemos a remissão de pecados se eles ainda estivessem em nosso coração e não tivessem sido passados para Jesus? Como poderíamos também dizer que somos justos e chamar a Deus de Pai? Só podemos fazer isso porque todos os nossos pecados foram passados para Jesus de uma vez por todas quando ele foi batizado. E ele fez isso de uma forma tão perfeita que agora podemos crer nele como nosso Salvador e receber de Deus o seu Espírito. Por isso também que podemos obedecer ao mandamento do Senhor e ‘adorá-lo em espírito e em verdade.’ Cremos que todos os pecados que cometemos desde o dia em que nascemos até o dia em que morremos foram passados para Jesus Cristo quando ele foi batizado. Também cremos que ele foi condenado na cruz em nosso lugar, como diz a Palavra tanto no Antigo como no Novo Testamento. Somos nós que recebemos a remissão de pecados e adoramos a Deus em espírito e em verdade. E é justamente isso que significa adorar a Deus em espírito e em verdade.

    Eu quero fazer uma pergunta a vocês: todos os seus pecados foram ou não transferidos para Jesus quando ele foi batizado? É claro que foram. Isso não é apenas um dogma, mas a verdade absoluta! E isso é o mesmo que crer na Palavra e na verdade, e não o credo de uma seita. Mas apesar disso, muitos pastores de hoje não conhecem os textos originais nem desejam aprendê-los; por isso que não sabem aplicá-los. O sentido dos meus sermões pode mudar drasticamente dependendo das palavras que forem usadas. Por exemplo, quando eu digo que nossos pecados foram passados para Jesus quando ele foi batizado, dependendo da Palavra que seja usada para traduzir o verbo ‘passar,’ isso pode ter um sentido diferente. Usamos o verbo ‘passar’ na Coreia, mas pode acontecer de o tradutor usar uma palavra que seja mais adequada ao contexto do seu país.

    Então, só alguém que conhece o texto original é que pode aplicá-lo corretamente. Quando lemos o texto original é que podemos ver o que a Bíblia quer dizer realmente. Eu posso esquecer qualquer coisa, mas nunca me esquecerei das palavras ‘ (hutos)’ e ‘ (pasan dik-ah-yos-oo’-nayn).’ Eu decorei estas palavras para que seu significado esteja na palma das minhas mãos. E elas significam ‘deste jeito, o modo mais apropriado, não há outra maneira além desta.’ E isso quer dizer que Jesus purificou nossos pecados da forma mais justa ao ser batizado por João Batista. E este é o significado do batismo do Senhor. Através deste batismo, todos os nossos pecados foram passados para Jesus. E quando entendemos bem isso e cremos, recebemos a verdadeira salvação. Por isso que o Senhor diz no capítulo 4 de João que Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. Os que receberam a remissão de pecados crendo no batismo de Jesus e se tornaram filhos de Deus ao receber no coração o dom do Espírito Santo podem adorar a ele em espírito e em verdade. E Deus aceita com toda alegria a adoração destas pessoas. Ele busca por aqueles que o adoram da maneira correta.

    Vemos no texto bíblico deste capítulo que Jesus passou por Samaria quando ia da Judeia para a Galileia. Samaria era uma região de Israel que havia sofrido muito no passado com a invasão da Síria e Babilônia. E quem sofreu mais com estas invasões foram as mulheres samaritanas, como aconteceu com os coreanos quando estávamos sob o domínio dos japoneses. E o resultado disso nos samaritanos foi que eles não puderam manter uma linhagem judaica pura. Há muitas nações neste mundo que afirmam ter uma etnia homogênea e pura, mas isso não é verdade. De todo modo, Jesus só podia ir para a Galileia se passasse pela região da Samaria.

    Em sua jornada, Jesus passou por Sicar por volta do meio-dia e parou no poço de Jacó. E esta era a hora mais quente do dia. Exausto da viagem, o Senhor sentou na beira do poço e, debaixo daquele sol escaldante, apareceu uma mulher. Jesus lhe pediu um pouco d´água então. Ele conversou sozinho com a mulher no poço, pois os discípulos haviam ido à cidade para comprar pão. Vamos nos colocar no lugar daquela mulher agora. Ela foi ao poço achando que não haveria ninguém lá, mas ali encontrou um homem. E aquele homem puxou assunto com ela e lhe disse: Dá-me de beber. No que disse a mulher: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? Então Jesus lhe disse: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva (João 4:10).

    A conversa continuou e a mulher disse a Jesus: Você me pediu água e agora está dizendo que vai me dar água? Você por acaso tem um balde? Como você vai me dar se nem sequer tem um balde? O que você está dizendo não faz sentido algum!

    Encontramos este relato em João 4:11-14: Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna. Então a mulher foi ousada e pediu a Jesus: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede e não venha aqui tirá-la (João 4:15).

    A verdade é que houve uma pequena discussão entre Jesus e a mulher no poço. Me dê um pouco d´água – Jesus disse a ela. No que ela respondeu: Você é judeu e está me pedindo água? Então o Senhor lhe disse: Se você soubesse quem sou eu, você me pediria água e eu lhe daria água viva. Mas a mulher lhe disse: Como você vai me dar água se não tem nem um balde? Jesus disse à mulher então para chamar seu marido. Os dois primeiros rounds da discussão acabaram empatados. No terceiro round Jesus foi levado para o canto. Mas no quarto round ele disse à mulher, vá chamar seu marido.

    Ao ser apanhada com a guarda arriada, a mulher disse: Eu não tenho marido. Então Jesus lhe disse: Disseste bem: Não tenho marido, porque tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade (João 4:17-18). O que levou a mulher a pensar: "Ele sabe tudo sobre meu passado, dos cinco maridos que tive, e de que este

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1